Brinquedos que você mesma faz, dicas e tutoriais

Brinquedos com material reciclado - Aprenda a fazer nesse post especial

Besouros coloridos feitos de gesso e pintados pelas crianças

Outubro é um mês para lembrarmos das crianças com mais carinho. O clima já está mudando, a garotada sai mais de dentro de casa e brinquedos especiais ganham muita importância, especialmente quando elas nos vêem fazendo. Por isso separei pra vocês dicas bem bacanas de brinquedos com reciclagem e um tutorial para distrair os baixinhos naquela tarde chuvosa.

Uma ótima ideia teve a Kathy do blog Polwig, para uma atividade dentro de casa. A preparação da brincadeira é que é a verdadeira diversão. A sugestão é usar gesso e fazer besouros com as crianças. Na verdade as formas devem estar prontas e guardadas, pois a atividade delas será pintá-los.

Prepare o gessoPara preparar os moldes dos besouros você precisa fazer o gesso conforme as instruções do fabricante. Use pelo menos uma xícara do pó, que renderá uns 15 besouros. Misture com água na proporção indicada no pacote e mexa bem pra obter a consistência certa.

 

Coloque a massa de gesso em colheres de plásticoColoque o gesso mole em colheres de plástico e alise a base. Uma dica bacana é colocar ímãs em algumas colheres pra depois adornar a sua geladeira com a arte das crianças. Use ímãs grandes por que fica um pouquinho pesado.

Desenforme as colheres

Deixe o gesso nas colheres secando de um dia para o outro e depois de endurecer, desenforme com cuidado.

A brincadeira das crianças é pintar os besouros de gesso

Guarde seus moldes de besouro pra dar para as crianças pintarem elas mesmas. Pincéis e tinta guache de artesanato em várias cores e a alegria está feita, mesmo com a chuva caindo lá fora.

E pra você que quer inventar um brinquedo bem bacana reaproveitando embalagens usadas, essa dica do blog Muriquinhos, de aviões feitos com potes de shampoo, está o máximo. Tudo que você vai precisar é de fita adesiva de várias cores, duas embalagens de shampoo, estilete e caneta permanente.

Avião feito com embalagem de shampoo

Se quiser ainda dá pra colar sucatinhas como tampinhas de pet e incrementar ainda mais o seu avião. O passo-a-passo fotografado está na revista Na Mochila na página 46, e é genial além de super fácil de fazer. Confiram.

Outra sugestão show de bola é o brinquedo/armário que a Cheri do I am Momma inventou para o quarto dos meninos usando caixas de papelão. Ela montou um carro do Batman que é ao mesmo tempo um cantinho de leitura e um suporte para os livros de história. Super bacana a ideia dela, que colou folhas de papelão para dar mais resistência à estrutura.

Carro de Batman que é mesa de leitura e suporte para os livros

As crianças brincam e se divertem no carro de papelão
O fundo do carro é um suporte para os livros de história

Todo o tutorial para fazer esse brinquedo usando caixas de papelão está no blog I am Momma, é só clicar no nome e viajar até lá pra dar uma espiada. Mas se você tem talentos para a marcenaria, a dica em madeira fica tão bacana quanto a reciclagem. Aproveite e veja seus batmanzinhos mais super-heróis do que nunca.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

41 Responses to Brinquedos que você mesma faz, dicas e tutoriais

  1. fatima maria 28 de janeiro de 2014 at 20:16 #

    adoro estes artesanatos sempre visito pois me d´s ideias diferente e sempre uso algumas

  2. Lene santana 29 de janeiro de 2013 at 16:59 #

    Essas dicas são maravilhosas para trabalhar com meus filhotes na sala de aula.

  3. pedro 22 de novembro de 2012 at 12:36 #

    vou fazer esse aviao de shampo agora

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem