Técnica para desidratar folhas para artesanato

Folhas desidratadas em prensa de madeira e papel

Passeando aqui e ali aprendi uma técnica nova para desidratar folhas e galhos que usamos em artesanatos que pedem as folhas bem achatadas. Na verdade, essa técnica é quase como se você colocasse as folhas dentro de uma lista telefônica, com muito peso em cima. A diferença é que essa é usada por profissionais. Dá quase nada de trabalho, apenas é preciso fazer um prensa para as folhas, mas a secagem continua requerendo tempo e paciência.

A dica vem de Richard Kollath e Ed McCann, especialistas em Ciência Natural.

Você precisará de duas placas de madeira resistentes à umidade, folhas de papelão ondulado normal, folhas de jornal, papel toalha, uma barra com rosca (barra rosqueada) que dividirá em quatro, com quatro porcas borboleta e arruelas.

O jornal auxilia na retirada da umidade das folhas e o papelão ondulado promove a ventilação entre as camadas, acelerando a desiddratação. Eles poderão ser reaproveitados ainda algumas vezes, mas o ideal é trocar de tempos em tempos para não contaminar com mofo.

 

Richard e Ed escolhendo folhas para desidratar

O primeiro passo é escolher as folhas na natureza. Selecione aquela que estiverem sem rasgos e sem furos causados por insetos. A dica para obter melhores resultados é retirar as folhas que ainda estão nas árvores.

  • Leia alerta no final.
Acomodando as folhas entre papel toalha.

Acomode as folhas escolhidas entre dois pedaços de papel toalha.

Montando as camadas da prensa

Prepare a prensa. Preste atenção que os suportes de papelão ficarão bem presos entre as barras de rosca das quatro bordas.

Colocando jornal entre as camadas

Organize a sua prensa começando com uma placa de madeira como base. Sobre ela encaixe:
uma placa de papelão ondulado,
uma folha dupla de jornal,
o sanduíche de papel toalha com a sua folha natural.
Monte a pilha até ter umas 10 camadas de folhas naturais.

Encaixando a placa e apertando os parafusos que farão a prensa

Ao terminar encaixe a outra placa de madeira, coloque as arruelas nas barras e as porcas borboleta, que devem ser bem apertadas para garantir que as folhas fiquem achatadas.

Agora o segredo é guardar a sua prensa num lugar fresco e seco até que estejam desidratadas.

O tempo de desidratação vai depender do tamanho das suas folhas e do teor de umidade que elas ainda contiverem. Não deixem a prensa ao sol, pois o calor fará as folhas desbotarem também. E muito cuidado para que a prensa fique longe da umidade, pois o mofo acabaria com todo o seu trabalho.

Pra terminar, um alerta: cuidado com urtigas e heras venenosas ao circular em bosques atrás de belas folhas. Elas costumam ganhar lindas cores avermelhadas na época do outono, atraindo o seu olhar, mas são extremamente alérgicas.

A dica e as fotos são do The Compleat Naturalist

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

49 Responses to Técnica para desidratar folhas para artesanato

  1. regina 18 de abril de 2015 at 15:53 #

    Oi se colocar as folhas secas no contacto ira criar fungos…..não gostaria de colocar em quadro mas decorar a capa de caderno com a técnica da cartonagem…alga dica????

    • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 20:33 #

      Regina decupagem normal com cola de excelente qualidade. A cola protege super bem.

  2. Lúcia 14 de março de 2015 at 22:38 #

    Adorei ,aprender vou fazer.Tenho muitos “matos” na minha horta,sipós posso usar qualquer folha?
    estou super entusiasmada com muita criatividade.Estou facinada com todo mato,tem muita coisa diferente,de todo tipo.Hortelã,São João,quebra-pedra,avenca,varios capim que dão flores galhos folhas grantes e de frutas como pitanga,mexerica,ramo de maracujá estou louca com tanta variedade.Como faço com coisas grandes?Tenho trevo 2 tipos de samambaia ramos e fohlas lindas que nem sei o quê é,posso usar arruda gengibre.Ah, não dá pra ficar falando.tenho verdadeiro paraiso diverso em material me orientem!Tô feliz com isto.Muito obrigada,aguardo.

    Lúcia

    • Cris Turek 16 de março de 2015 at 12:01 #

      Lúcia, o processo é este mesmo para qualquer tipo de folha, é só adaptar ao tamanho necessário.Divirta-se bastante. Beijos.

  3. Rosângela 6 de dezembro de 2014 at 22:33 #

    Olá!
    Queria saber se preciso passar algo como verniz nas folhas, antes de enquadrar. No meu caso, colhi algumas folhas em um país que visitei e as considero parte de minhas lembranças da viagem(um lugar muito abençoado!). Bjs.

    • Cris Turek 9 de dezembro de 2014 at 18:40 #

      Rosângela se quiser preservar as cores aplique uma camada de cola branca diluída num pouco de água. É o suficiente para proteger.

  4. Luciana Queiroz Marins 6 de outubro de 2014 at 21:59 #

    Olá! Estou abrindo um restaurante e gostaria de colocar galhos e folhas de manjericão, hortelã, salsa e alecrim! Sera possível usar essa técnica para desitrata-los?

    • Cris Turek 6 de outubro de 2014 at 22:59 #

      Luciana se for para uso decorativo dá sim, mas penso que ficaria melhor seca-los pendurados, ao natural, para que não fiquem achatadinhos. A menos que queira emoldurar, aí o caminho é esse mesmo.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem