Top Menu

Madeira para casas, carros de boi e santos

O trabalho de entalhar a madeira

Já falamos muito nisso por aqui, que o “fazer artesanal” tem origem nas necessidades diárias do homem e por isso existe desde que o homem existe. Assim tem sido também com as peças cuja matéria-prima é a madeira. Exemplos importantes desse uso são a própria casa, seus móveis, utensílios domésticos e profissionais, o carro de boi e a roda de fiar. Da madeira também vieram os instrumentos musicais como a flauta e a rabeca, peças destinadas ao lazer, assim como bonecos e outros brinquedos. Outro uso importante que já relatei pra vocês é ligado à tipografia, com o cordel e a xilogravura. Aqui no Brasil a arte em madeira foi introduzida pelos portugueses que valorizaram as igrejas com seus entalhes em estilo barroco. A partir daí as imagens religiosas e os objetos lúdicos e decorativos passam a ter maior valor e hoje são expressão importante da cultura nacional.

Trabalhando com madeira temos 5 grande grupos de artesãos: santos e esculturas, móveis e objetos de decoração(entre eles a marchetaria), instrumentos musicais, construções e carpintaria naval, utilitários. Em todos os grupos hoje tornou-se necessária e urgente uma política educativa, para que a retirada de madeira da mata respeite as leis de preservação, até para garantir que os próprios artesãos tenham disponível matéria-prima para seu sustento.

Você vai gostar também de:

 

, ,

2 respostas para Madeira para casas, carros de boi e santos

  1. Dora Bom fim. 9 de novembro de 2008 em 8:30 #

    Ummm amei essa idéia do trabalho com madeiras, apesar da escassez, mas o artesão deve-se trabalhar com restos da madeira. Quero montar uma mínima oficina de artesanato e necessito de orientações de pessoas como você que já tem experincias.
    Moro em Brasilia, estou aposentando e não quero ficar com meu tempo ocioso. Vendo que você trabalha nessa linda profissão, acho que vou me incluir confeccionando artes em mandeira.
    Abraços e bom trabalho.

  2. Cris 11 de novembro de 2008 em 22:08 #

    Olá Dora.
    Acho que a arte e qualquer tipo de criação artesanal, nos ajuda a nos conhecer melhor e a nos expressarmos melhor também.A sua idéia de trabalhar com a madeira pode ajudá-la a manifestar suas opiniões através das suas peças.
    Mantenha contato, e nos conte como está indo a sua experiência.
    Um abraço.

    Cris

Deixe uma resposta