Pontos de costura à mão – aprenda a fazer

Aprenda pontos básicos de costura

Você é como eu, que entendo de costura tudo assim mais ou menos? Teoricamente até vai, mas na prática, como é mesmo? Tô sempre pedindo socorro pro povo da Vila. Vamos conferir alguns pontos bem básicos de costura à mão para aquelas situações de emergência e também para quem está aprendendo a fazer trabalhos manuais e quer ficar craque.

São muitos os pontos, mas esses são alguns dos mais básicos e dos mais utilizados. É claro que sua máquina faz todos eles e muitos mais, mas tem situações que só uma agulha na mão resolve. Então passe  o fio pelo buraco da agulha, dê um nó lá na ponta e vamos começar.

 

Ponto de Alinhavo

Ponto de alinhavo

Esse é o ponto mais simples, usado para unir os tecidos em costuras temporárias enquanto leva-se à máquina. Para facilitar a sua retirada depois, use uma linha em cor contrastante. Introduza a agulha no tecido dentro e fora numa linha tracejada com espaçamentos iguais.

 

Ponto Corrido

O ponto corrido é como o alinhavo, mas com um espaçamento bem menor das linhas tracejadas. Muito usado na màquina de costura, quebra um galho quando uma emenda descostura.

Ponto Atrás

O ponto atrás é um ponto de costura bem forte, usado para refazer costuras desfeitas. Traga a agulha do nó para o ponto 1. Insira a agulha no tecido no ponto 2 e por trás traga para o ponto 3. Volte atrás para o ponto 4  e recomece o movimento passando a agulha por trás do tecido. 

Ponto Luva

O ponto luva é usado para segurar as bordas de tecidos que tem aquela tendência chata de desfiar. Os pontos são feitos na diagonal, sempre pegando 3 ou 4 fios do tecido que você quer proteger. O espaçamento é curto e equidistante.

 

Ponto Invisível

Extremamente útil o ponto invisível resolve vários problemas. Feito com uma costura bem baixa, usa-se para unir duas bordas dobradas de tecido ou uma borda dobrada e uma plana, ou para fechar um forro ou dar pontos finais em peças de artesanato. Passe as dobras a ferro e esconda o nó na parte dobrada. Traga a agulha para a frente, pegue poucos fios de tecido e retorne para dentro da dobra. Volte com a agulha para fora e repita sucessivamente. A costura não deve aparecer pelo lado de fora, e os pontos maiores ficam do lado do avesso.

Bem bom pra começar, com esses pontos você resolve a maioria dos seus problemas de costura. Em breve vemos outras dicas que vão ajudar a quebrar e remendar seu galho sem que ninguém note.

Fonte: Sew 4 Home

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , , , ,

45 Responses to Pontos de costura à mão – aprenda a fazer

  1. José Maurício Fontana Pires 22 de novembro de 2014 at 10:18 #

    Oi Cris, vou dar uma palestra sobre detalhes da confecção de nubentes.
    Preciso de uma informação curiosa:Aproximadamente quantos pontos são necessários para completar um traje típico de noivo?
    E no caso do vestido da noiva, ele é feito também ponto a ponto? Quantos pontos são unidos para finalizar a obra completa?
    Fico muito grato pelo seu retorno.
    Felicidades!

    • Cris Turek 25 de novembro de 2014 at 18:50 #

      Nossa José, nem tenho ideia já que dificilmente alguém o faria à mão. Acho meio difícil obter essa resposta. Eu não sei dizer, e fico te devendo.

  2. Ana 24 de agosto de 2013 at 12:18 #

    Gostaria de saber como posso fazer com um fio corrido de um vestido? Tem algum truque para disfarçar?

  3. auda maria 14 de março de 2013 at 16:58 #

    Olá, Cris!! Poderia colocar algo sobre cerzido invisível? Preciso e está meio difícil de achar… Obrigada!!

    • Cris Turek 14 de março de 2013 at 17:44 #

      Auda é o mesmo que ponto invisível, explicado nesse post. Leia e confira as dicas.

  4. debora santos 9 de março de 2013 at 16:43 #

    oi.. amei este site.. foi uma idéia maaravilhosa..
    existe um ponto de costura feito a mão que minha vó fazia e também me ensinava a fazer só que eu já não lembro como se faz e nem como se chama o ponto.. mas, era mais ou menos assim puxa-se um ou dois fios do tecido, sempre é próximo das bordas como se fosse bainha, e então conturamos a bora dobrada próximo do tecido desfiado entremeio fazendo pequenos (x) . se entendeu e sabe qual é por favor me oriente. obrigada.

    • Cris Turek 11 de março de 2013 at 19:07 #

      Debora vou me informar e qualquer novidade postamos aqui. Beijos.

  5. doriseth 7 de março de 2013 at 12:50 #

    Gostei do seu trabalho.É a primeira vez que Eu consultei.Foi bom ter conhecido.

  6. maria borges 3 de fevereiro de 2013 at 18:52 #

    quero fazer tapetes ,quadrados de sobras de tecidos costurados a mao e preciso de ajuda. obrigada

    • Cris Turek 4 de fevereiro de 2013 at 14:05 #

      Maria Borges use as técnicas de patchwork. Digite o termo no campo de pesquisa no alto da página e confira as aulas já dadas.

  7. mariane 15 de dezembro de 2012 at 13:38 #

    nossa muito explicativo o site adorei me ajudou muito os pontos de custura muito obrigado!!!

  8. sonia 18 de novembro de 2012 at 13:45 #

    acho um trabalho muito lindo parabéns

  9. Aurane Serafin Godinho 20 de maio de 2012 at 0:45 #

    Cris, Parabéns Querida.
    Tenho Profissão, 47 anos, bem resolvida. Minha irmã mora em Londres… E AMO tecidos, cores, texturas, me atraem muito. Tenho idéias nada convencionais. Crio e uso,(não tenho muito tempo para me dedicar…) blusas, calças, misturo crochê com brilho,sem brilho,rendas,plumas com couro, introduzo um pijama com estampa muito louca com lantejoulas).Todos adoram, elogiam e se eu não contar… PASSAM POR ALTA COSTURA. KAKAKA Pensei que era a unica maluca criando, costurando sem usar máquina. Valeu Cris, Forte Abraço!

  10. cida 8 de maio de 2012 at 23:43 #

    meu nome é cida tenho 14 anos, gostaria de saber oque se faz ao terminar o ponto corrido, tenho q da outro ponto para não soltar a costura? minha mãe vive dizendo que tenho que aprender sosinha, mas não tenho muito jeito. sem que da o nó e começa apassar a agulha no tecido para dentro e para fora, mas e depois?

    • Cris Turek 9 de maio de 2012 at 21:24 #

      Cida você dá um nó na linha fazendo uma laçada sobre ela mesma. Difícil explicar em palavras. Tente achar um vídeo no youtube pra entender melhor. Beijos.

  11. Elza Maria Martins da Silva 23 de abril de 2012 at 18:15 #

    Procurei e achei,como fazer costura sem máquina,mas tambem tem muito idiota postando besteiras e fazendo a gente perder tempo.estou com minha maquina quebrada e preciso trabalhar.resolvi fazer almofadas decoradas,então vai na mão mesmo.mas preciso de uma ajuda,onde encontrar enchimento para as almofadas a preço para iniciantes,sem muita verba.grata pela atenção.

    • Cris Turek 23 de abril de 2012 at 21:28 #

      Elza, preço bom mesmo você só consegue se comprar grandes quantidades. Procure em lojas que trabalham com tecidos e material para decoração e pesquise os preços para pedidos maiores. Eu pago 15 reais o kilo, mas compro quase nada. Pra preços melhores só mesmo mais quantidade. Não desanime.

  12. cida 2 de abril de 2012 at 15:58 #

    Oieee…Eu tenho uma calça jeans ki rasgou bem no joelho e gostaria de saber como faço para enmendar outro pedaço de jeans no lugar ki rasgou,por favor poderia me ensinar ou explicar, com detalhes de como fazer, porque leiga na costura eh fogo….bjus

    • Cris Turek 5 de abril de 2012 at 16:35 #

      Cida dicas de costura nesse nivel eu vou ficar devendo.

  13. Lúcia Brasil 28 de março de 2012 at 22:05 #

    O ponto que eu quero é aquele que precisa desfiar o tecido e que se faz muito em lenços.Obj.

  14. veronica 4 de março de 2012 at 18:08 #

    Me ajudi a fezer artesanado a mão .
    Não consigo

    • Cris Turek 5 de março de 2012 at 12:29 #

      Veronica, se está com muitas dificuldades, procure uma escola de artesanato para faze aulas presenciais. Vai ajudar muito mais.

  15. Marta 9 de dezembro de 2011 at 20:33 #

    Quantas pessoas não sabem estes pontos básicos e importantes no artesanato, na costura, no dia a dia da mãe e dona de casa. Fico muito contente com este despojamento do saber e como disse um sábio: “conhecimento guardado é conhecimento inútil”. Sei algumas técnicas e me disponho a ensiná-las se for do interesse da Vila do Artesão.

    • Cris Turek 9 de dezembro de 2011 at 21:03 #

      Agradecemos Marta, qualquer coisa escrevemos.

  16. jorge 17 de agosto de 2011 at 23:19 #

    oi gostei de sua explicacao mas eu gostaria de aprender com faz pra fechar o no quando termina a costura normal e em botao de camisa. obg

    • Cris Turek 18 de agosto de 2011 at 10:15 #

      Jorge, para arrematar, você dá um pontinho sobre outro no mesmo lugar, passando a agulha entre eles. Se se sentir mais seguro, dê um nó. Sem segredos.

  17. cris cabral 8 de agosto de 2011 at 2:25 #

    Obrigada por compartilhar tantas dicas que só facilita meu dia a dia, beijos

  18. Eunice de ouza 24 de julho de 2011 at 10:35 #

    Olá ,amei esse site, acessei apenas
    para aprender a fazer fuchicos, mas
    como gosto de navegar vi que existem
    muito mais coisas que agora graças a internet não preciso mais recorrer aos
    outros para aprendere sim apenas me conectar.
    Beijos

    • Cris Turek 25 de julho de 2011 at 16:32 #

      Seja bem-vinda Eunice, espero ve-la por aqui sempre. beijos.

  19. Ana Cristina 20 de junho de 2011 at 15:15 #

    Valeu mesmo!agora vou poder custurar na mão eu tenho maquina mas tambem não sei regular os pontos dela gostaaria de site como regular os pontos da maquina muito obrigada beijos!

    • Cris Turek 20 de junho de 2011 at 16:48 #

      Ana Cristina, não sei de blogs que ensinam a costurar na máquina. Fico devendo essa indicação, mas acho que encontrar um curso de costura para iniciantes não é tão difícil. Talvez seja o ideal.

  20. Cleice 24 de fevereiro de 2011 at 11:34 #

    adorei as dicas estou aprendendo agora muito bom!!!

    É isso aí amiga. A gente aprende colocando a mão na massa.

  21. andreia 15 de fevereiro de 2011 at 20:01 #

    ola gostava de aprender a pregar vidrilhos em veludo para um traje do rancho…
    obrigados fico a espera de resposta

    Amiga, por enquanto não estamos focando em técnicas de bordado, mas estou anotando o seu pedido. Quem sabe a gente não muda a programação, né? Beijos.

  22. Nicolly 27 de dezembro de 2010 at 21:47 #

    Nossa eu adorei o site…vai me ajudar muito,ainda mais agora que eu estou aprendendo a costurar e fazendo roupinhas para minhas barbies!Obrigado:D
    Beeijo…!

    Obrigada querida, continue com a gente nesse novo ano. Beijos.

  23. Andreia Nunes 12 de dezembro de 2010 at 9:48 #

    Nossa!!! era tudo que eu precisava saber, estou a mais de dois meses querendo fazer uma capa de sofá com minhas próprias mãos, ja cortei td certinho, mas estava com medo de fazer a costura errada…Pois agora farei sem medo!!! Muito obrigada ameeeei o blog…Bjksss a todos!!!

    Que bacana, espero que você se acerte bem com o seu projeto e que as dicas ajudem. Depois manda as fotos pra nós, ok? Beijos.

  24. Elisangela 22 de novembro de 2010 at 0:06 #

    Muito obrigada pela dica. Não tenho máquina e quando preciso uso cola de tecido. Agora poderei costurar na mão. Agradeço de coração por compartilhar seus conhecimentos.
    Beijos

    Esses pontos simples resolvem muitos problemas, pode acreditar. Beijos.

  25. Mary 19 de novembro de 2010 at 13:09 #

    Adoro passar por aqui!!!! Parabéns!

    Obrigada, venha sempre. Beijos.

  26. Aline 23 de setembro de 2010 at 10:38 #

    ADOREI ESSAS DICAS MARAVILHOSAS!!!!.

    OBRIGADA!

    Essas coisas são bobas mas às vezes a gente nem sabe, né? Que bom que gostou.Beijos.

  27. Iris 15 de setembro de 2010 at 6:27 #

    Gostaria de aprendeer fazer ponto ajur voces tem como ensinar o passo a passo?

    Iris, clique nesse link de ponto ajour e confira a explicação. Beijos.

  28. Marinez 28 de agosto de 2010 at 16:42 #

    Ola,
    Amei este site
    Abraços

    Seja muito bem-vinda Marinez, e participe sempre, sempre, sempre.

  29. Cida Moraes 26 de agosto de 2010 at 8:53 #

    Maravilha, sou novata na arte de costurar. Fiquei muito desajeitada nos primeiros pontos… Acredito que com a sua dica me sairei bem.
    Muito obrigada!
    bjks
    Cida

    Pra começar essas dicas ajudam mesmo, pode confira. Obrigada pela visita. Beijos.

  30. Maria Marilde 21 de agosto de 2010 at 13:08 #

    Muito bom, resolveu o meu problema.

    Amiga, que bom. É isso aí, soluções bem à nossa mão. Beijos.

  31. márcia 19 de agosto de 2010 at 8:32 #

    Bravo!!!, que dica boa, para quem não tem maquina de costura igual a mim isso era tudo que eu precisava,as vezes me vejo em situações que so recorrendo a vizinha na sua maquina, agora posso tentar da o meus pulinhos sozinha, rsrsrs!!!!!
    como sempre obrigado pela dica, vcs são maravilhosas, amo esse site!

    Sei bem o que é isso Marcia. Aproveite bastante. Beijos.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem