Deck de pallet reciclado, como fazer

O efeito final do deck externo feito usando pallets de madeira

Mas foi tanta gente que me escreveu perguntando sobre decks de área externa que eu acho que esse passo-a-passo será da maior utilidade, especialmente para quem é amante da reciclagem. Vamos aprender a fazer um deck para seu jardim, reutilizando pallets de madeira e garantir um estilo rústico ao seu espaço de lazer.

Pra começar, se você não sabe o que é um pallet, não se avexe. Pallet é um estrado de madeira, metal ou plástico, usado para a movimentação de cargas. Os pallets de madeira são feitos de madeira de reflorestamento, normalmente de pinus. Assim, se você faz um deck em sua casa usando esses pallets, ainda está contribuindo com o consumo consciente da madeira.

Os pallets, por sua função e uso ao ar livre, normalmente já possuem algum tratamento que protege a madeira, o que facilita o seu trabalho. Para o seu deck você precisará calcular a área desejada e adquirir unidades suficientes para cobri-la. O deck usado é ainda mais em conta e você adquire em sucatas.

 

A primeira coisa é deixar o terreno plano. Se não quiser ter o trabalho de retirar terra, ajuste o nível usando cascalho ou brita.

 

A fundação do deck são vários pallets alinhados A fundação do seu deck será feita com vários pallets alinhados lado a lado, como na imagem. Por isso use pallets do mesmo tamanho, pois facilitará seu trabalho.

A dica bacana aqui, é que se você quiser ter degraus em seu deck, basta colocar mais uma camada de pallets sobre a primeira. Com o acabamento final não dará para perceber, e você ainda cria ambientes dentro do deck.

 

Fixe os pallets em terreno bem horizontal e confira com um nível Depois que colocar os pallets lado a lado, confira com um nível se estão todos perfeitamente alinhados. Não adianta pular essa parte porque seu deck vai ficar defeituoso.

 

Para as tábuas do deck, corte os pallets usando uma serra tico-tico. Dá pra usar serrote também, mas vai dar um pouco mais de trabalho. Com a serra tico-tico você conseguirá tábuas menores.

 

Separe as tábuas por cor, textura e largura    Depois de serrar todos os pallets, separe as tábuas obtidas por cores, detalhes como nós e larguras de tábuas, se for o caso. Isso facilita o seu trabalho.

 

Começando a cobrir o deck, pregando uma tábua após a outra A partir daí é começar a pregar ou parafusar as tábuas sobre a base de pallets, uma tábua após a outra, como na imagem. Lembre de usar pregos ou parafusos resistentes à ferrugem.

 

A dica agora é criar um tapete colorido de texturas e padrões diferentes, para dar o toque rústico que deseja. Você pode misturar larguras de tábuas, alternando na montagem. Cuide apenas para que a primeira fileira esteja perfeitamente alinhada.

Quando chegar na borda, corte as sobras das tábuas com a serra tico-tico.

Cuide também para que o acabamento lateral se encaixe perfeitamente com a primeira linha de tábuas.

Para finalizar, lixe bem a madeira para retirar todas as possíveis farpas e dê uma proteção extra passando com uma brocha uma mistura de 4 partes de óleo de linhaça para 1 parte de terebentina. Se desejar ainda dá para alterar a cor do seu deck clareando ou escurecendo, usando corantes na mistura do óleo.

Agora é só completar a decoração, dar o seu toque pessoal ao espaço e esticar as pernas pra relaxar.

Essa dica genial é da Esprit Cabane. Eu adorei, e vocês? Vejam mais imagens no site.

Você vai gostar também de:

, , ,

22 Responses to Deck de pallet reciclado, como fazer

  1. Ceiça 18 de abril de 2015 at 17:40 #

    Cris,

    Meu sonho ter um ambiente assim! Uma forma de estar mais próximo da natureza, um ambiente saudável e aconchegante em casa. Estou construindo minha casa, e já deixei um espaço para futuramente ter meu cantinho pra relaxar. Suas dicas foram essenciais para finalizar meu projeto.

    Obrigada! Bjos…

    • Cris Turek 19 de maio de 2015 at 10:19 #

      Legal demais Ceiça. Depois manda fotos pra eu ver.;)

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem