Para curtir um dia com as crianças ao ar livre
![]() |
![]() |
Recebi alguns e-mails pedindo dicas de brinquedos reciclados fáceis para se fazer em casa para curtir junto a criançada os finais de semana de bagunça. Entre tantas coisas interessantes que vocês podem fazer, a Maria Elza do Artemelza apresenta para nós hoje o passo-a-passo do cata-vento, que tem tudo a ver com ar livre e dias mais quentes. Esse é um brinquedo para vocês construirem juntos com seus pequenos, afinal, conviver e compartilhar torna mais divertida ainda a brincadeira. Vou conferir as dicas da Maria Elza:
Como fazer um cata-vento
Precisaremos de papéis variados (de 75g a 180g), um pedaço de arame, um canudinho e um palito de churrasco. O melhor papel é a cartolina, mas pode ser qualquer um que não seja muito maleável.
- A primeira coisa a ser feita é recortar o molde e passar para a cartolina ou o papel que escolheu.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
- Dobre o arame na ponta, corte 1cm do canudinho e introduza no arame.
- Com a ajuda de uma agulha ou algo com uma ponta fina (coloque uma espuma por baixo porque facilita a entrada da agulha na cartolina), marque o centro do cata-vento e as 4 pontas do cata-vento, alternadamente.
![]() |
![]() |
![]() |
- Introduza a ponta do arame, de fora para dentro, nos furos das laterais do cata-vento.
Depois introduza no buraquinho do centro do cata-vento. Deixe um pouco frouxo.
![]() |
![]() |
![]() |
- Pegue outro pedaço de canudinho de 1 cm e coloque na parte de trás do arame. Precisa ficar com uma folga para que o cata-vento gire bastante. Prenda o arame, com laçadas, num palito para churrasco e corte a ponta. O cata-vento está pronto.
![]() |
![]() |
![]() |
A Maria Elza foi muito gentil em participar do blog nesse artigo e quem quiser conhecer outras dicas com cata-ventos é só passar lá no blog dela, o Artemelza. Vocês vão encontrar muitas outras brincadeiras.
Obrigada Maria Elza por esse colorido.
Fotos: Cortesia de Artemelza

10. out, 2009 por 


















Adorei os cataventos, eu os fiz e usarei para decorar meu jardim no Natal.
Grata.
e bom ter um catavento para se distrair ,o nome ja diz tudo cata vento porque ele cata o vento e tao obivio e tem varios tipos de cata vento
Não precisa de nada complicado para alegrar e distrair uma criança, não acha?
Ainda mais quando ela faz os seus próprios brinquedos. É bom demais.
Com tudo que vi aqui,me deu mais vontade de fazer artesanato,vcs 10 obrigada e parabéns.
Cleide que bom que você veio. Esperamos que fique conosco.
Passeie por nossas páginas, conheça as dicas e se inscreva no blog para participar de tudo que temos.
Se fizer trabalhos que aprender aqui, mande-nos fotos e faça parte do nosso mural.
Quem sabe o macramê, pra começar, heim? Abraços.
eu achei muito legal me ajudou numa pesquisa para escola minha irma tambem fez vale apena ver e aprender a fazer um catavento
oi eu sou a paloma olha eu gostei muito de aprender fazer um cata vento por que eu ate ajudei a minha amiga da igreja a fazer um olha vale muitissimo apena aprender a fazer um olha quem olhar vai gostar muito ta legal tchau bjs paloma
Pamela, mande uma fotos de vocês e seus cataventos e participem do nosso mural. Beijos.
é facil é so pegar um papel de vinte centimetros formando um x e cortar sete centimetros desse x traser as pontas ate o centro lembrando que é ponta sim ponta nao e colocar um perse vejo para prender as pontas e colocar o menmo perse vejo prender no palito de sorvete
lembre-se de chamar um adulto para por o perse vejo no palito e no papel e depois é só brincar e nao achate o lugar onde passa o ven to ou seja o interior do cata-vento
Obrigada pela colaboração Yuri. Participe mais vezes.
nossa que cata-vento
legal so que eu nao
aprendim como
si vais e eu tirei
0,1 em ciencias
Raynoan, espero que você tenha mais sorte nas próximas notas.
Tente repetir o passo-a-passo com calma. Tenho certeza de que conseguirá da próxima vez.
Um abraço pra você.
.. GOSTEI MUITO DE SUAS IDEIAS ,, ESTOU FASENDO UNS PREPARATIVOS COM OS CATAVENTOS PARA ENFEITAR A COPA E MEU NIVER QUE DIA DE SAO JOAO…. OBRIGADO PELA SUA AJUDA PARABENS.
Que bacana Jorge. Manda fotos dos enfeites para o nosso mural depois, ok? Boa festa.
tenho q fazer um trabalho para meu filho sobre o ar.Ele tem q fazer uma maket pequena mas não tenho idéia queria fazer uns minicata-ventos ou algo parecido vc pode me dar alguma ideia??
Homero, já temos cata-ventos publicados no blog. Pesquise com essa palavra e brinquedos artesanais, que você vai encontrar o pap prontinho.
Bom trabalho. Abraços.
Isso é muito legal vcs explicam muito bem
PARABÉNS…..
BEIJOS… XAU.
PARABÉNSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS…
Gostei da animação, obrigada e beijão.
Oiiew Tudo bem amei os cata-ventos.
Valew querida!!!
Quando li não acreditei.Cliquei e era mesmo o que eu tinha lido:Natal:Arminha Infantil.Numa época dessas em que vivemos com tanta violencia mas também tanta criatividade,não seria melhor oferecer outros brinquedos! ABAIXO AS ARMAS!!!
Concordo com você e por isso reforçamos as dicas de brinquedos artesanais que encantam sim as crianças. Beijos.
Cris, como gosto de passear por aqui.Quero e vou arranjar mais tempo para ficar só me deliciando com tanta coisa boa. Me lembro que meu pai nos presenteava com cata-ventos feito com uma casca que dá em torno do bambu(nao sei como se chama) e aquilo era uma diversão.Meu filho tem 13 anos e ainda não teve um cata-ventos, e nem nunca fiz um para ele. Essa é a HORA. Obrigada por me fazer lembrar e corrigir essa peq. falha.BJUSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS
Adoro quando faço vocês voltarem à infância. É muito legal. Beijos.
Cris tem condições de fazer um catavento so com tres helice?
Dá sim, mas aí você vai precisar adaptar o molde. Beijos.
Eu adorei muito legal vol tentar fazer isso para os meus amigos para ajudar o planeta terra gosto muito de recicla por saber que estou ajudando o planeta terra estão de parabens
É isso mesmo Euclides, vamos transformar essa filosofia numa opção para todos.
Amei tudo, prinsipalmente a flor de fuxico e vou já fazer.bjs….
Divirta-se Camila.
Como sempre… MUITO BOOM!!! Obrigada!
EU ADOREI O CATAVENTO EU COLOQUEI NA MINHA SALA DE AULA
RAFAELLA
9 ANOS
JARDINÓPOLIS
legal mas eu nunca fiz
Ola, gostaria de saber onde posso encontrar esses vasinhos usados na decoração com cata-vento, primeira foto?
grata
Joyce, eu encontro em supermercados. Eles são de plástico e recebem muito bem a pintura.
Cris adorei a dica, mas que papel é esse que tem dupla face??? o catavento fica muito mais bonito!!!
Papel de Scrapbooking Thaisa, beijos.
Parabéns Cris e obrigado pelas dicas…
Amei o seu cantinho…
eu so tenho 8 anos mais iso e fantasticobeijos tchal!!!!!!!!!!!!!
o cata-vento e muito facil de fazer
Parabéns pelas dicas, muito legais !!!
Amei,super legal aprendi a fazer varias coisas……….Bjsss
eu achei muito deficio e chato de faser isto a pessoa deve ter muita pasiencia pra fum catavento assim mais quendo termina fica maguinifico
llllllllllllllllllllllllllllleeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeggggggggggggggggggggggaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaallllllllllllllllllllllllllll