
Andei pesquisando para mais um leitor, o Márcio Santos que me escreveu: “Gostaria de aprender como fazer uma cama box com garrafas pet, tem como? “ . Confesso que sempre tive um pé atrás, porque mesmo achando a idéia interessante, nunca tinha vista nada bem feito de verdade. E nesse sentido foi ótimo, pois encontrei trabalhos excepcionais (a indicação está no final do artigo).
Todos nós já vimos como se faz um pufe de garrafas pet. Já pipocou em tudo quanto é blog verde. Esse tutorial está muitÃssimo bem explicado pela Recicloteca. É lá, inclusive, que eles ensinam o pulo do gato para fazer todos os outros móveis como, cadeiras, sofás e as camas. Qual é o pulo do gato? A peça de resistência. Vamos dar uma espiada pra entender.
![]() | ![]() | ||
![]() | ![]() |
| O importante nessa montagem, é encaixar a peça c na peça b encostando o bico da garrafa no fundo. Da mesma forma, a garrafa a deve entrar com firmeza até o fundo da peça c e a cobertura com a peça d deve ficar bem justa. Outro detalhe importantÃssimo: use somente garrafas de dois litros. |
Parte-se do princÃpio, óbvio, que todos esse móveis precisarão suportar o peso das pessoas. Para que isso aconteça sem maiores problemas, é necessário que a estrutura seja resistente. Uma garrada pet solta, não consegue suportar tanto peso, mas numa garrafa pet reforçada montada em módulos, a segurança necessária está garantida.
![]() | ![]() | ![]() |
O segredo está em unir as peças de resistência duas a duas, depois essas duplas em duas, tornando-se quatro, depois essas quatro em duplas que se tornam oito e novamente até chegar no conjunto com dezesseis. O importante é que a cada vez que você una um conjunto desses, eles sejam bem envolvidos com uma fita adesiva larga de qualidade. Assim pode ter certeza de que seu móvel durará por muito tempo.
A dica é colar a fita adesiva com bastante pressão, para que as peças fiquem muito firmes.
O módulo com dezesseis peças é que será unido a outros iguais até chegar no tamanho do móvel que você deseja.
- Para uma cama de solteiro serão necessários no mÃnimo 750 garrafas. Para uma cama de casal padrão você precisará de 1500 garrafas. As diferenças extras ficam por conta das cabeceiras e de como você deseja fazê-las.
- Para um sofá de dois lugares você precisará entre 400 e 500 garrafas.`
- Para uma poltrona são necessárias 250 garrafas.
- para um pufe entre 40 e 50 garrafas.
Para criar uma espécie de encaixe para o seu colchão, ou saber como se fazem os braços e encostos dos sofás, confira a explicação na página da Recicloteca.
No caso da cama não é necessário colocar nenhum estrado sobre a estrutura. Um bom colchão com espuma firme é o suficiente.
![]() | ![]() |
Quer dar uma aparência bonita ao seu móvel?
Para sofás, poltronas e pufes, o ideal é fazer um revestimento com espuma para estofamento e uma capa, como esse acima.
Para a cama, pinte com tinta PVA e personalize o seu encosto com tecido, de outras maneiras.
Você tem alguma dica para acrescentar? Já construiu algum móvel de garrafa pet? Contribua e compartilhe conosco a sua experiência.
Conheça alguns trabalhos visitando as páginas da Humanizarte e a galeria Picasa de Carlos Matos.
Fotos: Reciclarte, Recicloteca e Humanizarte









Tenho um puff de garrafas pet. É legal !!! Foi legal ter feito. Está em uso a muitos anos, mas….(sempre tem um mas!) ele fica rangendo, e isso incomoda. Imagine uma cama!!!!! Bjs
Essa era uma das dúvidas que eu tinha. Foi bom você ter compartilhado conosco, Mary.
Fica a sua experiência pra quem vem. Caso tenha alguém aà com mais alguma observação para acrescentar, ficamos gratos.
Só assim conseguimos ter impressões variadas sobre a técnica.
Obrigadão, Mary.
gostaria muito de receber em meu email o passo a passo de como fazer sofa ,cama e outros de garrafas pet ,grata
Rosimeire, não é possÃvel enviar assuntos segmentados.
Se inscreva e receba todas as nossas atualizações, inclusive sobre trabalhos com pet.
Para se inscrever confira a coluna lateral do blog. Lá tem todas as instruções.
Um abraço.
boa tarde, amei as dicas de moveis com pet, mas estaou procurando, passo a passo de poltronas de pet. vcs podem me ajudar.
obrigada
Deise, a base para fazer a poltrona é exatamente a mesma que expliquei para a cama. O acabamento para o encosto voce encontra no link dentro do artigo em Recicloteca. Confira lá e veja como é simples. Abraços.
gostaria de fazer uma observação, estou fazendo uma cama de casal c/ pet, e já a estou usando embora não esteja terminada. Vi o comentario da Mary sobre o ranger do put e se perguntou sobre a cama. Não sei se é porque o meu colchão é de mola, mas a cama não range não, e é bem confortável.
Obrigada Neide pela colaboração e auxÃlio. Participe também do nosso mural. Mande pra nós uma foto da sua cama pronta.
Tem muita gente interessada em ver mais desses trabalhos e eu teria prazer em colocar no nosso mural. Abração.
Gostaria de receber dicas do que fazer com potes de danoninho,pois nao encontrei nada interessante. Ate mas.
Andrea, não tenho nada com potes de danoninho, mas vou anotar o seu pedido.
Não sei como ,mas acredito que móveis reciclaveis seria uma solução não só para o MEIO AMBIENTE,como para creches,escolas,abrigos,intituições como Fundação casa e até para pessoas de ´´area de risco.
As prefeituras em parceria com igrejas e outras instituições,promeveriam umas oficinas onde os próprios interessados construÃssem seu mobiliário.
è uma forma de conscientização e de mudar da politica de “dar o peixe para levar a pescar”
Sonia, você está certÃssima quanto ao seu pensamento. Nós vamos fazendo o que está ao nosso alcance e estamos abertos a divulgar os contatos de quem pode auxiliar. Só falta a participação do poder público nesse incentivo, não é? Abraços.
Ola vas estão de parabéns mas infelismente não achei o que procorava queria ter achado com faciladade,e passo apasso como embrulhar bonito mas com sipliscidade uasando papel celofane .Ate mas bao sorte.atenciosamente Marta .
Realmente Marta, não tenho esse pap no blog, mas vou anotar o seu pedido. Obrigada por participar.
Amei essas peças sao muito lindas
Obrigada Marilene por participar e visitar a Vila. Suas palavras são muito bem-vindas. Abraços.
primeiramente parabens, precisamos de pessoas dinamicas com boas ideias para diminuir as garrafas pet nosrios ou mares . Gostaria de fazer cama para cachorro ou um estrado de garrafa pet.
Gina, acredito que para fazer a sua cama de cachorro você só precise adaptar o tamanho, mas o processo deve ser o mesmo.
Que tal fazer uma experiência e nos mostrar depois? Qualquer novidade postamos aqui no blog. Beijos.
Oi, adorei seu tarabalho!!!
Mas, gostaria de saber se tem como encapar o sofá de garrafas pet, com tecido…Se tiver, como fazer???
Obrigada!!!
Josiane, não temos essa pap de como forrar, mas penso que você deve proceder da mesma forma como se fosse outro tipo de estrutura, colocando espuma e cobrindo com uma capa de tecido. O ideal é ter mais dicas com um estofador. Essa informação vou ficar te devendo por hora. Um abraço.
oi moro aqui na bolivia sou estudante de medicina e nas horas vagas gosto de me dedicar ao artezanato adorei as ideias assim que estiver pronto mandarei fotos obrigada
Queria saber quem fez esta cama e se esta pessoa faz uma cama de casal e quanto cobra???? Amei este site super lindo e aproveitando o que temos em casa assim nao agredimos o nosso meio que lindo
Se tem algum modelo de casa para casa para cachorro queria ver ????
Um abraço
Giseli, vou esperar super curiosa para ver suas peças. Envie para blog@viladoartesao.com.br, ok?
Beijos.
Adriana, os contatos dos artesãos que fizeram essas peças estão nas letras azuis no final do artigo.
É só clicar que você irá para as páginas deles. Com certeza algum deles poderá te auxiliar. Beijos.
adorei estas peças estão linda vocÊ esta de parabéns, também esperando ser contemplada com dicas para que eu possa tenta por em pratica com crianças carentes agradeça muito um grande beijo
Elineide, acesse nossa categoria Faca Você Mesma e veja quantas dicas temos pra você aproveitar. Beijos.
Gostaria de saber o endereço do blog, onde eu possa aprender isso tudo.
Obrigada.
Dilciara.
Dilciara, a Vila do Artesão não possui um espaço fÃsico. Estamos apenas aqui na internet. Mas sempre estamos indicando lugares onde é possÃvel aprender novas técnicas. Fique atenta que podemos falar sobre a sua cidade. Um abraço.
Gostaria de receber por email se como fazer o sofa de garrafa pet se possivel
gostei muito do seu trabalho, muito legal alem de ajudar em muita a natureza.
Fique com Deus
Odete, não é possÃvel enviar tutoriais especÃficos por email. E as instruções básicas de como fazer a cama estão nesse mesmo artigo.
Você vai precisar fazer uma experiência para uma cama, mas o processo é exatamente o mesmo do pufe. Apenas adeque o tamanho da peça para a cama.
De resto é tudo igual. Depois mande fotos pra mostrar pra gente. Beijos.
gostei muito de visitar estas paginas se puder mande no meu email como fazer cama sofa e cadeiras de pet pois otrabalho de voces e otimo parabens
“Santos, obrigada por participar. Todos os tutoriais que a Vila dispõe já estão publicados no blog. Para encontrar é só usar o campo de pesquisa. E para receber nossas dicas é necessário que você cadastre o seu email na coluna lateral do blog em Assine a Vila. É a única maneira. Aguardo sua inscricão. Abraços.”
parabens pela iniciativa e gostaria de receber com detalhes como montar cama de pet e sofa
Olá Santos. Veja só, a Vila não tem como enviar técnicas especÃficas para o seu email Para receber nosso material você precisa cadastrar-se na coluna Assine a Vila. É a única forma. Sobre o pap de cama, nós não possuÃmos. Entre em contato com algum dos artesãos indicados nesse artigo. Talvez eles possam auxiliar você melhor. Abraços.
Adorei!Achei vocês no google.Hoje fui colocar umas garrafas pet fora e pensei em fazer umas caminhas para meus dois cachorros só que não sabia como.Obrigada por todas as dicas.Fiquei impressionada em como se pode fazer coisas com pet.Gente até cortinas sinceramente nunca havia imaginado esse tanto de coisas.Bjos Denise
Pelo jeito você já andou lendo vários dos nossos artigos, não foi? Que bom que você curtiu as sugestões e vai partir pra criar suas próprias peças. Mostra pra gente a caminha do seu bichinho pronta. Mande fotos para blog@viladoartesao.com.br Adoraria mostrar pra todos. Beijos.
gostaria de receber no meu e-mail o passo a passo do sofa, cama , puff e outros.
sou de Santo estevão e gostei muito do seu trabalho.
que Jesus continui abencoando e dando sabedoria.
Querida Ana, o pap que temos está disponivel no blog para seu uso. É só acessar o artigo e conferir. Nele também há links para outras fontes de pesquisa. Confira.
Não tenho como enviar um artigo antigo para o seu blog. Cadastre o seu email e receba nossas atualizacões a partir de agora. O cadastro está na coluna lateral do blog. É grátis. Abraços.
oi adorei a sugestões de fazer moveis com garafa pet pricipalmente as camos e sofa. so presidente de uma assosiação de mulheres que são muito carentes de trabalhos gostaria de receber no meu imail instrução como fazer moveis, e outros, para poder ajuda algumas delas que nesesita tanto de trabalho, moro em um lugar de turismo e nunca tivemos ajuda de nenhum gestor municipal para, levantar o alta estima , vou monta uma oficina de moveis de garafa pet e outros materias reciclaveis. preciso da sua ajuda poso contar com vc meu endereco e avenida beira mar cep 45520- 000 marau-ba. associação de mulheres afro descendentes de marau.fico grata desde já beijos e muito suceso em sua vida.
Querida Rosilene, a Vila não trabalha com as garrafas pet, apenas divulgamos dicas vindas de outros artesãos. Tudo que temos está publicado no blog com links para outras fontes de pesquisa e tudo você pode usar à vontade na sua associacão. Infelizmente não tenho mais material sobre esse tema, apenas o que já está no blog. Assim que possÃvel publicaremos novidades. Para não perder nada, cadastre seu email na coluna lateral do blog e receba automaticamente todas as novidades. É grátis e você usa como ficar melhor pra vocês. Boa sorte e um abraço.
[...] CAMA >> Â Â http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/02/cama-sofas-e-pufe-de-garrafa-pet-aprenda-a-fazer/ « *** 3 erres *** com garrafas Pet (((Reduza, [...]
Oi adorei seus trabalhos. Gostaria de saber se voce faria por encomenda um puff com as garrafas pet. Seria para uma feira de reciclagem no colégio de meu filho. Eu até poderia fazer, o negócio é que eu não tenho tempo, pois trabalho o dia inteiro e chego tarde em casa. Aguardo seu retorno. Abraços
Lúcia, o nome da artesã que faz esses pufes e o link de contato com ela, está no final do artigo. Escreva pra ela diretamente, ok? É mais rápido. Beijos.
Muito legal a cama e o sofá de Pet, mas como encapar o sofá?
No post não dá pra conferir esse pequeno detalhe.
Valeu!!!
Ana
O foco desse pap é a estrutura em pet. Para encapar é preciso ter experiência com costura, tirar todas as medidas, fazer um molde e montar, como um estofador costuma fazer. Vou anotar o seu pedido e se encontrar boas dicas de como fazer publicarei no blog, ok? Beijos.
eu amei essas dicas de auto sustentabilidade , só que existem pessoas que ainda ñ repararam que o mundo esta se acabando, e por isso temos que reciclar, pois a maior parte do lixo mundial, faz parte de coisa que podemos reciclar
É isso mesmo MAh. Vamos difundir a experiência o máximo que pudermos.
Gostaria de receber por email se como fazer o sofa de garrafa pet se possivel
gostei muito do seu trabalho, muito legal alem de ajudar em muita a natureza.
Como encaixar as garrafas da cabeceira da cama ou do encosto do sofá.
Fique com Deus
Carminha, nesse artigo tem links para artesãos especializados na técnica do uso do pet. Entre em contato diretamente com eles que tenho certeza de que poderão te ajudar melhor. Beijos.
Gostaria de receber o passo a passo pois gostaria de aprender para passar algumas tecnicas para as mulheres da munha comunidade muito obrigado
Chirley, o único pap que tenho com pet é esse. Nesse artigo tem links para alguns artesãos que confeccionam os móveis. Escreva diretamente pra eles pois talvez eles possam te ajudar. Um abraço.