Top Menu

Coisa boa de comer, é a Mangaba

Mangaba, coisa boa de comer

É assim que os tupis-guaranis davam nome a essa frutinha, Mangaba, ou seja, coisa boa de comer. E eu sou obrigada a concordar com eles, pois sou simplesmente apaixonada pelo sabor dessa delícia, muito doce e com um finalzinho um pouco azedinho, que enche a boca de água, sabe como?  E o perfume???? Único. As mangabeiras nascem em qualquer canto, desde o Sudeste até o  Norte, mas aqui na Paraíba, parece até praga. Tem tantas mangabeiras, mas tantas, que João Pessoa tem até um bairro com esse nome, por conta da quantidade de árvores que haviam na região. Mas, saindo um pouco da cidade você ainda vê muitas mangabeiras em qualquer terreno vazio. A árvore é bonita, de folhas miúdas, e cresce de forma a criar um espaço aconchegante sobre ela, com muita sombra. Quando madura, a fruta de polpa branquinha, que pode ter até uns 6 cm, tem cor vermelha amarelada, e o interessante é que a melhor fruta é a que acabou de cair do pé, e não a colhida.  Isso porque a fruta verde pode intoxicar, pois como a árvore também produz látex, o leite sai na fruta que é colhida, e ela fica amargosa e até cola os lábios. Mas, tendo esse cuidado, é rica em ferro e vitamina C, ótima para sucos, geléias e sorvetes. Os matutos daqui dizem que se quisermos ter uma colheita boa, temos que por fogo na árvore, que ela se renova e fica carregadinha. Eu não sei não, tenho dó só em pensar, mas………..matuto sabe tanta coisa, não é?  O que sei é que as mangabeiras podem produzir duas vezes por ano, em janeiro e em julho, e como eu tenho uma árvore dessas no jardim, estou feliz da minha vida, he, he,he.

Fontes: Revista Brasileira de Fruticultura

Foto: Infonet

Você vai gostar também de:

 

, , , ,

17 respostas para Coisa boa de comer, é a Mangaba

  1. FRANCISCO SILVÉRIO 5 de fevereiro de 2010 em 8:19 #

    BOM DIA!
    PREZADOS SENHORES.

    ADORO FRUTAS, SOU CURIOSO EM CONHECER FRUTAS EXÓTICAS, PRINCIPALMENTE DO NORTE E NORDESTE BRASILEIRO, QUE PRODUZEM AS FRUTAS MAIS DOCES QUE SE CONHECE. NO ENTANTO, PRECISO ACESSAR A INTERNET PARA CONHECER MELHOR. ESPERO RECEBER MAIS NOTICIÁRIO. ANTECIPADAMENTE AGRADEÇO PELA RESPOSTA , SE MERECER!

  2. Cris Turek 5 de fevereiro de 2010 em 10:23 #

    Francisco, na medida do possível vou publicando mais artigos sobre frutas.
    A questão é que escrevo somente sobre as frutas que conheço e provei, aí está o meu limitador.
    Quando vim morar no Nordeste, eu não conhecia nenhuma dessas frutas sobre as que escrevi.
    A experiência foi agradável e resolvi compartilhar no blog. Agora eu vou precisar provar frutas novas para poder publicar mais artigos, ok?
    Abraços.

  3. FRANCISCO SILVERIO DE ALMEIDA 19 de fevereiro de 2010 em 21:55 #

    MEU COMENTÁRIO, É DÉZ!!!! VALEU???

    PARA SEU CONHECIMENTO, NESTE CARNAVAL CONHECI UMA CHÁCARA AQUI PERTO DE PERUIBE, UMA CIDADE CHAMADA ITARIRI, QUE TEM UM RIO MUITO BONITO COM 7 CACHOEIRAS, UMA LAGÔA DE MAIS OU MENOS 25 MIL METROS QUADRADOS, COM PROFUNDIDADE DE ATÉ 8 METROS: ESTA LAGÔA ME LEMBROU A DE ABAETÉ, NA BAHIA, SÓ QUE ESTA É MAIS BONITA PORQUE É RODEADA PELA SERRA DE ITARIRI, COM MATA ATLÂNTICA. TEM FRUTAS EXÓTICAS COMO GENIPAPO, MANGABA, GOIABA SILVESTRE, CACAU, ACEROLA, JABUTICABA, E MAIS UMAS DUAS. JÁ FIZ GELÉIA DE TODAS, INCLUSIVE, DO CACAU EU MANDEI PARA MINHA NETA QUE É ESTETICISTA E ELA APROVOU COM RESULTADOS EXECELENTES…. TANTO PARA O CORPO COM BANHOS COMO PARA CABELOS. ASSISTI UMA BELA REPORTAGEM NA BAHIA, SOBRE CACAU, DIRETAMENTE DA FAZENDA.

    VOU VOLTAR LÁ NA CHÁCARA E TIRAR MUITAS FOTOS PARA LHE MANDAR..
    TCHÁU…

  4. Cris Turek 20 de fevereiro de 2010 em 12:14 #

    Francisco, que lugar é esse, heim? Poucas pessoas tem oportunidade de estar tão próximas da natureza.
    Você é mesmo um felizardo, e ainda por cima fazendo suas geléias que devem ser deliciosas.
    Fico só imaginando e esperando pelas fotos. Abraços.

  5. diassis 11 de maio de 2010 em 19:31 #

    gostaria muito de receber revista ou dvd, ficarei muitissimo agradecido si chegace até a mim.(tenha uma boa noite)

  6. Cris Turek 11 de maio de 2010 em 19:37 #

    Diassis, sinto mas não temos revistas nem cursos em DVD. Mas indicamos sempre que podemos. Acompanhe o blog e fique de olho. Abração.

  7. diassis 11 de maio de 2010 em 19:38 #

    gostaria muito de receber revista ou dvd pra aumentar meu conhecimento, ficarei muitissimo agradecido si chegasse até a mim.(tenha uma boa noite)

  8. francisco de assis ferreira de lima 11 de maio de 2010 em 19:47 #

    gostaria muito de receber revista ou dvd,ficarei felissicimo em receber pra aumentar meus conhecimentos. (tenha uma boa noite)

  9. Cris Turek 12 de maio de 2010 em 22:00 #

    Francisco, a Vila não tem apostilas ainda, mas se quiser aprender novidades a dica é se inscrever aqui na Vila para receber tudo diretamente em seu email, inclusive nossos tutoriais. Confira na coluna lateral do blog. É grátis e fácil. Abraços.

  10. francisco de assis f. de lima 23 de maio de 2010 em 3:46 #

    agradeco mto em ter recebido a resposta, mas mesmo assim aquardo o dvd por favor,cris turek(tenha um bom domingo e ater outro dia)

  11. francisco de assis f. de lima 6 de junho de 2010 em 6:01 #

    Eu diassis não tenho condições de comprar nestes fasiclos por que é muito caros,gostaria que algumas dessas empresas mim doace,ficarei muito orgolhoso em receber pra aumentar meus conhecimentos. tenha um dia. é um somho em adiquerir.

  12. Cris Turek 8 de junho de 2010 em 20:12 #

    Francisco, o que exatamente você gostaria de pedir? São tantas coisas por aqui que eu não entendi. Aguardo resposta.

  13. francisco de assis f. de lima 9 de junho de 2010 em 19:44 #

    Cris turek descupe pela mau caligrafia por tanto gostaria de ganhar dvds sobre enxerto de plantas frutiferas.conto com a sua competença

  14. Cris Turek 11 de junho de 2010 em 12:17 #

    Francisco, eu não tenho DVDs para te oferecer e não tenho patrocinadores nessa área. Mas fica sua solicitação publicada e se alguém puder colaborar é só entrar em contato comigo que eu providencio a entrega para o Sr Francisco. Um abraço.

  15. francisco de assis f. de lima 12 de junho de 2010 em 4:45 #

    Cris turek muitíssimo obrigado e tenha um bom final de semana repleto de felicidade. um abraço.

  16. neuma 11 de setembro de 2010 em 1:15 #

    GOSTEI MUITO DE LER SEU POST SOBRE A MANGABA ….PARABÉNS..!

    Obrigada querida você por participar. Beijos.

  17. Aracy Regina 21 de dezembro de 2011 em 20:17 #

    AMO mangaba!!! AMO!!!

Deixe uma resposta