Top Menu

Comedouro de pássaros, faça você mesmo

Passaros no comedouro Essa tarde me divertindo com os pássaros me empolgou. Já tinha pensado em fazer um comedouro reciclando garrafas pet ou outro material, mas com a cantoria dos Sibitos no quintal, fui para a internet ver o que há de dicas por aí sobre os tais comedouros. Encontrei várias idéias, e também muitas dúvidas, pois estando o comedouro pronto, o que seria melhor para servir aos pássaros, e como evitar possíveis problemas com outros animais?!? As dicas são as seguintes:

  • Comece colocando sementes para atrair os pássaros, e depois, com o tempo, vá descobrindo que tipos de pássaros deseja atrair e providencie o seu alimento preferido. Entre as sementes use: alpiste, painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho), aveia e níger, todas disponíveis no mercado.
  • Frutas também são bons alimentos, mas deterioram rapidamente, então coloque pequenas porções de cada vez. Use banana, maçã e mamão.
  • Lembre-se de limpar o comedouro todos os dias, pois pássaros podem transmitir doenças uns aos outros.
  • No caso do comedouro é importante que eles sejam suspensos ou construídos de forma a impossibilitar o acesso de outros animais como ratos, o que seria muito desagradável.
  • Lembre-se que o comedouro deve ter uma cobertura, para que uma pequena chuva não transforme as sementes numa sopa sem graça.

Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, algums bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.

Comedouro para passaros de garrafa pet Esse comedouro é interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.
Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.
Comedouro para passaros com garrafão de pet
Comedouro para passaros com caixa de leite A caixa de leite torna-se facilmente um comedouro. Basta lavar muito bem, recortar as laterais como na imagem e levantar as abas da parte de cima onde ficam os furos para passar os fios que a suspendem. Do blog Quinta da Ribeira.
Esse comedouro foi feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu.
Comedouro para passaros feito de bambu
Comedouro para passaros de panelas esmaltadas Esse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.

.

Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias. Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.

Você já tem um comedouro desses? Demorou pra compartilhar conosco as fotos. Envie.

Aprenda também uma receita de torta de sementes para pássaros.

A foto de abertura é do blog Pitaco na Idéia.

Você vai gostar também de:

 

, , , ,

21 respostas para Comedouro de pássaros, faça você mesmo

  1. sonia sousa 2 de novembro de 2009 em 9:57 #

    muito bom mesmo- e estas ideias de comedouro simples e de facil execução-adoro pássaros mas não tenho nenhum por não gostar de os ver presos …assim é uma boa forma de os acolher dando-lhes a mesma liberdade.

  2. luan 14 de dezembro de 2009 em 16:01 #

    Muito boa as dicas, Vocês estão de parabéns !!!

  3. Mara Oliveira 1 de outubro de 2010 em 9:15 #

    Adorei….. e vou aproveitar as dicas.
    Principalmente, porque estou de mudança para um local maravilhoso, cheio de árvores, pássaros… e quero ve-los cantando sempre… e bem alimentados…. porém…. LIVRES!!!!

    Sorte grande a sua. Adoro pássaros e cuido muito dos que por aqui aparecem. Beijos.

  4. teresinha gomes 23 de outubro de 2010 em 22:20 #

    Vou aproveitar as dicas que são ótimas. Adoro a natureza de modo geral. Os pássaros e borboletas são minhas paixões assim como as orquideas.
    Beijo e obrigada

    Também adoro estar próxima dos pássaros. Vale tudo para traí-los pra perto. Beijos.

  5. Maria Neide Alves Gonçalves 2 de fevereiro de 2011 em 16:37 #

    Amei as dicas, vou construir varios comedouros.

    Abçs.

    Neide

    Isso amiga, enche de alegria o seu jardim. Beijos.

  6. Rachel 16 de fevereiro de 2011 em 14:56 #

    Seu blog é ótimo !!! Indispensável !!
    abçs,

    Rachel, amei o adjetivo. Beijos.

  7. Maud 14 de julho de 2011 em 19:55 #

    Todas as manhãs coloco painço no terraço do meu quarto. As rolinhas foram chegando aos poucos e hoje, devem vir, logo cedo, umas 30. Elas só não permitem que outros pássaros cheguem, uns pardais têm enfrentado. Na escada do quintal coloco mamão e um Sabi á e Dois bem te vi vêm comer. O sabiá avança na ração dos cachorros e depois vai no telhado do terraço bater para deixar em pedaços menores. Adorei suas idéias, vou fazer.São Paulo precisa ficar mais bonita, atrair natureza. Vamos colaborar com plantas e pássaros.
    Obrigada
    Maud Regina

  8. Cris Turek 14 de julho de 2011 em 21:15 #

    Maud, mas grandes cidades a busca por comida é tão difícil que os pássaros já fugiram, mas sempre aparece um ou outro e se você mantiver o hábito sempre, logo serão 3 ou quatro ou até mais. Não custa nada ajudar os bichinhos urbanos.

  9. marlene 3 de agosto de 2011 em 15:13 #

    Coloco frutas na mureta da varanda…mas o meu problema tem sdo mesmo a quantidade de coco de pássaros no chão…alguém tem alguma ideia?

  10. Cris Turek 3 de agosto de 2011 em 22:13 #

    Se você não tem um jardim com gramado, vai ter que conviver com isso, porque encher de jornal na varanda fica feio, né MArlene?

  11. Marlene 3 de agosto de 2011 em 23:17 #

    Na verdade, não ligo pra isso, gosto de ver meus periquitos, bem-te vi comendo…mas pensei que um monte de jornal colado com fita crepe iria acabar grudando no chão qdo molhasse…afinal, a moça que trabalha aqui não tem culpa que eu gosto de alimentá-los…daí, eu mesma queria uma solução prática para eu limpar…penei em papel filme…mas se alguém tiver alguma ideia …agradeço…obgada

  12. Cris Turek 4 de agosto de 2011 em 21:31 #

    Acho que como você vai ter que trocar qualquer proteção diariamente, lavar seja até mais higiênico e simples, Marlene. Faz parte da alegria de ter pássaros por perto.

  13. Marcelo Cavalcanti 2 de novembro de 2011 em 19:41 #

    Gostei da ideia, porem tenho problemas com pombas grandes, que quando coloco comida para os passaros, ( alpiste,e outros tipos de comida), as pombas veem comer e não deixam que os passaros comam , por isso preciso de um comedor que possa somente passaros comer, que não dê para as pombas adentrarem na casa deles , q

  14. Cris Turek 3 de novembro de 2011 em 10:19 #

    Marcelo, use o campo de pesquisa e localize outras dicas sobre o assunto.

  15. Naiara 12 de dezembro de 2011 em 20:07 #

    Olá..
    Adorei o blog e o encontrei por procurar outros tipos de alimento para colocar no tratadouro (que meu pai fez pra mim), estou colocando quirela, maçã e estou querendo variar… Não gosto de pássaros na gaiola e fico muiiito feliz com as visitas logo pela manhã! No meu blog tem as fotos do meu tratadouro.
    Um abraço

  16. Ana Paula 7 de janeiro de 2012 em 11:10 #

    Olá Cris,
    Amei seu blog, e o comedouro pros pássaros, coloco pão amanhecido pra eles, e vem vários comer.
    Vou fazer um desses.
    Já estou seguindo.
    Bjsss

  17. ana maria stamillo 9 de janeiro de 2012 em 20:04 #

    Peço à Deus que abençõe pessoas maravilhosas como você,que se dispõe a ensinar aos outros dicas tão lindas.
    Tenho um alqueire de terra com bastante pássaros.Os João-de-Barros vem comer bichinhos perto de meus pés quando capino os matos.Vou aproveitar sua idéia e fazer vários comedouros para eles.Com certeza vão adorar pois na redondeza de minha cidade(São Joaquim da Barra),infelismente só existe plantação de cana.
    Beijão.

  18. Ana Carolina Costa 19 de janeiro de 2012 em 9:48 #

    Moro na cobertura de um prédio baixo (3 andares), cercado por prédios altos. Há cerca de 3 dias, venho ofertando mamão aos pássaros, sem sucesso. O que me sugerem?

  19. Cris Turek 19 de janeiro de 2012 em 10:51 #

    Ana Carolina, não desista. Eles precisam aprender que o alimento está aí, o que não acontece de um dia para o outro. Coloque também água tanto para beber quanto para banho.

  20. Rodrigo 17 de setembro de 2013 em 10:03 #

    Ficamos inspirados na ideia e fizemos aqui em casa!Só esperando os pássaros aparecerem!

  21. jose luiz d. luna 17 de setembro de 2013 em 20:21 #

    aqui em sbernardo do campo proximo a serra do mar um casal de perequitos verdes, esse da natureza fez ninho no beiral da casa do vizinho dos fundos e ele ainda nem se deu conta disso,já fazem treis anos que eles voltam e tiram novas ninhadas de filhotes,oque eu posso servir de alimento para esses passaros e como fazelo já que eles são muito ariscos, abraços luna

Deixe uma resposta