Top Menu

Como fazer decupagem em móveis

Cadeira reformada com decoupagem


Essa dica de decoupagem em móveis vem a calhar para quem está buscando novas dicas para decorar a casa para o verão. A decoupagem sobre uma cadeira está o máximo e é muito fácil porque a superfície é lisa. Aproveitem a técnica e experimentem também sobre cômodas, mesinhas e até objetos como bandejas.

Prepare o seguinte material:

  • Papel comum para o molde
  • Verniz poliuretano acrílico
  • Lápis e tesoura
  • Pincel de espuma
  • Gravura em papel mais grosso
  • Esponja
  • Cola de decoupagem
  • Água


Corte um molde do móvel a ser decupado Limpe bem a superfície do móvel que será revestida. Se a peça estiver danificada e for necessário cobrir rachaduras, faça tudo isso agora. Depois, sobreponha um papel comum na superfície da peça e desenhe o contorno da área que será revestida. Esse será o seu molde. Recorte.


Risque o molde na gravura Vá movendo o molde até posicionar sobre a parte da gravura onde está a imagem que você deseja. Com um lápis risque os contornos levemente sobre a sua gravura. Lembre de usar uma gravura de um papel mais grosso para evitar que surjam muitas bolhas de ar na colagem. Cuide também que tenha o tamanho suficiente para cobrir toda a área do molde.


Use uma tesoura bem afiada para cortar o modelo definitivo. Se se sentir mais segura corte com uma pequena margem, pois é mais fácil tirar o excesso do que cobrir faltas. Recorte o desenho definitivo


Passe cola no móvel com o pincel esponja Passe a cola de decoupagem em toda a superfície a ser revestida. O pincel espuma espalha melhor a cola, criando menos bolhas de ar. Cuide para que a cola esteja bem úmida no momento em que colocar a gravura.


Antes de aplicar a gravura sobre o móvel, mergulhe rapidamente na água para que o papel amoleça e fique mais fácil de modelar sobre o móvel. Mas é rápido, heim? Umideça a gravura para facilitar a moldagem


Assente a gravura sobre o móvel Ajuste a gravura no móvel pelas bordas. Mantenha as mãos úmidas enquanto trabalha, pois ajuda a reduzir os riscos de rasgar o papel. Com uma esponja bem macia e úmida também, comece a alisar a gravura sempre do centro para fora. Com cuidado retire o excesso de água e cola e também as possíveis bolhas de ar. Aguarde a secagem, mas fique de olho na hora seguinte, porque às vezes novas bolhas de ar se formam e isso é normal. Se acontecer, com os dedos molhados, alise novamente a superfície retirando as bolhas sempre do centro pra fora. Deixe secar totalmente. Se por acaso a gravura rasgar nesse processo, tente consertar da melhor maneira possível e aguarde a secagem total.


Caso tenha ficado alguma rebarba da gravuras pra fora das laterais, agora depois de seco é que você deverá cortar, usando um estilete muito afiado. Depois aplique de 3 à 5 demãos de verniz poliuretano acrílico com um pincel de espuma, que deixa menos marcas. O verniz poliuretano dá mais resistência e proteção contra riscos à essa superfície que será muito usada. Esse verniz é facilmente encontrado em lojas especializadas em tintas. Aplique o verniz poliuretano


Eu adorei esse passo-a-passo quando vi e por isso trouxe pra compartilhar com vocês, pois tenho certeza de que será muito bem aproveitado. É sempre uma maneira bacana de renovar peças usadas que temos em casa e precisam de um “up”.

Fonte: Do It Yourself Ideas

Você vai gostar também de:

 

, , , ,

20 respostas para Como fazer decupagem em móveis

  1. iara 8 de outubro de 2010 em 21:49 #

    LInda,linda,linda essa cadeira, nunca tinha imaginado uma decoupage assim,perfeita, e deu a cadeira um acabamento xique, ar de luxo, tudo de bom.
    Parabéns pelo post, pelo blog.
    Abraços
    Iara

    Super bacana e útil, né Iara. Beijos.

  2. Marta 9 de outubro de 2010 em 11:09 #

    Oi Cris, adorei esse post. Tenho um banquinho aqui que há muito estou pra fazer uma decoupage, agora com suas dicas,é só colocar mãos à obra…

    Beijo, Marta

    Marta, mostra pra gente seu banquinho depois de pronto.

  3. Tays Rocha 10 de outubro de 2010 em 0:04 #

    Muito legal a dica e o pap bem explicadinho, adorei a gravura ;o) Beijocas

    A gravura fez mesmo toda a diferença no efeito total. Beijinho especial pra pequeninha.

  4. ROSEMEIRE 10 de outubro de 2010 em 11:28 #

    Obrigadinha por compartilhar dessa idéia comigo. bjocas mil.

    Prazer é nosso amiga.

  5. marlene santos 12 de outubro de 2010 em 17:47 #

    Obrigado pelas dicas de como fazer decupagem em móveis, pois sempre temos em casa algum para arrumar. abraços de Marlene

    Exatamente MArlene, vamos recuperar aquelas peças abandonadas.

  6. FÁTIMA 12 de outubro de 2010 em 22:00 #

    ADOREI O DESIGNE E A CADEIRA.!!!!
    TBM O FANTOCHE DE MEIA VELHA.

    Obrigada Fatima, beijo grande.

  7. Kcriska 11 de novembro de 2010 em 18:59 #

    Achei fantasticamente simples e funcional a materia, ate leigos como eu, facilmente entendem como fazer.

    Obrigada, bjz, saude e sucesso!!

    É assim que gostamos que seja, fácil de entender e inspirador. Beijos.

  8. Celinha 15 de dezembro de 2010 em 13:46 #

    Menina! que demais o seu blog!!!! estoua dorando explorar as dicas e tudo o mais, principalmente pq vou decorar minha nova casa! Assim que fizer alguns dos trabalhos com as técnicas que aprendi aqui, te mando fotos, viu? bjs e obrigada por postar!!!!

    Show Cecinha, vou ficar esperando as fotos, puxa se vou. Beijos.

  9. Helena Garcia 13 de abril de 2011 em 7:40 #

    Querida Cris!
    Este PAP está muito bem explicadinho, adorei!
    Será que posso postar lá no blog, citando sempre as fontes ( suas e do Do It Yourself Ideas ) ?
    Se vc autorizar, me avisa, por favor,tá?

    Um beijão

    Helena

  10. Cris Turek 13 de abril de 2011 em 10:34 #

    Super autorizado querida, pode aproveitar sim. E venha participar do nosso novo sorteio, tá lindo de morrer.Beijos.

  11. Mara Lúcia aparecida Moreno Custódio 28 de maio de 2011 em 22:53 #

    Na técnica de deculpagem em móveis, a gravura pode ser de qualquer tipo de papel?

    Obrigada

  12. Cris Turek 29 de maio de 2011 em 20:17 #

    Pode sim Mara Lúcia, apenas que alguns tipos de papel requerem mais cuidado na aplicação.

  13. Rosana Mendonça 4 de dezembro de 2011 em 19:34 #

    Cris, a gente pode usar a cola amarela da Mural color e trabalhar com ela em ponto de mordência leve, quase seca já. Pra quem está começando a fazer decoupagem, fica mais fácil trabalhar com cola seca pois não rasga a figura. Depois de ajeitar a figura direitinho, alisar com os dedos e passar a espátula de teflon sobre o papel até que fique tudo bem lisinho. Fiquem tranquilos porque vai colar! Eu costumo impermeabilizar minhas figuras com termolina, deixo secar bem e aplico no móvel ou caixa. Assim eu posso usar até cópias de jato de tinta. Depois eu uso o verniz acrílico fosco ou brilhante, com mão bem leve e pincel largo e de cerdas macias. Não se assustem se aparecerem bolhas. É só deixar secar bem e usar a espátula de teflon de novo. Vão sumir todas as bolhas e vai parecer que a figura “nasceu” ali. Bons trabalhos.

  14. Bernnadete Silva 14 de fevereiro de 2012 em 17:45 #

    Parabéns . Adorei sua sugestão . Abraços e Sucesso.

  15. glauce 5 de agosto de 2013 em 13:48 #

    ola querida fantastico o seu trabalho ,eu gostaria de saber se tem como fazer decupagem em armarios de chapa(itatiaia) antigo ..me uma dica pois tenho um mas conservado mas com a ointura velha e quero tenter recuperar…obrigada bjs e parabens

  16. Cris Turek 6 de agosto de 2013 em 19:48 #

    Glauce pode usar essa mesma técnica ou apenas cola branca e a gravura desejada, como na decupagem mais comum.Fica bom sim!!!

  17. lea 20 de agosto de 2013 em 22:38 #

    amei o trabalho na cadeira, parabéns

  18. Chelsea Cunha 22 de agosto de 2013 em 22:11 #

    Nossa! Minha querida adoro seu Blog….quero viajar nessa magia que vc está me proporcionando, vou visitar sempre ok! ….quero mis e mais

  19. Dorotea 26 de junho de 2014 em 5:12 #

    Aonde vc conseguiu esse tipo de papel com viguras únicas e grandes? Por aqui o que já vi são papéis de presente, a maioria com motivos pequenos e que se repetem, os habituais papeais de decoupagem também na mesma linha ou guardanapos. Obrigada

  20. Cris Turek 30 de junho de 2014 em 13:19 #

    Dorotea a gravura é de um poster. Em algumas papelarias você encontra esses posters sem moldura para vender. É questão de procurar. Outra alternativa é escolher uma imagem na internet, gravar num pendrive e mandar imprimir numa gráfica. Fica bom. Beijos.

Deixe uma resposta