Criando mandalas e reciclando CDs, passo a passo

Mandala Cores da Natureza de Mônica Chaves

Mandala para mim é uma forma de meditação, de encontro com o seu eu mais profundo. Desenhar uma mandala é um processo que externa seus sentimentos além de ser um instrumento facilitador para a pessoa se desligar um pouco da terrinha aqui embaixo.

Mas é claro que mandala é muito mais do que isso, é uma forma de representar o universo, o eterno, o todo. Deixando a espiritualidade um pouco a parte, os objetos de formas redondas têm tido muito espaço nas decorações por remeterem à mandala, e justamente por isso têm se tornado objeto de desejo de muitas pessoas.

Aplicações a parte, a mandala pode estar presente em vários objetos, e hoje encontrei dicas bem interessantes de reciclar velhos cds e transformá-los em belos móbiles para a varanda ou sua janela, pingentes de porta ou chaveiros, sempre usando o motivo da mandala. As dicas do passo a passo são da Mônica Chaves do Artesanato Zen, anote aí. Você vai precisar de:

– um cd velho e uma caneta para escrever em cd

– tinta dimensional brilhante

– tinta vitral

– tinta dimensional glitter

-pincel fino

  1. Como sugere a mandala, você deve criar o desenho que desejar e escolher as cores que sentir inspiração. Caso tenha dificuldade no início, escolha um desenho de sua preferência e transfira para o cd. Lembre de fazer o desenho dos dois lados.
  2. Depois de feito o desenho, contorne com tinta dimensional na cor que desejar e espere secar.
  3. Depois de seco, preencha os espaços com as cores de sua preferência, usando o pincel fino e tinta vitral. Preencha todos os espaços e deixe secar de um dia para o outro. A dica da Mónica é pintar sempre do centro para as bordas.
  4. Com toda a pintura já seca, você usa a tinta dimensional glitter para fazer os detalhes, como pontinhos e arabescos. A Mônica sugere também colar canutilhos, lantejoulas e vitrilhos, para dar um charme a mais.E outra dica legal é reaproveitar pedras de bijouterias velhas.
  5. Depois você faz um furo no alto usando agulha quente. Por esse furo você vai passar o cordão que usará para pendurar o seu móbile. Você pode incremetar esse cordão com contas e pedras.

A sua mandala está pronta e o seu cd reciclado de um jeito muito especial.  Use sua criatividade e deixe a mandala falar por você.

Mandala Marrocos da Mary Taveiros Mandala Saúde - Série Indiana de Mônica Chaves

Conheça o trabalho das mandalas de Mônica Chaves. As foto do topo são dela.

Conheça o trabalho das mandalas de Mary Taveiros. As fotos das mandalas aqui em cima são dela.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

73 Responses to Criando mandalas e reciclando CDs, passo a passo

  1. MARY 31 de outubro de 2013 at 11:25 #

    GOSTARIA DE SABER QUAL O PRODUTO QUE SE USA PARA TIRAR A TINTA DO CD? ACHEI OTIMO E QUERIA FAZER ALGUMAS PRA MIM, AGRADEÇO DESDE DE JA

    • Cris Turek 31 de outubro de 2013 at 18:28 #

      Mary tente descolando com fita adesiva. Cole e puxe, cole e puxe. É pra sair tudinho.

  2. Marcy Vasvary 14 de agosto de 2013 at 4:55 #

    Lindos!!!

  3. Duda 14 de janeiro de 2013 at 20:52 #

    aff’.. eu queruh algo pro meu quarto.. eu ja entrei em varios site e naum axeii.. :( faz aêe pra min vêrr um!

  4. Débora Rocha 20 de agosto de 2012 at 1:08 #

    Cris, obrigada pela resposta! Fiz minha primeira mandala hoje e ficou linda!!! gratidão!!

  5. Débora Rocha 23 de julho de 2012 at 0:13 #

    Cris, amei este post e estou planejando fazer várias mandalas!
    Só que tenho uma dúvida: o desenho terá de ser feito igualzinho dos dois lados? Porque isso é um pouco difícil (pelo menos pra mim…) e outra: eu posso ao invés de fazer móbiles, colar essas mandalas na parede, para decoração da casa? Se for possível, que tipo de cola posso usar? Agradeço muito a atenção e resposta às minhas perguntas. PARABÉNS pelo site!!

    • Cris Turek 23 de julho de 2012 at 19:14 #

      Débora, na verdade o CD deve estar limpo do prateado e isso o deixa transparente, assim você desenha somente de um lado. E claro que você pode usar do modo que preferir e para colar na parede use cola de contato. Beijos.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem