Top Menu

Praia Bela, beleza selvagem para ser descoberta

Vista panorâmica de Praia Bela

Fomos passear em Praia Bela, eu e Marcelo. Praia Bela é uma das últimas praias da Paraíba com acesso para carros até o mar. Depois tem Pitimbú, mas já é outra história, porque tem ritmo de uma pequena cidade. Praia Bela fica distante uns 45 Km de João Pessoa, no sentido do litoral sul. Não tem estrutura de balneário, apenas poucas casas aqui e ali e mais nada. Essas casas são inclusive casas de veraneio, por isso a praia está quase sempre deserta. A natureza favorece a paisagem, com grandes extensões de praia de areias brancas, o mar com ondas altas, o verde dos mangues, as falésias ao longe e o rio encontrando o mar. E lá no rio estão os quiosques dos nativos se preparando para atender aos turistas, que surgem durante a semana, mas que aparecem em maior quantidade nos Sábados e Domingos.

Quiosques de Praia Bela
Acesso aos quiosques de Praia Bela
Banho no maceió de Praia Bela

Já na chegada somos atendidos por algum dos proprietários dos quiosques. São vários, e todos tem mesas disponíveis dentro do rio, que na maré mais baixa se transforma num delicioso maceió. Maceió é o nome que se dá às lagoas que se formam na saída dos rios quando a maré está tão baixa que um banco de areia os separa do mar. Tínhamos ido lá outras vezes, mas com a maré cheia não tiramos todo o proveito que podíamos. Dessa vez conseguimos tirar muitas fotos para apresentar esse paraíso do Nordeste para vocês. E também curtimos muito, com direito a banho de rio e de mar e um delicioso almoço simples, preparado num fogão à lenha pela Tia Lena. Como eu disse são muitos os quiosques e todos tem um mesmo padrão. Escolhemos a Barraca da Peixada e fomos muito bem atendidos por um garçom simpático e atencioso, o Nicássio, que nos contou a história de batalha de sua tia que perdeu o primeiro quiosque num incêndio. Aliás esse povo daqui tem uma força de reação aos problemas que nos chama a atenção. Bom gente, não tem muita coisa mais para se dizer apenas que as imagens falam por si próprias, e que se vocês estiverem na Paraíba, não deixem de vir conhecer esse lugar fantástico.

A Cris Turek em Praia Bela A outra margem do rio Tina Lena da Barraca da Peixada em Praia Bela

Dicas para quem vier visitar Praia Bela:

• Consulte a tábua de marés para aproveitar a maré baixa e curtir ao máximo.
  • Se você não estiver de carro precisará alugar um ou contratar um passeio, pois não é muito fácil chegar até aqui sem um automóvel.
  • Todos os quiosques seguem o mesmo padrão de cardápio e preços, mas antes de escolher, dê uma circulada pois alguns são mais bem cuidados do que outros.
  • A refeição para duas pessoas com peixe frito e acompanhamentos fica em torno dos R$45,00.
  • Evite vir aos Domingos, pois é o dia em que vários grupos chegam de ônibus e acabam com a traquilidade do lugar.

Veja mais fotos feitas pelo Marcelo, aqui no nosso Flickr. É só clicar.

Você vai gostar também de:

, , ,

38 respostas para Praia Bela, beleza selvagem para ser descoberta

1. Arte&Reciclagem 22 de outubro de 2009 em 0:51 #

Nossa, é o paraiso na terra! Parabens pela bela postagem. Bjs,
    Mi

2. christiani 14 de dezembro de 2009 em 9:13 #

Estive com meus filhos em João Pessoa no mês de julho, aproveitei que um primo mora lá, e na visita nos levou a vários lugares lindos, vimos o por do sol ao som do bolero de Ravel, fomos a Barra de Gramami, que lugar lindo!
    Para quem ainda não conhece a Paraíba, tem que se programar, pois vale muito a pena, o lugar é maravilhoso e respira artesanato.
    Bjs
    CHRISTIANI

3. Cris Turek 16 de dezembro de 2009 em 12:15 #

É exatamente isso Christiani.
    A Paraíba merece uma viagem de férias, e além do mais, tem um custo bem mais acessível do que outros destinos do Nordeste.
    Dê uma olhada nas fotos dos outros artigos sobre a Paraíba, só pra matar a saudade.
    Abraços.

4. alcione 13 de outubro de 2010 em 21:36 #

é muito linda esta praia,só Deus pode fazer esta beleza.

Linda demais mesmo Alcione. beijos.

5. Eunice 10 de novembro de 2010 em 18:11 #

Infelizmenta a Praia Bela agora está o caos! Vou sempre à J.Pessoa pois tenho apto. em Intermares, em fevereiro cheguei até Praia Bela, fiz muitas fotos…mas agora no final de outubro me decepcionei. Como em Jacumã não é mais permitido ônibus de excursão, eles se transferiram para praia bela…Um Horror!! uma centena de ônibum impedia a descida de carro. Tentamos chegar à pé e voltamos antes mesmo de ver o mar, pois havia tanta gente, mas tanta gente…comendo em marmitas, bêbados, jovens transando encostados em coqueiros – sem se importarem se havia famílias passando pelo local…sons altíssimos…uma antesala do inferno, sem dúvida. Que pena! Quem viu a praia bela viu…quem não viu, só um milagre pra ver aquela maravilha em todo seu explendor..Administração municipal incompetente dá nisso!
    abç

Eunice, milagre existe sim. Hoje os ônibus não podem mais ir até lá também, e a bagunça diminuiu muito. Mas o grande segredo é não ir para a praia em domingos, afinal o povo tem direito de usar a praia tanto quanto qualquer outra pessoa e eles só podem ir mesmo nos domingos. O que o poder público precisa fazer de verdade é dar educacão para essas pessoas e não fechar a porta das praias para elas. Pode voltar lá que está bem diferente, especialmente se não for domingo. Eu garanto.

6. Eunice 14 de novembro de 2010 em 21:45 #

Concordo, todos tem direito às praias. Infelizmente o que falta ao povo é a EDUCAÇÃO…tanto da educação em família quanto escolas. Lamentavelmente o poder público tem interesse em que continuem assim – são a massa de manobra perfeita!
    Vou voltar lá sim, esse ano já fui a Jampa 3 vezes (fev/mai/out),agora só ano que vem.
    abç

É por aí Eunice. Faça assim, da próxima vez que for até lá escolha um dia de semana e curta a paz e a tranquilidade de lá. Beijo grande.

7. cema 18 de fevereiro de 2011 em 10:04 #

SERÁ QUE NESTA PRAIA PODE-SE FAZER PIC NIK ?COMO POSSO FAZER ,TENHO QUE TER AUTORISAÇÃO .

Para fazer piquenique você só não poderá usar a estrutura dos quiosques que pertencem aos restaurantes. Mas pode usar qualquer lugar livre. É só trazer seu guarda-sol e cadeirinhas. E lembre de nunca deixar lixo na praia, combinado?

8. Odair 11 de março de 2011 em 23:15 #

Olha,eu moro em Caraguatatuba litoral norte de Sao Paulo,estive em Joao Pessoa o ano passado e nesta praia(Praia Bela),fui bem atentido nos kiosque,na praia mais só faltou algo muito importante,que aqui na minha cidade praiana tem em todos os kiosques(banheiro).LÁ NESTA PRAIA SE QUISER FAZER UM XIXI TEM QUE CORRER PRO MAR OU PRA MOITA.Mais o mes que vem estarei voltando denovo em Praia Bela,vamos ver se já instalaram banheiro ou teremos de ir pra moita.Pessoal não é crítica,só comentario.Um Abração ao povo Paraibano.

Vai precisar ir pra moita Odair, infelizmente os prefeitos não frequentam as praias. Abraços.

9. Jucielly 27 de julho de 2011 em 21:58 #

Olá queria saber como faço pra chegar ai a praia bela, só cheguei até a entrada de coqueirinho queria saber como faço depois da entrada de coqueirinho pra chegar ai?Aguardo resposta no meu email obrigada

10. Cris Turek 27 de julho de 2011 em 22:34 #

Jucielly, passando o acesso de Coqueirinho você vai pegar à sua direita para Praia Bela conforme as placas na estrada. O acesso é só um pouco mais adiante.

11. Jucielly 28 de julho de 2011 em 23:32 #

Obrigada pela a resposta, mais preciso de mais enformaçoes, quantos quilometros da entrade de coqueirinho até a praia bela? obrigada

12. Cris Turek 29 de julho de 2011 em 9:06 #

Uns 7 eu acho Jucielly. Se quiser informações mais detalhadas, pesquise pelo Google que deve ter as distâncias em mapas. Beijos.

13. Vanderlino Bezerra Lima 18 de outubro de 2011 em 11:40 #

Jucielly: FUI Á PRAIA BELLA ONTEM 16/10 E
    GOSTEI DEMAIS. INFELIZMENTE O PROBLEMA ESTÁ MESMO NA EDUCAÇÃO FAMILIAR E DO RESPEITO AO
    PÚBLICO. Voce tem razão.Cade os sanitários.
    Mas…Não podemos reclamar muito,porque estamos AINDA no terceiro mundo.
    Dá prá acreditar?

14. Cris Turek 18 de outubro de 2011 em 14:58 #

Vanderlino, nosso poder público é que é de terceiro mundo. Eles cobram impostos e não fazem a sua parte. Um povo sem cultura não culpa por nada disso.

15. inglidy 5 de novembro de 2011 em 19:54 #

e verdade que os ônibus esta pagando pedagio pra chegar na praia bela…

16. Cris Turek 6 de novembro de 2011 em 17:58 #

Não tenho certeza disso Inglidy, sei que em Jacumã e praias próximas a cobrança acontece, mas em Praia Bela não tenho certeza.

17. Rosiana Correia Ribeiro 9 de dezembro de 2011 em 22:54 #

Conheci hoje Praia Bela. Achei linda e intocada em muitas regiões. Pensei em adquirir um terreno para construir um refúgio particular no futuro, mas com as informações que li aqui, fiquei preocupada! Pergunto se Praia Bela se encaminha para ser uma Jacumã?

18. Cris Turek 9 de dezembro de 2011 em 23:21 #

Rosiana, apesar de todos os defeitos Jacumã ainda é bem melhor que Praia Bela, um belo lugar mas que não tem nada, nada, nada de infra-estrutura e não terá por um longo tempo. Certamente Praia Bela permanecerá esquecida do poder público por um bom tempo ainda. Só o tempo pra dizer qual das duas praias terá melhor qualidade no futuro.

19. fabio blandes 1 de fevereiro de 2012 em 21:43 #

tenho dois terrenos nesta praia fui ai tem uns 3 anos mais e miuto lindo,mas muito longe pois moro no recife,gostaria de vender quem enteresar meu e-mail tai

20. Edvaldo elias 8 de agosto de 2012 em 17:19 #

Oi mim chamo vado e estou responsavel por um pic-nic em jacumã e fiquei sabendo que tem que pagar pedagil para o onibus entrar gostaria de saber como faço a quwem pesso autorizaçao ,a viagem estar pro dia 14/10/12 ja estar tudo pronto e nao sei o que fazer .é verdade q ataxa é de 300,00? Mim informa tudo como posso chegar com o meu pessoal ja q moras na pb. Estou aguardando.bjs vado.

21. Cris Turek 8 de agosto de 2012 em 17:34 #

Edvaldo é verdade. Para entrar de ônibus em qualquer praia da região de Jacumã você tem que pagar esse pedágio ou é multado. Sugiro que entre em contato com a prefeitura do Conde, que é a responsável por essa região. Em Praia Bela você deve tratar com a prefeitura de Pitimbú.

22. Edvaldo 15 de agosto de 2012 em 14:28 #

E em praia bela paga pedagio tambem a entrada de onibus . Vc pode mim enformar o numero da prefeitura de pitimbú para q eu possa ligar

23. Deborah Canova 25 de agosto de 2012 em 19:28 #

Estive esta semana em JP…..gostei de tudo, até do xixi na moita, pois isso faz parte de um lugar remoto…….o que detestei foi a comida servida em um lugar de para OBRIGATÓRIA da LUCK turismo, antes de chegarmos as praias….conda horrível, sem gosto de nada e caríssima, um absurdo mesmo……se puderem, façam as refeições na Praia Bela……fica a dica…lá.l

24. Jose Ricardo Paraizo 12 de novembro de 2012 em 16:24 #

Há prais que chamam à atenção. Praia Bela encanta.

25. robson 17 de novembro de 2012 em 3:35 #

bem concordo com alguns de voces feito falou uma amiga nao pode permitir acesso as prais pois pertencem a uniao o que devemos fazer e que o poder publico faça uma campanha de educaçao conheço essa praia ha uns 8 anos pois moro ha 80 km dela espero que tomem providencias logo se nao o paraiso vai acabar tao cedo

26. alyna 23 de março de 2013 em 22:21 #

gostaria de saber qual a melhor época para irmos a praia bela, o melhor mês? obrigada!!!

27. Cris Turek 25 de março de 2013 em 19:09 #

Alyna tirando o inverno quando chove muito, todos os meses são quentes e a praia é agradável.

28. gleybson 5 de abril de 2013 em 22:23 #

gostaria de saber se a praia do coqueirinho paga pedagio e se entra onibus de turismo.como piq niq

29. Cris Turek 9 de abril de 2013 em 11:46 #

Gleydson, a prefeitura da cidade onde está a praia cobra pedágio para o acesso a qualquer uma delas. Para saber detalhes entre em contato com a prefeitura do Conde. Lá não desce ônibus porque o acesso não dá condições.

30. MAURICIO ROCHA DINIZ 16 de abril de 2013 em 15:15 #

Estive nas praias de João Pessoa, ficamos encantados com tanta beleza. Povo hospitaleiro, educado. Fiquei 15 dias, eu e minha familia, esposa e 2 filhos. Estamos preparando pára retornar. Ainda não existe exploração. Lindos bares, comida muito saborosa, principalmente peixes e frutos do mar. A praia do Coqueirinho muito legal, praia bela linda, enfim tem coisa bonita para se ver. Uma familia mineira que encantou com João Pessoa. Aluguei um apartamento na Rua Antonio Lira, centro, excepcional, sem exploração. Ate breve

31. andresapalmeia@.bol.com.br 21 de abril de 2013 em 23:16 #

voce pode mim informa,quanto custa os pedagios que eles cobran ao entrar nas praias.

32. Cris Turek 24 de abril de 2013 em 18:13 #

Andres isso é direto na prefeitura de Pitimbú.

33. gleybson 2 de junho de 2013 em 13:59 #

por favor;sabe mim enforma se paga pedagio pra praia barra de gramani, se pode fazer pic nic.

34. Cris Turek 6 de junho de 2013 em 17:44 #

Gleybson não sabemos dizer. Ficamos devendo.

35. emanuel 5 de março de 2014 em 20:36 #

quero saber se na praia de jacumã na paraiba se paga pedagio para onibus e quanto custa

36. Cris Turek 5 de março de 2014 em 20:40 #

Emanuel obtenha essas informações diretamente na secretaria de turismo da prefeitura. Não temos informações atualizadas à respeito.

37. milania 22 de julho de 2014 em 23:14 #

eu to fazendo um pic nic pra praia bela e quero sabe si paga pedagio e qual e o valor

38. Cris Turek 23 de julho de 2014 em 14:19 #

Milania entre em contato com a prefeitura de Pitimbú pra saber detalhes atualizados.

Deixe uma resposta

cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale