Top Menu

Técnica para desidratar folhas para artesanato

Folhas desidratadas em prensa de madeira e papel

Passeando aqui e ali aprendi uma técnica nova para desidratar folhas e galhos que usamos em artesanatos que pedem as folhas bem achatadas. Na verdade, essa técnica é quase como se você colocasse as folhas dentro de uma lista telefônica, com muito peso em cima. A diferença é que essa é usada por profissionais. Dá quase nada de trabalho, apenas é preciso fazer um prensa para as folhas, mas a secagem continua requerendo tempo e paciência.

A dica vem de Richard Kollath e Ed McCann, especialistas em Ciência Natural.

Você precisará de duas placas de madeira resistentes à umidade, folhas de papelão ondulado normal, folhas de jornal, papel toalha, uma barra com rosca (barra rosqueada) que dividirá em quatro, com quatro porcas borboleta e arruelas.

O jornal auxilia na retirada da umidade das folhas e o papelão ondulado promove a ventilação entre as camadas, acelerando a desiddratação. Eles poderão ser reaproveitados ainda algumas vezes, mas o ideal é trocar de tempos em tempos para não contaminar com mofo.


Richard e Ed escolhendo folhas para desidratar

O primeiro passo é escolher as folhas na natureza. Selecione aquela que estiverem sem rasgos e sem furos causados por insetos. A dica para obter melhores resultados é retirar as folhas que ainda estão nas árvores.

  • Leia alerta no final.


Acomodando as folhas entre papel toalha. Acomode as folhas escolhidas entre dois pedaços de papel toalha.
Montando as camadas da prensa Prepare a prensa. Preste atenção que os suportes de papelão ficarão bem presos entre as barras de rosca das quatro bordas.
Colocando jornal entre as camadas Organize a sua prensa começando com uma placa de madeira como base. Sobre ela encaixe:
uma placa de papelão ondulado,
uma folha dupla de jornal,
o sanduíche de papel toalha com a sua folha natural.
Monte a pilha até ter umas 10 camadas de folhas naturais.
Encaixando a placa e apertando os parafusos que farão a prensa Ao terminar encaixe a outra placa de madeira, coloque as arruelas nas barras e as porcas borboleta, que devem ser bem apertadas para garantir que as folhas fiquem achatadas.

Agora o segredo é guardar a sua prensa num lugar fresco e seco até que estejam desidratadas.

O tempo de desidratação vai depender do tamanho das suas folhas e do teor de umidade que elas ainda contiverem. Não deixem a prensa ao sol, pois o calor fará as folhas desbotarem também. E muito cuidado para que a prensa fique longe da umidade, pois o mofo acabaria com todo o seu trabalho.

Pra terminar, um alerta: cuidado com urtigas e heras venenosas ao circular em bosques atrás de belas folhas. Elas costumam ganhar lindas cores avermelhadas na época do outono, atraindo o seu olhar, mas são extremamente alérgicas. Conheça mais nesse artigo: Como funciona a hera venenosa.

A dica e as fotos são do The Compleat Naturalist

Você vai gostar também de:

     

, , , , ,

43 respostas para Técnica para desidratar folhas para artesanato

  1. Delair 12 de janeiro de 2010 em 20:48 #

    Gostei muito da ideia,valeu pela dica…
    BEIJOs….

  2. Cris Turek 12 de janeiro de 2010 em 20:59 #

    Aproveite e crie muitas coisas lindas. Beijos Delair.

  3. lucia klein 12 de janeiro de 2010 em 21:41 #

    oi cris! adorei a dica – eu adoro secar folhas e flores que apanho pelas minhas andanças e deixo secar numa agenda velha que tenho ! mas este processo não é dificil de fazer!
    bjs

  4. Cláudia 13 de janeiro de 2010 em 8:42 #

    Oi Cris,
    Relembrei meus tempos de faculdade… Não era assim tão simples. Quero dizer, pra fazer artesanato é, mas pra biologia a coisa é mais demoradinha.
    Nossa, a gente ia pro mato, marcava um quadrante, preparava as prensas, retirava com todo o cuidado uma folha de cada parte da árvore (base,corpo, ápice), marcava a hora da retirada, se estava no sol ou à sombra, apelidávamos o vegetal quando não conhecíamos a espécie, numerava cada página da prensa… ih, era uma festa!
    Depois iam todas as prensas para a estufa no laboratório e aí começava o trabalho pesado! Taxonomia!
    Meu Deus, eu era mais bióloga há uns anos atrtás do que hoje!
    Sabe que fiz vários trabalhos com folhas secas e ficavam realmente lindos porque eram pra exposições na faculdade e na época nunca me dei conta de que era artesanato?
    Isso é o foco.
    Beijos
    Cláu

  5. Cris Turek 13 de janeiro de 2010 em 10:57 #

    Então Clau, a técnica conheci com os dois biólogos, mas entendi que era exatamente o que ajudaria as pessoas que me escreviam pedidno dicas de como desidratar as folhas. Entretanto, o ingrediente “tempo” continua o mesmo. Acho que vai ajudar bastante essa dica. Beijos.

  6. Cris Turek 13 de janeiro de 2010 em 10:59 #

    Lúcia, esse processo é usado pelos biólogos, porque mantem as características das folhas.
    Como você tem talento pra bricolagens, faça um suporte desses e verá como faz diferença.
    Depois é só inventar arte. Beijos.

  7. Victor S. Gomez 13 de janeiro de 2010 em 13:20 #

    Minha esposa trabalha muito bem com essa técnica. Abraços

  8. Joaquim Luiz Ferreira 13 de janeiro de 2010 em 15:19 #

    Boa tarde Cris Turek!

    Creio que sou uma das várias pessoas solicitantes para que fosse divulgada a sequência e a técnica da desidratação das folhas. Fiquei muito contente ao ler, estava ansioso para que você publicasse. Muito obrigado.
    Cris, tenho três sugestôes para você, isto é se forem aceitas.
    Sou técnico Mecânico, trabalhei mais de cinquenta anos nesta área, sempre usando muitas arruelas, parafusos e porcas. Então vamos la, arruelas e não arroelas, porcas borboletas e não parafusos borboletas e por último hervas daninhas e não heras daninhas. Até uma próxima; muito obrigaso J L. Ferreira.

  9. Cris Turek 14 de janeiro de 2010 em 16:03 #

    Valeram as dicas das porcas e parafusos, vou corrigir agora mesmo, mas as heras são mesmo Heras venenosas.
    Uma espécie de planta trepadeira que pode ser decorativa, mas pode ser venenosa. (Confira no link no final do artigo)
    E por isso o alerta. No mais, espero ver fotos das suas folhas desidratas para publicar aqui no blog, ok?
    Abraços.

  10. alda lucia 15 de março de 2010 em 1:08 #

    ola cris tudo na paz,querida achei meio complicada este processo sera que so colocando as folhas no meio de uma agenda telefonica com um pso encima ja nao resolvi,te aguardo e muito obrigada tchau

  11. Cris Turek 15 de março de 2010 em 16:09 #

    Alda, resolve também. Mas corre-se o risco de mofar e perder tudo. Não custa tentar, mas quando você tiver folhas e flores muito bonitas, tente fazer daquela forma, que é a forma como os biólogos guardam seus espécimes. Bem mais garantido. Beijos.

  12. krambeck filho 21 de junho de 2010 em 15:55 #

    boa tarde
    gostaria de saber como aplicar folhas secas em tecido para compor uma cupula para abajur em ferro chato.
    ou onde encontrar papeis especiais com trama sobre ele, de juta e colocar sobre ele as mesmas folhas secas
    ou outro material para esta trabalho.
    o seu trabalho esta muito bem definido, gostei dos que vi
    sou artezao a varios anos, aposentado viuvo 73 anos e gosto de coisa novas tais como o seu trabalho. o meu muito obrigado pela atençao e aguardo resposta

  13. Cris Turek 1 de julho de 2010 em 22:49 #

    Como vai Krambeck. Vou pesquisar sobre a sua dúvida, pois não tenho a resposta, mas escrevo assim que tiver novidades. Abraços.

  14. neuma maria 8 de julho de 2010 em 18:19 #

    parabem adorei gostaria que mim mandassi algumas dicas pra mim. desidratar folhas i frutas ficarei muito grata, podi mando pelo meu email

    “Neuma, não posso mandar assuntos específicos para o seu email. Você precisa cadastrar o seu email na coluna lateral do blog para receber todas as nossas novidades. Depois você mesma seleciona quais quer guardar. Cadastre na coluna Assine a Vila.Beijos.”

  15. izenilda 22 de julho de 2010 em 21:07 #

    gostaria de receber dicas de como desidratar sementes

    Querida,tudo que temos e sabemos está publicado no blog.Vou anotar o seu pedido. Fique atenta para as novidades. Cadastre seu email e receba automaticamente. É gratuito.Beijos.

  16. João Brito 26 de julho de 2010 em 17:37 #

    Sou muito fam de todo tipo de artesanatos.
    e descobri esse site muito interessante, são tantas opções…
    mais gostaria de saber onde vende prença pra prençar folhas que quero desidratar? ou eu mesma tenho que fazer? por gentileza me ajudem. obrigado. ha!! parabens a todos

    Tente procurar a prensa em casas de materiais para artesanato, mas a opção de fazer a sua própria é bem mais acessível. Veja nas imagens como é a prensa usada e tente reproduzir. Não é assim tão complicado. Beijos.

  17. lilia lima 16 de setembro de 2010 em 15:26 #

    Amei a técnica,estarei colocando em pratica junto com um grupo de artesanato que tenho aqui em Wenceslau Guimarães no Estado da Bahia.
    Um super bjs e mto sucesso pra tds Vocês!!!!!!!!!!!
    Nós trabalhamos com a Artesanato da Fibra de Bananeira.

    Lilia, apresente-se aqui na Vila, temos tanta gente que procura por fibras de bananeira. Venha mostrar o trabalho de vocês. Beijos.

  18. lilia lima 20 de setembro de 2010 em 14:42 #

    Valeu,mande-nos o endereço quem sabe nos conhecemos pessoalmente,em breve mando nosso site,que vamos fazer!!!!!!!!!
    Valeu pela resposta!!!!
    Bjs!!!!!!!!!!!!!!

    Lilia, eu quis dizer para você enviar material seu com fotos e detalhes, para que eu possa indicar pra quem procura. Eu moro na Paraíba, acho que fica um pouco longe pra você vir até aqui pessoalmente, rsrsrs Mas o convite é sério. Mostre seu trabalho e participe de nossos espaços. Beijo grande.

  19. clarice oliveira 28 de dezembro de 2010 em 14:55 #

    amei seu trabalho e suas dicas

    Obrigada querida, participe sempre. Um beijo.

  20. barbara ramos 28 de dezembro de 2010 em 15:00 #

    Achei seu trabalho fantastico
    obrigado pela dica wleu

    Obrigada você amiga, aproveite bastante tudo. Beijo.

  21. Claudio Araripe 3 de fevereiro de 2011 em 7:57 #

    Simples, facil e tem um efeito muito bom!

    Abre mil possibilidades de aplicação, concorda?

  22. Rozania 3 de fevereiro de 2011 em 11:17 #

    Sou iniciante no artesanato tudo que me chama a atenção vou lá arisco em faer. Tirei dúvida que a muito tempo tenta e vc mostrou com seu trabalho que tudo é possivel,agradeço.

    precisamos aprender as técnicas com as pessoas que sabem de verdade. É assim que eu faço quando tenho dúvidas e sempre compartilho minhas descobertas aqui com vocês. Beijos e aproveite bastante.

  23. heloisa 4 de fevereiro de 2011 em 16:35 #

    Achei muito legal ,mas prefiro a lista telefônica, é mais simples e faz o efeito desejado. abraços

    Essa é mais profissional, é usada por biólogos e por isso sabemos que funciona muito bem. Mas a lista também quebra o galho. Beijos.

  24. Elisabete 5 de fevereiro de 2011 em 11:39 #

    Gostei muito da dica. Estou procurando informações sobre como deixar as folhas translúcidas, em que só a estrutura das folhas permanecem. Sabes onde posso encontrar algo sobre essa técnica? Obrigada!

    Estou testando uma técnica mas não obtive sucesso. Vou tentar ainda uma vez e depois eu te conto se funciona, pois foi uma possibilidade sugerida e não tenho certeza de que seja válida. Aguarde para breve. Beijos.

  25. Fatima 5 de fevereiro de 2011 em 13:33 #

    Querido ,

    Para vc e familiares um ano de muitas bencas

    Obrigado, adoreiiiii,o passo a passo
    desitratacao, há anos queria fazer ,penso que em breve,irei ter um tempinho para realizar.
    Neste momento moro no país que as pessoas adora flores em todos os sentido,falo da Alemanha,agora!!quando eu ganhar ou comprqar flores, for desitratar.
    querido quando eu realizar meu sonho te informo.
    Beijos permaneca com o nosso Cristo.
    Fatima Slagter

    Manda fotos pra nós das suas flores desidratadas. Vamos compartilhar com todos. Beijos.

  26. Roseli Bodnariuc F de Vasconcelos 5 de fevereiro de 2011 em 22:46 #

    Adorei a aplicação de folhas secas na decoração de parede, gostaria de saber como poderei fixá-las. Seria cola branca com água e pincel? Passaria uma demão de vernis por cima ou cola com água.
    bjs.

    use cola quente para fixar na parede. Uma gota minúscula dá. PAssar verniz sobre elas é uma questão de gosto. No caso das fotos, elas estão sem nada. Mas você pode passar verniz sim, que é melhor do que cola branca. Beijos.

  27. margarete 10 de fevereiro de 2011 em 12:49 #

    ñ sei pq vcs pararam de enviar estas coisas lindas p/ mim . se possivél mande p/ mim a tecnica de fazer chinelos comm pedrarai por favor passo a passoou enformar cm faço virtual .bjo bjo

    Amiga, veja se as mensagens da Vila não estão indo para sua caixa de spam. Para ler esses artigos que mencionou, use o nosso campo de pesquisa digitando as palavras chave desejadas, pois infelizmente não tenho como enviar artigos antigos via email. São problemas de spam. Beijos.

  28. jessica fernades 27 de fevereiro de 2011 em 13:15 #

    foço arvores de artesanato e gostaria de usar galhos e folhas naturais gostaria de saber se teria como desidratar e usar o propri galho da arvore…

    Jessica, o sistema é o básico: esperar. O uso da sílica gel para galhos não deve funcionar em função da textura e espessura dos galhos. A melhor maneira é colocar seu galho num local seco e ensolarado e aguardar que a secagem se cumpra com o tempo. Talvez você possa testar a secagem em forno. Por que não experimenta? Eu realmente uso galhos que já encontro secos, até por uma questão ecológica, mas galhos de podas secam em torno de 30 dias depois de cortados. Aqui no Nordeste, é claro.Boa sorte.

  29. Leticia Sampaio 1 de abril de 2011 em 11:46 #

    Como faço para passar silica na folha e colocar para secar no forno?
    É só colocar em volta?

    Não Letícia, a sílica é usada pra esperar que as folhas sequem sozinhas. O forno apressa o processo maas deixa as folhas quebradiças demais. Nesse caso é só colocar a folha no formo e pronto. Mas se você quiser um resultado melhor, cubra as folhas com a sílica e aguarde uns 10 dias. Fica muito mais bonito.

  30. marilu 29 de maio de 2012 em 11:50 #

    Olá, quero iniciar a fazer brinquedos em madeira e que também mexam com a imaginação. Podes me ajudar com alguma informação? Muito obrigada. Lu

  31. Cris Turek 29 de maio de 2012 em 15:07 #

    Marilu conforme respondi por email o ideal é se informar sobre cursos em lojas de material de marcenaria como Leo Madeiras ou Leroy Merlin.

  32. isabel cristina costa bezerra 7 de julho de 2012 em 11:55 #

    adorei oqe vi …parabens…..a tmpo buscava uma forma melhor de desidratacao de folhagem….bom dia….

  33. Graça Abreu 29 de setembro de 2012 em 18:08 #

    Adorei sua dica,mas gostaria d saber como desidratar frutas,principalmente laranja e limão,p usar em artesanato.
    Muito obrigada!

  34. Cris Turek 1 de outubro de 2012 em 16:27 #

    Graça essas dicas fico devendo, mas tente em sites e blogs de culinária. Acho que você descobre.

  35. Alba Arraes 22 de novembro de 2013 em 16:07 #

    Gostei muito as dicas, você sabe quem comprar folhas de Ajiru dissecadas…

  36. Cris Turek 25 de novembro de 2013 em 11:51 #

    Alba não sabemos indicar, pois não temos contatos comerciais. Nosso foco é apenas didático.

  37. lidia 14 de janeiro de 2014 em 13:57 #

    lindos amei a ideia tanto q quero fazer.mto obrigado pela a dica bjos

  38. Gisela 26 de janeiro de 2014 em 10:50 #

    Tenho folhas que são muito especiais para mim. Quero aprender como colocar num quadro e também como colar numa caixa de madeira. Não sou habilidosa, nem tenho conhecimento algum sobre o assunto. Precisaria de um passo-a-passo. Será que alguém pode me ajudar?

  39. Cris Turek 27 de janeiro de 2014 em 19:13 #

    Gisela use o campo de pesquisa no alto do blog pra conferir todas as dicas dadas sobre o assunto e lembre de conferir também os links indicados nos textos.

  40. Priscila Pessini Nunes 2 de outubro de 2014 em 23:46 #

    Olá, Boa Noite. Adorei o post, mas gostaria de saber como faço para secar as flores, como as rosas por exemplo. Obrigada e aguardo resposta. BJS

  41. Cris Turek 6 de outubro de 2014 em 11:55 #

    Priscila você pode apenas pendurar os galhos de cabeça para baixo em local seco e protegido da luz e aguardar o tempo fazer o trabalho. Também pode colocar as flores dentro de uma caixa e cobrir totalmente com silica gel. Mas precisa ter paciência porque só o tempo para deixar as flores como você deseja. Beijos.

  42. Luciana Queiroz Marins 6 de outubro de 2014 em 21:59 #

    Olá! Estou abrindo um restaurante e gostaria de colocar galhos e folhas de manjericão, hortelã, salsa e alecrim! Sera possível usar essa técnica para desitrata-los?

  43. Cris Turek 6 de outubro de 2014 em 22:59 #

    Luciana se for para uso decorativo dá sim, mas penso que ficaria melhor seca-los pendurados, ao natural, para que não fiquem achatadinhos. A menos que queira emoldurar, aí o caminho é esse mesmo.

Deixe uma resposta

cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale