Top Menu

Frivolité, a arte de fazer renda com nós

Toalha de renda frivolité feita por Stael Macedo

 

Rendas, essas maravilhas que encantam a gente e enriquecem qualquer coisa com seus detalhes, são esse tipo de trabalho que muitas vezes achamos impossível que alguém tenha feito. Minúsculos desenhos, micro nózinhos e trançados, chega a ser mesmo de duvidar que nossas mãos possam transformar uma simples linha numa fantástica renda. Assim também é com o frivolité, uma técnica que faz renda com nós, usando linha de crochê.

O frivolité também é conhecido por outros nomes como espiguilha e rendilha. Surgiu no início do século 19 e alguns dizem que, como o macramê, a técnica foi desenvolvida pro marinheiros, mas isso não está comprovado. O frivolité é basicamente composto de nós e picôs, os laços, unidos em forma de anéis ou arcos. Os arcos são o detalhe que dá a graça à renda frivolité.

 

Stael Macedo trabalhando a sua renda frivolité e sua navete de estimação

 

 

Quando estive em Curitiba, conheci uma rendeira de frivolité na Feira do Largo da Ordem, a senhora Stael Macedo. Ela confecciona vários tipos de trabalho: toalhas de bandeja, porta-copos, palas e golas e estava lá fazendo seu frivolité usando uma das ferramentas tradicionais, a navete.

 

Toalha de bandeja em frivolité, feita por Stael Macedo

 

Contou que aprendeu com a mãe, mas que infelizmente não percebe que hoje em dia haja muito interesse das pessoas em conhecer a técnica. Essa toalha de bandeja acima, ela vende por R$48, e o telefone de contato para quem quiser conversar com ela é (41) 3264-3353. E é claro, ela está todos os domingos na Feira do Largo em Curitiba. A barraca fica na Rua Kellers, em frente ao museu.

 

Como fazer o anel básico do frivolité De qualquer forma se você ficou curioso pra entender como os nós e laços são feitos, temos uma indicação de um passo-a-passo de anel usando a agulha de frivolité que é o formato mais básico e não é tão assustador. Clique no nome e confira: Ensinar com muito prazer.

 

E também, a flor é bem acessível de fazer, e aqui tem o passo-a-passo de como fazer cada pétala. Também é interessante. A dica é da Agulha de Ouro, é só clicar. Como fazer as pétalas do frivolité

 

Como o frivolité é uma renda resistente, fica muito fácil de usá-la em outros objetos, como bolsas e acessórios. E se você não tem jeito para fazer o frivolité, pode comprar pronto e usar para inventar moda. Que tal aprender a fazer algumas peças com essa e outras rendas?  Veja, por exemplo, o nosso pap de brinco de renda e anime-se.

Você vai gostar também de:

     

, , , , ,

69 respostas para Frivolité, a arte de fazer renda com nós

  1. Maria Helena 29 de setembro de 2010 em 17:14 #

    Adorei este post! Minha mãe me ensinou a fazer frivolité quando eu era bem jovem (ainda sou…). Ela aprendeu com uma tia dela, que fez o corpo de seu vestido de noiva na renda. Pela foto, era maravilhoso! Eu, porém, nunca consegui fazer nada completo porque é um trabalho demorado, especialmente se a linha for fininha. Para compensar, mamãe fez um conjunto de toalhinhas de diversas cores, que está guardado com muito carinho!

    Se quiser nos mostrar é só enviar fotos, terei muito prazer em publicar em nosso mural. Beijos.

  2. Cássia 30 de setembro de 2010 em 10:01 #

    Olá!Sou de Santos-SP, e estou adorando todo dia uma dica nova,já estive em João Pessoa e acho linda essa cidade.Parabéns pelo seu trabalho!Beijos!

    Obrigada Cassia por participar. Beijos.

  3. dialir barros cardial 30 de setembro de 2010 em 11:30 #

    Gostei muito do artigo sobre o frivolitê,minha avó tem 86 anos e ela faz umas cruz de frivolitê.Vou mostrar as novidades para ela.Valeu

    Ela merece ter o trabalho publicado aqui na Vila. Mande as fotos da cruz. Beijo grande.

  4. sueli 2 de outubro de 2010 em 2:27 #

    adorei e como sou maniaca por trabalhos com linhas gostaria de saber onde compro a agulha ou se dá pra improvisar e se tem algum site que ensine ……o trabalho é magnifico.espero consiguir apreender um grande abraço–sucesso

    Sueli, os links para sites que ensinam estão nesse artigo, é só clicar e visitar as páginas. A agulha você compra em lojas de armarinhos, com certeza. Beijos.

  5. sueli 5 de outubro de 2010 em 19:11 #

    obrigada pela resposta.vou procurar a agulha e tentar fazer. se conseguir mando a foto pra vcs bjus e sucesso

  6. Nazareth Monma 31 de outubro de 2010 em 10:22 #

    Olá..gostaria muito de saber qual é a linha ideal pra fazer Frivolite..estou queimando os ultimos tico e teco pra aprender sozinha pelas aulas lá no youtube..coloco como Tatting e tem um monte de videos..o problema é que moro no fim do mundo..rs..minha cidade é super pequena e não tenho opção de linhas..se puder me informar qual é a linha e de que marca..consiguirei com alguem que viaje pra cidadegrande..rs..desde já amei este site..obrigada pela atenção..bjs da Nazah Monma

    Querida, use a mesma linha indicada para crochê. Qualquer armarinho tem. Boa sorte.

  7. Eunice Campos 24 de janeiro de 2011 em 9:33 #

    Eu sou apreciadora de todo trabalho manual. Embora não teça frivolitê, reconheço que é um artesanato delicado e com riquesa de detalhes. Minha avó tecia muito bem. Gosto
    também do nhanduti, crivo, bilro,etc.. Abraços, Eunice

    Eunice, Tem um mundo de artes que a gente nem imagina. Sorte de quem pode ver todas de perto, né? Beijos.

  8. osmarina 16 de fevereiro de 2011 em 1:02 #

    gosto muito de faser frivolité e sou apreciadora da tecnica do frivoliteem breve mando fotos das peças que faço pra vc.abraço

    Osmarina, que maravilha. Vou adorar ver. Beijos.

  9. Stael Macedo 24 de fevereiro de 2011 em 15:50 #

    Boa tarde,
    Só hoje vi a matéria sobre o meu trabalho
    no seu blog.
    Fiquei muito feliz por seu interesse em divulgar a renda frivolité.
    Gostaria de convidá-la p/a Feira Internacional de Patchwork que se realizará aqui em Curitiba no mês de setembro deste ano(de 01 a 04).Estarei participando com o meu trabalho.
    Muito obrigada,
    Stael.

    Olá Stael, que grande prazer receber seu recado. Antes tarde, não é? Fico feliz que tenha gostado, para nós foi um grande prazer conhecê-la e apresentar seu trabalho aqui na Vila. Obrigada pelo convite, quem sabe eu possa estar em Curitiba em setembro, né? Beijo grande.

  10. Gesiane 18 de abril de 2011 em 16:19 #

    Olá…
    Gosto muito de trabalhos manuais. Eu tenho muito interesse de aprender a fazer esse bordado, mas não não encontro a navete para comprar. Moro em BH. Sabe algum lugar para me indicar??
    Obrigada!!

  11. Cris Turek 18 de abril de 2011 em 19:35 #

    Gesiane, lojas de armarinhos devem ter, ou lugares que vendam material para tecelagem. Indicações vou ficar devendo. Boa sorte.

  12. ROZALIA 5 de maio de 2011 em 10:30 #

    OLÁ EU FAÇO FRIVOLITÊ, ACHO MUTO LINDO QUE AQUI NO RIO DE JANEIRO NIGUEM CONHERCE ESSE TRABALHO.

  13. Cris Turek 5 de maio de 2011 em 15:02 #

    Pois é Rozalia, as pessoas confundem o frivolité com outras rendas. ë um trabalho muito delicado. Beijos.

  14. Stael Roman 29 de maio de 2011 em 19:09 #

    Olá, estava navegando no significado do meu nome, quando vi o artigo, não resisti de escrever, meu nome e agora o frivolite…rrrs.
    Tambem aprendi a fazer frivolite a algum tempo. Demais …não cre?
    Parabéns pelo trabalho.
    Bjs
    Stael

  15. Cris Turek 29 de maio de 2011 em 20:20 #

    Stael, é uma feliz coincidência que você pode explorar. Envie fotos de suas peças e participe do nosso mural.

  16. sandra janete 4 de junho de 2011 em 20:00 #

    ola, amei o frivolite gostaria se possivel vc me enviasse como fazer , rendas, bijuterias etc , sempre tive muita vontade de ap´render a trabalhar com o frivolite. obrigada e parabens pelo trabalho. ameiii.
    bjs no coração sandra

  17. Cris Turek 5 de junho de 2011 em 11:50 #

    Sandra, não temos como enviar dicas antigas por email. Use o nosso campo de pesquisa no alto da página para localizar todos os artigos que temos sobre frivolité. O que temos está publicado no blog. Beijos.

  18. lourdes 18 de junho de 2011 em 15:06 #

    Olá, amiga. Navego sem cansar no seu site. Adoro tudo que vejo. Sou BOA em agulhas p/ ponto cruz, vagonite, ponto oitinho e outras coisassssssssssss mais. Tenho noção de crochet e tricot. Mas vendo seus trabalhos estou começando a me inreressar por tudo? Quando criança, via muito uma senhora fazer frivolitê. Ficava encantada.PARABÈNS. Espero sempre novidades. Abraços

  19. Cris Turek 18 de junho de 2011 em 20:07 #

    Obrigada Lourdes, sua mensagem é muito carinhosa. Participe do nosso mural. Envie suas fotos, quero ver seus trabalhos.Beijo.

  20. Luzia 25 de junho de 2011 em 20:17 #

    Pessoal, estava anciosa p/ saber fazer essa maravilha. Graças a vcs, vou ter essa opurtunidade. Que Deus os abençõe p/ que continue ajudando as pessoas, Muito obrigada. LÙ

  21. Cris Turek 25 de junho de 2011 em 22:12 #

    Luzia, espero que dê tudo certo e que você aprenda bem rápido. Beijos.

  22. Adauto Viana 22 de julho de 2011 em 19:11 #

    Gostaria de aprender fazer o trabalho usando o navete.
    Desde já agradeço. Adauto

  23. Cris Turek 23 de julho de 2011 em 10:09 #

    Adauto, use o campo de pesquisa lá no alto para localizar todos os nossos artigos sobre o tema.

  24. Bela Reis 13 de agosto de 2011 em 19:19 #

    Olá qrida q coisa + linda me apaixonei pela técnica,sinceramente nunca tinha visto ou ouvido falar dessa arte, adoraria receber pap de como fazer pois aqui em Belem se alguem conhece ta imcubado pois vou divulgar essa arte magnifica pois adoro fazer arte com as maos sem usar muitos apetrechos. aguardo dicas e como comprar o material por favor me envie agradeço pela atenção

  25. Cris Turek 14 de agosto de 2011 em 12:19 #

    Bela, não temos como enviar material antigo por email, mas use o campo de pesquisa e confira nossas dicas para iniciantes. Passo a passo mais adiantado você consegue em revistas especializadas. Dê uma espiada e faça uma experiência. Beijos.

  26. Adrielle Nogueira 15 de agosto de 2011 em 21:02 #

    Eu fui apresentada ao frivolité a alguns dias… Uma tia pediu que eu comprasse pra ela as agulhas. então fui pesquisar, e estou descobrindo essa maravilha!!!
    já estou fazendo os primeiros nozinhos…é muito bom, recomendadíssimo!!!

  27. Cris Turek 15 de agosto de 2011 em 21:34 #

    Não deixe de nos mostrar seus trabalhos, Adriana, ok?

  28. Maria José de Almeida 4 de setembro de 2011 em 15:50 #

    Estou pretendendo montar um Projeto na área social, gostaria muito de incluir a renda de frivolite, mas não sei nem por onde começar, já que não conheço ninguém para ensinar. Será que você indicaria? Obrigada aguardo resposta.Um grande abraço.

  29. Cris Turek 4 de setembro de 2011 em 17:51 #

    O contato que tenho Maria José, é justamente esse que está mencionado no artigo. Espero que ela possa te auxiliar, ligue para ela.

  30. Ana maria vilela luz 8 de outubro de 2011 em 21:53 #

    eu gostaria de abrender a fazer frivolite oque devo fazer para isso acontecer? voces te curso para vender ai! me manda reposta por e-mail ok obrigada.

  31. Cris Turek 10 de outubro de 2011 em 23:24 #

    Ana Maria, não vendemos cursos na Vila mas nesse artigo tem links para pap para iniciantes em frivolité. É só clicar para conferir. Beijos

  32. Florisce 1 de novembro de 2011 em 15:48 #

    Adorei desse artigo, há muito tempo venho namorando o frivolitê, e essas explicações são muito útil e fáceis para quem está começando…parabens.

  33. joseny 15 de novembro de 2011 em 11:38 #

    amei o mosaico de cascas de ovos farei neste feriado.Que Deus continue ti abençoando.

  34. luiza 27 de novembro de 2011 em 19:45 #

    quero poder aprender alguns pontos,como fazer?

  35. Maria das Grassas Marques 27 de novembro de 2011 em 20:32 #

    Oi, Cris. Tudo que vejo aqui neste site é muito lindo! Eu amo trabalhos manuais em geral. Faço tricô, croché e bordados, desde os meus tempos de criança, mas tenho vontade de aprender mais, apesar dos meus 60 anos e algumas limitações. Vi aqui o frivolité que é um dos trabalhos que sempre quis aprender e não tive oportunidade. Você teria alguma ideia de como posso aprender? Obrigada. Parabéns pelos belíssimos trabalhos!

  36. Cris Turek 27 de novembro de 2011 em 22:26 #

    Luiza, leia esse artigo com atenção. Essas dicas estão nele.

  37. Cris Turek 27 de novembro de 2011 em 22:29 #

    Maria das Grassas, conforme indicado nesse texto há links para pontos iniciais. Comece sua experiência por lá.

  38. Ceça 2 de dezembro de 2011 em 17:32 #

    Oi Cris, adorei suas orientações pois consegui fazer a argolinha. SÓ NÃO CONSEGUI AINDA IR ALÉM DISSO.

    Obrigada

  39. Cris Turek 2 de dezembro de 2011 em 22:29 #

    Mantenha a persistência Ceça.

  40. Déborah Lima Rust 5 de dezembro de 2011 em 18:18 #

    Estou procurando alguém que faça frivolitê.
    Quero comprar uma blusa de frivolitê

  41. Cris Turek 5 de dezembro de 2011 em 19:12 #

    Déborah, leia nesse mesmo artigo nossa indicação.

  42. JÔ PEREIRA 29 de janeiro de 2012 em 16:26 #

    ADOREI ! O trabalho é lindo, pena que em Salvador é muito difícil encontrar quem ensine esta linda técnica.

  43. zuleide gomes desantana 30 de janeiro de 2012 em 14:52 #

    gostaria de saber como fazer porta retratos

  44. Cris Turek 30 de janeiro de 2012 em 20:34 #

    Zuleide, use o campo de pesquisa e confira nossas dicas.

  45. Tania Mara 2 de fevereiro de 2012 em 21:17 #

    oi, adorei ver trabalhos feitos em frivolete, minha mãe faz com a navete, trabalho delicado, muito bonito e um pouco demorado, mas ela adora isso. Parabens para quem faz e ama essa técnica.
    bjs

  46. Wellyni 16 de abril de 2012 em 22:40 #

    Olá, adorei o site, estou tentando aprender a fazer Frivolité mas to meio perdida os primeiros pontos eu já sei mas como faz pra fazer o resto?? desde já agradeço a sua atenção bjs.

  47. Teresa Cristina 18 de abril de 2012 em 17:30 #

    Olá,boa noite conheci o frivolité a 3 dias na net e estou encantada com essa técnica, sou brasileira mas atualmente estou morando em Portugal,não consegui ainda fazer com a navete, mas com a agulha já faço a argola, gostaria de ir mais adiante,se puderes me ajudar fico muito agradecida bjsssssssss.

  48. Cris Turek 18 de abril de 2012 em 18:59 #

    Wellyni, para pontos mais elaborados eu fico devendo dicas. Sugiro que procure por revistas especializadas ou se possível por uma boa professora, que ensinará muito mais do que você poderá aprender na internet. Beijos.

  49. Nercizete Gomes 19 de abril de 2012 em 8:39 #

    sou de Recife . gostaria muito de apreder frivolite e onde encontra a agulha. Você deveria vende o curso em dvd para os alunos de fora.Mim de noticia sobrer o assunto.Obrigado pela atenção.

  50. Cris Turek 23 de abril de 2012 em 22:39 #

    Nercizete, seria ótimo seu eu soubesse fazer frivolité, mas ainda não aprendi. As dicas nesse artigo são de outras fontes, citadas no mesmo. Tente por lá.

  51. sandra brack 4 de maio de 2012 em 10:01 #

    por gentileza gostaria de saber onde fazer aula de frivollite em sao paulo proximo de santa cecilia de freferencia. obrigada desde ja.

  52. Cris Turek 6 de maio de 2012 em 21:30 #

    Sandra infelizmente não tenho informação de ateliers que ensinam essa técnica. Fico devendo.

  53. Bia 24 de maio de 2012 em 11:43 #

    Olá.
    Também gosto muito de frivolité e faço-o sempre que tenho um tempinho.Estive a ler alguns comentários e gostaria de acrescentar que esta renda se pode fazer com qualquer linha. Até pode ser com linha de seda. Todavia, deve ser feita com uma linha mais durinha que aquela com que se faz o crochet normal. Em portugal há a “Crochet Corrente” que se vende em novelelinhos muito mais pequenos que os normais e bastante mais caros, porque trazem pouca quantidade.Esta necessidade deve-se ao facto de que, com uma linha mais macia,é mais que certo que as argolinhas que se fazem na renda vão tombar, virar-se para o outro lado e a renda perde toda a graça! Se a linha for mais rija, isto não acontece. Só é mais difícil rematar mas…também se faz!!!!!
    Escolha então uma linha que “aguente” a renda.
    Parabéns pelo blogue!

  54. Cris Turek 24 de maio de 2012 em 15:31 #

    Agradecemos imensamente pelas dicas Bia, beijos.

  55. dolores mariel 27 de maio de 2012 em 9:57 #

    gracias todo lo que muestran estan bellos en especial el frivolite me encanta soy de Peru pero todo esta muy bello gracias.

  56. marta regia 17 de julho de 2012 em 17:45 #

    Queria muito aprender a fazer frivolite , mais não estou conseguindo, queria que vcs mim desse umas dicas, já tentei pela internet mais não conseguir por favor mim ajude.Pois Não trabalho, é uma terapia. desde de ja agradeço.

  57. Maria Blandina 18 de julho de 2012 em 19:41 #

    Fiquei encantada com os trabalhos que vocês fazem. Gostaria de aprender a fazer renda de bilro. Um abraço,
    Blandina

  58. Cris Turek 19 de julho de 2012 em 17:38 #

    Marta não sou professora da técnica e mal sei iniciar. Sugiro que entre em contato com os professores nos links indicados nesse post onde há dica de como começar a fazer. Boa sorte.

  59. maria elisabete dos santos 15 de outubro de 2012 em 19:48 #

    moro em salvador e aqui é muito difícil encontrar pessoas que saibam fazer frivolité e inhanduti. POREm conhecí uma moça de nome DORIAN QUE SABIA FAZER ESTA PRECIOS RENDA. SERÁ QUE ELA MORA AINDA EM SALVADOR? DORIAN SE COMUNIQUE COM A GENTE!PRECISAMOS DO SEU CURSO! APAREÇA!

  60. maria elisabete dos santos 1 de novembro de 2012 em 21:28 #

    gostaria que o instituto Mauá de Salvador nos oferecesse o curso desta renda belíssima que é o frivolité.As pessoas não tem interesse porque não conhecem.E preciso passar esta renda maravilhosa para outras gerações!

  61. jane teresinha de carvalho 19 de fevereiro de 2013 em 0:50 #

    ola gostaria de receber o curso no meu email adorei ja faz muito tempo que procuro na nete como fazer renda amei obrigado deus abençoe a todos beijos

  62. Maria oliveira 14 de maio de 2013 em 10:35 #

    Aprendi a fazer frivolité com minha Mãe.
    Ela aprendeu em Paudalho, na terra em que nascemos. Ela aprendeu com umas irmãs que participavam da Igreja Católica. Eram quatro irmãs solteironas que aprenderam esta arte com as freiras de um convento.
    Hoje, muita gente acha bonito, mas não quer aprender. É muito estranho isso.Lamento.

  63. cecilia camiloti fabrin 5 de julho de 2013 em 19:35 #

    Amo frivolite,faço alguma coisa,mas continuar aprendendo é muito bom!!!!
    beijos Cecília.

  64. Dalva de Lourdes Mendes Cavalcante 4 de setembro de 2013 em 18:23 #

    Frivolite é incrivel amo fazer ,ja fiz golas exarpe , , estou fazendo uma pala .So sei fazer com a navete Agora é dificil encontrar . Gostaria de encinar gratuitamente as pessoas da cidade em que moro poucos conhecem.Me ajudem a encontrar as navetes. com agulha nao sei.Moro em Garanhuns pe agradeço -lhes bjos

  65. maria do carmo 19 de setembro de 2013 em 15:41 #

    Olá sra. Stael gostei de encontrar alguem que faz frivolite . É um trabalho muito lindo e delicado, eu faço frivolité hà 60 anos, e cada vez me surpreendo mais,com a imensidão de modelos que podemos obter com essa renda maravilhosa. Para mim frivolité é só feita com navete, o resto é uimitação. Parabéns e Felicidades . Um abraço.

  66. maria do carmo 19 de setembro de 2013 em 15:52 #

    Gostaria de convidá-la a curtir a minha página no facebook em ARTCARMO, ali poderá ver alguns dos meus trabalhos. Quero também acrescentar que também vendo navetes, caso esteja interessada. Bjs

  67. Edesia Menezes 27 de agosto de 2014 em 21:13 #

    Também fazemos frivolite há algum tempo.Fizemos um grupo o FRIBOART,vendemos em feiras livres,pegamos encomendas,nossa produção ainda é pequena porém bem variadas.

  68. Edesia Menezes 27 de agosto de 2014 em 21:25 #

    FRIBOARTE é em Vitória da Conquista -BA

  69. Cris Turek 1 de setembro de 2014 em 16:02 #

    Edesia mande suas fotos para blog@viladoartesao e participe do nosso Mural, será um prazer. Abraços.

Deixe uma resposta

Optimization WordPress Plugins & Solutions by W3 EDGE
cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale