Como costurar cortinas de um modo fácil

Faça você mesma as suas cortinas

Tem épocas do ano que pedem uma renovada na decoração. Uma boa forma de mudar o visual de casa é mudando as cortinas, mas todos sabemos bem qual o custo dessa troca. Por isso vamos dar uma espiada em algumas sugestões de como fazer nossas próprias cortinas sem quebrar a cabeça e gastando menos. Dá até para renovar aquela cortina antiga incrementando o visual com esse artesanato de tecidos.

Todas as indicações abaixo são de sites em inglês, mas vocês conseguem entender os tutoriais pelas fotos e também podem usar o tradutor do Google para tirar suas dúvidas. Vamos ver as dicas?

Começamos trocando ideias com a Anna do Anna’s Nest, que nos ensina a costurar uma cortina simples com forro. O importante de colocar forro é que a entrada da luz é reduzida dependendo do tecido que você use para essa finalidade. Se quiser menos luz escolha tecidos mais grossos.

Cortina com forro, uma forma de controlar a entrada de luz

Para ver esse passo a passo completo clique aqui

em Anna’s Nest e divirta-se.

Como costurar uma cortina com forro

 

Aproveitando a dica da cortina forrada e dando uma solução diferente para prender no varão, temos o pap da Magg do ToolGirl que faz a cortina e prende no varão usando argolas que seguram com pressão. Esse item é super bacana porque facilita muito retirar para lavar, mas se vocês não encontrarem essa peça para comprar, podem costurar argolas normais no alto da cortina. O resultado ficará pouca coisa diferente.

 

O passo a passo da Mag está aqui no ToolGirl, é só visitar. As fotos estão bem fáceis de entender.

As argolas possuem um clipe de pressão que prende no tecido da cortina

Cortinas com forro presas no varão com argolas de pressão

Pra quem gosta de um estilo retrô, cheio de fru-frus, a cortina do Sew 4 Home vai cair como uma luva. Super fofa, do jeito como está apresentada a dica é perfeita para janelas de cozinha, mas nada impede que você use o formato para quartos de bebês ou outros espaços. Tudo depende da combinação de cores e estampas. Vejam que graça ficam os laços que prendem a cortina ao varão, um doce.

 

Cortina em estilo retrô presa no varão por laços.

Para ver esse tutorial, entrem por aqui:

Sew 4 Home.

Uma outra dica bem bacana de como fazer um passa varão, é da Shelley, do 7LayerStudio. Ela ensina a costurar guias no verso da cortina, por onde passará o varão. Interessante é que o efeito fica lindo quando a cortina é colocada. Essa é mesmo uma dica muito bacana. E outra que ela nos ensina, é de usar um tecido em composé para costurar o forro. Assim você tem também um acabamento bem bonito e quem olha de fora vê uma boa apresentação.

Mate a sua curiosidade de como ela fez essa cortina, entrando no site 7Layers Studio.

Passa varão costurado no verso da cortina é uma solução barata

Cortinas com alças para passar o varão

Pra terminar esse nosso papo de hoje, vai um toque pra quem tem uma cortina lisa e anda meio enjoada de olhar pra ela. A Rachel do DesignFix fez uma aplicação de tecido, costurando com zigue-zague, que deu outra aparência à antiga cortina. A solução é bem bacana e dá pra ser reproduzida também com stencil e tinta. Detalhes do pap da Rachel estão no Sew Mama Sew.

Personalizando a cortina com apliques

Gostaram? Estou esperando a participação de vocês.

Quem aí teve alguma ideia diferente? Manda logo pra cá.

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

30 Responses to Como costurar cortinas de um modo fácil

  1. rita lana 26 de junho de 2015 at 15:35 #

    são lindas as ideias vou fazer a luminaria linda rita

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem