![]() | Fim de dia, sentar numa poltrona confortável e esticar os pés é uma ótima idéia. |
Para isso usamos o otomano, que é como um pufe, mas bem mais baixinho. Na verdade o otomano é mesmo um banquinho, ou uma banquetinha. Pois o otomano também pode ser uma peça muito charmosa, um destaque na decoração, e pode ser usada como uma mesinha de apoio, porque não? O importante é garantir elegância e bom gosto à essa peça, e você pode ter uma assim sem gastar os tubos.
Esse passo-a-passo fica bem mais fácil se você tiver ferramentas mais modernas, mas chaves de fenda e um pouco de força são o suficiente se você tiver boa vontade. Primeiro defina o tamanho que você deseja para o seu otomano e calcule as medidas proporcionalmente. Para o nosso modelo vamos considerar uma base de compensado redondo de 60 cm.
Materiais:
|
|
|
|
|
|
Ferramentas:
![]() |
|
![]() | Veja ao lado a ordem das camadas que você vai usar para montar o seu otomano: compensado, espuma, mantas acrílicas, mantas soft, forro e tecido. Compre o compensado já cortado no formato e tamanho que você deseja. Com a faca serrilhada corte a espuma do mesmo tamanho do compensado. Repita o recorte nas mantas no mesmo tamanho do compensado, usando a tesoura. Corte o forro e o tecido da capa com 17 cm de diâmetro a mais da medida da base. Cole a espuma no compensado com cola rápida. Encaixe duas camadas de manta acrílica sobre a espuma e sobre elas duas camadas de manta soft. |
![]() | Você recortou o tecido do forro com 17 cm a mais que a base de compensado. Desenhe um círculo na parte inferior da base a 2 cm da borda e marque nessa linha 4 pontos em cruz como no esquema abaixo. Marque também no forro quatro pontos em cruz na borda. Vire a base com a espuma e as mantas e alinhe o forro de maneira que os pontos marcados se encontrem com os da base. Grampeie primeiro esses quatro pontos, esticando bem o forro para que ele ajuste nas mantas igualmente. Depois grampeie na metade entre esses pontos. Termine grampeando toda a volta como na imagem. |
![]() | Confira no esquema como marcar os pontos em cruz na base, no forro e no tecido da capa. |
![]() | Fixe o tecido escolhido para a capa usando o mesmo procedimento de grampear primeiro os pontos em cruz. |
![]() | Para dar um melhor acabamento, grampeie uma tira de entretela na lateral, sobre a base de madeira, em toda a volta. Isso irá reforçar a fixação do tecido. |
![]() | Cole um viés com cola para tecido sobre a etretela para completar o acabamento. Se preferir você também pode decorar com detalhes como contas e miçangas. Esses detalhes ficam por conta do seu gosto pessoal. |
![]() | Depois de encapado o seu otomano, fixe as rodinhas na base. Essas rodinhas você encontra em lojas de peças de marcenaria, inclusive com muitas opções diferentes. Caso queira dar mais personalidade à sua banquetinha, escolha pés trabalhados e pinte numa cor que combine com o tecido. |
Caso opte por fazer seu otomano retangular ou quadrado, mantenha o mesmo esquema de grampear o forro em cruz, para depois ir grampeando toda a volta. É essa a grande dica para você deixar a capa presa por igual e sem rugas e dobras irregulares.
Agora só não vai ter um otomano quem não quiser, certo?
Esse passo-a-passo foi elaborado por Better Homes and Gardens









Oi Cris!!
Gostei da ideia do banquinho, mas requer algumas ferramentas bem específicas… Mas a ideia de ter algo assim feito com nossas próprias mãos é um grande fator motivador!
Vim avisá-la que postei o trabalhinho com papel de revista, quando puder, dê uma passadinha no Papéis…
Beijinhos e uma ótima sexta-feira!!
Passo lá amiga, com certeza. Mas Paula, a única ferramenta que nem todos temos é o grampeador para estofamento.
MAs dá pra alugar, pelo menos em algumas cidades. Beijos.
OlÁ! adorei a dica do banquinho… fica muito bonito mesmo.o seu blog é muito interessante e de utilidade pública. Muito sucesso para vc. e que Deus a iumine sempre. bjus .
Virginia, seu trabalho é interessantíssimo. Muita luz pra você também. Seja bem-vinda. Beijos.
Eii
Fiquei apaixonada com o banquinho.
Quanto fica fazer um ? Contando com os materiais e as ferramentas?!
Obrigadaa..
um beijao!
Aline, pelas minhas contas só o banquinho ficaria em torno dos R$70 aos R$100 reais, dependendo muito do tecido que você escolher para revestir.
Já as ferramentas eu não tenho idéia de quanto custam atualmente, mas não é complicado de pesquisar, elas estão disponíveis em qualquer casa especializada.
Beijo.
Ei Cris
Obrigada
adoro o site
amei mais uma dica maravilhosa….
como sempre nesse cantinho maravilhoso..
bjoss…
parabens
Valeu Josie, fico feliz quando vocês ficam felizes. Apareça sempre.