Faça você mesma sua luminária de filtro de café

A sua criatividade é o seu ingrediente principal. Compre o material listado e mãos à obra para fazer uma luminária de filtro de café usado ou novo. Nos envie fotos com o resultado das suas experiências, e se descobrir que tem um talento, boas vendas.

Prepare o filtro de café para fazer o revestimento

Banner Mil Lacinhos

Pra aprender como limpar e reutilizar filtros usados, é só clicar e ler Como preparar o filtro de café para artesanato E lembre que você pode usar os filtros com essa tonalidade natural que o café dá, fica muito bonito.

Escolha uma cúpula de abajur no modelo do seu gosto, mas que não tenha nenhum revestimento, ou seja, no acetato liso. Junte muitos filtros de café novos ou usados, cola branca, água fria e quente, um pincel médio, verniz acrílico, tesoura, corantes Guarany nos tons marrom 27 e caqui 38 para filtros novos.

Dissolva num pontinho com água quente a metade do corante cor caqui e em outro potinho a metade do corante cor marrom. Mexa bem as misturas e reserve.

Mergulhe metade dos filtros de café já limpos na cor caqui e a outra metade na cor marrom. Deixe durante alguns minutos, depois retire e espere secar.

Limpe a superfície da cúpula com um pano até ficar bem limpo. Separe os filtros já secos e rasgue em tamanhos diferentes, bem irregulares.

Cole filtros com técnica de decupagem

Dilua a cola na água fria na proporção 1×1. Com o pincel passe uma camada de cola na cúpula e vá colocando os pedaços do filtro de café e sobre eles uma camada de cola, no tradicional processo da decupagem.

Ajuste os filtros na cúpula para que não fiquem enrugados. Repita o processo até que toda a cúpula esteja coberta.

Lembre-se de deixar uma sobra de filtro de café além da cúpula em torno de 1 cm para dar o acabamento.

Quando secar passe uma demão de verniz, deixe secar e pronto.

Escolha um lugar especial na sua sala para colocar a sua linda luminária. E como eu disse, se você tem talento, boas vendas !!!

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , , ,

56 Responses to Faça você mesma sua luminária de filtro de café

  1. Salomé 29 de janeiro de 2013 at 15:39 #

    Só quero saber com se faz a armação com arame!!!!!!

    • Cris Turek 29 de janeiro de 2013 at 21:42 #

      Salomé nesse caso só a cúpula de acetato é revestida.

  2. sebastiao 6 de setembro de 2012 at 9:51 #

    formidavel suas ideias,
    obrigado pelas dicas
    abraço Tao

  3. SUELY 30 de maio de 2012 at 9:01 #

    Gostaria muito de saber como se monta uma cúpula de abajur, tem sugestões. Obrigada

  4. Silvana Regina 2 de abril de 2012 at 2:11 #

    Oi, preciso de uma ajuda, vi que a Neulma tem a mesma duvida e procura a mesma coisa que eu. Num programa de TV vi a Rosely ensinar como fazer luminarias de filtro de cafe. Porem ela usa filtro de cafe processado, ou seja, são varios filtros emendados que formam uma folha, onde ela corta as tiras do tamanho que quiser, fica mais facil e nao tem emendas…é isso que gostaria de saber como fazer. obrigada

    • Cris Turek 5 de abril de 2012 at 16:52 #

      Silvana não vi esse programa mas com certeza os filtros são colados numa outra superfície, como um papel de seda, para depois serem cortados em tiras. Não existe como processar o filtro e mante-lo com as mesmas características de tingimento.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem