Feirinha de Artesanato de Curitiba, dica de passeio

 

Banner Mil Lacinhos

A feirinha de artesanato de Curitiba é um clássico que se repete todos os domingos desde 1973 no Largo da Ordem, centro histórico de Curitiba. O Largo, para quem não conhece nada aqui, era o espaço onde os tropeiros descansavam seus cavalos quando vinham do interior e de outros estados em meados do século 18.

Nesse lugar tem um bebedouro e em torno do bebedouro do Largo muitos prédios foram construídos para atender os comerciantes da cidade daquela época, e também a comunidade que crescia. Assim ali se encontra a igreja mais antiga de Curitiba, a Igreja da Ordem, a Casa Romário Martins, que era um armazém de secos e molhados e a Casa Vermelha, uma loja de ferragens, onde eu me lembro ter ido com minha mãe algumas vezes. Todos esses prédios foram restaurados e se transformaram em museus que contam um pouco de toda essa história.

Envolvida por esse túnel do tempo, cresceu a feirinha de artesanato. No início muito tímida, que encerrava as atividades logo depois da última missa da Igreja do Rosário, aos poucos invadiu ruas laterais, subiu para o Largo de São Francisco e tornou-se um dos cartões postais da cidade. Não vamos falar em anos certo, mas eu frequentei muito essa feirinha desde aquelas épocas, e voltando agora para essa visita, algumas coisas parecem continuar exatamente iguais, com o mesmo encantamento.

 

Para nós, amantes do trabalho artesanal, a feirinha é viciante. Até as coisas mais bobas nos prendem a atenção. Ali encontramos todos os tipos de trabalhos artesanais, barracas de comidas típicas, galerias de arte, sebos, antiquários e hoje em dia objetos de apelo ecológico. Simplesmente um lugar mágico onde os curitibanos marcam encontro para o papo e os visitantes da cidade passeiam para descobrir seus cheiros, cores e sabores.

 

A feirinha também tem personagens engraçados e históricos, o casal cego que canta sertanejo, o grupo de chorinho que toca sempre sob a mesma árvore, o músico Plá, o Oil Man, nossa, são muitas figuras pitorescas, em algumas delas você vai esbarrar com certeza. Uns se apresentam ali desde o primeiro ano, outros novos surgiram, representando o futuro cheio de inovações, mas a cidade em volta permanece a mesma. O relógio das flores, a Praça Garibaldi, a Igreja Batista com sua torre, o Solar do Rosário e muitos outros espaços.

 

 

Estamos vendo hoje um panorama de todo esse lugar, mas aguardem pois vou mostrar também o que encontramos nas barracas, os trabalhos que são objeto de desejo de todos que por aqui passaram pelo menos uma vez. Venham caminhar comigo e curtir as fotos que eu e Marcelo fizemos.

Fotos: Cris Turek, Marcelo Pereto e a foto panorâmica e do bebedouro são divulgação da prefeitura.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

34 Responses to Feirinha de Artesanato de Curitiba, dica de passeio

  1. Gilmara Bérgamo 12 de março de 2013 at 14:08 #

    Boa tarde
    Somos de Apucarana e quero saber se existe uma maneira de vender nosso artesanato para alguém da feira ou um outro procedimento. Temos vários artesanatos que pode ser visto no facebook Universo Apucarana. Aguardo retorno. Obrigada

    • Cris Turek 14 de março de 2013 at 17:51 #

      Gilmara fui apenas uma visitante da feira e não me relaciono com a organização da mesma. Infelizmente nesse sentido não tenho como auxiliar.

  2. CLARICE 4 de novembro de 2012 at 17:51 #

    GOSTARIA MUITO DE IR AI ,SOMOS UM GRUPO DE ARTESÃOS E QUEREMOS SABER SOBRE HOSPEDAGE. QTAS BARRACAS VS TEM.ESPERO RESPOSTA .SEM MAIS OBRIGADA.ABRAÇOS

    • Cris Turek 5 de novembro de 2012 at 18:41 #

      Clarice A Vila não tem barraca nessa feira e nem estamos sediados em Curitiba. Para ter essas informações, acesse o site da Feirinha. Sobre hospedagem o ideal é procurar uma agência de viagens pois não sabemos informar.Abraços.

  3. katia 1 de junho de 2012 at 14:48 #

    Por favor vcs poderiaam me informar o tefefone da Ilze qque à alguns bons anos atrás tinha uma barraca de abajour com motvos de pierros ,também estes mesmos tinham carinha feitos com jato de areia e depois pintados à mão.
    Por favor à mim é muito importante localiza-lá!
    Fico no aguardo ,desde já muito obbrigada
    Katia

    • Cris Turek 1 de junho de 2012 at 21:28 #

      Katia nunca participamos da feirinha de Curitiba, sugiro que entre em contato com a Secretaria de assistência Social, que organiza a feira, e tente descobri lá essa informação.

  4. iamut 12 de fevereiro de 2012 at 19:16 #

    ola sou eu novamente…gostaria tb de fazer cursos,,q me ajudem a liberar a criatividade q axo ,exite em mim..estou aposentada e a unica coisa q me leva a pensar em fazer algo, e artesanato principalm os q eu posso arrumar ,pegar na rua ,,como cadeira mesa ,deposito de plastico…e porsi vai….abraco

    • Cris Turek 12 de fevereiro de 2012 at 20:01 #

      Rose, informe-se em sua cidade onde há cursos de artesanato e reciclagem. Geralmente locais que vendem material de artesanato oferecem esses cursos.

  5. iamut 12 de fevereiro de 2012 at 19:09 #

    OLA..MI CHAMO ROSE IAMUT..ADORO ARTESANATO,PRINCIPALMENTE KUANDO TENHO Q RECICLAR…MAS TEM UM PROBLEMA,.EU ME PERCO EM IDEAS E ACABO NAO REALIZANDO O Q PENSO,,TENHO UM POUCO DE TUDO,VOU COMPRANDO,COMPRANDO E ACABA Q NAO FACO O Q DESEJO,,,POIS NAO CONSIGO ORGANIZAR MEU PENSAMENTO..NUNCA FIZ CURSO ALGUM,,VEJO TUDO PELA INTERNETE…SERA Q VC PODE ME AJUDAR…KERIA TANTO APRENDER E SER CRIATIVA….TENHO ALGUNS TRABALHOSMAS AXO Q NAO VOU CONSEGUIR VENDER…NAO ME PERGUNTE PQ???NAO TENHO NOCAO DE PRECOS E TUDO Q DIZ RESPEITO A ARTESANATO…SERA Q TENHO CONDICOES DE SER CRIATIVA COMO OS ARTESAOS Q VEJO AKI?SE PUDER ME R4SPONDA POFAVOR,VOU FICAR MUITO GRATA..FICA COM DEUS…ABRACO FRATERNO..

    • Cris Turek 12 de fevereiro de 2012 at 20:03 #

      Rose, algumas pessoas possuem uma enorme criatividade inata, mas todos nós podemos exercitar e exercitando é que ela vai se tornando mais fluente. Procure bons cursos, eles ensinam muito mais que qualquer site de internet pode oferecer. Com certeza sua criatividade se manifestará.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem