Como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco

Jardim vertical dá vida ao spa

Dias atrás me escreveu a Silvia Coca, dizendo assim:

“…Gostaria de saber como montar um jardim vertical, ou painel verde com vasos ( como escoar a água, adubar, cultivar etc.)…”

Bom gente, estamos muito acostumados a ver paredes cheias de vasos presos, treliças recobertas de trepadeiras floridas, mas como seria fazer um jardim vertical corretamente, prático e de forma que as plantas se mantivessem sempre bonitas?!? Fui pesquisar e descobri muitas coisas.

Descobri, por exemplo, que existem várias formas e tecnologias diferentes vindas do exterior que resolvem esse problema com muita facilidade. Regas automáticas, adubação controlada, estruturas com escoamento perfeito e com reaproveitamento de água. Totalmente ecológico e sem dar trabalho. Mas todas elas a um custo elevado.

Pensei: acho que não é isso que a Silvia está procurando. Fucei mais um pouco e encontrei uma solução que sai das treliças, não é tão elaborada a ponto de ficar inacessível ao bolso, e pode acoplar um sistema de regas automáticos, se for da sua vontade: os painéis de fibra de coco.

Varanda recoberta com jardim vertical com placas de fibra de coco

Aspargos e prquídeas nos vasos de fibra de coco
Você sabe que o uso dos xaxins foi proibido já tem algum tempo. Em função disso desenvolveu-se um sistema em que a fibra do coco misturada à seiva da seringueira, forma um material que se converte em vasos, placas, mantas, painéis, e muita coisa mais. Com esse material é possível construir um jardim vertical a baixo custo, que atua como uma proteína, facilitando o crescimento e enraizamento das plantas. É durável, permeável, um fungicida natural e que vai manter suas plantas saudáveis.

Observem nas fotos como os painéis com vasos foram montados uns sobre os outros.

 

Como fazer?

 

  1. Impermeabilize muito bem a parede que irá revestir. Existem produtos apropriados para isso.
  2. Escolha, segundo o tamanho da sua parede, a forma de aplicação, se painéis ou placas com vasos.
  3. Fixe as placas na parede usando parafusos.
  4. Se desejar, instale mangueiras de irrigação. Se a parede for alta, isso facilitará a sua vida. Nesse caso consulte um especialista.
  5. Coloque terra, adubo e plante suas plantas preferidas da forma tradicional.
 
Placa com vaso de fibra de coco
Parede com painéis e vasos de fibra de coco
O bom é que a água que escoa desde lá de cima, cairá sobre o vaso embaixo e assim até o chão. Se a sua parede é externa não há nenhum problema. Se for numa varanda, acople canaletas reservatórias na base da sua parede para controlar o excesso de água das regas.

As plantas mais indicadas para criar volume e dar vista a um jardim vertical, são os aspargos e as ripsalis, que quase nem precisam de terra. Tem também as samabaias. Na medida que crescem, dão vista e fecham os espaços entre os vasos. Mas você pode colocar as flores que desejar, como orquídeas, por exemplo, intercalando com os aspargos. Consulte sempre seu jardineiro sobre a melhor forma de adubar as suas plantas e preste atenção na quantidade de luz que sua parede recebe. Isso é muito importante.

Tenha em sua mente que as plantas e flores levarão algum tempo para chegarem ao resultado pretendido, mas o esforço e a paciência valerão à pena.

Agora é com você. Se alguém aí já fez um jardim vertical com outra solução, escreva contando, porque a Silvia gostaria de conhecer outras opções. E eu também.

Fotos: 1. Coquim, 2 e 3. Paula Magaldi, 4 e 5. Coquim

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

75 Responses to Como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco

  1. lyscia 15 de fevereiro de 2014 at 15:54 #

    Herdei uma casa no centro histórico de Petrópolis que pertenceu ao neto do Barão de Petrópolis, vou restaurar a casa e os móveis e fazer um atelier nela chamado Antigamente, a idéia é reunir pessoas que façam arte de vanguarda com técnicas de antigamente. Tenho um paredão imenso que divide com o vizinho onde pretendo fazer um jardim vertical que servirá de mostruário ou poderá ser vendido se renovando sempre. Peço a você que indique alguém que queira fazer parte desse atelier onde poderão ter artistas expondo, terá um café tb e várias coisas acontecendo. Mas gostaria muito que tivesse um profissional ou profissionais de paisagismo expondo lá tb. Alguma sugestão? Conhece alguém. A casa já está em obra e espero que tudo fique pronto no máximo em 6 meses. Vamos ter tb uma loja virtual com todos os artistas e seus produtos. Obrigado

    • Chris Almeida 17 de maio de 2015 at 9:47 #

      Ola gostaria de conhecer seu espaço. Veja o meu: Café com Arte Avenida

      • Cris Turek 18 de maio de 2015 at 12:43 #

        Chris seria um prazer mas não temos espaços abertos ao público. É tudo neste mundo virtual, 😉

  2. márcia 2 de janeiro de 2014 at 14:16 #

    Ola,tudo bem!Eu amo flores,adorei esta ideia.
    Obrigado,por fazer minha vida mais feliz.

  3. cida 4 de junho de 2013 at 22:14 #

    eu moro em mg aqui é muito calor eu posso fazer esse jardim vertical na minha parede bate muito sol a tarde, e quais são as plantas,eu amo orquidias

    • Cris Turek 6 de junho de 2013 at 17:36 #

      Cida não entendemos muito de plantas. Se for fazer deve procurar ajuda de um floricultor para escolher espécies que gostem exclusivamente do sol.

  4. denise 30 de maio de 2013 at 12:03 #

    Bom dia Cris Turek,estou pesquisando como fazer jardim vertical,minha maior duvida tem sido como plantar,não queria usar terra, pois suja e temos que ficar removendo a terra para não ficar compactada.O jardim que quero fazer e em toda a parede da área interna.Gostaria de uma ideia, pode me ajudar?

    • Cris Turek 30 de maio de 2013 at 14:01 #

      Denise, sem terra você limita os tipos de plantas, infelizmente. Nesse caso consulte um paisagista pra se informar melhor sobre as espécies que aceitam essa condição e também o modo correto de fazer.

  5. Gabriela Sahyão 24 de abril de 2013 at 14:21 #

    Aproveitei o seu blog e fiz um jardim suspenso de “chifres de veado” e de orquídeas. Ficou espetacular. Obrigada.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem