A Cabaça

Tamanhos e formatos da cabaça

A Cabaça ou Porongo (Lagenaria vulgaris) é uma planta trepadeira, da família das Cucurbitaceae presente no norte e nordeste do Brasil, e plantada também em quase todo o território português. É também chamada em algumas regiões brasileiras de cuitê ou cuité, cabaça-amargosa, cabeça-de-romeiro, cabaça-purunga, cabaço-amargoso, cocombro, Cuia e taquera. Destaque-se que em algumas zonas de Portugal (especialmente no Minho) utiliza-se a palavra cabaça para designar a abóbora.

O fruto da cabaça é colhido mais cedo ou mais tarde segundo o tamanho da vasilha que se queira fazer. Depois de retirado o miolo, lava-se bem e deixa-se secar. A vasilha era usada para as mais variadas finalidades e estava presente na vida cotidiana dos indígenas e seu uso foi assimilado pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Era usada como recipiente para água e alimentos, também como vaso, entre outros usos, como para fazer um berimbau, por exemplo.

No nordeste brasileiro, a cuia também é medida de capacidade para secos, que corresponde a 1/32 de um Alqueire.
As regiões brasileiras que tiveram influência dos índios tupis conhecem a cabaça como cuieira e o fruto como (Ku ‘ ya). Até hoje a cuia é usada no sul do Brasil pelos gaúchos no hábito de tomar Chimarrão.

Fonte: Wikipedia e foto Gingerbread Snowflakes

Você vai gostar também de:

,

85 Responses to A Cabaça

  1. ANTONIO 12 de julho de 2014 at 10:32 #

    MORO NO RIO GRANDE DO NORTE E GOSTARIA DE SABER TUDO SOBRE A CABACA COMO SE PLANTA QUAL TEMPO DA COLHEITA QUANTO CUSTA A MUDA EM QUANTO TEMPO ELA COMEÇA A PRODUZIR POR INCRÍVEL Q PAREÇA GANHEI UMA GRANDE

    TEM UM AMIGO MEIO Q CUIDA DE DEPENDENTES QUÍMICOS E FICA PROCURANDO PEQUENAS IDEIAS PARA OCUPA A MENTE DESTA TURMA Q AS AUTORIDADES NÃO SE PREOCUPA

    • Cris Turek 16 de julho de 2014 at 15:19 #

      Antonio nós aqui na Vila apenas transformamos a cabaça em artesanato, não somos produtores e não temos experiência com isso pra te dar as respostas certas. Ficamos devendo. Abraços.

      • ANTONIO 12 de junho de 2015 at 16:59 #

        Caro Antonio

        A cabaça ou porongo, é o fruto de uma planta rasteira da familia das abóboras, pepinos e melões (cucurbitaceas) e seu cultivo é muito fácil,sendo multiplicada pelo plantio de sementes.
        Há diversas variedades com variados formatos, desde as pequenas arredondadas, com leve pescoço, até algumas muito grandes e outras alongadas, que atingem mais de 100 cm de comprimento (usadas no artesanato para imitar cobras)
        A época de plantio é no inicio da primavera, ou dependendo da região, no período do inicio das chuvas.
        O ciclo de produção se estende, desde o semeio até a colheita, por aproximadamente 140 a 170 dias e os frutos devem ser colhidos quando bem maduras ou mesmo após secarem no pé. Se colhidos verdolengos devem ser deixados a secar na sombra por 30 a 40 dias, para depois serem trabalhados.
        O espaçamento pode ser o mesmo das abóboras, ou seja, plantadas em linhas com espaçamento de 3 metros de distancia umas das outras e de 2 metros entre as covas, nas linhas.
        Correção do solo e adubações são fundamentais para uma boa e vigorosa produção e devem ser orientadas por Engenheiro Agrônomo, baseado em análises do solo do local da instalação da lavoura.O uso de adubos orgânicos (estercos) nas covas é muito benéfico para boas produções pois além de fornecerem nutrientes ajudam a reter umidade no solo.
        As sementes contidas em cabaças maduras e secas podem ser retiradas, limpas e usadas para o plantio, caso não as encontrem para comprar. A falta de chuvas deve ser suprida por irrigações frequentes para boas produções.
        A colheita dos frutos deve ser feita pela escolha dos mais adiantados ou maduros e se estende por mais 30 a 40 dias pois a medida que as ramas vão crescendo as flores são emitidas, gerando frutos de diversas idades nas plantas. E lavouras bem adubadas e irrigadas, a produção é intensa e o desbaste de parte dos frutos fará com que se colham cabaças de maiores tamanhos.

  2. Karin Romano 18 de abril de 2014 at 1:35 #

    Um lugar fácil de encontrar cabaças também é em lojas de artigos de umbanda

  3. adriana 14 de abril de 2014 at 19:35 #

    ola, estou interessada em comprar luminarias de cabaca, como vc conhece bastante sobre o assunto tenho a esperanca q vc conheca algum artesao q produza e tenha em estoque para venda. desde ja muito obrigada… se sim eu tenho muito interesse de entrar em contato

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem