Top Menu

Como colorir ovos com corantes naturais

kraszanki, ovos de corados com cera e tingidos com corantes naturais

 

Estive compartilhando com vocês as tradições polonesas de páscoa, com os Pysanky, os ovos decorados. Naquele artigo mencionei que havia muitas outras formas de se decorar ovos dentro das nossas tradições, e vamos conhecer mais uma agora: o Kraszanki, ou os ovos com cores sólidas.

Na tradição, os Kraszanki são decorados também com a cera de abelha e postos para cozinhar nos corantes naturais. Depois da cera ser retirada, os ovos ganham detalhes rendados belíssimos, como da imagem acima.

Como eu contei, as mesas de páscoa polonesas e mesmo as européias de um modo geral, usam muito o ovo de galinha decorado. Nesses casos o ovo é cozido e consumido durante as refeições de páscoa. Para esses fins a maneira saudável de colorir os ovos sem torná-los tóxicos, é usar tingimentos naturais, ou seja, de outros alimentos. Esses são os efeitos de cores sólidas ou seja, ovos coloridos com uma única cor.

Para obtermos as cores devemos usar:

  • Vermelho – Bagos de frutos silvestres como a amora
  • Laranja – Cenoura ou abóbora
  • Violeta – Pétalas de Malva-rosa
  • Amarelo – Casca da macieira ou casca da amoreira
  • Marrom – Cascas de cebola
  • Verde – Espinafre
Como fazer? A técnica, muito simples, consiste em ferver esses ingredientes em pouca quantidade de água, para produzir o corante natural. Depois colocar os ovos imersos nesse corante e deixar até o tingimento estar completo. Mas vamos entender isso melhor com imagens usando como corante as peles das cascas da cebola.

 

Se fôssemos preparar meia dúzia de ovos em tom marrom:

Descascando as cebolas para fazer o corante

Descasque as peles de 800 gramas de cebolas, das cebola de casca vermelha.  Misture com 900 ml de água, 1 colher de sopa de sal e 1/2 xícara de vinagre. O vinagre e o sal são fixadores.

Cozinhando as cascas de cebola que tingem os ovos

Coloque para ferver junto com os ovos por até 15 minutos. Depois desligue o fogo e deixe os ovos esfriarem dentro da água.

Como ficam os ovos tingidos naturalmente

Quando a água estiver fria, retire os ovos. Eles ficarão coloridos e mesmo que rachem não há nenhum problema em ingerir, pois é totalmente saudável. Vejam que bela cor as cascas de cebola proporcionam.

Com os outros corantes naturais você pode usar esse mesmo processo, com o sal e o vinagre. Caso queira decorar somente as cascas vazias, cozinhe a mistura em fogo bem baixo, para que o movimento da água fervendo não as quebre. Depois você pode rechear com o amendoim açucarado.

Se usar a cera de abelha para desenhar, lembre de derretê-la depois para retirar, do mesmo modo que fazemos com o pysanky.

Drapanki, ovo colorido e depois raspado

Drapanki, tradição polonesa de colorir ovos

Uma variação dessa técnica é a chamada Drapanki, onde o ovo é totalmente tingido usando somente cores escuras, do violeta ao preto. Depois, com uma espécie de estilete de ponta muito fina, os desenhos são criados, raspando-se a casca. Interessante, não é?

Dica prática

Trocando idéias com outras artesãs, fiquei sabendo que é possível tingir os ovos usando sucos artificiais diluídos em pouca quantidade de água. O bom dessa dica é que podemos obter mais variedades de cores, e também não faz mal ingerir os ovos. O procedimento para colorir é o mesmo mencionado no início. Experimente.

Fotos: 1.Redakcja Newsweek, 2,3 e 4. Ann Hetzel Gunkel, 5.Mama Lisa, 6.Forum Pisanki

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

 

, , , ,

13 respostas para Como colorir ovos com corantes naturais

  1. Dirlene holzer 30 de março de 2010 em 16:36 #

    Ola.

    Adorei este site,amo artesanato…só que não sei fazer quase nada.
    aguardo novidades……

    beijos
    Dirlene

  2. Cris Turek 31 de março de 2010 em 13:00 #

    Dirlene, cadastre o seu e-mail e receba todas as novidades do blog.
    Tenho certeza de que você tem algum dom que ainda não conhece.
    Quem sabe a gente te ajuda a descobrir qual é, né? Beijos

  3. ROGERIO 15 de janeiro de 2011 em 10:39 #

    Super legal.
    Então e assim que o dono do buteco que frequento faz.
    La tem ovo de todas as cores.
    Valeu, continue assim sempre trazendo curiosidades.

    Pois é Rogerio, veja só como é simples. Só não vá fazer concorrência ao seu amigo do boteco.Abraços.

  4. zenaide 24 de setembro de 2011 em 8:46 #

    BOM DIA. ADOREI ESSE TRABALHO DE COLORIR OS ÓVOS. MARAVILHOSOS OS TRABALHOS. PARABÉNS,E CONTINUE MANDANDO ARTIGOS DE GRANDE UTILIDADE. BJS

  5. Cris Turek 24 de setembro de 2011 em 18:41 #

    Obrigada Zenaide, continuaremos com certeza.

  6. VANESSA 23 de outubro de 2011 em 16:28 #

    olá parabéns adorei a receita ….bjs continue assim.

  7. Cris Turek 23 de outubro de 2011 em 17:09 #

    Que ótimo Vanessa, espero que seja útil pra você.

  8. Dilce Amorim Santos 13 de fevereiro de 2012 em 14:22 #

    Adorei a técnica do tingimento com casca de cebola, só que uso com as cascas quebradas para fazer mosaico e decoro tudo desde de garrafas (azeite que são mais bonitas) até caixas.Bjus

  9. Rosimeire 3 de agosto de 2012 em 13:48 #

    Amei as receitas,Gostaria de saber como fazer para pintar o ovo de forma que quando tira a casca ele fica colorido,o que posso usar ?

  10. Cris Turek 3 de agosto de 2012 em 16:38 #

    Rosimeire o que tinge os ovos depois de cozidos são corantes alimentícios. Prepare o corante e deixe o ovo descascado mergulhado nele até tingir. Beijos.

  11. Marcos Faria 24 de junho de 2013 em 8:54 #

    Bom dia,

    Gostaria de saber como, onde e se posso adquirir algum produto para tingir plástico, no caso são pequenas peças em plástico, um brinquedo antigo, modelos em miniatura de cavalos ( década de 60 e 70), Seria pouca quantidade. Obrigado aguardo.
    Marcos Faria

  12. Cris Turek 24 de junho de 2013 em 12:31 #

    Marcos até onde sei somente alguns tipos de tinta esmalte sintético aderem ao plástico. Não existe nada que tinja plástico já pronto, que eu saiba.Fico devendo mais detalhes.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Como colorir ovos com corantes naturais -- Topsy.com - 30 de março de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Vila do Artesão. Vila do Artesão said: Como colorir ovos com corantes naturais http://goo.gl/fb/nW2Nz [...]

Deixe uma resposta