Cortina de feltro, fácil de fazer, mil maneiras de customizar

Cortina de Feltro
Cortina de Feltro fechadaCortina de Feltro com laço
Linda a almofada na poltrona, não acham? Então…………….vamos ao que interessa.

Eu sei que vocês gostam muito de dicas com passo-a-passo fáceis de fazer. Quem não tem muita habilidade consegue criar suas próprias peças sem sofrimento e para os que são mestres no assunto é só customizar e aumentar as possibilidades dentro das idéias que compartilhamos.

Assim segue para vocês hoje um passo-a-passo de cortina feita usando feltro como material base, dica que vem lá do Design Sponge pelas mãos de Chela Edmunds. Mais simples do que essa cortina só se a sua janela for bem pequenininha. Duvida?

Junte:

  • Feltro na medida da altura e da largura da sua janela
  • Agulha e linha na cor que componha
  • Lápis ou giz e um molde para riscar os círculos
  • Tesoura
  • Pregos bem pequenos para fixar a cortina no caixilho da janela

Risque os moldes

Depois de conferir a largura e a altura da janela com a metragem do tecido,  com o lápis ou o giz de costureiro desenhe os círculos no feltro. Use como modelo o que tiver mais ao alcance.

Recorte os moldes

Recorte os círculos com a tesoura.

Não precisam ser perfeitos

Não se preocupe se não ficarem perfeitos pois na hora de montar a cortina nenhum defeito ficará aparente.

Costure os moldes

Depois costure um círculo no outro até ter toda a medida da janela coberta. Se você tem máquina de costura, essa etapa ficará bem mais rápida.

Tá pronta a cortina ? Agora com um martelo pregue os círculos no caixilho da janela com pregos bem pequenininhos, pois ela é uma cortina bem leve e não vai cair. Também dá para costurar os círculos de cima em argolas de madeira e fixar um varão bem transado sobre a janela. Assim você pode fazer uma cortina um pouco maior.

Duvidou?  Viu como é fácil?  Pode ser um pouco demorado se a sua janela for grande, mas continua sendo muito simples. Essa cortina a Chela bolou não para bloquear a luz do sol, mas apenas para criar um pouco de privacidade no ambiente sem torná-lo escuro. Especialmente porque ela tem uma vista linda do parque. Por esse motivo achei a dica genial.

Dicas:

Que tal usar outros tecidos? Eu pensei em chita, que vocês gostam tanto, mas pode ser qualquer tipo de tecido que combine com o seu espaço. Para manter o tecido firme podemos usar entretela termocolante e até tornar os círculos dupla face. Lembre que a entretela termocolante não deve ser passada e sim pressionada até completar a colagem, e isso tudo é feito antes de marcar os moldes e recortar. Caso prefira usar a entretela de costura, use cola de tecido para fixar as partes.

Também dá para customizar os círculos de feltro com vários tipos de aplicações no miolo, desde botões até outros tecidos.

Você tem uma sugestão diferente? Eu não me canso de insistir, compartilhe. Escreva.

Fonte: Design Sponge por Chela Edmunds

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , ,

38 Responses to Cortina de feltro, fácil de fazer, mil maneiras de customizar

  1. Jaqueline Araujo 25 de outubro de 2014 at 16:45 #

    Excelente o trabalho, amei. Parabéns!!!

  2. Jaqueline Araujo 25 de outubro de 2014 at 16:44 #

    Parabéns, amei a ideia.
    abração.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem