Como fazer mandalas reciclando embalagens

Mandalas de flores e folhas feitas com embalagens de isopor

Reciclagem com bom gosto transforma embalagens usadas em lindas mandalas.

Esse passo-a-passo de hoje que ensina a fazer mandalas reciclando embalagens de isopor é um presente que a Carla Regina Barroso do blog Fazendo Arte, Criando Vida nos mandou lá da Suíça. Fiquei super contente com essa parceria internacional com uma mineira de BH que atualmente mora em Zurich e de lá nos escreveu só pra dar mais um exemplo de como usar a reciclagem com bom gosto.

A Carla conta que lá na Suíça a pizza de supermercado vem sobre uma folha de isopor bem grossinha que ela usa para a base de suas mandalas. A nossa base sempre é bem fininha e talvez seja interessante colar duas para ter um suporte mais firme. Fica aí a minha sugestão pra quem reproduzir a mandala da Carla.

 

Use uma forma de pizza de isopor

Tudo começa com a base de isopor bem limpinha.

Cubra a forma com massa corrida

Cubra a forma completamente com massa corrida ou rejunte de azulejo.

 

Aqui a Carla dá a dica de passar a massa corrida bem rasa, esperar secar e repetir o processo até 3 vezes, especialmente para as bases que forem daquelas fininhas. É uma forma de dar mais espessura para a sua base.

Deixe a massa corrida secar bem

Deixe as camadas secarem bem e não se preocupe em alisar. As marcas da espátula é que dão aquele charme especial: outra dica da Carla. Lixe pra tirar as asperezas e retire todo o pó que ficar.

Aplique o stencil

Escolha modelos de stencil que você goste. Pode ser variado ou como a Carla fez, um com flores e outro com folhas. Posicione, segure firmemente e aplique massa corrida nos vazados para criar os relevos. Assim vá decorando sua mandala segundo a composição que mais lhe agrade. Deixe secar bem.

Passe betume

Depois de seco passe betume da judéia por toda a superfície e retire o excesso com um pano limpo e seco.

Passe tinta dourada

Em seguida passe tinta dourada sobre os relevos e em alguns lugares da superfície. Mas não exagere, é pouca tinta dourada.

Passe verniz sobre a superfície

Finalmente depois de seco cubra com verniz acrílico brilhante. Notem essa outra opção que a Carla fez usando folhas para os relevos. Lindíssima.

No verso cole um lacre de refrigerante

Para fixar na parede cole uma argola de lacre de refrigerante na parte de trás, levemente dobrado que fará as vezes do gancho.

Carla, me perdoe o pitaco do ganchinho, mas é que a sua dica me empolgou e já fui pensando por minha conta. A Vila do Artesão agradece muito a sua participação e colaboração e daqui do Brasil envia uma grande abraço pra você. E pra vocês que curtiram a dica, fica o convite pra deixar seu elogio nos comentários.

E você que ficou com vontade de ser nossa colaboradora e participar da Vila enviando um passo-a-passo de artesanato, entre em contato comigo através do Envelope, lááááá em cima no topo dessa página, cantinho direito. 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

51 Responses to Como fazer mandalas reciclando embalagens

  1. Vivianne 8 de outubro de 2014 at 18:05 #

    Gostei muito da criatividade e achei lindo e muito bem feito! Parabéns para a artesã, pois agora vou criar várias mandalas e o gancho d+++! Cris grata por compartilhar! Bjs

    • Cris Turek 10 de outubro de 2014 at 10:32 #

      Birgadiiiiiinha Vivianne use bastante a dica. Beijos.

  2. RAQUEL DOS SANTOS FERREIRA 8 de abril de 2014 at 23:00 #

    eu gostei muito da criatividade, e se vc pudesse me dar um tempinho gostaria de poder entrar em contato com você. o que tenho a falar é muito importante se puder me dar o número em que eu possa entrar em contado com vc eu agradeceria muito, estou desempregada a bastante tempo e com problemas de saúde então resolvi montar um pequeno ateliê em minha casa, mas estou pesquisando o que posso fazer que fique bom, porq gosto do trabalho com artesanatos mas não tenho nenhuma experiencia.
    Se puder me dar umas dicas, desde já agradeço.
    Atenciosamente: Raquel Ferreira

  3. auxiliadora 2 de setembro de 2013 at 16:08 #

    Lindo , adorei vou tentar fazer !!!

  4. Celia 5 de agosto de 2012 at 11:20 #

    Adorei amo atesanatos.Bjs

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem