Quilling – decorando com papel enrolado
|
|
Já mostrei aqui na Vila um pap beeeeem rudimentar da técnica do quilling, quando montamos um móbile de corações, lembram? Mas com as ferramentas certas, e um pouco mais de tempo e paciência, dá pra criar muitas coisas bacanas usando papel enrolado e cola. Pra animar vocês, vou contar um pouquinho do que seja o quilling e vamos aprender a fazer um outro coração, dessa vez bem mais caprichado.
O quilling, o papel enrolado, vem lá das épocas da Renascença, quando freiras e monges usavam a técnica para substituir as filigranas em ouro na decoração de imagens religiosas. Desde aquele tempo as técnicas se mantiveram basicamente as mesmas, o que mudou foram as ferramentas e a complexidade das figuras que foram aparecendo ao longo dos anos.
O quilling é a técnica dos cartões artesanais e muito aproveitada no Scrapbooking. O que você precisa são tiras de papel fino, cola e um instrumento para enrolar as tiras, instrumento esse que podemos adaptar desde espetinhos à agulhas de tricô.
E para começar qual figura vamos fazer? Um coração, mas bem melhor que aquele meu primeiro. E com ele vamos decorar uma fita. Vamos ver?
|
|
Tenha uma mesa de trabalho com um pedaço de isopor, alfinetes e cola transparente para papel. Corte tiras bem estreitas de papel vermelho fino, como o sulfite de impressora, com 30 cm de comprimento.
|
Enrole a tira de papel no instrumento que você estiver usando, cuidando para que ela fique bem alinhada. |
| A dica é umidecer os dedos e a ponta do papel para começar a enrolar. O papel é que será enrolado em torno da ferramenta e não o contrário. Segure firmemente entre os dedos enquanto enrola o papel. |
|
|
Depois de segurar a tira de papel durante algum tempo, solte-a e você terá uma espiral pronta. Retire-a da ferramenta. |
| Para fazer uma lágrima pressione a espiral até marcar uma dobra em uma das pontas. Enquanto pressiona use uma agulha para posicionar melhor as voltas do papel. |
|
|
Cole a ponta da tira de papel bem próximo do final da borda dobrada, como na imagem. Coloque a cola usando um alfinete, pois é um pinguinho só. Corte a sobra de papel. Faça mais uma lágrima igual a essa. |
| Posicione as duas lágrimas invertidas uma frente à outra, fixe com alfinetes sobre um isopor e cole na parte central, como na imagem. Lembre de usar pouca cola. Os alfinetes auxiliam a manter as lágrimas juntas enquanto a cola completa a secagem. |
|
|
Veja aqui como fica o coração depois de colado. |
| Cole o coração num papel quadradinho branco mais grosso. |
|
A dica para colar o quilling sobre outro papel é bem simples. Coloque uma quantidade rasa de cola sobre uma superfície como uma tampa plástica. Segure a figura com uma pinça e mergulhe a borda a ser colada nessa superfície de cola. Mergulhe apenas o suficiente para que a cola grude nessa base por igual. Aplique a figura sobre o cartão branco e aguarde a cola secar.
Pra terminar, enrole a fita no pote de vidro, faça um laço e somente então cole o cartão sobre a fita. Prontinho, agora o pote de vidro está lindo para ser oferecido como presente.
E assim usamos o quilling para enfeitar com graça nossos objetos. E isso é só o começo, pois daqui pra diante as figuras vão ficando cada vez mais elaboradas.
Fonte: Ann Martin para o Craftzine

16. set, 2010 por 




Nossa,que lindo! Eu nem sabia que essa técnica se chamava Quiling!Já vi muito desses trabalhos, tem uma ONG que sempre expõe na Craft Design e faz coisas bem caprichadas.
bjs
Eles são da Oficina Boracea, tem peças deles aqui na Vila nas dicas com jornal. Mas a técnica deles é um pouco diferente, mas não menos linda. Beijos.
Vou confessar que nunca sentir atração por essa técnica,eu via nos blogs e passava batida,mas lendo este passo a passo mastigadinho, logo me veio uma idéia…éhhhh…adorei♥ essa técnica
Obrigada por repartir.
Beijinhos
Eu pessoalmente acho encantadora a técnica, mas não tão simples quanto parece. Beijos.
Bom Dia so quero agradecer sempre pelas novidades apresentadas sugestoes aproveitaveis com certeza obrigada e tenham um bom dia
Rose, inspire-se e aproveite as dicas. Beijos.
bom dia princesa.. que graça a técnica e que graça o coração!!!! obrigada por compartilhar de seus conhecimentos comigo. abraços e bjocas mil…
Rosemeire, o prazer é nosso e a alegria é grande. Beijos.
Cris, gostaria muito de aprender esta técnica. Sou voluntária em uma escola municipal e lá desenvolvemos uma oficina de reciclagem. A preferência é por reciclados e, para dar mais charme, exijam pouco material a comprar.
Outro assunto: No ano passado produzi alguns enfeites natalinos como faço para enviar as fotos para a Vila?
O meu trabalho é todo voltado para o voluntariado e a minha intenção é unicamente divulgar a necessidade da reciclagem na preservação ambiental. Muito grata. Eunice
Eunice é só enviar as fotos via email, confira detalhes lendo a página Parcerias no topo do blog. E aproveite bastante a dica do quilling, logo teremos mais novidades. Beijos.
Bom dia, Cris !!
Que lindooooooo este pote enfeitado!!! Amei ! Que delizadeza presentear uma amiga com um vidro lindo desses, né?
Amei este PAP tão bem explicadinho…vou tentar fazer, mas não sei se consigo, não sou muito habiidosa com coisinhas delicadas…rsrsrsrs….se der certo eu venho te mostrar,tá?
Obrigada por nos ensinar!
beijooooo e um ótimo fim de semana !
Helena
Venha mostrat mesmo, eu já recebi hoje fotos de leitores que curtem a técnica. Vai tudo pro mural. Bom final de semana pra você também. Beijos.
Estou muito feliz de receber varias novidades no meu e-mail,amei participar desse site, muito obrigado vou ficar esperando mais novidades vocês estão de parabéns.
No que depender de mim você terá muita coisa pra ler. Beijo e obrigada.
Parabens pelo seu trabalgo, adorei………………..
Com carinho e beijos
Dirce
Eu sabia que você ia gostar. Beijos.
Cris,
Amei essa postagem, simplesmente maravilhoso. Fiquei tão empolgada que fui pesquisar mais coisas com essa técnica, a propósito… eu nem sabia que se chamava quilling, já até tinha feito um arranjo de flores com essa técnica, mas não sabia o nome!! Muito legal, parabéns!!!
Isso acontece, é assim mesmo, até a gente descobrir tudo que precisa. Quero ver suas criações depois, combinado? Mostra aqui na Vila. Beijos.
Adorei! Parabéns pelo post! Vou montar algo hoje mesmo! Meus presentes nunca mais serão os mesmos!
Mas então você terá que ser a primeira a me enviar fotos das suas criações. Vou esperar. Beijos.
eu estou adorando essa técnica, ainda não fiz nada mas pretendo fazer.
o interessante é que é simples mas possibilita muita criação. Lindo!
beijos
ah eu já ia esquecendo… eu falei do template e logo em seguida mudou…hauahauahauahau…mas esse tá lindooooooooooooooooooooooo!!!! acho que ta mesmo melhor que o outro, mas eu adorava antes, adoro agora também…beijos
Parece que você adivinhou, né Debora, rsrsrsrsr Que bom que gostou, muitas coisas ainda vão melhorar, continue de olho. Beijo grande.
Adoreiiiii agora é só usar a imaginação…
Parabéns, a vila está cada dia mellhor.
Obrigada Márcia, com a sua ajuda e de nossas amigas, sempre pra frente. Beijos.
Que coisa tão delicada !!! Fiquei impressionada com esse trabalho ! Delicado , lindíssimo, pena que já não enxergo tão bem, senão, tentaria fazer.
Realmente exige muito dos olhos, mas é tão lindo, não é? Beijos.
Acho lindo quilling e é uma técnica que pretendo um dia me aprofundar e aprender a fazer diversos modelos.
Até me arrisquei a fazer um cartão utilizando esta técnica uma vez, veja:.
Beijos
Então amiga, essa técnica tem tudo a ver com o scrap, não é? Vale estudar mais. Beijos.
adore me gustaria que me allude para poder comprar papel y todas la herramientas ya que no se escribir portugues y quiero saber nombre del papel etc grasis
Jacqueline, o papel pode ser o mesmo do scrapbooking e as ferramentas você encontra em boas lojas de material para artesanato de sua cidade. Boa sorte.
Bom dia…
Desejo saber onde posso encontrar as tiras de filigrama para quilling em São Paulo/SP.
Você poderia me indicar algum lugar?
Obrigada.
Sandra.
Sandra, não tenho um nome de loja específico, mas a dica é pesquisar pela internet, pois as lojas maiores possuem comércio virtual e você pode conferir antecipadamente. Uma alternativa é comprar o papel e cortar com facas estilete, que cortam com precisão.
achei encantadora esta tecnica nao conhecia espero receber mais dicas obrigado
Estou anotando sua sugestão Dalva.
Olá ..bom dia..
Parabéns..lindo demais.
Gostaria de saber se existe uma possibilidade de criarmos peças com esta Técnica, mas em tamanhos bem maiores..
Tipo: Colocar em uma parede…simulando um quadro??
Adriane, o quilling é muito mais elaborado e quem domina consegue criar todo tipo de peça. Como aqui na Vila aprendemos somente dicas báscias para iniciantes, eu sugiro que procure em revistarias, as revista especializadas na técnica. Tem bastante coisa por preços bem em conta.
Olá….
Primeiramente parabéns pelo lindo blogg e pela valioza dica.
Que papel posso usar??
Obrigada.
Bjs e sucesso.
Mayara, use papel Colorplus gramatura 80 ou similar. Existem tiras já cortadas para vender, mas aí vai da sorte encontrar. Beijos.
Lindos maravilhosos, gostaria de receber mais dicas,parabéns!bjus.
Confira mais usando o campo de pesquisa na alto dessa página, Maria Conceicão.
amei a sugestão,parabéns eagradecida pela ….
Por nada Lucia, beijos.
Oi Cris, adoro tudo que leio na Vila.
Gostaria de receber por e-mail informações/dicas que vcs oferecem.
Tânia, cadastre seu email no campo Assine a Vila no alto da página. É grátis.
Olá, onde eu posso encontrar um kit de ferramentas para quilling e quanto irei pagar?
Lidia, você encontra em boas lojas de material para artesanato. Já o preço eu não tenho ideia.