Praia Bela, beleza selvagem para ser descoberta

Vista panorâmica de Praia Bela

Fomos passear em Praia Bela, eu e Marcelo. Praia Bela é uma das últimas praias da Paraíba com acesso para carros até o mar. Depois tem Pitimbú, mas já é outra história, porque tem ritmo de uma pequena cidade. Praia Bela fica distante uns 45 Km de João Pessoa, no sentido do litoral sul. Não tem estrutura de balneário, apenas poucas casas aqui e ali e mais nada. Essas casas são inclusive casas de veraneio, por isso a praia está quase sempre deserta. A natureza favorece a paisagem, com grandes extensões de praia de areias brancas, o mar com ondas altas, o verde dos mangues, as falésias ao longe e o rio encontrando o mar. E lá no rio estão os quiosques dos nativos se preparando para atender aos turistas, que surgem durante a semana, mas que aparecem em maior quantidade nos Sábados e Domingos.

Quiosques de Praia Bela
Acesso aos quiosques de Praia Bela
Banho no maceió de Praia Bela

Já na chegada somos atendidos por algum dos proprietários dos quiosques. São vários, e todos tem mesas disponíveis dentro do rio, que na maré mais baixa se transforma num delicioso maceió. Maceió é o nome que se dá às lagoas que se formam na saída dos rios quando a maré está tão baixa que um banco de areia os separa do mar. Tínhamos ido lá outras vezes, mas com a maré cheia não tiramos todo o proveito que podíamos. Dessa vez conseguimos tirar muitas fotos para apresentar esse paraíso do Nordeste para vocês. E também curtimos muito, com direito a banho de rio e de mar e um delicioso almoço simples, preparado num fogão à lenha pela Tia Lena. Como eu disse são muitos os quiosques e todos tem um mesmo padrão. Escolhemos a Barraca da Peixada e fomos muito bem atendidos por um garçom simpático e atencioso, o Nicássio, que nos contou a história de batalha de sua tia que perdeu o primeiro quiosque num incêndio. Aliás esse povo daqui tem uma força de reação aos problemas que nos chama a atenção. Bom gente, não tem muita coisa mais para se dizer apenas que as imagens falam por si próprias, e que se vocês estiverem na Paraíba, não deixem de vir conhecer esse lugar fantástico.

A Cris Turek em Praia Bela A outra margem do rio Tina Lena da Barraca da Peixada em Praia Bela

Dicas para quem vier visitar Praia Bela:

  • Consulte a tábua de marés para aproveitar a maré baixa e curtir ao máximo.
  • Se você não estiver de carro precisará alugar um ou contratar um passeio, pois não é muito fácil chegar até aqui sem um automóvel.
  • Todos os quiosques seguem o mesmo padrão de cardápio e preços, mas antes de escolher, dê uma circulada pois alguns são mais bem cuidados do que outros.
  • A refeição para duas pessoas com peixe frito e acompanhamentos fica em torno dos R$45,00.
  • Evite vir aos Domingos, pois é o dia em que vários grupos chegam de ônibus e acabam com a traquilidade do lugar.

Veja mais fotos feitas pelo Marcelo, aqui no nosso Flickr. É só clicar.

Você vai gostar também de:

, , ,

38 Responses to Praia Bela, beleza selvagem para ser descoberta

  1. milania 22 de julho de 2014 at 23:14 #

    eu to fazendo um pic nic pra praia bela e quero sabe si paga pedagio e qual e o valor

    • Cris Turek 23 de julho de 2014 at 14:19 #

      Milania entre em contato com a prefeitura de Pitimbú pra saber detalhes atualizados.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem