Top Menu

Por que tomar água com gás antes do café?

O hábito de tomar um gole antes do espresso tem uma boa razão. A água com gás torna as papilas gustativas mais sensíveis, acentuando o sabor do café. Assim, é justo dizer que o prazer é garantido se o café tem boa procedência e qualidade. (Foto Marcelo Pereto)

Você vai gostar também de:

,

10 respostas para Por que tomar água com gás antes do café?

  1. Pedro 26 de junho de 2011 em 20:22 #

    Alguns lugares alem da água o café é acompanhado de um pequeno docinho. Pra que serve o doce?

  2. Cris Turek 26 de junho de 2011 em 21:56 #

    Pedro, o doce ou a bolachinha é apenas um agrado, um extra. Compõe o visual de apresentação, mas não é obrigatório. Não tem relevância na degustação do café, já a água sim. Essa é importante.

  3. Pedro 27 de junho de 2011 em 22:44 #

    Muito obrigado pelo esclarecimento.
    Em todas as cafeterias que servem cafés
    especias que eu frequentei, apenas uma veio áqua como acompanhamento.
    Comprei uma fez um café moido mais barato em Belo Horizonte, Mercado Central, loja Cafe dois Irmaos para fazer em casa. Era um café de aroma bem intenso. Ao filtrar em papel um cheiro doce e uma consistencia cremosa e bem uniforme sobre o coador. Primeiro fiz com aqua mineral da 2ª vez aqua tratada. Percebi pouca diferença para meu paladar talvez 5% de diferença. O café tinha um sabor elaborado porem um sabor residual forte e enjuativo que persiste horas, não percebi acidez. A funcionária me informou que era café Minas Rio. Após um dia gardado perdeu completamente o sabor. Apesar de eu beber café sem açucar não seria bem conveniente que fossem dispostos nas cafeterias açucar mascavo para um sabor mais suave?
    Não há acompanhamento para tirar sabor residual ou seria isto uma má caracteristica?
    Me desculpe mas sou um mero leigo curioso.

  4. Cris Turek 27 de junho de 2011 em 23:32 #

    Pedro, tampouco eu sou entendedora, apenas tivemos uma cafeteria e buscamos um pouco mais de informação.
    O que posso dizer a respeito do sabor do café, é que ele muda para cada tipo de grão como muda dependendo da região de onde vem. A torra também interfere, assim como o modo de tirar o café. Outro fator é o gosto pessoal de cada um. Dá pra perceber que é um assunto bem vasto e eu nem saberia explicar a fundo.
    Sobre seu pó perder o sabor, lembre sempre de armazenar na geladeira depois de aberto e sobre o uso de açúcar, voltamos ao paladar pessoal de cada um. Bons degustadores não usam açúcar, pessoas que apenas apreciam o sabor podem adoçar conforme preferirem. E é claro que toda cafeteria deveria ter a opção do açúcar mascavo. Nós tínhamos.
    Sobre sabor residual, seria importante conhecer a forma como o café é tirado e se a cafeteira é bem higienizada todos os dias. Isso afeta muito o sabor final.

  5. Leandro 22 de novembro de 2011 em 18:10 #

    No textaculos eu fiz um post falando sobre essa dúvida.

    O engraçado é que parece não ser uma regra. Em alguns lugares dizem que a tônica tem que ser depois do café para tirar o gosto e o cheiro da boca. Ou seja a pessoa é que tem que saber o que pode ser melhor ou não para ela.

  6. Cris Turek 22 de novembro de 2011 em 19:49 #

    Desculpa Leandro, mas se o café for de boa qualidade, merece que você beba água normal antes, para limpar suas papilas gustativas e poder apreciar melhor o sabor. Tem todo o sentido sim. Abraços.

  7. tania maria de cerqueira 12 de dezembro de 2011 em 19:55 #

    fiquei feliz em saber prá que á a´gua antes do café. tinha a maior curiosidade em saber.
    pena que nao sao todos os lugares que servem á água.obrigada a vcs.
    tania

  8. Cris Turek 12 de dezembro de 2011 em 22:18 #

    De uma coisa pode ter certeza Tania, onde não servem água com o café é porque o café é de qualidade duvidosa.

  9. Roberto Silva 8 de novembro de 2013 em 13:02 #

    Ola, Cris, Estive em Buenos Aires, Estados Unidos e agora estive na Irlanda(Dublin) e foi servido agua tonica antes do café normalmente, mas no Brazil estamos muito atrazados nessa cultura…Quanto a agua antes ou depois, eu acho muito estranho toma-la depois. Pois, se voce saborear o café bom, por que tirar o gosto dele logo após toma-lo? Eu tomo antes , conforme orientaçao de limpar as papilas gustativas.. um abraço.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Por que tomar água com gás antes do café? | Vila do Artesão -- Topsy.com - 22 de abril de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Ka. Ka said: vai ai uma dica p/ quem gosta de um bom café http://www.viladoartesao.com.br/blog/2008/05/por-que-a-agua-antes-do-cafe/ [...]

Deixe uma resposta