Top Menu

Deck de pallet reciclado, como fazer

O efeito final do deck externo feito usando pallets de madeira

Mas foi tanta gente que me escreveu perguntando sobre decks de área externa que eu acho que esse passo-a-passo será da maior utilidade, especialmente para quem é amante da reciclagem. Vamos aprender a fazer um deck para seu jardim, reutilizando pallets de madeira e garantir um estilo rústico ao seu espaço de lazer.

Pra começar, se você não sabe o que é um pallet, não se avexe. Pallet é um estrado de madeira, metal ou plástico, usado para a movimentação de cargas. Os pallets de madeira são feitos de madeira de reflorestamento, normalmente de pinus. Assim, se você faz um deck em sua casa usando esses pallets, ainda está contribuindo com o consumo consciente da madeira.

Os pallets, por sua função e uso ao ar livre, normalmente já possuem algum tratamento que protege a madeira, o que facilita o seu trabalho. Para o seu deck você precisará calcular a área desejada e adquirir unidades suficientes para cobri-la. O deck usado é ainda mais em conta e você adquire em sucatas.

 

A primeira coisa é deixar o terreno plano. Se não quiser ter o trabalho de retirar terra, ajuste o nível usando cascalho ou brita.

 

A fundação do deck são vários pallets alinhados A fundação do seu deck será feita com vários pallets alinhados lado a lado, como na imagem. Por isso use pallets do mesmo tamanho, pois facilitará seu trabalho.

A dica bacana aqui, é que se você quiser ter degraus em seu deck, basta colocar mais uma camada de pallets sobre a primeira. Com o acabamento final não dará para perceber, e você ainda cria ambientes dentro do deck.

 

Fixe os pallets em terreno bem horizontal e confira com um nível Depois que colocar os pallets lado a lado, confira com um nível se estão todos perfeitamente alinhados. Não adianta pular essa parte porque seu deck vai ficar defeituoso.

 

Para as tábuas do deck, corte os pallets usando uma serra tico-tico. Dá pra usar serrote também, mas vai dar um pouco mais de trabalho. Com a serra tico-tico você conseguirá tábuas menores.

 

Separe as tábuas por cor, textura e largura    Depois de serrar todos os pallets, separe as tábuas obtidas por cores, detalhes como nós e larguras de tábuas, se for o caso. Isso facilita o seu trabalho.

 

Começando a cobrir o deck, pregando uma tábua após a outra A partir daí é começar a pregar ou parafusar as tábuas sobre a base de pallets, uma tábua após a outra, como na imagem. Lembre de usar pregos ou parafusos resistentes à ferrugem.

 

A dica agora é criar um tapete colorido de texturas e padrões diferentes, para dar o toque rústico que deseja. Você pode misturar larguras de tábuas, alternando na montagem. Cuide apenas para que a primeira fileira esteja perfeitamente alinhada.

Quando chegar na borda, corte as sobras das tábuas com a serra tico-tico.

Cuide também para que o acabamento lateral se encaixe perfeitamente com a primeira linha de tábuas.

Para finalizar, lixe bem a madeira para retirar todas as possíveis farpas e dê uma proteção extra passando com uma brocha uma mistura de 4 partes de óleo de linhaça para 1 parte de terebentina. Se desejar ainda dá para alterar a cor do seu deck clareando ou escurecendo, usando corantes na mistura do óleo.

Agora é só completar a decoração, dar o seu toque pessoal ao espaço e esticar as pernas pra relaxar.

Essa dica genial é da Esprit Cabane. Eu adorei, e vocês? Vejam mais imagens no site.

Você vai gostar também de:

, , ,

20 respostas para Deck de pallet reciclado, como fazer

  1. Cláudia 11 de maio de 2010 em 23:13 #

    Oi Cris,
    eu queria tanto ter um quintal!
    No dia das mães eu fiz quase tud o que eu quis, menso jogar “totó”. Estava chovendo…
    Mas acho que meu esparrame valeu de alguma coisa.
    Voltando a querer um quintal, no domingo das mães, comprei (ganhei) todas as plantas que queria e meu “jardim” tem até bambuzal agora. rsrsrsr A área de serviço? Cansei de lá! rsrsrsr
    Quando der mando foto.
    Beijos
    Cláu

  2. Talma 12 de maio de 2010 em 10:23 #

    Menina que dica “ma-ra”!!!
    Olha, o Casa Tudo ( a minha Meca de UD) tá sendo reformado e o que rola de paletts por lá…vc não tem idéia!! Eu fico babando, cada vez que vejo um…
    Mas como eu ainda não tinha visto um uso prático para as minhas necessidades, ia deixando. Mas agora….sei, não!
    ( se bem que no meu pátio é dureza de fazer isso, porque ele é totalemente irregular….aff!)
    Mas a dica é fantástica e dá até para fazer pequenos deques, para uma varanda.
    Valeu menina!
    Beijocas!!

  3. fabio alexandre 12 de maio de 2010 em 11:08 #

    Já acompanho este belo blog de vocês já a algum tempo.
    E sempre com postagens inteligentes e dicas excelentes, parabéns !
    Mas ainda não havia enviado um comentário. E me senti empolgado em fazer agora, pois este post de deck de madeira reciclada trata de um assunto que mexo diretamente hoje em dia.
    Nossa empresa de paletes em SP, possui uma linha voltada para a reciclagem da madeira dos paletes usados, onde utilizamos as tábuas para a fabricação de utilidades domésticas em geral.
    Se quiserem conhecer nosso serviço, o site é madeirausada.com.br

    Obrigado e sucesso a todos.

    Fábio Alexandre

  4. cristiane bachmann 12 de maio de 2010 em 11:48 #

    A minha linda bolsa ja chegou, muito obrigada.
    Bjusssssssss

  5. Cris Turek 12 de maio de 2010 em 21:48 #

    Eita Claudia, gostei dessa. Quero ver as fotos com certeza. Beijos.

  6. Cris Turek 12 de maio de 2010 em 21:52 #

    Talma, eu também não posso ver um deck. Queria fazer uma base de sofá, mas marido ainda não se convenceu. Continuo tentando, he,he,he……
    Mas esse deck achei o máximo também. E dá pra inventar tanta coisa !!! Beijos, tenho sentido sua ausência no seu blog, mas sei bem como é.
    Vai tudo se encaixar. Boa sorte pro filhão nessa etapa nova.

  7. Cris Turek 12 de maio de 2010 em 21:55 #

    Querida Cristiane, agora você fica me devendo uma foto sua com a sua bolsa, combinado?
    Envie no blog@viladoartesao.com.br
    Beijos.

  8. Cris Turek 14 de maio de 2010 em 9:46 #

    Fabio, obrigada por participar. Iremos visitar o seu espaço com certeza. Fiquei muito curiosa. Abraços.

  9. tania 22 de julho de 2010 em 10:03 #

    Oi entrei neste sat achei muito lindo estas criatividades de vcs gostaria muito de aprender fazer o sofa de garrafa pet. se tiver um vidio de passo a passo gostaria de receber,ficarei muito feliz.obrigada thu.

    Tania, vou ficar devendo. O único pap que temos é o que está no blog. Confira no artigo que há links para outras fontes de pesquisa. Entre em contato com eles, talvez possam te auxiliar. Abraços.

  10. val paschoal 16 de janeiro de 2011 em 22:46 #

    achei mito boa a ideia, mas acho tambem que esse dek vai apodrecer muito rapido.

    Se estivesse em contato direto com o solo, qualquer madeira apodreceria, acredite. Mas a madeira de pallets nem sempre é de baixa qualidade, atente para isso. Algumas são bem resistentes justamente pelo esforço que recebem. Basta protegê-la como se faz com qualquer madeira e montar o deck afastado do solo. E depois de bastante tempo, se apodrecer, fazer uma fogueira de São João e se divirtir. Beijos.

  11. Michella Leal 2 de fevereiro de 2011 em 11:37 #

    Olá,
    Gosto muito do seu site, tô sempre por aqui e amei o deck, quando puder visite meu blog!!!
    Ficarei encantada com sua visita.
    Beijos!!!

    essa dica do deck é mesmo ótima. Já passei lá pra te visitar amiga. Tudo de bom pra você.

  12. Cida 31 de maio de 2011 em 9:08 #

    Olá Cris
    agora não tiro o olho das construçoes para ver se consigo pallets kkkkk bjs obrigado pelas dicas!!!

  13. Cris Turek 31 de maio de 2011 em 11:39 #

    Cida, se você fosse de São Luis eu tinha uma oferta gratuita pra você. Pena, né?

  14. Izabel 5 de janeiro de 2012 em 12:24 #

    Ótima idéia, acho que agora encontrei a solução pro meu quintal. Parabéns!

  15. ANTONIO BANDEIRA 18 de junho de 2012 em 14:46 #

    CRIS
    ESTOU PENSANDO EM FAZER O PISO E AS PRATELEIRAS DE UMA LOJA DE JEANS DE PALLET RECICLADO.PARA NAO FICAR UM DEGRAU DO CORREDOR EXTERNO PARA A LOJA ESTOU QUERENDO FIXAR AS TABUAS DIRETO NO PISO ANTERIOR (PORCELANATO).
    VC TERIA OUTRA ALTERNATIVA?

  16. Cris Turek 18 de junho de 2012 em 19:29 #

    Sem danificar o piso de porcelanato infelizmente não sei indicar, Antonio, pois para fixar você terá que usar no mínimo cola de alta ader6encia. Acho que o degrau ainda é um inconveniente bem-vindo nesse caso.

  17. Fernando 27 de dezembro de 2012 em 10:35 #

    Cris
    Adorei sua idéia de reciclagem dos pallets. Tenho uma área externa, e pretendo seguir sua dica. Porém, estou com uma dúvida: essas madeiras que devo pregar nos pallets devem ser sobrepostas às que já estão neles, ou apenas preencho os buracos desses pallets?
    Obrigado!

  18. Cris Turek 3 de janeiro de 2013 em 12:28 #

    Fernando a ideia é desmontar os pallets e remonta-los segundo o esquema. CLique no link indicado para ler mais.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Reciclagem Deck feito de Pallet | Recicla e Decora - 19 de setembro de 2010

    [...] Reciclagem Deck feito de Pallet setembro 20th, 2010 GA_googleFillSlot("Recicla_e_Decora_left_central"); Uma dica muito legal é esse deck feito de pallet. Já vimos aqui alguns móveis feitos de pallets, e agora a idéia é expandir usando o pallet reciclado no seu jardim. Aprenda aqui como fazer um deck com pallets reciclados, no viladoartesão.com.br [...]

  2. Tweets that mention Deck de pallet reciclado, como fazer | Vila do Artesão -- Topsy.com - 8 de novembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Vila do Artesão and Eliane Melman, Carla Takahashi . Carla Takahashi said: Deck de pallet reciclado, como fazer – http://bit.ly/9aw7Uv @vila_do_artesao [...]

Deixe uma resposta