Técnicas de pintura que imitam o papel de parede

Parede com efeito de pátina e listas, parece papel de parede, técnicas de pintura
Carimbos criam padrão regular na pintura da parede

Um jeito bem bacana de dar uma aparência diferente às suas paredes é usar técnicas de pintura que imitam o papel de parede. Se não olhar bem de pertinho, ninguém vai perceber que os efeitos foram obtidos usando tinta e alguns segredinhos fáceis.

Esses efeitos podem ser usados em qualquer ambiente, no hall, na sala e até nos quartos. Escolha as cores que tem a ver com sua decoração e mande bala.

 

Parede manchada com listas verticais

Esse efeito é bastante clássico, especialmente por conta das listas, mas o manchado imitando marmorizado dá um toque bem moderno à essa técnica de pintura.

  • Primeiro pinte toda a parede com tinta acrílica na cor base escolhida. Deixe secar segundo as instruções do fabricante.
  • Compre um rolo para pintura com efeitos. Esses rolos são fáceis de encontrar em lojas de tintas e até em lojas de material para artesanato.

 

Passe o rolo do efeito manchado usando os dois meios tons

Tenha em recipientes separados as duas outras cores escolhidas em meios tons da cor base já pintada. Com um pincel de apoio para cada uma dessas cores, espalhe as tintas, metade do rolo pra cada uma, e então passe o rolo sobre a parede de forma irregular para não misturar. Os meios tons de cada lado do rolo e a base já pintada vão criar o efeito de manchado. Deixe secar.

Demarque as linhas para as listas

Usando um nível para garantir linhas corretamente horizontais, risque suavemente os traços usando um lápis na mesma cor escolhida para a parede.

Pinte as linhas verticais com pincel fino

Usando o tom mais escuro e um pincel fino, pinte as linhas verticais a mão livre. Não se preocupe com perfeição. A leve irregularidade será o charme desse efeito. Espere secar e admire o resultado final.

 

Carimbos que estampam a parede

Aí está uma forma bem interessante de criar um motivo alegre e descontraído para a sua parede. Os motivos podem ser aplicados de forma calculada ou aleatoriamente, como esse exemplo.

  • Primeiro pinte a sua parede com a tinta acrílica base na cor escolhida. Deixe secar.
  • Com um pincel largo e tintas em degradê, pincele partes da parede irregularmente, uma pincelada aqui, outra ali e assim por diante.

 

Esfumace a tinta usando uma desempenadeira

Usando uma desempenadeira para textura forrada com lã de carneiro própria para pintura, esfumace as pinceladas, suavizando e criando um efeito de manchado. Se desejar você pode fazer pinceladas em dois tons e criar um efeito mais marcante.

Aplique carimbos com desenhos em pontos variados

Depois de seco coloque um pouco de tinta sobre um prato, com um pequeno rolo passe a tinta sobre o desenho do carimbo e pressione firmemente sobre a parede, sem escorregar para não borrar. Logo sua parede estará alegre e jovial.

Como vocês podem perceber, as duas técnicas dão impressão de serem papel de parede. Lindas elas transformam seu ambiente de uma forma bem especial. E as duas opções dão resultados bem diferentes em estilo. Escolha a sua e prepare sua casa para as festas.

Fonte: Better Homes

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

45 Responses to Técnicas de pintura que imitam o papel de parede

  1. Avanilda 22 de junho de 2014 at 20:14 #

    Adorei a ideia da parede imitando papel de parede,quero fazer um quarto para minha filhinha de quatro anos, e eu mesma vou pintar e decorar, com fé em Jesus!Beijos e muita saúde.

    • Cris Turek 23 de junho de 2014 at 11:17 #

      Avanilda depois mostra pra gente o resultado!!!Bjs.

  2. Mariluce 21 de maio de 2014 at 12:56 #

    Boa tarde,

    Vi este trabalho de flores e amei. Tentei faze4r com flores comuns mas não deu muito certo.

    Queria saber como fazer este tipo de flor é um carimbo comprado em lojas?. Ou vc mesmo fez. Se fez qual é o material colado no vidro?

  3. Fernanda 1 de março de 2013 at 12:01 #

    Amei a idéia! Mas, onde eu encontro esse rolinho da 1ª figura??

    • Cris Turek 1 de março de 2013 at 12:30 #

      Fernanda rolos com textura você encontra em lojas de tintas e material de construção.

  4. Valdira Silva 6 de fevereiro de 2013 at 9:20 #

    Gostaria de saber onde encontro o rolo onde está sendo pintado de verde,parece ficar camuflado,são dois rolos no mesmo suporte,moro em Porto Alegre,ou compro pela internet.

    • Cris Turek 6 de fevereiro de 2013 at 13:06 #

      Valdira procure em lojas de tintas e material de construção. Se você vai encontrar um modelo igual ou parecido, vai depender da sorte.

  5. Anjo 4 de fevereiro de 2013 at 18:12 #

    oi adorei matéria. Será que posso usar rolo de textura? Daria o efeito?
    pintei uma parede de cinza claro, e iria intercalar com listras cinza escuro, mas estava achando comum. Será que consigo fazer o efeito da parede verde, apenas usando esta tinta cinza escuro?

    • Cris Turek 4 de fevereiro de 2013 at 18:17 #

      Anjo, claro que consegue, não teria o porque de não ficar com o mesmo efeito. Rolo de textura vai depender de você encontrar um com o desenho que deseja para sua parede, mas funciona do mesmo jeito.

  6. silvana 6 de novembro de 2012 at 13:28 #

    amei tudo..vou experimentar,mas gostaria de saber se o rolo é fácil encontrar..??
    obg

    • Cris Turek 14 de novembro de 2012 at 16:59 #

      Silvana boas lojas possuem mais variedade de opções, mas algum modelo de rolo você sempre encontra.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem