Como fazer pátina provençal usando vela

Cadeira de balanço em pátina provençal
Letra em madeira com pátina provençal
Vocês sabem que é possível dar vários acabamentos na madeira, e com eles obter efeitos dos mais variados. Essas técnicas podem ser usadas de pequenos objetos, como caixinhas e porta-jóias, até móveis, como armários e mesas.

Um dos acabamentos mais interessantes e que fazem parte de um estilo de decoração, é o Provençal. Vocês conhecem qual é, afinal já expliquei a origem deles para vocês em outro post.

Banner Mil Lacinhos

A verdade é que para se conseguir o efeito exato, é preciso caprichar, especialmente falando em móveis. Mas como eu dei a dica de criar objetos personalizados reciclando madeira velha, e ainda reforcei que com pátina ficam ainda mais lindas, acho que é bastante bom ensinar um passo-a-passo super fácil para usar em pequenas peças.

A técnica é feita com vela, que pode ser substituída por cera em pasta. A vela impede que a tinta adira totalmente à madeira, facilitando assim a obtenção do efeito provençal. Vamos lá. O material necessário é:

  • Lixa nº 220 vermelha e lixa de madeira
  • Trouxinha de pano
  • Pincel macio
  • Vela ou Cera em pasta incolor
  • Tinta PVA látex branca
  • Verniz a base de água
Lixe bem toda a peça e limpe

Prepare a peça lixando bem com a lixa 220. Limpe-a bem em seguida, tirando com um pano todo o pó que houver. Limpe sua superfície de trabalho também.

Esfregue a vela por toda a peça

Quebre a vela num pedaço menor e passe por toda a superfície da peça, especialmente nas partes que você deseja dar mais desgaste.

Ficarão resíduos de vela

Ficará uma porção de rebarbinhas de vela nas bordas da peça.

Limpe o excesso de vela que ficou

Então limpe bem essas sobras usando um pincel largo.

Pinte a peça com a tinta branca

Passe uma demão da tinta branca na peça. Não capriche demais na cobertura, afinal o efeito é de desgastado mesmo.

Pinte também nas frestas

Lembre de pintar nas frestas também. Deixe secar bem.

Lixe o excesso de tinta com a vela

Secou? Passe a lixa 220 vermelha. Saírá uma camada de tinta branca junto com a vela ou a cera, dando o efeito do desgastado. Não exagere nessa etapa.

Passe o verniz em duas demãos

Depois de lixada e limpa, passe duas demãos de verniz a base de água em toda a peça para dar o acabamento.

Veja o efeito final da pátina provençal

Observe o efeito final da pátina com a técnica da vela.

Gente, essa é uma técnica bem simples da pátina provençal, existem outras que mostrarei oportunamente. O segredo é sempre caprichar no preparo da peça lixando bem, na limpeza entre as etapas e nesse caso não esquecer de lixar somente num sentido, para não marcar a peça e ter que recomeçar do zero. Outra dica é não usar verniz amarelo, afinal o efeito provençal exige um acabamento bem branquinho.

Dúvidas? Assista ao vídeo no Youtube com o passo-a-passo completinho da equipe do Fazendo Arte que organizou esse material.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , , , ,

67 Responses to Como fazer pátina provençal usando vela

  1. Francisca Cabrinde de Lima 16 de junho de 2015 at 15:46 #

    Tinha em minha casa uma mesa em madeira, pintada de marron escuro. era uma mesa toda machucada de pancadas. Resolvi brincar com esta técnica e o primeiro objeto a ser testado foi essa mesa. Lixei;colei coraçoes de MDF nas laterais;limpei;pintei com tinta marro a base d’agua (acho que nem era preciso, pois a mesa era marron),passei vela em todas as arestas da mesa (pernas e tampa e em torno dos coraçoes); tirei com um pincel o excesso de vela; dei uma mão de tinta branca ; sequei com secador de cabelo; dei a 2º mão de tinta branca; sequei;dei a 3º demão;sequei; passei a lixa 100 apenas nas bordas para aparecer um fio marron; encerei muito bem com cera incolor em pasta e por último dei um lustre com pano atoalhado. Ficou magnifica.
    Peguei 4 cadeiras dessas antigas (madeira nas costas e palhinha no assento). A madeira deixei na cor natural;já o assento subistitui a palha por tampa de madeira e pintei de branco com a mesma tecnica da mesa); fiz almofadas brancas com bordado inglês. O conjunto do lixo passou a Luxo. Ficou muuuuito bonito.
    Obrigada pelas dicas. Agora quero fazer uma cristaleira usando um guarda-roupa.

    Francisca Cabrinde de Lima
    RJ – Tijuca

  2. Graça 15 de outubro de 2014 at 22:40 #

    Boa noite Cris.Gostaria de saber se posso aplicar pátina provençal em porta de banheiro e uma porta de entrada pela cozinha sendo que esta última fica em área coberta e pensei em isolá-las com verniz a base de água após a pátina..Ah,neste caso existe algum produto para ser aplicado na madeira após lixá-la antes de aplicar a primeira demão de tinta e logo após posso aplicar vela nos cantos para obter os detalhes da ´patina provençal? Obrigada.Urgente por favor.Abraços.

  3. Renata Monteiro 14 de julho de 2014 at 16:24 #

    Olá! Estou procurando dicas para fazer a pátina em um móvel antigo que adquiri e o melhor site que encontrei para isso foi o seu, muito bom. Gostaria de aproveitar e te perguntar se é possível, com essa técnica da vela, colocar outra cor por baixo da branca, como o azul por exemplo, que já ví em outra peças e fica lindo! Obrigada desde já! Beijos

    • Cris Turek 16 de julho de 2014 at 15:26 #

      Renata é possível sim, apenas você deve incluir mais uma camada de pintura e aplicar a vela sobre a tinta seca, pra raspar só a branca e deixar a colorida aparecendo. Fica lindo. Beijos.

  4. Denise Roriz 12 de agosto de 2013 at 16:08 #

    Muita obrigada!!!

  5. Denise Roriz 11 de agosto de 2013 at 14:10 #

    Cris!
    Já faço essa técnica do provençal com esse resultado ¨miúdo¨, conforme está na bandeja…E para dar efeito ¨maior¨ parecido com as peças mostradas no post (letra e cadeira),você sabe como fazer?

    • Cris Turek 12 de agosto de 2013 at 15:56 #

      Denise basta aplicar a vela em áreas maiores ou então optar pela pátina tradicional. Use o campo de pesquisa lá no alto e confira nosso outro post sobre o assunto também com fotografias. Beijos.

  6. Liliane 24 de abril de 2013 at 23:17 #

    Adorei essa técnica!!Vou fazer umas mini plaquinhas para porta de banheiro, escrito Ele/Ela, e depois um cabideiro decorativo.
    Obrigada pelas dicas!

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem