Top Menu

Cerâmica Vitrificada, encanto e sofisticação para a argila

Ceramica Vitrificada de PicassoAtravés do uso de silicatos compostos a cerâmica adquire aparência vidrada quando submetida à temperaturas de até 1500°. Como é isso?

Depois de moldada a argila e seus componentes são colocados para secar naturalmente, etapa lenta onde ela deve perder a maior parte possível de água. Então a peça é levado ao forno e depois dessa queima provisória obtém-se o “biscoito”, etapa em que a peça adquire rigidez e resistência com a fusão de todos os seus elementos.

Consegue-se o aspecto de vitrificado após uma outra queima onde a peças recebem uma camada vítrea base sobre a qual são feitas as intervenções artísticas. As cores obtidas dependerão dos óxidos metálicos utilizados nas pinturas e a técnica influenciará no acabamento final podendo esse ser o esmalte, a maiólica ou o craquelado entre outras.

Imagem: “Plate ovale à chouette” 1949 – Picasso – Musée Picasso – Antibes

Você vai gostar também de:

 

, ,

3 respostas para Cerâmica Vitrificada, encanto e sofisticação para a argila

  1. Zila Aragão Veras 1 de setembro de 2009 em 11:56 #

    Prezados Amigos
    Adoro o teu trabalho…. Gostaria muito de saber mais sobre ceramica vitrificada…. não fa-la apenas pintar a ceramica pronta … Como e qual tinta devo usar nessa tecdnica.
    obrigada

  2. solange 3 de maio de 2014 em 18:37 #

    Vila do artesão, já me cadastrei. Adorei o site. Gostaria de saber onde comprar os óxidos para pintura das pecas de argilas. Bjs

  3. Cris Turek 7 de maio de 2014 em 17:59 #

    Solange não é uma área em que trabalhamos então vou te dar uma dica que encontrei na internet que é o Armazém das Artes. Digite no Google pois eles tem loja virtual. Beijos.

Deixe uma resposta