Tapete de camiseta usada, aprenda como fazer

Tapetinho feito com camisetas e suéteres usados

Vamos falar sério: todo mundo aí guarda no armário alguma camiseta ou suéter que já tá pedindo aposentadoria, mas que a gente teima em guardar porque dá pra usar em casa, tô errada? Eu pelo menos tenho uma pilha que estava separando pra doar até que pensei em usar numa reciclagem bem útil: fazer um tapete para o banheiro.

E olha que o tapete de retalhos de camisetas nem fica com cara de velho, como elas. Parece que ao adquirir nova função, até as cores saem mais revigoradas. A dica é usar também suéteres de lã, desses que podemos cortar com a tesoura e não desfiam pois ficam ainda mais macios sob os pés. Vamos ver como preparar esse tapete?

Prepare linhas de cores diferentes para o tapete

Junte uma boa porção de camisetas e casaquinhos de lã usados e transforme-os em linha de tricô. A dica é usar no mínimo 5 camisetas para um tapete pequeno, e caso deseje um mais comprido, vá aumentando a quantidade de camisetas.

Prepare o fio para o tapete

A primeira coisa é cortar a sua camiseta em tiras com 3,5 cm de largura. Comece a cortar a camiseta sempre de baixo para cima, em movimento espiral, numa única tira, até chegar na altura das mangas. Vá cortando de modo que você vá circulando a largura da camiseta.

Corte todas as camisetas escolhidas e emende as tiras umas nas outras costurando com linha normal.Lembre de alternar as cores e fazer uma composição agradável.
Tricote uma carreira com 24 pontos

Usando agulhas de tricô bem grandes, observe essas da imagem, coloque 24 pontos na agulha e comece a tricotar usando pontos básicos do tricô como o ponto meia. Aprenda os pontos básicos clicando nesse link.

Continue tricotando normalmente até chegar no comprimento desejado

Continue tricotando normalmente até atingir o comprimento que você desejar para o seu tapetinho. Se for necessário, prepare mais linha de camisetas para terminar o tapete.

Coloque franjas nas bordas

Para arrematar vamos fazer franjas bem simples e também em cores alternadas. Para elas use as mangas das camisetas cortadas em pequenas tiras. Com a ajuda de uma agulha, passe um laço nos pontos das bordas do tapete, como na imagem.

Passe a ponta da franja pelo laço

Dobre as duas tiras soltas e passe pelo meio da alça que você acabou de preparar.

Corte as pontas em ângulo

Puxe as tiras firmemente para que ajustem bem e depois corte as pontinhas em ângulo para ficar mais bem acabado.

A dica é fazer as franjas no comprimento que achar melhor e caso não goste de franjas, deixe seu tapetinho sem elas. Também fica bacana. Como o inverno está quase terminando, que tal separar os casaquinhos surrados, aqueles  “de ficar em casa”, e transformá-los num desses tapetes? Faça isso logo e manda uma foto pra mim no:  [email protected]

Fonte: Eco-craft

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

56 Responses to Tapete de camiseta usada, aprenda como fazer

  1. lilian b lima 2 de dezembro de 2013 at 9:01 #

    tem como fazer esse tapete no croche?

    • Cris Turek 4 de dezembro de 2013 at 19:16 #

      Lilian claro que sim, é só usar agulha de crochê para fios grossos e crochetar com pontos básicos.

  2. Denise Ramos Luz 18 de março de 2013 at 13:36 #

    Parabéns, adorei a ideia, ficou realmente lindo e útil. Vou iniciar hj mesmo uns para mim.
    Abração e, obrigada pelas ótimas ideias!

  3. Teresinha 27 de fevereiro de 2013 at 20:52 #

    Eu também faço tapetes com tiras de malha que ganhei de uma confecção,e depois no acabamento faço bico de crochê,pica lindo.

Deixe uma resposta