Como preparar o coador de café para fazer artesanato

Trabalhos variados feitos usando o filtro de café recicladoVocês já viram aqui na Vila todo tipo de artesanato feito usando como material o coador de café usado. Viram peças de alto padrão inclusive, como as luminárias da Rosely Ferraiol. E viram também aplicações inusitadas como revestimentos de parede com esse material. Por aí dá pra perceber que as possibilidades de aplicações são inúmeras.

Todo trabalho artesanal começa com a preparação do material. Não importa o que você pensa em criar, hoje vamos ver como se prepara o filtro de café usado para chegar nos resultados que acabei de mencionar. Esse artigo de hoje vai para os amigos que escreveram com dúvidas de como fazer esse processo e manter as lindas manchas do café sobre o filtro.

Primeiro você vai preparar aquele café delicioso de todas as manhãs e deixar secar o excesso de umidade dentro do próprio suporte plástico.

Retire o excesso do pó do filtro

Umas duas horas depois, com o pó ainda úmido, despeje o excesso num prato ou num pote.

  • Lembre que esse pó depois de seco pode ser usado como adubo para as plantas ou colocado nos pratos dos vasos para evitar a dengue.

Coloque o filtro para secar

 

Leve o filtro para secar ao sol com o que ainda sobrou de pó dentro. Importante: se você quer preservar as manchas do café, que dão o charme ao filtro, não lave em água corrente. O filtro deve secar com o pó ainda dentro. Deixe secar completamente.

Abra o filtro retirando a parte da emenda

 

 

Depois de completamente seco abra o filtro rasgando aquela parte da emenda. Eu costumo retirar fora porque ela tem uma textura diferente e altera o efeito final do seu trabalho.

Limpe o pó seco usando um pincel

 

Limpe o que restou do pó de café seco usando um pincel de cerdas firmes. Se você tiver um pincel mais largo que o meu, tudo bem. Usei esse porque era o que eu tinha no momento. Cuide para que o filtro fique bem limpo.

Aí está o seu filtro de café limpo e pronto para ser usado em seu projeto de artesanato. Percebam como as manchas permanecem. São elas que vão dar aquele toque especial que resulta em cores e composições tão únicas.

Aí está o seu filtro pronto

Não se preocupe se o filtro secou um pouco amassado pois depois tudo isso some. A partir daqui tudo vai depender do tipo de trabalho que você deseja fazer e esses são assuntos que iremos aprender na sequência. Estou preparando passo-a-passos bem bacanas pra vocês. Aguardem.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

, , , ,

134 Responses to Como preparar o coador de café para fazer artesanato

  1. Fatima feijo 5 de junho de 2015 at 23:35 #

    Posso por esse papem d para encabar um frigobar e uma geladeira… Obrigado

    • Cris Turek 16 de junho de 2015 at 18:29 #

      Fatima até dá, só analise se não ficará ruim de fazer a limpeza, já que não pode ficar molhando.

  2. Rosi Machado 14 de abril de 2015 at 21:50 #

    Adorei, tudo o que eu queria saber!! Obrigada!!

  3. rose 17 de junho de 2014 at 19:03 #

    Boa noite! parabéns pelo site e suas sugestoes e dicas sobre aartesenato. gostaria de saber qual tinta usa-se para tingir o filtro de café?

    • Cris Turek 18 de junho de 2014 at 18:51 #

      Rose nesse caso o filtro foi tingido com o próprio café, mas se precisar de outras cores, use tinta comum de artesanato, mas mais diluída me água.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem