Como preparar o coador de café para fazer artesanato

Trabalhos variados feitos usando o filtro de café recicladoVocês já viram aqui na Vila todo tipo de artesanato feito usando como material o coador de café usado. Viram peças de alto padrão inclusive, como as luminárias da Rosely Ferraiol. E viram também aplicações inusitadas como revestimentos de parede com esse material. Por aí dá pra perceber que as possibilidades de aplicações são inúmeras.

Todo trabalho artesanal começa com a preparação do material. Não importa o que você pensa em criar, hoje vamos ver como se prepara o filtro de café usado para chegar nos resultados que acabei de mencionar. Esse artigo de hoje vai para os amigos que escreveram com dúvidas de como fazer esse processo e manter as lindas manchas do café sobre o filtro.

Primeiro você vai preparar aquele café delicioso de todas as manhãs e deixar secar o excesso de umidade dentro do próprio suporte plástico.

Retire o excesso do pó do filtro

Umas duas horas depois, com o pó ainda úmido, despeje o excesso num prato ou num pote.

  • Lembre que esse pó depois de seco pode ser usado como adubo para as plantas ou colocado nos pratos dos vasos para evitar a dengue.

Coloque o filtro para secar

 

Leve o filtro para secar ao sol com o que ainda sobrou de pó dentro. Importante: se você quer preservar as manchas do café, que dão o charme ao filtro, não lave em água corrente. O filtro deve secar com o pó ainda dentro. Deixe secar completamente.

Abra o filtro retirando a parte da emenda

 

 

Depois de completamente seco abra o filtro rasgando aquela parte da emenda. Eu costumo retirar fora porque ela tem uma textura diferente e altera o efeito final do seu trabalho.

Limpe o pó seco usando um pincel

 

Limpe o que restou do pó de café seco usando um pincel de cerdas firmes. Se você tiver um pincel mais largo que o meu, tudo bem. Usei esse porque era o que eu tinha no momento. Cuide para que o filtro fique bem limpo.

Aí está o seu filtro de café limpo e pronto para ser usado em seu projeto de artesanato. Percebam como as manchas permanecem. São elas que vão dar aquele toque especial que resulta em cores e composições tão únicas.

Aí está o seu filtro pronto

Não se preocupe se o filtro secou um pouco amassado pois depois tudo isso some. A partir daqui tudo vai depender do tipo de trabalho que você deseja fazer e esses são assuntos que iremos aprender na sequência. Estou preparando passo-a-passos bem bacanas pra vocês. Aguardem.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

, , , ,

132 Responses to Como preparar o coador de café para fazer artesanato

  1. Rosi Machado 14 de abril de 2015 at 21:50 #

    Adorei, tudo o que eu queria saber!! Obrigada!!

  2. rose 17 de junho de 2014 at 19:03 #

    Boa noite! parabéns pelo site e suas sugestoes e dicas sobre aartesenato. gostaria de saber qual tinta usa-se para tingir o filtro de café?

    • Cris Turek 18 de junho de 2014 at 18:51 #

      Rose nesse caso o filtro foi tingido com o próprio café, mas se precisar de outras cores, use tinta comum de artesanato, mas mais diluída me água.

  3. Elizabeth 12 de março de 2014 at 12:17 #

    Cris boa tarde. Realmente se colocarmos o açúcar na água o pó do café não sai totalmente do coador. Para usá-lo com essas manchas bonitas é necessário fazer o café sem açúcar, adoçá-lo depois, fiz a experiencia.Beijos beth

  4. Elizabeth 11 de março de 2014 at 11:44 #

    Obrigada, vou experimentar. Fica com Deus.Bjs.

  5. Elizabeth 9 de março de 2014 at 19:36 #

    Oi Cris venho tentando secar os meus coadores mas não consigo tirar todo pó, parece que gruda no papel.Será que é porque eu faço com a água doce.Agradeço muito por tudo que tem compartilhado.Fique com Deus.Beth

    • Cris Turek 10 de março de 2014 at 10:23 #

      Elizabeth é bem possível. Porque não experimenta adoçar seu café depois de pronto e ver se muda o resultado do coador? Além de tudo deixa o sabor do café melhor, 😉

  6. Janaina 17 de julho de 2013 at 14:07 #

    Boa tarde! obrigada pelas dicas. quero revestir um vaso, mas para colocar no banheiro. sera que pela umidade no ambiente o papel estraga com o tempo?obrigada

    • Cris Turek 17 de julho de 2013 at 18:25 #

      Janaina apenas a umidade do vapor não vai estragar seu projeto. Basta impermeabiliza-lo bem com um bom verniz.

  7. Alessandra 9 de julho de 2013 at 13:25 #

    Genteeeee, adorei as dicas, mas quando fui fazer não deu certo, buaaaaaá. rs
    O pó do café grudou e não consegui retirar, ele ficou duro e não sai de jeito nenhum… chega a raspar o papel, o quê será que eu estou fazendo de errado? kkk

    • Cris Turek 9 de julho de 2013 at 16:06 #

      Alessandra não tenho a menor ideia, nunca vi isso, afinal o pó sempre se solta com a maior facilidade. Tente retirar o excesso com o pó mais úmido.Vai que dá certo.

  8. Valdinha Rodrigues 11 de junho de 2013 at 18:19 #

    Ok Cris, valeu a dica. Até a próxima.

  9. Valdinha Rodrigues 11 de junho de 2013 at 17:48 #

    Olá Cris. Adorei suas dicas!
    Por gentileza, estou em dúvida em qual lado colo o papel na madeira; o lado que ficou o pó ou o lado de fora? Muito obrigada. Abraços.

    • Cris Turek 11 de junho de 2013 at 18:05 #

      Valdinha tanto faz, é igual, pois você deverá ter limpado bem o pó que restou. Escolha onde as manchas favoreçam seu projeto.

  10. Andréa 1 de junho de 2013 at 22:44 #

    Cris, adorei seu pap e procurei segui-lo a risca, pois quero fazer artesanatos com filtro de café, e vc explicou muito bem, mas estou tendo alguns probleminhas. Fiz como vc disse, depois de coar deixei um tempo no suporte, depois retirei e tirei o excesso do pó, coloquei para secar, mas coloquei uns 5 juntos, talvez seja esse o problema. Quando secou, tentei passar uma escova de dentes para tirar o pó, saiu bastante mas não tudo, alguns lugares não querem soltar de jeito nenhum. E uma mínima parte embolorou. Não sei o que estou fazendo errado. Que Deus te abençoe muito e te ilumine e que vc possa continuar compartilhando trabalhos reclicados e lindos conosco. Obrigada. Um abraço.

    • Cris Turek 6 de junho de 2013 at 17:47 #

      Andréa pendure tudo separado e deixe pegar bastante sol. Isso deve resolver seu problema.

  11. Sonia Gomes dos Santos 19 de abril de 2013 at 15:56 #

    Nossa! coisas incríveis que se pode fazer com algo que se jogaria fora! achei maravilhoso o ensinamento,agora estou aguardando, para ver onde vou aplica-lo. Paz.
    sonia

  12. paula 16 de abril de 2013 at 21:45 #

    valeu Cris , obrigada pela dica , vou colocar em pratica essa semana mesmo rsrss , coloquei todas as minhas irmãs pra juntarem os filtros pra mim, estou super animada,bjs

  13. paula 16 de abril de 2013 at 0:44 #

    ola Cris ,amo artesanato e no momento estou encantada com o filtro de café , quero cobrir uma parede em minha casa , eu gostaria de saber se eu usar o coador sem lavar ,ja que faço o café ja adoçado não vai atrair as formiguinhas , será que posso usar sem lavar mesmo ? já usei o coador lavado e tingido com corante marrom, fica bonito mas não da o mesmo efeito . Aguardo sua resposta . boa semana.

    • Cris Turek 16 de abril de 2013 at 11:31 #

      Paula como você vai aplicar cola sobre o filtro, o químico contido nela irá isolar de qualquer inseto. Pode usar sim.

  14. Bruno 16 de dezembro de 2012 at 15:14 #

    Tento fazer mais num tah dando certo. Depois que retiro quase tudo do filtro a borra do café ainda humido coloco pra secar mais não fica forma como mostra no poste e sim uma area morron bem transparente q não tem nada a ver com o que lah em cima….Preciso de ajuda eu adoro fazer estas coisas mas num tah dando certo….dica por favor…

    • Cris Turek 19 de dezembro de 2012 at 18:39 #

      Bruno você retira só o excesso do pó úmido e não ele todo, pois é ele que cria as manchas. Tente de novo pois não há segredos.

  15. SOLANGE SANTOS 3 de outubro de 2012 at 14:51 #

    OLÁ CRIS, NOVAMENTE EU AQUI RSRSRS… SÓ MAIS UMA PERGUNTINHA, O CORANTE A BASE DE ÁGUA, SERIA AQUELES CORANTE GUARANY DE TINGIR ROUPA?? QUAL O CORANTE EXATO E ONDE EU COMPRO?? E MERGULHO EM AGUA MORNA OU FRIA ?? ME DESCULPE OBRIGADA E ABRAÇOS

    • Cris Turek 15 de outubro de 2012 at 23:25 #

      Solange qualquer corante serve, até uma tinta de artesanato bem aguada funciona assim como corante alimentício.

  16. ANA CRISTINA 22 de setembro de 2012 at 21:24 #

    Amei suas dicas, é muito dificel achar um site que explique tão bem.Adorei as dicas do filtro, eu já fazia mas os meus ficavam muito claros, eu lavava.muito obrigado…
    Agora vai me ver muito por aqui.bjs

  17. sonia lino 20 de agosto de 2012 at 12:55 #

    Oi Cris,gosto muito do seu programa,sempre que posso assisto,Gosto muito de artesanato,e gostaria de receber o passo a passo do vasso com bexiga e filtro de café.Desde já agradeço a sua atenção Parabéns.

  18. Alda 13 de agosto de 2012 at 23:04 #

    Vcs são um encanto………os conheci hj através de uma amiga do Face e estou maravilhada.Parabéns. Tenho 66 anos e adoro artesanato.Sei q vou aprender mt aqui. Obrigada. Bjsssssssssssss

  19. ana gadelha 14 de junho de 2012 at 9:49 #

    gosto muito de artesanato,fico fascinada com tanta coisas lindas que vejo pela net,mais não tenho muito poder aquisitivo para fazer tudo que quero,gosto das coisas bem mais faceis,vc esta de parabens,seus trabalhos são lndos.bjs.

  20. Mariza Boecker Baggio 13 de junho de 2012 at 1:21 #

    Oi, Cris: Faço artesanato com filtros de café reciclados desde 1990, mais ou menos.A primeira vez que vi uma explicação correta e dando o “pulo do gato” foi aqui, com você. Parabéns! Tenho várias fotos de várias formas de utilização, mas no meu blog, também tem alguma coisa postada… Quer me fazer uma visita? Um beijo carinhoso da Mariza

  21. Deise 12 de junho de 2012 at 17:40 #

    Olá,
    Eu fiquei muito interessada em saber como fazer uma luminária com filtros de café. Você poderia enviar um passo-a-passo?

    Grata,
    Deise

  22. Marina 5 de junho de 2012 at 13:31 #

    Obrigda Cris

    Tenho tentado fazer artesanato com os filtros de cafe usados mas não davam certo, pois os lavava.
    Grata pelas dicas super úteis

  23. Susete 21 de maio de 2012 at 21:56 #

    Adorei, todas as dicas, gostaria de saber como prepara o papel do coador de café, para fazer as luminárias, por que eu já vi o papel que a Roseli artesã prepara ele fica duro e impermeabilizado é uma tecnica.
    obrigada

  24. Michelle Maciel 19 de maio de 2012 at 3:05 #

    olaaa..
    Ameiii de mais o seu trabalho, sou artesã e vou na carona de dar um toque especial na minha parede da sala conforme a foto mostrada.. Dúvida… minha parede é de 3,10 x 2,40 dai preciso de muuuuiiiito filtro .. tem pra vender?? Naum sei se consigo essa quantidade pra revestir uma parade desse tamanho, sera que mil filtros dá?? rsrs Como vc me aconcelha a colar ele na parede antes de passar a seladora?? Bjus no Coracão e desde ja agradeço a ajudinha viu!!

    • Cris Turek 19 de maio de 2012 at 22:22 #

      Michelle temos um passo a passo que explica como colar jornal na parede. A técnica é a mesma. Use o campo de pesquisa pra conferir todas as dicas. Sobre a quantidade de filtros eu nunca calculei quantos precisaria, mas a sugestão é fazer uma amostra num pedaço de parede de 50x 50cm e fazer a proporção. Também nunca vi ninguém vendendo filtos, porque não recolhe entre seus amigos? Beijos.

  25. Sonia Pires 17 de maio de 2012 at 0:13 #

    Amo os seus trabalhos, gostaria de receber notícias por meu e-mail , como tingir o coador de café da maneira correta, bjs.

  26. iara alves 7 de maio de 2012 at 11:10 #

    são lindos os trabalhos com o coador de café vou fazer grd abraço.

  27. Cristina 2 de maio de 2012 at 23:54 #

    Olá.
    Gostaria de saber se ocorreu uma nova pintura, após a aplicação dos filtros na parede, pois sabemos que gostamos de mudar de cor de nossas paredes com maior frequencia.

    Obrigada.
    Cris.

    • Cris Turek 3 de maio de 2012 at 21:56 #

      Cristina não entendi bem a sua dúvida. Se você quiser usar os filtros de café com outras tonalidades, basta pinta-los antes de iniciar seu projeto. Se você quiser pintar uma parede depois que tiver colado os filtros, lembre que a textura ficará com a do filtro do café. Beijos.

  28. Flávio Duferr 25 de abril de 2012 at 17:19 #

    Então, que bom que o ultimo comentário foi sobre açúcar. (além do problema das formigas) Penso que seja por causa da adicição de açúcar à agua antes do pó que eu não estou conseguindo fazer e manter as manchas no coador. O filtro fica totalmente no mesmo tom leve, numa coloração lisa sem manchas. Será que é mesmo por causa da adição de açúcar, ou será por não ser tão forte assim o café daqui de casa?

    • Cris Turek 25 de abril de 2012 at 19:12 #

      Porque não faz um teste Flávio, coando sem açúcar?

  29. patricia cristina 29 de março de 2012 at 9:16 #

    oie Cris, creio que seja a diferença do costume regional rsrs, para nós o açúcar é adicionado na água junto com o pó ….
    bjs obrigada

  30. patricia cristina 26 de março de 2012 at 11:23 #

    oie amei o pap, tenho uma duvida qto ao açucar? esse procedimento pode ser usado em café aadoçado??
    bjs

    • Cris Turek 28 de março de 2012 at 21:58 #

      Patricia, aqui o que importa é o café que tinge o papel. O açúcar não importa. Mas que é engraçado coar café junto com açúcar, isso é.

  31. Rosi Oliveira 7 de março de 2012 at 8:09 #

    Lindo seu trabalho! Achei muito interessante esta tecnica, gostaria de mais detalhes. Abcssssssssss

    • Cris Turek 8 de março de 2012 at 20:06 #

      Rosi use o campo de pesquisa no alto da página e leia outro artigos sobre o tema.

  32. marcia bragatto 5 de fevereiro de 2012 at 21:17 #

    oi cris adorei seus trabalhos, tambem faço artesanato de jornal.fiz um vaso de jornal com balao e coador de cafe , mais deve ter havido algum erro pois depois de pronto ele nao ficou em pe direito. o que eu fiz de errado. por favor se poder me responda.obrigada.

    • Cris Turek 6 de fevereiro de 2012 at 12:44 #

      Marcia, e você usou o balão como forma para seu vaso, precisa lembrar que ele é todo arredondado e para ficar em pé precisa de uma base. Use o jornal e faça essa base onde encaixará o seu vaso na posição correta.Beijos.

  33. valdelia 11 de janeiro de 2012 at 15:03 #

    adoreiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! parabens pelo trabalho,

  34. vera braga 2 de janeiro de 2012 at 21:38 #

    adorei seu trabalho,fiz uma tela com esse trabalho, adorei, vi as suas fiquei encantada, aguardo mais novidades. abracos

  35. Ana Luiza 28 de novembro de 2011 at 21:16 #

    Amei a ideia! Esse final de ano vou fazer uma reforma no meu quarto, só usando coisas recicláveis. Tem como eu tingir o filtro de café pra fazer as paredes com outras cores, não só marrom??? E o que passa na parede para poder colar o filtro???

    Beijoss ;*

    • Cris Turek 30 de novembro de 2011 at 18:25 #

      Ana Luiza a técnica da colagem é a decupagem e usando o campo de pesquisa no alto da página você confere pap em outros objetos, é igual. Para colorir use anilina de artesanato que oferece uma variedade grande de cores e você encontra em qualquer loja.Beijos.

  36. CIDA IMA COSTA 24 de novembro de 2011 at 21:01 #

    cRIS TENO UMA CAIXA QUE VEM COM APARELHO DE JANTAR E GOSTARIA DE FAZER UMA DECOUPAGEM NELA SE EU USAR O PAPEL DE COAR CAFE USO SOMENTE COLA, E DEPOIS DE COLADO PASSO COLA POR CIMA E PRONTO.FICO AGUARDANDO SUA DICA. BEIJOS NO SEU CORAÇÃO.

    • Cris Turek 25 de novembro de 2011 at 11:37 #

      Pode ser Cida, mas de preferência passe verniz que é melhor para proteger.

  37. Luscinia 15 de novembro de 2011 at 10:42 #

    Cris adorei as dicas de como limpar o coador de pó de café, mas gostaria de saber de como guardoar e quanto tempo dura. Obrigada

    • Cris Turek 15 de novembro de 2011 at 11:07 #

      Luscinia, o coador precisa estar muito, muito seco. Dessa forma pode ser guardado por prazo indeterminado. Se mofar você logo perceberá. Guarde em local bem seco e arejado para evitar o mofo.

  38. Marcia 19 de outubro de 2011 at 14:31 #

    Querida Cris, acabei de conhecer o seu site e adorei!
    Gostaria que vc me mandasse as dicas de como forrar a parede com os filtros de café, se for possível.
    Agradeço desde já!
    Sua mais nova admiradora, Beijos e Obrigada.

    • Cris Turek 19 de outubro de 2011 at 21:43 #

      Marcia, é exatamente a mesma técncia da decupagem. Passe cola branca levemente diluída na parede, aplique o filtro, alise para retirar as bolhas e no final passe outra camada de cola sobre toda a parede. Pra dar mais resistência e acabamento passe uma demão de verniz. Dá mais trabalho do que dificuldade. Beijos.

  39. Rita Rocha 8 de outubro de 2011 at 17:13 #

    Rosely eu amo este trabalho com filtro.Nao faço tao bem como vc mais .adoro faser to pensando em compra seu DVD moro no interior da Bahia quanto fica o valor made respostas bjssss. moro em Amelia Rodrigues

    • Cris Turek 10 de outubro de 2011 at 23:20 #

      Rita, entre em contato diretamente com a Rosely. O email dela consta do artigo anúncio das apostilas no assunto Apostilas e Cursos.

  40. leandro abreu viana 4 de outubro de 2011 at 0:47 #

    adorei suas dicas todas as vezes que tenho tempo faço artes ….

    valeumasmo vc tirou onda com as artes …
    fique com Deus ….

    • Cris Turek 4 de outubro de 2011 at 11:57 #

      Obrigada Leandro, continue se inspirando aqui na Vila.

  41. CHRISTIANE FURST FERNANDES 2 de outubro de 2011 at 11:42 #

    Cris, adoro seu portal, meu sonho é ter um atelie de artesanato, então agora criei coragem e comecei a secar os coadores de café, meu primeiro trabalho será cobrir uma luminária. Vamos ver como ficará. Depois mando notícias. Parabéns pelo seu trabalho.
    bjs Chris

    • Cris Turek 2 de outubro de 2011 at 13:59 #

      Depois nos conte como ficou Christiane, beijos.

  42. Aline 20 de setembro de 2011 at 9:38 #

    Olá Cris, acho lindo esses trabalhos com filtro de papel. Já recolho esse material há tempos aqui em casa, só preciso agora executar. Como eu poderia tinturar alguns filtros com cores diversas?
    Um abraço.

    • Cris Turek 20 de setembro de 2011 at 11:16 #

      Use anilina alimentícia, sucos artificiais e tinta de artesanato super diluída, Aline, qualquer um funciona.

  43. Maria José 16 de setembro de 2011 at 8:19 #

    bom dia,quero agradecer pela ajuda e saber se posso usar o filtro que a agua para o café já tem açúcar, pois faço o café deste modo.
    um abraço maria josé

  44. Quilma 11 de setembro de 2011 at 15:48 #

    Essa técnica de trabalhar com filtro de café é uma delicia eu diria, encapei todos os cadernos do meu filho ficou parecendo capa de couro até minha bíblia eu dei cara nova.

    • Cris Turek 11 de setembro de 2011 at 15:52 #

      Bacana né Quilma? Em breve aprenderemos uma nova maneira de fazer o papel ficar parecido com o couro.

  45. josy 11 de setembro de 2011 at 12:41 #

    Olá Cris,este passo a passo do coador de café foi o mais explicado que já vi.Parabéns.Estou seguindo seu blog.Tenha uma linda semana!Beijinhos.

    • Cris Turek 11 de setembro de 2011 at 15:46 #

      Obrigada Josy, quero ver você aproveitando bastante.

  46. marinez 31 de agosto de 2011 at 14:52 #

    estou comesando agora atrabalhar com filtro de cafe adorei as dicas que vc deu para mim e muito importante pois não tinha nem ideia de como comesar vc e mavilhosa pois se dispom a ensinar obrigado

    • Cris Turek 31 de agosto de 2011 at 19:52 #

      Que bom Marinez, use o campo de pesquisa e descubra o que mais a gente faz com filtro de café.

  47. catia dornellio 28 de agosto de 2011 at 14:14 #

    adorei as suas dicas , gostaria de saber qual o procedimento para revestir o teto com o filtro de cafe, eu ja faço isso em quadros garrafas etc.

    grata

    • Cris Turek 28 de agosto de 2011 at 16:15 #

      É extamente o mesmo Catia, cola branca diluída em água e aplicar com pincel. Verniz se desejar para o acabamento.

  48. MARIZE 11 de agosto de 2011 at 23:53 #

    Estou conhecendo agora a VILA, estou encantada.Gostaria muito de aprender a
    trabalhar com coador de café usado.
    Preciso de dicas como:Forrar parede, eoutros.O mesmo material que cola o papel na parede, cola na madeira?
    Obrigada, sucesso, Bom final de semana,
    Marize.
    11/08/2011

    • Cris Turek 12 de agosto de 2011 at 9:44 #

      Marize, usamos cola branca de boa qualidade para colar o filtro em qualquer superfície. Pode experimentar. Uso o campo de pesquisa no alto dessa página para localizar todos os temas que deseja. Seja bem-vinda e beijocas.

  49. giselle 10 de agosto de 2011 at 13:13 #

    boa tarde ,amei esse blog estou começando a entrar nesse interessante mundo do artesanato,e essa materia me ajudou muito ,mas ainda tenho dúvidas ;uma delas é que tipo de cola devo usar para colar o filtro de papel em parede ?e o verniz fosco ou com brilho? aguardo ansiosissíma sua resposta.bj

    • Cris Turek 11 de agosto de 2011 at 10:50 #

      A cola é branca Giselle, de boa qualidade e o verniz fica ao seu gosto. Beijos.

  50. Cris 24 de julho de 2011 at 18:01 #

    Olá!!! é com carinho especial que volto a lhe escrever, sabe como todo ser humano andei com uns probleminhas, rs rs rs , mas passou. Acho admiravél esse seu desprendimento com os conhecimentos os quais você repassa com tanta maestria. Que nosso bom e misericordioso DEUS lhe ancha cada vez mais de graça e sabedoria para que você continue sendo multiplicadora como vem atuando no caminho das Artes. Um beijo especial daquela que te condira demais, mesmo que pouco me conheça eu te vejo e te conheço pelos olhos da Arte.

    • Cris Turek 25 de julho de 2011 at 16:31 #

      Cris, olá. Muito obrigada por suas palavras e seus votos. Espero mesmo poder estar sempre ao alcance de suas expectativas ou pelo menos fazer por merece-las.

  51. PEDRO HENRIQUE 9 de julho de 2011 at 1:08 #

    boa noite Cris…
    Adorei as suas explicações, mas ainda tenho uma duvida, qual o lado do filtro eu colo na peça, o lado que tinha o po ou o outro lado, ou tanto faz….
    um grande abraços de muiot sucesso.

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 21:35 #

      Tanto faz Pedro Henrique, não altera o resultado final.

  52. SIlvana 7 de julho de 2011 at 12:33 #

    legal essa tecnica .queria saber como decorar a parede igual da foto

    • Cris Turek 10 de julho de 2011 at 20:25 #

      Silvanavocê já sabe como preparar seu coador pra artesanato. Depois é só aplicar na parede com as técnicas da decupagem. Fácil.

  53. Ana Ortiz 2 de junho de 2011 at 0:32 #

    em primeiro lugar quero parabenizae e agradecer por este metodo de ajudar e ensinar trabalhos maravilhosos, gostaria de saber qual acaneta que se pode usar encima do filtro para parecer couro costurado, será que pode me ajudar desde já obrigado

    • Cris Turek 3 de junho de 2011 at 21:32 #

      Use caneta permanente, que não borra depois de seca, Ana.

  54. tania tur 23 de maio de 2011 at 14:19 #

    amei suas dicas, cobri um cachepô de papel com filtro descartável, ficou parecendo mármore, lindo, lindo. também faço outros artezanatos, como biscuit, pintura em madeira, eva e outros. obrigada pela dica.

    • Cris Turek 24 de maio de 2011 at 10:40 #

      Imagina Tania, as dicas estão aí para que vocês aproveitem bastante. Beijos.

  55. Janete 13 de maio de 2011 at 18:38 #

    Sou curiosa por artesanato, obrigada por da essas dicas do filtro de café . Que deus te abenções rica e abundantemente.

    • Cris Turek 13 de maio de 2011 at 19:02 #

      Janete, tem muitas outras dicas bacanas pela Vila. Passeie por aí e descubra. Beijos.

  56. Fatima Rodrigues 26 de abril de 2011 at 14:52 #

    Amo artezanato, fico encantada com os aprveitamentos de material que vão ao lixo, e do lixo viram luxo, faço alguns trabalho com garrafa pet, quero aprender mas e a Vila e nota mil.

    • Cris Turek 1 de maio de 2011 at 19:15 #

      Fatima, confira a coluna Reciclagem e veja outras dicas sobre o tema. Beijos.

  57. viviana ruivo silva 15 de abril de 2011 at 12:57 #

    maravilhosos tudo perfeito amei e vou fazer também para cesto de lixo de quarto.valeu

    • Cris Turek 15 de abril de 2011 at 14:09 #

      Ideia super interessante Viviana, gostei. Beijos.

  58. Maria Lima 9 de abril de 2011 at 11:59 #

    Obrigada pelas inumeras dicas que recebo de voces.Gostaria de saber como posso entrar em contato com pessoas que produzem capim dourado?Já pesquisei e a grande produção é no Tocantins, (Jalapão).Faço bijouterias e me interesso pelo produto.Grata, Maria Lima RJ Bom Dia!

    • Cris Turek 11 de abril de 2011 at 14:37 #

      Maria Lima, o único contato que tenho é do artesão Wagner e somente o telefone (63) 3554-1245. Boa sorte.

  59. viviane castro 13 de março de 2011 at 17:28 #

    Olá,amei as dicas de vcs.Moro em portugal e estou indo de volta pro brasil e com essas ideias de vcs ja pensei em mudar a cara da minha nova casa,so gostaria de saber como se termina o trabalho ,por exemplo dos filtros de café usados,para fazer em uma parede.Bjos e obrigada.

    Querida, sua parede vai ficar linda também. Leia o nosso artigo abaixo pois a técnica é a mesma para colar o filtro de café.
    http://www.viladoartesao.com.br/blog/2009/09/como-transformar-o-jornal-velho-em-papel-de-parede/

    Beijos e seja bem-vinda ao Brasil.

  60. Gênesis 23 de fevereiro de 2011 at 9:35 #

    Acabei de descobrir que eu fazia tudo errado, rsrsrs.
    eu tirava com água o exesso do pó e só depois levava p secar.

    Não se preocupe, muita gente faz isso ainda. Agora você já sabe como manter as manchas. Aproveite a dica.Beijos.

  61. bete barros 15 de fevereiro de 2011 at 19:53 #

    Olá pessoal!
    Gostaria muito de fazer uns quadrinhos usando guardanapos para decoupage, massa ou qualquer outros elementos, por favor se alguem souber me ensina.bjo.

    Amiga, uma dica interessante é comprar desses quadrinhos de loja 1,99 e aproveitar a moldura. Substitua o fundo pelo guardanapo que escolher e aplique sobre ele tintas relevo ou glitter para valorizar, conforme o seu gosto. Fica bem interessante. A técnica de decoupagem está explicada no site. Use o campo de pesquisa para localizar o que já temos publicado. Beijos.

  62. vanessa aganete 15 de fevereiro de 2011 at 11:06 #

    quero muito forrar uma parede de minha casa e um vaso para decoração, portanto preciso que me enviem as tecnicas no passo a passo de como trabalhar com o filtro de coador de café, desde já agradeço! vanessa.

    Querida, já tem muita coisa publicada no site. Use o campo de pesquisa com as palavras chave que desejar. Depois confira nos resultados. Beijos.

  63. gabriele 11 de fevereiro de 2011 at 11:51 #

    Muito bacana essa ideia !!! Estou aplicando no centro de convivencia onde trabalho (com idosos) elas estão gostando tambem …
    bjss

    Que coisa bacana amiga, fico feliz em saber. Beijos.

  64. Josefa Soares 10 de fevereiro de 2011 at 10:15 #

    Olá Cris,

    moro numa cidade do interior da bahia e estou pensando em iniciar um trabalho com produção de peças utilizando o filtro de café. Suas dicas têm me ajudado muito. Gostaria que você me falasse um pouco dos passos iniciais para o trabalho e sobre o retorno finaceiro.

    grata

    Querida, primeiro você precisa dominar a técnica e criar uma linha ampla de objetos. Preocupe-se em fazer coisas que as pessoas não queiram fazer elas mesmas. Questões comerciais são bem complicadas pra conversarmos assim, mas devo adiantar que não é simples ganhar um espaço e ter clientela vasta. Mas não é impossível. Trabalhando duro e criando pecas diferenciadas com certeza dá pra conquistar um espaço. Em breve publicaremos artigos que auxiliam artesãos a se organizarem. Sugiro que aguarde ou se dirija ao Sebrae. Eles são muito eficientes nesses assuntos. Beijos.

  65. Edilene 4 de fevereiro de 2011 at 21:51 #

    Nossa! adorei a Dica, teho uns aqui esperando a proxima pra eu aprender uma nova tecnica! obrigada!

    Edilene, já tem dicas de aplicação publicadas aqui na Vila. Use o campo de pesquisa e passeie pelo site. Beijos.

  66. Maria Aparecida Péres 4 de fevereiro de 2011 at 10:36 #

    Cris, estou trabalhando com filtro de café, faço caixas para presente e para documentos, gostei muito das dicas que passou para tirar as bolhas e as rugas, pois assim posso aperfeiçoar meus trabalhos! Obrigada!

    Experimente, acho que funciona muito bem. Beijos e sucesso pra você.

  67. Rodrigo 3 de fevereiro de 2011 at 12:42 #

    Olá:

    Achei esta ideia sensacional!
    Além de CONTRIBUIR/AJUDAR com a natureza…
    E tinha enviado uns comentários, ano passado, mencionando algumas técnicas daqui do blog e outras que eu fazia.
    Estou criando um site (vai ao ar em pouco tempo!), com imagens de peças que faço. E enviarei uma foto de uma VELA PÁSCOA: onde será feita com “cascas de ovos” (ficará siper interessante!).

    Abraços,
    Rodrigo Rosa (Porto Alegre)

    Oi Rodrigo, tudo bem? Muita coisa mudou na Vila no último ano. Envie suas fotos e participe do nosso mural. Será um prazer divulgar. Abraços.

  68. cristina 2 de fevereiro de 2011 at 20:26 #

    adore suas dicas que bom existir pessoas como vc que divide o que sabe com outras pessoas. Que Deus continue te iluminando e te abençoe cada dia mais. beijos

    Que Deus faça meu dia fica mais comprido, rsrsrsrsrsrs tô precisando de tempo pra fazer tudo que quero. Beijos.

  69. Leire Placêncio 20 de dezembro de 2010 at 13:52 #

    Querida Cris……..
    Vc é realmente muito gentil. Sua resposta a minha pergunta , pode ter certeza que me ajudou. Porém este segue para desejar a todos desta LINDA VILA e a VC, com muito carinho um GRANDE NATAL E UM ANO NOVO SEMPRE DE MUITO S U C E S S O……..
    Bjs milhões
    da Leire

    Leire, muito obrigada pelo carinho. Um grande natal pra todos e um grande beijo pra você.

  70. Neide rocha 16 de dezembro de 2010 at 22:12 #

    Amei essa dica e aguardo o passo a passo,faz tempo que tento usar essa tecnica e nao tive grande sucesso pois fica muito grasseiro ,e vejo trabalhos prontos que ficam bem lizinho e por igual…
    Um abraço
    e Um FELIZ NATAL.
    Neide.

    Feliz Natal pra você também querida. As dicas foram programadas para o ano novo, pois agora todos estamos muito ocupados com o Natal, nao é? Em breve aqui na Vila. Beijos.

  71. Leire Placêncio 16 de dezembro de 2010 at 12:07 #

    Cris, vc realmente é linda!!!!! Explica com muito carinho, o que parece ser tão banal. OBRIGADA…..Queria saber como fazer este Biombo, que vc tem em seu espaço.Tem como vc dizer onde posso encontar o meio de como ? Mais um vez obrigada, Bjs Leire

    Obrigada querida, pelo carinho. O biombo é trabalho da Roseli Ferraiol e eu não tenho o pap, até porque a estrutura é toda feita em serralheria com soldagem de ferro. Não é minha praia. É assim que é feito: sobre uma estrutura quadriculada de ferro com as tiras de filtro de café entrelaçando. Espero que já dê uma noção de como é feito. Beijos.

  72. Solange 13 de dezembro de 2010 at 5:28 #

    Adorei conhecer seu site, são artesanatos de grande valor e utilidade, dicas maravilhosas. Tá de parabéns.
    FELIZ NATAL
    BJS

    Obrigada querida, seja bem-vinda e aproveite bastante as dicas. Beijos.

  73. Orávia 24 de novembro de 2010 at 15:17 #

    Olá, Cris.
    Que assunto super-hiper-mega feliz.
    Já trabalhei com coador. Fiz varias caixinha de madeira, e tb.uma cupula de abajour(enorme). Gostaria agora de forrar uma paredona atrás da cama em meu quarto. Terei paciência? Deve ficar mto. bonito.Mas a cola para parede é a tal cola branca q.usei nas cxinhas.de madeira. Aguardarei os passos-a-passos…rs.rs.
    bjinhos iluminados pra voce.
    Orávia.

    Exatamente Orávia. A técnica é a mesma da caixinha e a cola, a branca, levemente diluída em água para facilitar a aplicação. Confira no blog as paredes feitas por nossas leitoras, é só usar o campo pesquisa. Beijos.

  74. nora nei de camargo 23 de novembro de 2010 at 9:21 #

    OI CRIS

    SEMPRE QUE POSSO DOU UMA PASSADINHA AKI, ACHO VC INCRIVEL, sou artesã tbem faço algumas coisinha amo arte pena que nãp tenho tempo , parabéns vc e 1000 viu que deus te abençoe sempre

    nora nei de camargo

    Obrigada querida, continue nos visitando sempre. Beijos.

  75. Marina 22 de novembro de 2010 at 15:59 #

    Obrigada pela sugestão.
    Vocês sempre dão umas dicas interessantes e bem explicadas, adoro! Porém, no caso se jogar muito pó de café nas plantas a acidez da terra aumentará o que poderá danificá-las,então, cuidado com o excesso,pessoal,ok!
    Abraços…

    Bem lembrado Marina. As minhas plantinhas estão adorando sua dose mensal de pó. Beijos.

  76. Betania Lacerda 22 de novembro de 2010 at 11:07 #

    Adorei, já conhecia esse trabalho e vou ficar aguardando o “passo a passo”.

    Já,já publicamos. Obrigada e um beijo.

  77. Telma Scherr 21 de novembro de 2010 at 22:53 #

    Obrigada pelas dicas tão importantes !!!

    Para não deixar dúvidas, né?

  78. katia cristina campos melo 21 de novembro de 2010 at 22:51 #

    Olá!
    Ótima dica essa de utilizar o coador de café.
    Gostaria de receber mais informações, pois pretendo forrar uma mesa e
    não sei bem como começar.

    Obrigada,
    Katia.

    A técnica é a igual a da decoupagem. Cola na superfície e cola sobre o filtro. Logo mostraremos mais dicas aqui na Vila. Beijos.

  79. Tama Oara Oara 21 de novembro de 2010 at 22:49 #

    Adorei, estou esperando o passo a passo para ver se aprendo. Sempre tive vontade de fazer algo com os filtros mas, nunca sabia como, sempre estagava tudo, pois passava na torneira para limpar. AMEI!!!!!!!!!!!!!.

    Eu sei, isso é bastante comum, mas agora suas dúvidas já foram tiradas, eu espero. Beijos.

  80. Dalva Mulattieri 21 de novembro de 2010 at 22:48 #

    adorei a dica, vou aguardar o passo seguinte, pois gostaria de fazer um revestimeto de parede… um abraço

    Dalva, o procedimento para colar o filtro nas paredes é igual ao que aplica jornal e outros papeis. Na verdade é a técnica da decoupagem, cola na parede, aplicar o filtro e cola sobre o filtro. Logo mostramos mais dicas.

  81. RITA ELAINE DUARTE GRACIANO 21 de novembro de 2010 at 22:41 #

    Adorei essa dica! Muito bem pensado esse passo a passo!Você é incrível! Bjok’as mil !

    Que bom que está sendo útil. Aproveite e vá preparando os seus filtros. Beijos.

  82. Denise Dantas Barbosa 21 de novembro de 2010 at 14:10 #

    Obrigado pelo comentario.

    Bjssss

  83. Chá do artesanato 21 de novembro de 2010 at 8:34 #

    Lindo o trabalho com coador de café.

    Logo vamos aprender a fazer algumas dessas belezas. Aguarde. Beijos.

  84. judithbarros 20 de novembro de 2010 at 23:12 #

    Essa VILA caiu do ceu.PARABENS!

    Oba, estou me sentindo o próprio anjinho. Beijos.

  85. maria elizabeth lapenna riscalla 20 de novembro de 2010 at 21:26 #

    ola Cris, bom final de semana, o trabalho com o filtro fica maravilhoso mesmo e muito facil de fazer tambem, e com o po que sobra depois de bem seco e adicionando cola da pra fazer desenhos em alto relevo no filtro depois de pronta a peça, bjs em seu coração.

    Querida, obrigada por agregar mais uma dica. Beijos.

  86. edna sanchetta 20 de novembro de 2010 at 19:55 #

    Quero revester uma parede externa com os filtros de café reciclados. Vc acha possível? Vai tomar sol e chuva. Estou muito disposta e adorei esse blogue que conheci ontem(19/11/2010).Muito obrigda.Vocês são maravilhosos.

    Primeiro obrigada pelo elogios. Mas sinto muito, não é possível usar em áreas externas. A umidade danifica totalmente o papel, por mais que você use produtos impermeabilizantes. Deixe para usar apenas em paredes internas, ok? Beijos.

  87. Lili 20 de novembro de 2010 at 17:04 #

    Oiii Cris ameii

    Eu tenho alguns aqui guardados rs, mas fiz a besteira de lavar antes e na hora cade o efeito?
    Muito obrigada ajudou muito. Beijão

    Querida, isso acontece muito mais do que voce imagina. Por isso pensei nesse pap, para que as pessoas possam se preparar melhor para esse artesanato.Obrigada por escrever. Beijos.

  88. Maria Nabão 20 de novembro de 2010 at 16:56 #

    Olá Pessoal da Vila do Artesão e a você maravilhosa Cris…
    Muito boa tarde a todos..
    Comentar sobre filtros de café para mim é um parzer, só de pensar que você faz um delicioso cafézinho e depois ainda faz trabalhos lindos para a sua casa, é esse o prazer que tenho, já fiz muitos artesanatos com filtros de café e ficam lindos, estou começando um projeto com filtros de café, vamos ver depois de pronto, se eu aprovar enviarei foto para vocês da Vila do Artesão…
    Obrigada a vocês pela dica de como preparar o coador para se fazer artesanato…
    BJKS!!!
    Um lindo domingo a todos!!!
    Maria Nabão!!!!

    Imagina que você já não sabia de tudo isso, heim amiga? Beijocas.

  89. Andreia Frezarim 20 de novembro de 2010 at 7:08 #

    Olá Cris!!!Bom dia!!!
    Nossa fiquei maravilhada com o que se pode fazer com o coador de café (papel),essas peças nem parecem que foram feitas com eles.E agradeço pelo pap muito bem explicadinho,e tbm a dica do que fazer com a borra legal.Bom final de semana.bjins

    A dica da borra muita gente também desconhece. Eu uso em minha horta e as plantinhas vivem ligadonas, rsrsrsrs Beijos.

  90. Vania 20 de novembro de 2010 at 7:07 #

    Oi Cris tudo bem? Espero que sim.
    Então…adorei .era justamente este pap que eu queria,ficarei aguardando as dicas para usar na arte…
    Gostei do post de hj…aliás tudo que vem de vc realmente faz toda uma diferença !!
    beijo.

    Eu estava em dívida, pois muitas pessoas já haviam solicitado dicas. Agora está aí, facinho, facinho. Beijos.

  91. Alexandre Heberte 19 de novembro de 2010 at 22:40 #

    Cris,

    Adorei o post e fiquei com gostinho de quero mais, aguardo próximas dicas sobre…

    exemplo: qual passo a passo para cobrir um baú ou móvel de madeira?

    Abraços e bom fim de semana
    Alexandre Heberte

    Pode deixar amigo, seu pedido está anotado. Beijos.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem