O artesanato mineiro na Feira do Empreendedor de BH

Vamos falar hoje do que andei fazendo nos últimos dias e o que isso tem a ver com vocês. Quem me acompanha no Twitter, Orkut e Facebook, já estava sabendo dessas novidades, mas todos poderão ver agora um pouco mais. Passei essa semana de começo de setembro em Belo Horizonte, participando da Feira do Empreendedor a convite do Sebrae de Minas. Paralelamente à feira, aconteceu o 5º Encontro Mineiro de Artesanato, onde conheci novos artesãos da região, selecionados para o novo catálogo do Sebrae.

Para 2010 o Sebrae MG modificou a forma como cataloga seus artesãos, e a partir de agora eles serão separados por tipologia. E assim, com essa disposição estava montado o Encontro e a exposição. Super organizado, com muita gente nova aproveitando sua primeira oportunidade de fazer parte desse Encontro, fiquei mais uma vez impressionada com a ordem geral da feira, que além do artesanato apresentou muitas outras opções de negócios.

O objetivo do Encontro, foi promover a aproximação de artesãos de várias pequenas cidades do interior com possíveis compradores de suas peças, numa condição favorável à realização de bons negócios. E pelo que pude perceber, os negócios realmente aconteceram em quantidade. Esses artesãos muitas das vezes totalmente isolados em suas cidades, não sabem como agir para colocar seu trabalho no mercado, e nesse momento o Sebrae é imprecindível, cumprindo com louvor seu papel.

Peças em massa de areia de Solange do Tô Criando

Flores de chita e fuxico do Grupo Gente Nossa

Papel maché dos artesãos de Carangola Conjunto feminino de Denise Federico

Hoje estou mostrando um pouco de tudo que vi, pois infelizmente nem todos consentiram em ter seus trabalhos fotografados, mas tenho certeza de que esse pouco já dá uma noção exata da qualidade dos trabalhos que por lá encontramos. Parabéns ao Sebrae Minas, que o seu exemplo possa ser seguido por todo o país.

A partir dessa semana começarei a colocar à disposição de vocês para compra aqui no nosso Bazar da Vila, as peças que trouxe de Minas. Fiquem atentos porque o estoque é limitado e os preços tentadores.

Fotos: Marcelo Pereto

Você vai gostar também de:

, ,

18 Responses to O artesanato mineiro na Feira do Empreendedor de BH

  1. douglas 13 de agosto de 2011 at 14:51 #

    oi eu gostei muito desa pagina de aterzanato mineiro muito bom vou ai

  2. garimpeiras de historias 23 de março de 2011 at 22:36 #

    ola! realmente a feira foi maravilhosa, nos estavamos la!! e temos duas colchas bordadas a mãp que sairão no catalogo do SEBRAE, são maravilosas…
    abraços
    nadia

    Vi seus lindos trabalhos quando estive na feira. Parabéns pelo excelente trabalho e grande capricho. Participem da Vila e usem os nossos espaços quando quiserem. Beijos.

  3. ¨GENTE NOSSA¨grupo da terceira idade de piedade dos gerais 29 de outubro de 2010 at 19:57 #

    OBRIGADO POR DIVULGAR A FOTOS DAS NOSSAS FLORES DE CHITÃO,CROCHÊ E FUXICO. O GRUPO GENTE NOSSA AGRADECE.

    Nem tem o porquê agradecer, foi um breve relato do que encontrei na feira e as suas flores além de lindas tem um trabalho muito bacana por trás. Inclusive adquirimos algumas dúzias delas e trouxemos para nós. Beijos.

  4. Luciana 10 de outubro de 2010 at 18:16 #

    Olá! Sim eu me lembro, as peças estavam no andar de cima, no segundo espaço do artesanato, a esquerda de quem entra na feira. Eram pratos coloridos com agata ao fundo,muito bonitos.Se algum dia voce descobrir de quem saõ peço o favor de enviar o contato para meu imail. Muito obrigado. Um abraço!

    Pode deixar Luciana, estou atenta e qualquer coisa te aviso. Abraços.

  5. Luciana 25 de setembro de 2010 at 18:14 #

    Estive na feria do empreendedor e vi uns pratos coloridos com pedras de agata, mas nao consegui la o contato dos artistas que assinam estes pratos. Como me apaixonei por eles gostaria de saber se voces tem os contatos dos artistas desta feira. O pratos são de ceramica opintados.

    Luciana, não me recordo da cerâmica com pedras de ágata.Revirei o catálogo do Sebrae e também não localizei. Você viu esse trabalho no andar de cima? Você lembra de que lado estava? Porque eram muitos artesãos ceramistas e não sei se fui eu quem não prestou atenção aos detalhes.Me escreva pra ver se eu localizo.Beijos.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem