Top Menu

Como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco

Jardim vertical dá vida ao spa

 

Dias atrás me escreveu a Silvia Coca, dizendo assim:

“…Gostaria de saber como montar um jardim vertical, ou painel verde com vasos ( como escoar a água, adubar, cultivar etc.)…”

Bom gente, estamos muito acostumados a ver paredes cheias de vasos presos, treliças recobertas de trepadeiras floridas, mas como seria fazer um jardim vertical corretamente, prático e de forma que as plantas se mantivessem sempre bonitas?!? Fui pesquisar e descobri muitas coisas.

Descobri, por exemplo, que existem várias formas e tecnologias diferentes vindas do exterior que resolvem esse problema com muita facilidade. Regas automáticas, adubação controlada, estruturas com escoamento perfeito e com reaproveitamento de água. Totalmente ecológico e sem dar trabalho. Mas todas elas a um custo elevado.

Pensei: acho que não é isso que a Silvia está procurando. Fucei mais um pouco e encontrei uma solução que sai das treliças, não é tão elaborada a ponto de ficar inacessível ao bolso, e pode acoplar um sistema de regas automáticos, se for da sua vontade: os painéis de fibra de coco.

 

Varanda recoberta com jardim vertical com placas de fibra de coco Aspargos e prquídeas nos vasos de fibra de coco

 

Vocês sabem que o uso dos xaxins foi proibido já tem algum tempo. Em função disso desenvolveu-se um sistema em que a fibra do coco misturada à seiva da seringueira, forma um material que se converte em vasos, placas, mantas, painéis, e muita coisa mais. Com esse material é possível construir um jardim vertical a baixo custo, que atua como uma proteína, facilitando o crescimento e enraizamento das plantas. É durável, permeável, um fungicida natural e que vai manter suas plantas saudáveis.

Observem nas fotos como os painéis com vasos foram montados uns sobre os outros.

 

Como fazer?

 

  1. Impermeabilize muito bem a parede que irá revestir. Existem produtos apropriados para isso.
  2. Escolha, segundo o tamanho da sua parede, a forma de aplicação, se painéis ou placas com vasos.
  3. Fixe as placas na parede usando parafusos.
  4. Se desejar, instale mangueiras de irrigação. Se a parede for alta, isso facilitará a sua vida. Nesse caso consulte um especialista.
  5. Coloque terra, adubo e plante suas plantas preferidas da forma tradicional.
 
 
Placa com vaso de fibra de coco Parede com painéis e vasos de fibra de coco

 

O bom é que a água que escoa desde lá de cima, cairá sobre o vaso embaixo e assim até o chão. Se a sua parede é externa não há nenhum problema. Se for numa varanda, acople canaletas reservatórias na base da sua parede para controlar o excesso de água das regas.

As plantas mais indicadas para criar volume e dar vista a um jardim vertical, são os aspargos e as ripsalis, que quase nem precisam de terra. Tem também as samabaias. Na medida que crescem, dão vista e fecham os espaços entre os vasos. Mas você pode colocar as flores que desejar, como orquídeas, por exemplo, intercalando com os aspargos. Consulte sempre seu jardineiro sobre a melhor forma de adubar as suas plantas e preste atenção na quantidade de luz que sua parede recebe. Isso é muito importante.

Tenha em sua mente que as plantas e flores levarão algum tempo para chegarem ao resultado pretendido, mas o esforço e a paciência valerão à pena.

Gente, agora é com vocês. Se alguém aí já fez um jardim vertical com outra solução, escreva contando, porque a Silvia gostaria de conhecer outras opções. E eu também.

Fotos: 1. Coquim, 2 e 3. Paula Magaldi, 4 e 5. Coquim

Você vai gostar também de:

     

, , ,

75 respostas para Como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco

  1. elaine miguel 4 de fevereiro de 2010 em 15:34 #

    Bom dia!
    Sempre leio todas dicas por voces dadas,sou arteira; cada dia faço uma coisa diferente e gosto muito do blog.
    Parabéns pela qualidade e quantidade.

    Elaine.

  2. Cris Turek 5 de fevereiro de 2010 em 10:02 #

    Obrigada Elaine por participar, bom ter você conosco. Um abração.

  3. Sueli de Oliveira 7 de fevereiro de 2010 em 10:11 #

    Oi Cris gostaria de saber onde comprar placas de fibra de coco. Moro em São Paulo,nos locais onde procurei não encontrei nem fibra de coco, nem cabaça,gostaria muito de fazer trabalhos com esse materiais. Por favor se voce puder me indicar ficarei muito grata.
    Beijos
    Sueli

  4. Cris Turek 7 de fevereiro de 2010 em 18:01 #

    Sueli, as placas para jardinagem você encontra em qualquer boa floricultura, dessas que vendem também mudas.
    Atualmente todos os vasos de fibras são com esse material.
    Mas para inventar outras coisas pesquise no google por placa de fibra de coco.
    Exitem muitas opções, veja se há alguma próxima de você.
    Beijos.

  5. Monica A. Cunha Araujo 10 de março de 2010 em 20:15 #

    Gostaria de comprar xaxins de fibra de coco. Onde? Gostaria de um endereço eletrônico.Obrigada.

  6. Cris Turek 11 de março de 2010 em 13:26 #

    Monica, verifique nesse link. Tem várias opções, é só consultar. Abraços.

  7. Neide Mantovani 3 de maio de 2010 em 15:44 #

    Gostaria de saber o preço das placas em fibra de coco, com vaso, nos tamanhos: 20×40 e 40×40. Vocês tem como me atender?
    Att.
    Biogarden Projetos
    Neide Mantovani

  8. paulo carvalho 29 de junho de 2010 em 20:11 #

    quero saber aonde e de quem posso comprar chapas e ou fôlhas de fibra de côco, para confeccionar arandelas e cúpulas de abajour……..-obrigado!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Cris Turek 1 de julho de 2010 em 23:40 #

    Paulo, existem mantas prontas de fibra de coco que podem servir para o seu projeto.
    Você encontra os fornecedores pesquisando no Google com as palavras “fibra de coco”.
    Existem vários. Veja qual fica mais próximo de sua cidade. Abraços.

  10. karen 13 de julho de 2010 em 23:43 #

    Estou muito feliz por ter a oportunidade de atuar na area de manutenção de jardins ,adoro “meus matinhos” trocar idéias e experiencias é muito importante

    grande beijo

    Karen

    Karen, o melhor de tudo e fazer o que gostamos. Beijos.

  11. karen 16 de julho de 2010 em 21:42 #

    Pode me ajudar com uma sugestão de jardim uma casa de lanches na beira da estrada?
    Casa de madeira , no local já existem algumas plantas ,gostaria de uma ajuda pois será minha vitrine o local é de um amigo que permitiu que eu usufrua para divulgar meu trabalho .

    Grande beijo

    Karen

    Karen, vou ver como posso auxiliar. Te escrevo. Beijos.

  12. ANTONIO EDSON BARRETO 26 de julho de 2010 em 10:56 #

    Olá, somos uma OSCIP e trabalhamos com aproveitamento da casca do coco seco no interior de Sergipe, a comunidade de Lagoa Redonda-Pirambu-SE, onde atuamos tem uma capaciadade produtiva de 580,000 ( quinhentos e oitenta mil) frutos a cada 90 dias. Estamos procurando parceiros para fornecimento de fibras de coco, temos dois trituradores, uma classificadora , uma peneira tunel, uma peneira vibratoria. Contato: Edson. 079-9869-9482

    Antonio, sua oferta está publicada em nossos comentários. Convido você a escrever para nós um breve depoimento contando e, se possível, mostrando em fotos o processo de aproveitamento do coco. Assim posso publicar um artigo no blog e divulgar com mais eficiência seu trabalho. Um abraço.

  13. VALDINEI MARQUES 28 de julho de 2010 em 8:35 #

    OLA VC PODERIA ME DAR UMA DICA DE SITE COMO FAZER UM VASO COM FIBRA DE COCO …TRABALHO EM UMA EMPRESA QUE TRITURA MUITO COMO E GOSTARIA DE SABER UMA FORMA MAIS COORRETA DE APROVEITAR ESSA FIBRA DE COCO SE PUDER RESPONDER POR EMAIL…..OBRIGADO

    Valdinei, não possuímos a técnica que transforma o coco seco em vasos. Nos comentários tem o telefone de uma OSCIP que trabalha com isso. Entre em contato com eles, quem sabe eles poderão te ajudar. Abraços.

  14. Sidnei 23 de setembro de 2010 em 11:43 #

    Bom dia !

    Gostaria de saber onde posso comprar esses paineis fantásticos.

    Grato !
    Sidnei

    Sidnei, esses painéis que ensino a fazer você compra em módulos em boas lojas de jardinagem, mas existem empresas especializadas que fazem num nível bem mais elaborado. Basta pesquisar no google com Jardim Vertical e você já descobre. Um abraço.

  15. rafaella Crepaldi 12 de outubro de 2010 em 22:51 #

    ola, eu gotaria muito de saber como foi feito o jardim vertical da primeira foto que desse post acima “como fazer um jardim vertical com placas de fibra de coco”..
    alguem poderia me informar, estou realmente interessada em fazer um!
    obrigada!
    rafaella

    Foi feito da forma como está descrito no artigo Rafaella, apenas a diferença está no tipo de plantas que foram usadas para cobrir as fibras, mas é exatamente o mesmo material. Faça a experiência.

  16. rafaella Crepaldi 14 de outubro de 2010 em 9:21 #

    Ola, obrigado pela resposta. mas ainda tenho duvidas. rs

    Porque o aspecto da primeira foto é bem diferente das demais, e as outras eu não gosto muito do resultado, aparecendo a fibra e tal. Gostaria de saber se para fazer um tablado enorme, eu preciso colocar os vazinhos na parte da frente, ou posso esconder atraz? e se precisa ficar “muito”afastado da parede!? e a mangueira fica escondida atraz de tudo?! ou rego manualmente? e por ultimo, eu devo encher logo de cara com muitas plantas, ou espero crescer pra preencher?
    brigada desde já!
    Rafaella

    O ideal é ter rega automática, mas se não for possível, você mesma poderá regar. Agora lembre que para ter um painel como da foto que você gostou, você precisa ter muita paciência, pois as plantas levam tempo para preencher os espaços. Mesmo que você encha todos os vasos com muitas plantas. Para cobrir toda a fibra escolha trepadeiras para fechar os espaços, e plantas de folhagens para dentro dos vasinhos. Tudo é uma questão de composição.E tempo. Beijos.

  17. Luana 23 de outubro de 2010 em 14:32 #

    Cris eu acabei de achar seu blog ele é lindo parabéns.
    Bom, eu estava procurando como eu posso usar a fibra do coqueiro já que aqui em casa tenho 3 (sempre vejo a minha sogra queimando as folhas e um tipo de fibra que ele tem) e penso será que eu em casa poderia fazer algo com as folhas e aquela fibra? Não aguento vê-la queimando as folhas sempre quando limpa o coqueiro. Já pensei em compostagem orgânica, mas queria fazer algo como essas placas, será que tem como fazer isso de forma artesanal?
    Luana
    Beijos

    Luana, as placas e vasos são feitas com o coco seco e desfiado que depois é prensado com uma resina natural pra dar resistência e formato. Com as folhas dá pra fazer artesanato, mas você precisaria encontrar um professor que te ensinasse como tirar as fibras e trançar. Infelizmente eu não tenho esse passo-a-passo pra te ajudar. Mas ficam aí as dicas.

  18. Ela 14 de novembro de 2010 em 16:52 #

    Adorei este blog. Parabéns.

    Obrigada amiga. Espero que volte sempre. E participe, beijo.

  19. Luana 4 de dezembro de 2010 em 13:57 #

    Cris obrigada pelas dicas.
    :D

    Aproveite amiga, fica show de bola.

  20. Renata 10 de fevereiro de 2011 em 22:17 #

    Morro de vontade de fazer um jardim vertical na minha sacada, mas ela nao tem paredes somente grades de +\- 1,5m e a rede de protecao infantil.
    Vc tem alguma ideia de como faria?
    Abs, renara

    QUerida, infelizmente é necessário uma parede para suportar todo esse peso das plantas, dos vasos e da terra. Senão corre o risco de despencar tudo com o tempo. Imagine o peso que toda a estrutura ganha quando for irrigada. Procure usar uma parede, mesmo que estreita. Deixe a grade para que alguma trepadeira cresça sobre ela. Beijos.

  21. Carlos 13 de fevereiro de 2011 em 18:08 #

    Ola! Adorei esta materia e gostaria de republica-la em meu blog.
    Necessito de sua autorizacao, para fazer isto, obviamente colocando os devidos creditos.

    Obrigado.

    Carlos, pode republicar sim, apenas coloque um link ativo para o artigo original, por favor. Obrigada por perguntar. Abraços.

  22. LUÍS ROCHA 20 de fevereiro de 2011 em 19:11 #

    Que bom estava procurando onde e como írei colocar minhas orquideas que comecei a plantar, ideia genial tinha pensado fazer um orqidario em cima da lage mas com
    vasos de cimento com argila agora posso usar as placa de fibra de côco

    20/02/2011

    Luis, elas são ótimas para as plantas. Depois me conte.

  23. heliane valente 4 de abril de 2011 em 11:58 #

    Amei a dica e farei um jardim vertical na entrada da minha casa. Parabéns pelo seu trabalho!!! Dá vontade de sair correndo e fazer tudo na hora!!! É uma loucura!!rsrsrs
    bjs
    Heliane

  24. Cris Turek 4 de abril de 2011 em 20:04 #

    Heliane, fico feliz que você tenha ficado tão animada. Depois de pronta, mande fotos da sua parede para o nosso mural. Beijos.

  25. Santos 8 de abril de 2011 em 18:01 #

    Ola, fiz um jardim vertical na minha casa mas acho que ta faltando algo e gostaria muito de uma dicas. Se tiver como eu enviar foto por favor me diga como.
    Obrigado.

  26. Cris Turek 9 de abril de 2011 em 23:09 #

    Santos, envie a foto para blog@viladoartesao.com.br

  27. Vera 16 de junho de 2011 em 1:22 #

    Estou encantada com suas dicas.Adoro plantas e morava em casa de quintal.Agora estou em apartamento e só me restou pequenos espaços para plantar…Aí,que maravilha encontrei você.
    Tentarei montar meu jardinzinho vertical.
    Fica com Deus e suas dicas fantásticas.

  28. Cris Turek 17 de junho de 2011 em 18:05 #

    Vera, espie a coluna Jardins e Hortas que lá tem muitas dicas pra quem mora em apartamentos.

  29. Cristiane 19 de junho de 2011 em 13:14 #

    Boa tarde,

    adorei a matéria. Estou montando um pequeno jardim na minha varanda. Gostaria de saber qual melhor produto (o mais indicado) para hipermeabilizar a fibra de coco para poder colocar na parede. Não quero hipermeabilizar a parede, vou colocar apenas 2 vasos de fibra de coco numa placa tb de fibra de coco. Obrigada.

  30. Cris Turek 19 de junho de 2011 em 19:28 #

    Cristiane, não funciona assim. A fibra de coco é um nutriente para que a planta cresça saudável. Não tem como impermeabilizar pois suas plantas vão morrer com excesso de umidade. Se não quer aplicar produtos na parede, prenda uma lona plástica sobre ela, embaixo das placas, para evitar que a umidade a estrague. Boa sorte.

  31. Dora 23 de junho de 2011 em 15:10 #

    Por favor, que flor é essa amarela? qual o nome? Posso forrar a parede com plástico e colocar os vasinhos? obrigada!

  32. Cris Turek 24 de junho de 2011 em 13:38 #

    Dora, são orquídeas plantadas junto com aspargos nos vasos. Você precisa impermeabilizar a parede de alguma forma, tente com o plástico e fique sempre atenta.

  33. andreia alves 18 de julho de 2011 em 21:48 #

    Boa Noite!!!
    Gostaria de saber como fazer vasos com as fibras de coco

    Desde já agradeço pela atenção

    Att,

  34. Cris Turek 18 de julho de 2011 em 22:01 #

    Andreia, não temos informação de como fazer os vasos, apenas de como transforma-lo nesse jardim vertical. Fico devendo mas vou pesquisar.

  35. Maria Luiza Puzzi 21 de julho de 2011 em 10:31 #

    olá Cris
    parabéns pelo Blog. Muito bom um espaço para troca de idéias e sugestões.
    Somos da Coquim os painéis das fotos publicadas no BLOG.
    Coquim revolucionou o mercado de jardinagem quando inventou o primeiro vaso de fibra de coco do Brasil para substituir o popular xaxim, extraido da planta ” Dicksonia sellowiana”, originária da Mata Atlântica. A partir daí essa planta passou a ser preservada.
    Em 2001, o CONAMA- Conselho Nacional do Meio Ambiente, passou a proibir a extração dessa espécie vegetal.
    O Coquim produzido em fibra de coco e a seiva natural da seringueira- Hevea brasiliensis – látex natural, que atua conjuntamente como proteína, material totalmente renovável, permite às raízes desenvolverem-se, com facilidade, livres e saudáveis.
    E assim, nossa história continua… produzindo produtos naturais para os mais variados setores : construção civil como placas termo – acústicas, mantas para contenção de encostas, biotelhado para telhado verde, indústria calçadista, filtros industriais e ambientais, brindes corporativos, embalagens, estofados, arquitetura e paisagismo, decoração de ambientes e outros, que possam ajudar nosso tão especial Planeta!!
    visitem nosso site.

    2011, ANO INTERNACIONAL DAS FLORESTAS.
    AJUDE NOSSO PLANETA.

  36. Cris Turek 21 de julho de 2011 em 10:38 #

    Obrigada pela visita Maria Luiza e muito sucesso em seus projetos.

  37. Marcilne 2 de agosto de 2011 em 19:17 #

    Quero saber como fazer para colar fibra de coco
    .

  38. Cris Turek 2 de agosto de 2011 em 19:41 #

    Marcilene, para funcionar devidamente, as fibras do coco devem ser misturada com seiva de seringueira, que é o aglutinante que vai manter tudo colado. Só não me pergunte onde conseguir esse produto, que eu não sei. Boa sorte.

  39. CALEB 7 de setembro de 2011 em 13:31 #

    OI .. SOU UM JOVEN DE JOAO PESSOA PB.SOU MUITO TALENTOSO COM IDEIAS ,ESTOU MIM DEDICANDO A ARE DE PAISAGISMO VERTICAL ,QUERO MUITO TRABALHAR NESTA ÁREA E PEÇO SUA AJUDA .COMO E AONDE, CONSEGUIR O MAXIMO DE INFORMAÇAO NECESSÁRIA PRA ABRIR MEU NEGOCIO DE PAISAGISMO VERTICAL…JA TEM UM VASTO CONHECIMENTO SOBRE PLANTAS E FORMAS DE CULTIVO,ESTOU A PROCURA DA MANEIRA MAIS PRATICA DE MONTAR ..

  40. Cris Turek 8 de setembro de 2011 em 17:54 #

    Caleb, a melhor sugestão que posso te dar é procurar pelo Sebrae pois eles dão toda a assistência para quem está iniciando um pequeno negócio. Vale muito à pena. Boa sorte.

  41. Eliane 23 de setembro de 2011 em 19:55 #

    Adorei a ideia, tenho cá uma receita caseira que retirei de outro blog para fazer a fiobra, agora quanto agregar para formar vasos descobrir aqui seiva de seringueira agora onde encontar tal materia isso é outa história.
    COMO FAZER FIBRA DE COCO EM CASA
    Materiais necessários para obter uns 200/400G de fibra de coco
    · 4 cocos verdes sem água
    · 1 faca grande ou facão
    · 1 marreta ou martelo pesado
    · 2 sacos de lixo médios (50L)
    · pote com 300 ml de vinagre
    Procedimento
    Corte cada um dos cocos ao meio e raspe toda a polpa branca (se quiser pode

    comê-la é uma delícia) e em seguida marrete as partes raspadas sem

    esmagá-las apenas abrindo um pouco da fibra (você verá fibras na vertical e

    horizontal).
    Após as fibras estarem visíveis você deverá lavá-las em água corrente e em

    seguida coloque-as para secar, coloque-as dentro do saco de lixo sem fechar.
    Em cerca de três dias elas estarão secas, é hora de separar as fibras da

    casca. Arrenque-as e coloque num pote com 300 ml de vinagre por 30 minutos

    (para matar bactérias e fungos).
    Em seguida lave em água corrente e aperte a fibra com as mãos, repetindo o

    processo duas vezes. Por fim aperte bem a fibra para escorrer o excesso de

    água e coloque-a para secar no saco de lixo.
    Quando secar a fibra estará pronta. Você poderá deixa-lá moída ou usar em

    tiras grandes

  42. Cris Turek 24 de setembro de 2011 em 18:39 #

    Eliane, você já tentou destrinchar um coco seco? É trabalho de bastante esforço, mas de qualquer forma agradeço pela colaboração. Para as pessoas curiosas e dispostas, fica a dica. Quem fizer, volte aqui e nos conte como foi. Obrigada Eliane.

  43. Eliane 25 de setembro de 2011 em 15:43 #

    Cris boa tarde!
    Olha deve ser msm dificil, mas nada imposivel, olhe que há um parte que diz que é para marretar as fibras, ou seja pegue uma marreta e bata nela ate que se solte, como a friba da cana de açucar.
    Abraços,

  44. Cris Turek 25 de setembro de 2011 em 19:48 #

    Eliane impossível é claro que não é, afinal tem gente fazendo. Mas sei que é trabalhoso, e é bastante. Imagine-se marretando as cascas. Fico cansada só de pensar, rsrsrsrsrsrs Beijo grande.

  45. Edna 15 de outubro de 2011 em 10:56 #

    oi pessoal eu adora a dicas vila do artesão parabéns pelo blog é otimo!

  46. margaret maria alves pereira 15 de outubro de 2011 em 13:53 #

    respondendo a pergunta de renata:sua grade é de ferro.faca uma grade quadrada e entrelacada;pode ser de ferro ,madeira ou bambu.nos lugares entrelacados voce coloca a fibra de coco entrelacado.onde ficar a parte da fibra voce prante suas plantas.voce pode usar os dois lados:para dentor de sua varanda e por fora;assim todas pessoas poderam ver seu bom gosto;e o importante,mesmo morando em um apartamento,voce preserva a natureza,espero que tenha ajudado.

  47. Cris Turek 17 de outubro de 2011 em 22:07 #

    Obrigada Edna, um grande beijo.

  48. vera lucia 13 de novembro de 2011 em 19:52 #

    uma vez eu vi em um na tv jardim vertical feito com garrafa pet adorei em gostava de aprender como se faz e fica maravilhoso. me ensina por favor? beijos!

  49. Cris Turek 14 de novembro de 2011 em 12:21 #

    Vera, use o campo de pesquisa no alto da página pra conferir as dicas que temos para jardim de garrafa pet. Beijos.

  50. drika 7 de dezembro de 2011 em 15:43 #

    Olá,Cris!
    Sou uma blogueira nova…e vivo xeretando por aqui!O seu blog é divino! parabéns.
    Qdo quizer me visitar sinta-se a vontade…
    Fiquei interessada na técnica usada para o jardim vertical e vou pesquisar sobre esta cola.Sou paisagista,e a técnica que uso para jardins residênciais é com uma treliça de ferro pintada presa a parede e com as placas de coquim presas nela,bem juntinho,assim a treliça nem aparece.Vale lembrar que as plantas necessitam de adubação quinzenal pode ser (npk) 10.10.10.

  51. Cris Turek 7 de dezembro de 2011 em 18:44 #

    Drika, nem me atrevo a dar dicas de manutenção pois sou artesã e pouco entendo de plantas ornamentais. Nossa proposta é sempre facilitar o acesso de coisas bonitas à todas as pessoas, mas como cuidar……..ahhhhhh, isso é preciso fazer com pessoas que dominam o tema, concorda? Obrigada pelas dicas e sugestões. Farei uma visita pra você sim.

  52. Carla 11 de janeiro de 2012 em 19:06 #

    Olá Cris,

    Maravilha suas dicas e seu blog.Bastante generoso de sua parte : )Obrigada.
    Estou querendo fazer na minha varanda este painel com fibra de coco. A parede é de azulejo. Tem um espaço de um centimetro entre os azulejos, eles não são coladinhos. Neste caso preciso impermeabilizar do mesmo jeito? Outra, vou fazer este painel bem ao lado de uma TV, vc vê problema de umidade muito próxima? Mais uma vez obrigada e um abraço.

  53. Cris Turek 11 de janeiro de 2012 em 21:12 #

    Carla, a massa entre azulejos deve resistir à umidade, pois é essa sua função, portanto não se preocupe. Também não se preocupe com sua TV, não há problemas quanto à isso.

  54. Carla 12 de janeiro de 2012 em 16:21 #

    Obrigada Cris. Um abraço

  55. Carla 16 de janeiro de 2012 em 14:59 #

    Olá Cris,

    Fiquei animadíssima de fazer, mas não saberia como irrigar o local sem ter encanamento d’água perto. É possível de alguma outra maneira? Regar tudo manualmente desanima. Se existir uma outra forma de fazer, vou fazer com certeza e posso até te mandar fotos qdo estiver pronto p vc postar, se vc quiser, é claro. Obrigadíssima. Um abraço, Carla.

  56. Cris Turek 16 de janeiro de 2012 em 21:39 #

    Carla, existem no mercado inúmeras alternativas de irrigação automatica. E quanto ao encanamento, sempre há uma saída.

  57. antonio 30 de janeiro de 2012 em 18:13 #

    ola, tudo bem. gostei muito deste site, parabens, a todos. agora , gostaria que me ensinase, a escolher plantas que gostao de sol, e as que gostao de sol ameno, curto muito orquidias. tenho vontade de ter um vaso de planta dentro de minha sala, tem claridade, e pouco sol, desde ja agradeço a atençao. antonio

  58. Cris Turek 30 de janeiro de 2012 em 20:43 #

    Antonio, damos dicas de como fazer a estrutura, mas não entendo de plantas. Para isso você deverá consultar um floricultor para obter informações corretas.

  59. Eduardo Suzuki 14 de fevereiro de 2012 em 18:24 #

    Cris, muito legal essa dica. Já compatilhei com o pessoa do meu blog (Ideias Green). Parabéns pelos posts.

  60. Erick 13 de maio de 2012 em 1:27 #

    Olá Cris,

    Acabei de fazer um painel de fibra de coco na varanda do meu apartamento. Depois de ter feito vim dar uma olhada na internet, e caí no seu site. Estou preocupado porque não impermeabilizei a parede… Estou colocando abaixo um link com a foto do painel. Você acha que eu posso ter problemas? Obrigado!

  61. Cris Turek 14 de maio de 2012 em 11:37 #

    Erick, pode ter sim porque a umidade do painel se transfere para a parede facilmente. Fique de olho e qualquer coisa remova o painel e providencie uma impermeabilização. Boa sorte.

  62. heloisa marques 12 de julho de 2012 em 18:11 #

    gostaria de fazer um jardim vertical com minhas orquideas mas nao sei onde comprar no Rio de Janeiro os vasos e placas de fibra de coco. Alguem pode me dar uma dica?

    Grata, Heloisa Marques

  63. Cris Turek 13 de julho de 2012 em 12:00 #

    Heloisa procure em lojas de jardinagem, que vendem terra e grama. Boa sorte.

  64. kenia campos 4 de agosto de 2012 em 10:28 #

    quero saber como fazer morrinhos em jardim.com jarros

  65. valéria 28 de janeiro de 2013 em 21:25 #

    gostaria de de saber o preço da placa com vaso acoplado de fibra de coco, tenho uma parede de 2,5 por 2.5 e quero fazer um jardim nesta parede. podem por favor me dizer quantas placas vou gastar e quanto custa e se vocês enviam para Belo Horizonte? Obrigada aguardo resposta.

  66. Cris Turek 29 de janeiro de 2013 em 12:03 #

    Valéria não revendemos o produto, apenas ensinamos como utilizar.Procure em lojas de jardinagem.

  67. Gabriela Sahyão 24 de abril de 2013 em 14:21 #

    Aproveitei o seu blog e fiz um jardim suspenso de “chifres de veado” e de orquídeas. Ficou espetacular. Obrigada.

  68. denise 30 de maio de 2013 em 12:03 #

    Bom dia Cris Turek,estou pesquisando como fazer jardim vertical,minha maior duvida tem sido como plantar,não queria usar terra, pois suja e temos que ficar removendo a terra para não ficar compactada.O jardim que quero fazer e em toda a parede da área interna.Gostaria de uma ideia, pode me ajudar?

  69. Cris Turek 30 de maio de 2013 em 14:01 #

    Denise, sem terra você limita os tipos de plantas, infelizmente. Nesse caso consulte um paisagista pra se informar melhor sobre as espécies que aceitam essa condição e também o modo correto de fazer.

  70. cida 4 de junho de 2013 em 22:14 #

    eu moro em mg aqui é muito calor eu posso fazer esse jardim vertical na minha parede bate muito sol a tarde, e quais são as plantas,eu amo orquidias

  71. Cris Turek 6 de junho de 2013 em 17:36 #

    Cida não entendemos muito de plantas. Se for fazer deve procurar ajuda de um floricultor para escolher espécies que gostem exclusivamente do sol.

  72. márcia 2 de janeiro de 2014 em 14:16 #

    Ola,tudo bem!Eu amo flores,adorei esta ideia.
    Obrigado,por fazer minha vida mais feliz.

  73. lyscia 15 de fevereiro de 2014 em 15:54 #

    Herdei uma casa no centro histórico de Petrópolis que pertenceu ao neto do Barão de Petrópolis, vou restaurar a casa e os móveis e fazer um atelier nela chamado Antigamente, a idéia é reunir pessoas que façam arte de vanguarda com técnicas de antigamente. Tenho um paredão imenso que divide com o vizinho onde pretendo fazer um jardim vertical que servirá de mostruário ou poderá ser vendido se renovando sempre. Peço a você que indique alguém que queira fazer parte desse atelier onde poderão ter artistas expondo, terá um café tb e várias coisas acontecendo. Mas gostaria muito que tivesse um profissional ou profissionais de paisagismo expondo lá tb. Alguma sugestão? Conhece alguém. A casa já está em obra e espero que tudo fique pronto no máximo em 6 meses. Vamos ter tb uma loja virtual com todos os artistas e seus produtos. Obrigado

Trackbacks/Pingbacks

  1. Papo Calcinha » Mi casa, su casa » Jardim Vertical - 23 de outubro de 2010

    [...] você leva jeito pra coisa, o site Vila do Artesão ensina a fazer até a versão de parede, sem vasos, com placas de fibra de coco. Mãos à obra! Vai [...]

  2. Como fazer um jardim vertical com placas de dibra de coco « - ж Ж Orquideas Ж ж - - 14 de fevereiro de 2011

    [...] + Paste por que este artigo mereceu!) Original em: Vila do Artesao Meus comentarios em [...]

Deixe uma resposta

cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale