O bordado transformado em arte, o Gobelin

Reprodução em bordado da tela The kiss, de Klint por Sandra Bessi

A história já deixou registrada a importância dos gobelins, numa época em que possuir uma tapeçaria dessas conferia status e poder ao proprietário. Hoje, o talento está ao nosso alcance e possuir uma peça bordada com a técnica do Gobelin, custa apenas o esforço de encontrar.

Sandra Bessi é uma verdadeira artista com as mãos nas linhas e agulhas, criando seus próprios gráficos e aventurando-se a reproduzir com capricho as difíceis obras de grandes artistas plásticos. Os seus gobelins são lindos e com o acabamento perfeito, como se espera de uma tapeçaria.

The Grahans Children, bordado em gobelin por Sandra Bessi
Monet retratado no bordado de Sandra Bessi
 

Só que tudo isso não aconteceu da noite para o dia. Sandra conta como começou:

Desde pequenas, eu e minha irmã, fazemos artesanato. Aprendemos com minha avó paterna, Dulce, crochet e costura. Na escola tivemos aulas de artesanato, e realmente aprendíamos, com a professora Anita, que mora no Castelo Furlani (lindo), que existe em minha cidade (…) Fiz tapeçaria com uma vizinha na adolescência, e aprendi vários needlepoints. Mas foi com minha sogra que conheci a fundo o ponto cruz, quando moça ela fazia para vender em Piracicaba. Achei lindo, mas muito demorado, era difícil chegar ao fim.

Em 1993 comprei uma revista FaçaFácil e fiquei apaixonada pelo Gobelin. Desde então procuro saber tudo a respeito: livros, revistas, internet. A partir daí começei a desenvolver minha técnica, usando tudo que sei .E graças a generosidade de pessoas que amam o bordado como eu, hoje tenho acesso aos mais belos gráficos que existem (graças à Internet), que um dia achei impossível ter, e sei que são caríssimos!

Cris, estou muito grata pelo elogio e pela oportunidade que você está me dando. Fiquei muito feliz. E você está certa a respeito de fazer do blog um instrumento para divulgação.


Sandra Bessi bordando Klint
Detalhe do gobelin de rosas de Sandra Bessi
Sandra espera ver o bordado voltar a ganhar um lugar de destaque como foi no início de sua história. De qualquer forma o trabalho de Sandra é muito valorizado e encontrado em charmosas lojas de decoração. Mas se você escrever, ela atenderá o seu pedido.

Entre em contato com a Sandra através de seu blog Mero Smero. Vamos valorizar esse trabalho tão minuncioso, porque hoje aqui na Vila, A Artista é Sandra Bessi.

Fotos cedidas pela Sandra

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

30 Responses to O bordado transformado em arte, o Gobelin

  1. Shirley C. Bortollotte 13 de novembro de 2014 at 0:13 #

    Prezada Sandra, gostaria de comprar telas para bordar do Monet, Picasso, Renoir e essa do beijo do Klimt.
    Saberia me informar onde eu posso consegui-las? Obrigada!

    • Cris Turek 15 de novembro de 2014 at 13:37 #

      Shirley por favor escreva para ela diretamente no blog dela cujo link consta do texto . Assim ela recebe a mensagem de imediato. Abraços.

  2. sada aidar 30 de setembro de 2014 at 6:31 #

    olá,
    adorei seu trabalho e tenho um problema com o meu.
    trabalhei com os pontos na mesma direção e ficou torto.
    será que tem conserto?
    obrigada,
    Sada

    • Cris Turek 1 de outubro de 2014 at 15:57 #

      Sada peço, por gentileza, que entre em contato com a Sandra pelo link do site dela, citado no final do texto.É só clicar, ok?Beijos.

  3. Doroteia 12 de julho de 2014 at 13:50 #

    gostaria de saber quem faz restauração em gobelins

    • Cris Turek 16 de julho de 2014 at 15:23 #

      Doroteia entre em contato com a Sandra Bessi através do blog dela, link no final do texto. Ela talvez possa te ajudar. Bjs

  4. Lusa 22 de junho de 2013 at 2:57 #

    Trabalho maravilhoso! A Sandra é uma grande artista! Estou encantada.

  5. sol 23 de abril de 2012 at 17:01 #

    nossa eu amo ponto cuz de paixao e sao as rosas que eu amo mais mmm vc pode me emviar por favor esse graficos de rossas !

    • Cris Turek 23 de abril de 2012 at 21:29 #

      Sol, escreva para a artesã e veja os gráficos diretamente com ela, ok?

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem