Uma Pitomba pra você !!!

 

Uma Pitombeira de 12 m e um cacho de pitombas Se fosse um índio falando, melhor seria correr pra não levar um tapão na orelha (pois significa sopapo em tupi) , mas a nossa Pitomba é uma frutinha que é a cara do Nordeste. Encontrada desde os estados do Norte, é nas bandas nordestinas que ela é mais comum.

 

Banner Mil Lacinhos

As Pitombeiras dão frutos de janeiro à abril, mas por essas bandas daqui da Paraíba, elas estão carregadinhas ainda no mês de maio. A Pitomba é dessas frutas diferentes, da mesma família da jabuticaba, com a aparência da lichia, mas não chega a ser tão suculenta. Desde a primeira vez que provei, fiquei com a impressão de estar chupando uma bala com caroço. Engraçado, mas foi o que pensei, pois você pode comer cachos e cachos que seu estômago continua pequeno, se é que dá pra me entender.

Você quebra a casquinha levemente dura com os dentes, e tira de dentro uma grande semente envolta por uma carne esbranquiçada. Essa carne você chupa até desaparecer. Com muita vitamina C, no começo é bem doce e no final mais ácida, sobrando apenas o grande caroço. A Pitomba não serve para fazer doces, mas tem outras utilidades. A bioquímica Maria Ligia Macedo extraiu uma proteína da pitomba, a lectina, que promete ser eficaz contra pragas de fungos e carunchos em plantações de cana-de-açúcar e café e em grãos de feijão e soja estocados. E aquele baita caroção, segundo a medicina natural, serve para tratar diarréias graves. Não esquecendo que essa árvore linda te proporciona uma sombra fresca e agradável para os dias de calor.

 

Está aí a pitomba, uma agradável distração nordestina para o seu paladar.

Eis a Pitomba, a fruta que é uma bala com caroço

 

Fontes: Wikipedia , FAPESP Online

Fotos: Mudas Paraíso e Blog da Eveline que é doida por um cacho de pitombas.

Você vai gostar também de:

, , , ,

56 Responses to Uma Pitomba pra você !!!

  1. marcelo 21 de julho de 2015 at 21:01 #

    Temos uma pitombeira que sempre flora porém não produz frutos,já tem uns 20 anos.
    O que pode está acontecendo?

    • Cris Turek 28 de julho de 2015 at 15:44 #

      Marcelo não sou expert em plantio, o post é só uma curiosidade, mas eu daria uma poda, verifique a época certa para a Pitomba, e depois adubaria. Também é bom verificar a existência de alguma doença na planta. Em lojas de produtos agrícolas sempre tem um agrônomo que pode dar mais dicas. Tente aí em sua cidade.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem