Top Menu

Mosquiteiros, funcionais e decorativos

Esse mosquiteiro é do quarto da Cris

Quando eu comentei com um casal de amigos que estava usando um mosquiteiro para dormir, eles riram e pensaram que eu estava brincando. Pois é gente, ás vezes evoluir é dar uma passo para trás.

Esse é o gancho-cabideiro do artesanato mineiro

Mosquitos são um problema comum em lugares quentes e úmidos, como onde eu vivo. Mais frequentes em outras regiões do país nessa época do calor. Cansada de me besuntar e espirrar venenos ineficazes por todos os lados, e como também não gosto de viver sob o ar-condicionado, essa alternativa mostrou-se perfeita contra os insuportáveis insetos e  totalmente a favor do meu conforto. Bem à moda antiga. Esse mosquiteiro aí em cima é da minha cama, e a forma que eu o prendo durante o dia, é o gancho-cabideiro de rosa, artesanato mineiro, que vocês já conheciam daqui do blog.


Mas vejam só, náo é que recentemente eu descobri que não estou tão fora de moda assim? Separei para vocês vários projetos de sites e blogs bacanas, que aproveitam essa solução em suas decorações. E garanto que vocês vão achá-los bem lindos.

Que tal prender seu mosquiteiro num dossel ou então no teto?


Perfeito o mosquiteiro preso no teto Um mosquiteiro para a cama dossel

Lado a lado nas camas de solteiro.

Os mosquiteiros lado a laod nas camas de solteiro Mosquiteiros para camas de solteiro

No seu canto de leitura ou num quarto bem romântico.

Um mosquiteiro para proteger seu canto de lieitura Quarto bem romântico com mosquiteiro

E que tal um mosquiteiro colorido, ou um bem simples e bem prático?

Divertido o mosquiteiro colorido Simples o mosquiteiro do bangalô

Fotos depois das minhas. 1. Traditional Home , 2. Style Court , 3. Coastal Living , 4. Colombe Stevens via Remodelista , 5. My Home Ideas , 6. Stipje , 7.Ana Claudia Cavalcanti , 8. Real Living

Você vai gostar também de:

 

, , ,

41 respostas para Mosquiteiros, funcionais e decorativos

  1. mirella 4 de dezembro de 2009 em 10:00 #

    Menina do céu! Meu sonho eh ter um mosquiteiro!

    Sonho mesmo! desde menina…

    O seu eh maravilhoso…qro um igual! huahauha

    Nunca encontrei pra comprar…vc comprou o seu ou mandou fazer??

  2. linda@LimeintheCoconut 4 de dezembro de 2009 em 10:10 #

    Beautiful and functional….a perfect marriage!

  3. Sandra 5 de dezembro de 2009 em 15:55 #

    Você está certa!!! Aqui em Tocantins também tive que comprar um.
    Comprei pela internet e o site é muito bom, tem vários modelos!
    Dêem uma olhada no meu
    merosmero.blogspot.com/2009/04/mosqueteiro.html
    e o site para comprar mosquiteirobrasil.

  4. Ana Lúcia Martins de Oliveira 6 de dezembro de 2009 em 15:08 #

    Oi,Cris!
    Tudo bem?Eu também uso mosquiteiro de vez em quando,principalmente naquelas noites que até um lençol faz suar . Acho prático e muito romântico.Te desejo um Ótimo Domingo e um Belo Início de Semana.Bjoo

  5. Luiza Corteze 6 de dezembro de 2009 em 15:10 #

    Oi!
    Eu também uso mosquiteiros !
    Esses são lindos. Onde posso encontrá-los?
    Poderia presenteá-los para o pessoal aqui do convento…

    Que Deus os leve sempre pelo caminho reto!
    Luiza.

  6. FERNANDA FERNANDES 6 de dezembro de 2009 em 15:17 #

    CRIS,há tempos faço uso de cortinado,sou alérgica a tudo,principalmente remedios tipo sbp,então o cortinado é a grande sacada,só que tenho o trabalho de tirar e colocar todos os dias,porque o meu não é nada chic como o seu ,é bem básico,mas que funciona isso funciona é bem saudável.BJOS!!!

  7. Tais 15 de dezembro de 2009 em 18:47 #

    Oi, muito legal as dicas sobre mosquiteiros. Tenho uma cama box e gostaria de ter um mosquiteiro tipo dossel. Você saberia como fazer a armação para que pudesse colocar o mosquiteiro? Obrigada!

  8. Jaildo Santos 22 de janeiro de 2010 em 14:16 #

    Prezados,

    Concordo plenamente com vocês em relação ao conforto, sem contar que tudo a moda antiga é mais charmoso.

    Estou procurando um mosquiteiro para comprar e gostaria de saber aonde, neste caso loja ou site que eu poderei comprar? Vocês tem algum que possam me indicar??

    no mais obrigado

    Jaildo Santos

  9. Cris Turek 22 de janeiro de 2010 em 16:44 #

    Olá Jaildo.
    Tem uma loja na internet que tem vários modelos.
    mosquiteirobrasil
    Acesse que com certeza você encontrará algo do seu gosto.
    Abraços.

  10. ana silvia 10 de abril de 2010 em 23:55 #

    Eu gostaria de idéias de mosquiteiros estilo dossel, não muito alto em razão do ventilador de teto que existe no quarto, a cama é de solteiro padrão em madeira, possui o espelho médio. Como posso fazer uma armação para colocar o mosquiteiro na cama? Qual o material adequado para fazer a armação do mosquiteiro?
    Obrigada.
    Ana Sílvia

  11. Cris Turek 14 de abril de 2010 em 11:01 #

    Ana Silvia, eu não tenho passo-a-passo de mosquiteiro, mas o que eu tenho em casa usa uma armação de arame galvanizado. Vou pesquisar e ver se consigo um tutorial para você, ok?

  12. edson miranda 14 de maio de 2010 em 23:02 #

    Tem coisas antigas que não deveriam ter acabado; um exemplo classico são os mosquiteiros.Algumas firmas e as autoridades da área de saúde, deveriam estimular o povo brasileiro passar a fazer uso novamente deste importante complemento, para se evitar uma picada do aedes aegypti; ficaríamos livres também dos incômodos mosquitos anopheles que tanto nos adormentam . Parece que muitas coisas evoluem mas, ao mesmo tempo, esquecem das coisas passadas que que nunca deveriam serem esquecidas; é o caso dos mosquiteiros. Pessoalmente, acredito que ainda poderemos vir a usar este importante complemento em nossas casas.

  13. Cris Turek 16 de maio de 2010 em 22:33 #

    Edson, aqui no Nordeste o uso do mosquiteiro é muito comum, mas infelizmente o mosquito da dengue é um mosquito diurno e continuamos correndo riscos. O ideal é tomar todas as medidas de prevenção, como os cuidados com pneus e vasos. E, é claro, com todo o charme, usar mosquiteiros em nossas camas. Melhor do que se besuntar de repelentes.Abraços.

  14. Maria 25 de julho de 2010 em 18:28 #

    Gostaria de fazer meu proprio mosquiteiro ( dosset )
    Portanto se alguem puder me ensinar ficaria imensamente grata.

    Maria

    O seu pedido está aí para todos. Caso a gente encontre alguma dica nós publicamos, combinado? Beijos.

  15. Fernanda 19 de outubro de 2010 em 13:51 #

    Olá!
    Estou a procura de mosquiteiro para cama de casal… sou adpta do uso deste faz muito tempo, pois tbém não gosto de usar venenos, ar condicionado, etc. Adorei sei mosquiteiro e gostaria de saber onde posso encontrá-lo.Muito legal seu site!!! Parabéns!!!

    Aqui em João Pessoa encontro em lojas de tecidos, cama, mesa e banho. Tente também em sua cidade ou pesquise na internet através do google. Há lojas que vendem pela internet também. Beijos.

  16. kmara 30 de maio de 2011 em 16:49 #

    Passo pelo mesmo problema que vc, mas até hj não consegui encontrar … vc comprou ou mandou fazer??? Se comprou, onde???

    Ameiiii

    bj

  17. Cris Turek 31 de maio de 2011 em 11:30 #

    Kmara, aqui em minha cidade eu encontro em lojas que vendem roupas de cama. Procure também na internet, tem quem anuncie.

  18. Veronica 15 de agosto de 2011 em 2:13 #

    Ola gostaria de saber como faço para adquirir esse lindo gancho-cabideiro de rosa, artesanato mineiro que está prendendo o mosquiteiro do seu quarto. Simplesmente adorei.Beijos

  19. Cris Turek 15 de agosto de 2011 em 10:16 #

    Veronica, entre em contato com Solange Rosa através do email: lojamarostegan@hotmail.com ou telefones(32) 3355-1436/9962-4974

  20. Adriana Oshiro 23 de novembro de 2011 em 13:47 #

    Olá!

    Sou aluna do curso de Design da Unesp de Bauru (FAAC) e estou realizando uma pesquisa a respeito do uso de mosquiteiros para camas no Brasil. Gostaria muito que contribuissem para minha pesquisa, pois temos idéias para desenvolver um mosquiteiro para camas que fosse portátil, durável e de baixo custo, mas o professor acha q MOSQUITEIROS SÃO INVIÁVEIS e criticou meu projeto, dizendo que está incompleto.

    Para me ajudar, respondam às seguintes questões:

    Caso seja usuário de mosquiteiro para cama modelo convencional (fixo no teto), que opinião você tem sobre o dispositivo (queixas ou elogios)? Você acha que ele torna o ato de dormir impossível por abafar muito a cama?

    Você compraria um mosquiteiro para camas que fosse portátil, de baixo custo, durável, adaptável a quaisquer tipos de camas (solteiro, casal e beliches)? E que pudesse ser montado e desmontado com facilidade quando você quisesse? (Responda SIM ou NÃO).

    Por favor, enviem a resposta ao meu e-mail: drioshiro@yahoo.com.br

    Agradeço!

  21. Cris Turek 24 de novembro de 2011 em 13:07 #

    Divulgado Adriana, espero que dê resultados.

  22. eliedi barbosa oliveira 7 de dezembro de 2011 em 16:49 #

    Eu amei os mosquiteiros que vi neste site. Moro em Araruama, no Rio e, aqui, tem mosquitos até em pleno inverno. Estou querendo ver como se confecciona pois gosto de fazer tudo o que é de minha casa. Agradeço se puder me dar o passo a passo.

  23. Cris Turek 7 de dezembro de 2011 em 18:41 #

    Fico devendo Eliedi, essa é apenas uma dica de decoração, não temos o pap.

  24. Mirtes Nunes 27 de janeiro de 2012 em 19:15 #

    Pessoal, uso mosquiteiros já há muito tempo e adoro! Durmo à vontade, sem me preocupar com mosquitos. Me sinto aconchegante e protegida. Primeiro foi destes de teto, redondos. Depois fiz um que achei melhor e maior: prendi 2 correntes no teto para o mosqueteiro ficar abaixo do ventilador e nas pontas de baixo prendi uma vara de bambú da largura da cama, ficando uma ponta dela solta para entrar o mosqueteiro. Confeccionei o mosquiteiro da seguinte forma: costurei 3 larguras de tecido para a frente (para ficar bem largo) e 3 larguras para a parte de trás do mosqueteiro (a altura deixei bem grande para que arraste no chão). Depois prendi os dois panos resultantes em cima e fiz outra costura 10cm abaixo, deixando como uma canaleta no meio por onde passei o bambú. O mosqueteiro fica be franzido e com 2 aberturas nas laterais da cama para facilitar a entrada do casal. O problema é o tecido: se for tule, o vento do ventilador o levanta e o mosquito entra, o que me faz prender o tule sob o colchão… Então, agora vou mudar o tecido (mais pesado), mas também a estrutura, que quero fazer no mesmo esquema de correntes, porém, ao invés de um bambú, usar um quadrado de bambúm ou outro material. Pretendo fazer o mosqueteiro com um teto e 4 panos distribuídos da forma que melhor convier, de forma que fique com a aparência da 3a. foto acima.

  25. meira 14 de abril de 2012 em 10:55 #

    gostaria de fazer meu próprio mosquiteiro tipo uma tenda quadrada em volta de toda cama algúem pode me ajudar vou completar 64 anos e não consigo dormir com a presença de pernilongos

  26. Cris Turek 18 de abril de 2012 em 19:28 #

    Meira não tenho moldes para mosquiteiros, mas você precisará de uma estrutura de arame para sustentar no alto a abertura dela. As laterais são cortadas em formato de triângulo, de modo a vestir todo o contorno da cama. Boa sorte em sua busca.

  27. milton copat 2 de maio de 2012 em 12:26 #

    Ola Cris eu era fabricante de tulle e sobrou muitos retalhos colorido, Vc tem enteresse? Estamos em São Paulo meu tel. 11 33310895.

  28. Cris Turek 2 de maio de 2012 em 23:34 #

    Milton, eu pessoalmente não preciso, mas fica aí a sua oferta caso alguém tenha interesse. Sugiro também que ofereça para associações de crianças e idosos que trabalham técnicas de artesanato, seria de grande ajuda.

  29. Thyeme 19 de agosto de 2012 em 16:06 #

    Adorei o seu post! O modo como você prende o mosqueteiro durante o dia me encantou! Parabéns!

  30. Marcia 14 de outubro de 2012 em 23:14 #

    Por favor, como posso comprar estes mosquiteiros? Me passas o contato por e-mail?
    Obrigada.

  31. Cris Turek 15 de outubro de 2012 em 21:26 #

    Marcia o post é apenas uma sugestão, não temos contatos mas você pode encontrar lojas pesquisando diretamente no google.

  32. Andrea 21 de novembro de 2012 em 15:55 #

    Boa Tarde,
    Ameiii os mosqueteiros, qual o valor deles e onde posso comprá-los.

    Obrigada,
    Andrea Starikoff

  33. Cris Turek 22 de novembro de 2012 em 11:51 #

    Andrea, não tenho ideia de valores atuais. Pesquise pelo Google, sei que há uma loja virtual dessas peças.Beijo.

  34. Amanda 30 de novembro de 2012 em 8:12 #

    Tenho uma dúvida como você utiliza ele? Solto até ou colocado dentro do colchao (pelas bordas)

  35. Cris Turek 2 de dezembro de 2012 em 20:47 #

    Como preferir Amanda, dos dois jeitos é possível.

  36. Mara Duarte 10 de dezembro de 2012 em 19:48 #

    Gostaria de saber sobre os mosquiteiros para cama de casal. Onde posso contatar vocês pessoalmente??

  37. Cris Turek 11 de dezembro de 2012 em 12:48 #

    Mara o post é apenas uma sugestão de uso. A Vila não revende o produto. Pesquise pelo Google que encontrará em lojas virtuais.

  38. Helen Ximenes 23 de janeiro de 2013 em 18:34 #

    Minha mãe está fazendo o meu, está ficando um charme. Escolhi o tecido, mandei fazer uma haste em ferro galvanizado, uma cama de alvenaria e, tudo perfeito: romântico! Beijos e obrigada pela ideia, fiz similar ao da terceira foto supra!

  39. William 10 de junho de 2013 em 22:30 #

    Eu tenho uma cama básica em madeira e andei pensando em fazer o frame para colocar o tule usando tubos de alumínio daqueles que usamos para pendurar cortinas porque eles vêm na cor imitando madeira. Porém, o problema é que não sei como conectar os tubos para fazer a amarração na parte superior deles. Alguma idéia ou sugestão?

  40. Cris Turek 11 de junho de 2013 em 18:08 #

    William, acho que esses tubos ficarão muito pesados para esse tipo de projeto pois esse tecido é muito leve e delicado.Fora que não sei se existem conexões para cantos arredondados. Teria que pesquisar em lojas do produto.

  41. regiina 2 de novembro de 2013 em 21:49 #

    Querida, eu fiz uma armaçao de ripas de madeira e prendi com parafuso nos pes da cama. Uma ripa em cada pé, depois em cima fazendo um quadrado, tudo com parafuso e rosca. De dia eu amarro a cortina com grande laços de cetim. Fica muito romantico.

Deixe uma resposta