Como fazer decupagem em móveis

Cadeira reformada com decoupagem

Essa dica de decupagem em móveis vem a calhar para quem está buscando novas dicas para decorar a casa para o verão. A decupagem sobre uma cadeira está o máximo e é muito fácil porque a superfície é lisa.

Aproveitem a técnica e experimentem também sobre cômodas, mesinhas e até objetos como bandejas.

Prepare o seguinte material:

  • Papel comum para o molde
  • Lápis e tesoura
  • Gravura em papel mais grosso
  • Cola de decupagem
  • Verniz poliuretano acrílico
  • Pincel de espuma
  •  Esponja
  • Água
Corte um molde do móvel a ser decupado

Limpe bem a superfície do móvel que será revestida. Se a peça estiver danificada e for necessário cobrir rachaduras, faça tudo isso agora. Depois, sobreponha um papel comum na superfície da peça e desenhe o contorno da área que será revestida. Esse será o seu molde. Recorte.

Risque o molde na gravura

Vá movendo o molde até posicionar sobre a parte da gravura onde está a imagem que você deseja. Com um lápis risque os contornos levemente sobre a sua gravura. Lembre de usar uma gravura de um papel mais grosso para evitar que surjam muitas bolhas de ar na colagem. Cuide também que tenha o tamanho suficiente para cobrir toda a área do molde.

Recorte o desenho definitivo

Use uma tesoura bem afiada para cortar o modelo definitivo. Se se sentir mais segura corte com uma pequena margem, pois é mais fácil tirar o excesso do que cobrir faltas.

Passe cola no móvel com o pincel esponja

Passe a cola de decupagem em toda a superfície a ser revestida. O pincel espuma espalha melhor a cola, criando menos bolhas de ar. Cuide para que a cola esteja bem úmida no momento em que colocar a gravura.

Umideça a gravura para facilitar a moldagem

Antes de aplicar a gravura, mergulhe rapidamente na água para que o papel amoleça e fique mais fácil de modelar sobre o móvel. Mas é rápido, heim?

Assente a gravura sobre o móvel

Ajuste a gravura no móvel pelas bordas. Mantenha as mãos úmidas enquanto trabalha, pois ajuda a reduzir os riscos de rasgar o papel. Com uma esponja bem macia e úmida também, comece a alisar a gravura sempre do centro para fora. Com cuidado retire o excesso de água e cola e também as possíveis bolhas de ar. Aguarde a secagem, mas fique de olho na hora seguinte, porque às vezes novas bolhas de ar se formam e isso é normal. Se acontecer, com os dedos molhados, alise novamente a superfície retirando as bolhas sempre do centro pra fora. Deixe secar totalmente. Se por acaso a gravura rasgar nesse processo, tente consertar da melhor maneira possível e aguarde a secagem total.

Aplique o verniz poliuretano

Caso tenha ficado alguma rebarba da gravuras pra fora das laterais, agora depois de seco é que você deverá cortar, usando um estilete muito afiado. Depois aplique de 3 à 5 demãos de verniz poliuretano acrílico com um pincel de espuma, que deixa menos marcas. O verniz poliuretano dá mais resistência e proteção contra riscos à essa superfície que será muito usada. Esse verniz é facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas.

Eu adorei esse passo-a-passo quando vi e por isso trouxe pra compartilhar com vocês, pois tenho certeza de que será muito bem aproveitado. É sempre uma maneira bacana de renovar peças usadas que temos em casa e precisam de um “up”.

Fonte: Do It Yourself Ideas

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

20 Responses to Como fazer decupagem em móveis

  1. Dorotea 26 de junho de 2014 at 5:12 #

    Aonde vc conseguiu esse tipo de papel com viguras únicas e grandes? Por aqui o que já vi são papéis de presente, a maioria com motivos pequenos e que se repetem, os habituais papeais de decoupagem também na mesma linha ou guardanapos. Obrigada

    • Cris Turek 30 de junho de 2014 at 13:19 #

      Dorotea a gravura é de um poster. Em algumas papelarias você encontra esses posters sem moldura para vender. É questão de procurar. Outra alternativa é escolher uma imagem na internet, gravar num pendrive e mandar imprimir numa gráfica. Fica bom. Beijos.

  2. Chelsea Cunha 22 de agosto de 2013 at 22:11 #

    Nossa! Minha querida adoro seu Blog….quero viajar nessa magia que vc está me proporcionando, vou visitar sempre ok! ….quero mis e mais

  3. lea 20 de agosto de 2013 at 22:38 #

    amei o trabalho na cadeira, parabéns

  4. glauce 5 de agosto de 2013 at 13:48 #

    ola querida fantastico o seu trabalho ,eu gostaria de saber se tem como fazer decupagem em armarios de chapa(itatiaia) antigo ..me uma dica pois tenho um mas conservado mas com a ointura velha e quero tenter recuperar…obrigada bjs e parabens

    • Cris Turek 6 de agosto de 2013 at 19:48 #

      Glauce pode usar essa mesma técnica ou apenas cola branca e a gravura desejada, como na decupagem mais comum.Fica bom sim!!!

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem