Comedouro de pássaros, faça você mesmo

Passaros no comedouro Essa tarde me divertindo com os pássaros me empolgou. Já tinha pensado em fazer um comedouro reciclando garrafas pet ou outro material, mas com a cantoria dos Sibitos no quintal, fui para a internet ver o que há de dicas por aí sobre os tais comedouros.

Encontrei várias idéias, e também muitas dúvidas, pois estando o comedouro pronto, o que seria melhor para servir aos pássaros, e como evitar possíveis problemas com outros animais?!? As dicas são as seguintes:

  • Comece colocando sementes para atrair os pássaros, e depois, com o tempo, vá descobrindo que tipos de pássaros deseja atrair e providencie o seu alimento preferido. Entre as sementes use: alpiste, painço (quatro tipos: amarelo, verde, preto, vermelho), aveia e níger, todas disponíveis no mercado.
  • Frutas também são bons alimentos, mas deterioram rapidamente, então coloque pequenas porções de cada vez. Use banana, maçã e mamão.
  • Lembre-se de limpar o comedouro todos os dias, pois pássaros podem transmitir doenças uns aos outros.
  • No caso do comedouro é importante que eles sejam suspensos ou construídos de forma a impossibilitar o acesso de outros animais como ratos, o que seria muito desagradável.
  • Lembre-se que o comedouro deve ter uma cobertura, para que uma pequena chuva não transforme as sementes numa sopa sem graça.

Quer construir o seu? Inspire-se nas idéias que encontrei, algums bem simples. Adapte, personalize, faça que fique com a sua cara e com o jeitinho do seu jardim e da sua varanda.

Comedouro para passaros de garrafa pet

Um modelo interessante porque é automático. Você abastece com as sementes que vão sendo liberadas a medida que os pássaros vão comendo. Faça um corte na tampa da garrafa, de lado a lado, que não seja largo demais, para que as sementes caiam a medida que for preciso. Use como base do comedouro um prato de vaso, e fixe-o na garrafa como na imagem. Faça dois furos no fundo da garrafa, por onde você passará um fio ou arame que suspenderá o conjunto. Encha com uma mistura de sementes e aprecie os pássaros chegando. Mas lembre-se de limpar o prato frequentemente.
Do blog Bulbos em Flor.

Comedouro para passaros com garrafão de pet

Esse comedouro foi feito usando um garrafão de água com as laterais abertas para os pássaros entrarem. A tampa recebeu um furo por onde prende-se o fio que a suspende.
Do blog Quinta da Ribeira.

Comedouro para passaros feito de bambu

Outro comedouro, esse feito com um pedaço de bambu cortado ao meio. Super ecológico, não acham? E lindo também.
Da Rede Social do Bambu.

Comedouro para passaros de panelas esmaltadas

Esse comedouro foi feito com duas panelas esmaltadas, uma haste de ferro com rosca, 4 parafusos e 4 porcas. Basta fazer os furos no centro das panelas e montar a estrutura. Com certeza vai durar muito tempo. Do Varal de Idéias.

Tem duas coisas muito importantes para ressaltar. Primeiro que os pássaros não vão aparecer assim que você colocar a comida e virar as costas. É preciso criar o hábito da visita, o que pode levar alguns dias.

Aí vem a segunda coisa muito importante: depois que começou a alimentar os pássaros, não os abandone. Abasteça o comedouro todos os dias. Eles se acostumam com a situação de encontrar alimento no mesmo lugar e podem morrer de fome caso você pare de um dia para o outro. Quando precisar suspender a alimentação, por qualquer motivo, faça isso gradativamente, assim eles tem tempo de buscar comida nas redondezas.

Você já tem um comedouro desses? Demorou pra compartilhar conosco as fotos. Envie.

Aprenda também uma receita de torta de sementes para pássaros.

A foto de abertura é do blog Pitaco na Idéia.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

21 Responses to Comedouro de pássaros, faça você mesmo

  1. jose luiz d. luna 17 de setembro de 2013 at 20:21 #

    aqui em sbernardo do campo proximo a serra do mar um casal de perequitos verdes, esse da natureza fez ninho no beiral da casa do vizinho dos fundos e ele ainda nem se deu conta disso,já fazem treis anos que eles voltam e tiram novas ninhadas de filhotes,oque eu posso servir de alimento para esses passaros e como fazelo já que eles são muito ariscos, abraços luna

  2. Rodrigo 17 de setembro de 2013 at 10:03 #

    Ficamos inspirados na ideia e fizemos aqui em casa!Só esperando os pássaros aparecerem!

  3. Ana Carolina Costa 19 de janeiro de 2012 at 9:48 #

    Moro na cobertura de um prédio baixo (3 andares), cercado por prédios altos. Há cerca de 3 dias, venho ofertando mamão aos pássaros, sem sucesso. O que me sugerem?

    • Cris Turek 19 de janeiro de 2012 at 10:51 #

      Ana Carolina, não desista. Eles precisam aprender que o alimento está aí, o que não acontece de um dia para o outro. Coloque também água tanto para beber quanto para banho.

  4. ana maria stamillo 9 de janeiro de 2012 at 20:04 #

    Peço à Deus que abençõe pessoas maravilhosas como você,que se dispõe a ensinar aos outros dicas tão lindas.
    Tenho um alqueire de terra com bastante pássaros.Os João-de-Barros vem comer bichinhos perto de meus pés quando capino os matos.Vou aproveitar sua idéia e fazer vários comedouros para eles.Com certeza vão adorar pois na redondeza de minha cidade(São Joaquim da Barra),infelismente só existe plantação de cana.
    Beijão.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem