Como pintar ovos de páscoa à moda polonesa, os pysanky

Pysanky, ovos decorados tradicionais

Já contei que esse costume de pintar e decorar ovos é um hábito de vários países do leste europeu, entre eles a Polônia. Como sou descendente de poloneses, vou mostrar para vocês algumas das nossas técnicas para colorir ovos e adornar cestas de páscoa ou presentear amigos e familiares, os pysanky.

Banner Mil Lacinhos

Os ovos decorados mais famosos são os pintados usando cera derretida. A técnica é simples, mas extremamente trabalhosa e leva muito tempo até a pessoa adquirir habilidade para fazer as pinturas com rapidez. Mesmo assim, uma pessoa preparada, pinta em média um a dois ovos por dia. Deu pra sentir a dificuldade?

Mas fiquem tranquilos, pois sempre podemos adaptar à cultura brasileira.

 

Material para pintar os ovos, cera, pena e vela

Como é essa técnica?

Você precisa de lápis para fazer os desenhos, cera de abelha, vela, uma pena de desenho, e corantes.

O segredo todo está em escolher o desenho e determinar as cores, lembrando que o ovo será todo recoberto com a cera de abelha. Onde a cera cobrir, a superfície ficará com a cor pré-existente. Portanto comece cobrindo com a cera tudo que deseja manter em branco.

  • Limpe o ovo com papel toalha embebida em vinagre. Prepare todos os corantes.
  • Escolha de antemão um projeto do que deseja desenhar sobre o ovo. Comece com desenhos simples e faça-os sem marcar demais com o lápis, apenas superficialmente, pois não sairão mais.

 

Desenhe sobre o ovo com a cera derretida

  • Acenda uma pequena vela, onde derreterá a cera de abelha. Com a pena de desenho, raspe um pouco da cera na ponta e derreta na vela sem queimar.
  • Rapidamente, antes que endureça, comece a aplicar a cera sobre o desenho. Vá cobrindo pequenos riscos de cada vez.  Sempre que precisar amolecer a cera, aproxime da vela.
 

  • As cores serão aplicadas das mais claras para as mais escuras, então depois de cobrir o desenho que ficará branco, mergulhe no corante amarelo e aguarde a tinta pegar na casca do ovo.

 

Mergulhe nos corantes para dar a cor desejada

  • Depois de colorido de amarelo, seque o ovo e pinte com a cera as partes que deseja manter em amarelo. Mergulhe o ovo na cor laranja e aguarde a tinta pegar.
Retire do corante, seque com papel toalha e deixe descansar

  • Você repetirá esse processo até terminar colorindo com o preto. A ordem das cores é normalmente branco, amarelo, laranja, vermelho, azul, violeta, marrom e preto. O tempo que leva para o corante pegar sobre a superfície do ovo é de 10 minutos. Ao retirar do corante, seque o ovo com papel toalha e deixe descansar por uns 5 minutos antes de continuar.
 

  • Depois do ovo todo pintado, retire a cera aproximando da vela e limpando com um tecido firme assim que ela for derretendo. Não aproxime demais da chama para não queimar as cores.

 

Retire a cera derretendo e limpando com tecido

  • Para finalizar e dar brilho, passe uma demão de verniz a base de água.

 

Algumas pessoas costumam esvaziar o ovo antes de começar, e enchê-lo com gesso. Outras os deixam simplesmente vazios. Entretanto os antigos deixavam o ovo intacto, pois com o tempo a gema e a clara secam completamente. Apenas, enquanto isso não acontece, não se pode deixar fazer uma única trinca na casca, senão, hummmmmm, que cheirinho ruim. Existem pessoas que possuem ovos pintados por suas avós, com o conteúdo já seco e o desenho perfeito. Esses são conhecidos como ovos concha.

Veja abaixo dicas mais modernas e simples da Martha Stewart para essa técnica.

Ovos desenhados com cera aleatoriamente
Pinte os ovos com desenhos simples
Dicas e sugestões de como colorir os ovos
Você pode começar a de adaptar à essa técnica fazendo desenhos mais fáceis. Quando for pegando o jeito, vá aumentando a dificuldade e os detalhes da decoração.

Se for usar ovos cozidos para comer depois, lembre de escolher somente corantes comestíveis.

Para quem tem interesse em comprar Pysanky já prontos, o telefone que estou oferecendo é da loja de artesanato polonês do Bosque do Papa em Curitiba. Anote: (41) 3313-7194

Fotos: 1,2 e 6. Cuklture Polishsite, 3,4 e 5.Martha Stewart

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

31 Responses to Como pintar ovos de páscoa à moda polonesa, os pysanky

  1. Celia 5 de abril de 2015 at 21:54 #

    Adoro todo tipo de arte. Essa é extremamente criativa e fica tão linda na decoração da Páscoa!

    • Cris Turek 7 de abril de 2015 at 11:31 #

      Verdade Celia, até porque culturas de raiz costumam ser para sempre.Beijos.

  2. Joao Nivaldo 11 de setembro de 2013 at 10:37 #

    mto legal, maravilhoso, como eu gostaria de poder fazer também, mas eu vou tentar, só não entendi qual o corante ou tinta que devo usar, e esta caneta eu encontro facilmente, ai,ai ai meu Deus
    será que vou conseguir este material aqui no Rio de Janeiro?

    • Cris Turek 17 de setembro de 2013 at 15:28 #

      João use corantes alimentícios mesmo. Já a caneta procure em boas lojas de material de artesanato. Tente pedindo por pena para pintar tecido no estilo Tie Die.

  3. eldi ap teixeira 19 de fevereiro de 2013 at 17:10 #

    por favor onde tem em ponta grossa essa tecnica quero muito aprender

  4. flora bauer 19 de outubro de 2012 at 23:08 #

    como faço pra reparar os furos? onde encontro a pena ? vou fazer do modo mais simples ,muito obg pelas dicas como faço pra te mostrar ?

  5. dafny 3 de outubro de 2012 at 19:53 #

    muito bom pessoal

  6. Leandro Stancius 8 de maio de 2012 at 12:32 #

    Cris Turek…muito obrigado mesmo assim! Tentarei fazer a adaptação que você sugeriu!

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem