Painel de arabescos de jornal para revestir sua parede

Painel de arabescos de jornal

Já mostrei como fica o efeito final, agora vamos ver se entendemos o pulo do gato. Para fazer os arabescos, primeiro temos que fazer os canudos de jornal, muitos canudos. Esse passo-a-passo já tá explicadinho aqui nesse artigo, dá uma olhadinha lá antes de começar.

Vamos enrolar canudinhos de jornal

Painel de jornal com arabescos, modelo

 

Como fazer os arabescos

 

A dica para fazer os rolinhos em forma de arabescos é enrolar o jornal com um arame fino colado no meio. Assim quando você modelar uma curva ele ficará firme. Isso porque no caso do painel, você não terá como dar sustentação à estrutura, que é muito leve. Lembre também de fazer os canudos mais estreitos em uma das extremidades, pois aí você vai encaixar um no outro para poder formar as curvas maiores dos seus desenhos. Depois de ter feito muito material, você escolhe um risco, transfere ele para um papel que servirá como molde de repetição do padrão.

Comece a modelar os rolinhos na forma escolhida, fazendo as curvas e usando cola branca se precisar encaixar um canudo no outro. Vá formando o desenho fixando um arabesco no outro usando cola branca. Para dar mais firmeza nessa união das partes, amarre com linha de costura forte.

Quando estiver pronto, passe verniz incolor para proteger. Caso queira colorir, use tinta spray depois de ter passado o verniz. E para terminar, quando a tinta estiver seca passe uma nova camada de verniz incolor.

Fixe seu painel na parede encaixando em pregos pequenos, com cuidado para não deformar os desenho. Aliás é bom lembrar: faça painéis pequenos para evitar de antemão essa deformação.

Os belos painéis que vocês estão vendo nesse artigo, foram confeccionados pela Oficina de Artes Boracea. Quem admira esse efeito mas não está diposto a  ter esse trabalho, pode adquirir o painel prontinho. É só entrar em contato: Oficina de Artes Boracea

 

Dicas de desenhos? Veja esses da Modello Designs.

Opção de painel

Opção de desenho

Arabesco

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

48 Responses to Painel de arabescos de jornal para revestir sua parede

  1. Maria José 19 de junho de 2013 at 17:17 #

    Olá adorei os arabescos e gostaria de saber onde posso aprender a fazê-los. Existe uma ecola, curso ou alguém que possa me ensinar? Grata Maria José

    • Cris Turek 20 de junho de 2013 at 11:03 #

      Maria José desconheço se existe algum local que dê curso dessa técnica. Sugiro que você siga nossas instruções e teste você mesma, pois não é complicado.Experimente.

  2. Márcia Alves 27 de agosto de 2012 at 12:24 #

    Os dois paineis que vocês mostraram foram feitos por mim.
    Márcia Alves da Oficina de Artes Boracea

    • Cris Turek 27 de agosto de 2012 at 22:47 #

      Marcia observe que o link para o seu site está ativo no texto desde sempre, inclusive já indicamos seu trabalho para dezenas de pessoas.

  3. Marina S. Martins 10 de maio de 2012 at 20:01 #

    Fiquei encantada com sua arte. Parabéns!
    Vou tentar fazer um quadro com arabesco. Vejo que é preciso muita habilidade e criatividade e não tenho, mas vou tentar.

  4. lindavruffolo 25 de fevereiro de 2012 at 0:28 #

    amei tudo e curti sempre tendo surpresa p/ nos obrigada

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem