Top Menu

Como valorizar o trabalho do artesão

Mestres artesãos merecem ser valorizados

Hoje estou vindo falar do quanto é importante valorizar o trabalho daquele artesão que produz arte popular. Aqui estou me referindo ao tipo de artesanato que por suas características está fortemente ligado à cultura de uma região, cidade ou estado. Aquele artesanato que conta história pois foi passado de geração para geração, assim permanecendo até os dias de hoje. Essa arte popular, que tem um senso de estética diferente, precisa ser valorizada e preservada.

Esse tema surgiu em função do trabalho realizado pela Clébia Nóbrega da Artrenascença e que vou contar aqui para que possa servir de incentivo para outras pessoas nas mesmas condições.

 

Dona Odete Cavalcanti Maciel candidata ao título de Patrimônio Vivo da Cultura A Clébia trabalha com um grupo de rendeiras da Renda Renascença, no interior de Pernambuco. Esse estado possui uma lei de incentivo que confere todo ano um título vitalício de Patrimônio Vivo para três artesãos ou grupo de artistas que realizem um trabalho de divulgação da cultura pernambucana. O título dá direito a uma ajuda de custo mensal e pede em troca que a pessoa agraciada participe de eventos culturais propagando o seu conhecimento.

 

O título é algo bastante disputado e esse ano a Clébia se esforçou para reunir toda a documentação necessária buscando obtê-lo para Dona Odete Cavalcanti Maciel. Segundo a Clébia, Dona Odete nasceu em Poção, e já reside em Pesqueira há mais de 50 anos. No alto dos seus 82 anos de idade ela continua a produzir maravilhosas peças de renda renascença, e como participa ativamente da transmissão da cultura da renda, ela foi selecionada para a fase final de escolha do título.

Aqui eu pergunto para vocês e peço a gentileza para que respondam acessando a enquete:

  1. Vocês sabem se em seus estados existe alguma política semelhante à essa?
  2. Vocês consideram que a Renda Renascença seja merecedora de ter uma representante eleita como Patrimônio Vivo da Cultura?
  3. Participe da enquete


Respondendo vocês estarão dando um retorno importante para a Clébia que deseja saber como a Renda Renascença é vista em todo o país. E para quem ficou curioso, o órgão responsável pela seleção dessas pessoas é o FUNDARPE (Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco) e o resultado será divulgado em dezembro.

A dica aqui é que se você conhece alguém que realiza um trabalho dessa natureza e mereça um auxílio para continuar trabalhando, procure em sua cidade, na prefeitura ou num representante do seu estado, qual órgão confere esse benefício em nome da cultura. E se tiver uma história para contar, nos escreva.

A Vila está torcendo por Dona Odete.

Você vai gostar também de:

, ,

17 respostas para Como valorizar o trabalho do artesão

  1. TELMA SCHERR 25 de novembro de 2010 em 9:02 #

    Maravilhoso esse trabalho de Dª ODETE. Quanta dedicação ! Quanto carinho ! Merece sim toda a homenagem e apoio. Infelismente, apesar de um rico artesanato como esse, nunca ouvi dizer que em minha região há alguém que faça.
    RENDA RENASCENÇA.
    Parabéns, Dª ODETE ! Transmita aos que estão em seu derredor esse tão rico conhecimento.

    Por todos esses motivos estamos torcendo imensamente por Dona Odete em seu título. Obrigada por participar. Beijo grande.

  2. Maria Paula Brandão Apocalypse 25 de novembro de 2010 em 10:04 #

    Não sei se no Rio de Janeiro existe alguma política semelhante a de Pernambuco.
    Acho importante que a renda renascença tenha uma representante eleita como Patrimônio Vivo da Cultura sim, pois o artesanato em geral é muito importante pra “contar” e manter a história de um povo.

    Vamos divulgar essas boas atitudes do poder público para que elas se propaguem pelo país. Beijos.

  3. Eliane Horst 25 de novembro de 2010 em 17:43 #

    OI amigas!
    Descobri esta email por acaso, e sinto em dizer que cada vez que recebo novidades fico muitoo feliz e ma pergunto:Como pode o ser humano fazer coisas tão lindas?
    Amo croche, renda de bilro men se fala é a dadiva de DEUS quem e faz realmente é abençoado, gostaria de aprender mais já passou meu tempo. Aqui na lha do estado de sc temos rendeiras, porém essa tradição esta terminando por seu faminhares não treem interesse em aprender e estão cursando outras coisas, que pena!
    Um dia que sabe poderi ir visita-las grande bju, não parem de fazer o coração se emocionar com os trabalhos de vcs. bjus e muito obrigado.

    ELIANE HORST

    Obrigada querida, suas palavras com certeza farão diferença e incentivarão ainda mais nossas amigas. Beijos.

  4. Eliane Horst 30 de novembro de 2010 em 17:55 #

    Amigas não sou muito boa em artes. Faço crochê, mas o que vcs fazem é de maravilhar os olhos. Gostaria de pedir para que vcs jamais parem de nos alegrar com suas belezas, amo o que vcs fazem e quem sabe um dia poderemos nos conhecer pessoalmente. Só não sei se vou aguentar ver tantas artes mOBS tenhos umas fotos que gostaria de enviar p vcs, mas como posso fazer isso? bjusaravilhosas. bjus.

    Querida, envie suas fotos para o email blog@viladoartesao.com.br Peço apenas que envie no máximo até 4 fotos por vez. Estarei esperando. Beijos.

  5. Múcio Maciel 22 de dezembro de 2010 em 8:24 #

    Como filho não poderia deixar de me orgulhar dessa mulher guerreira, humilde, decente, cristã, inteligente e acima de tudo exemplo para todos nós que a conhecemos, lembro que ainda pequeno já via ela criando esses desenhos maravilhosos, inclusive eu ajudava para ganhar um dinheirinho, ia muita gente em minha casa para que ela ensinasse essa arte, acho que se não fói a primeira, fói uma das primeiras, sempre gostei de ver ela criando os desenhos. Gostaria de mandar um abraço e dizer que tenho o maior orgulho dela e agradecer por ser filho dela, acho que deus iluminou ela para essa arte tão linda.
    Quero daqui dizer o quanto a amo e que coninue a ser essa pessoa maravilhosa e que continue dando exemplos para todos, inclusive os mais novos.Falo em nome de Sílvio, Flávio e juliana e em nome das netas também.

    Múcio, essa demonstração de amor e reconhecimento pelo trabalho tão maravilhoso de sua mãe é mais que carinho, é uma forma de mostrar para todos o quanto valorizamos a artesã e a arte tão antiga que ela mantém viva. Um grande abraço e obrigada por participar.

  6. Jéssica 22 de dezembro de 2010 em 18:56 #

    Como neta me orgulho mt do trabalho dela que é maravilhoso
    Parabéns vó!
    Beijos

    Jéssica é muito maravilhoso e merece ser sempre valorizado. Espero que você tenha aprendido pois um dia vai lembrar dos momentos ao lado da sua avó. Beijos.

  7. Flavio Maciel 26 de dezembro de 2010 em 12:27 #

    Maroquinha, meu grandeomenagemo amor. A senhora mereçe es.sa homenagem e esse pr^mio. Tenho orgulho de seu filho. Es uma mulher: inteligente, guerreira, amiga, etc. Pesqueira deve agradecer a sua contribuição para a cultura pernambucana e brasileira. Obrigado por eu ter nascido.

    Flavio, muito, muito obrigada por sua participacão. Sua mãe merece muito essa homenagem. Abraços.

  8. Vera Lino 26 de dezembro de 2010 em 17:43 #

    D. Odete, sou amiga de Flávio seu filho. A conheci em uma de suas viagens ao Recife, lhe achei com uma aparência muito jovial. Sou artista plástica e acho que criar é como se entrassemos em uma outra dimensão, um mundo a parte e isso gera uma energia possitiva muito grande. A 31 anos atrás ganhei uma toalha de renascença de presente de casamento e a gola do vestido do 1º ano da minha filha foi de renascença tingida e quem sabe se não foi feita pela a senhora. Sempre achei a renacença belíssima, parabéns. um beijo.

    Obrigada Vera por participar e valorizar o trabalho de Dna Odete que merece muito respeito. Beijos.

  9. Maria Ignez Porto 15 de janeiro de 2011 em 9:51 #

    Passei aqui e quero parabenizar à dona Odete por tão lindos trabalhos e tbm a todas as rendeiras.Moro em Cabo Frio, RJ, cidade litorânea.. nunca ouvi falar da existência dessa renda por aqui, e sim fala-se muito do bordado do Ceará. Gostaria que houvesse um incentivo para as filhas e netas dessas rendeiras pra que desse continuidade a tão lindo trabalho. Pelo jeito está se tornando raridade, ñ permitam isso pelo amor de Deus. Bjos pra todas vcs e continuem na luta.

    Pois Maria Ignez, quero acreditar que a arte não vá se perder. Se eu pudesse mudar isso com certeza mudaria, mas depende muito mais das comunidades onde essa rte ainda resiste. De nossa parte enquanto estivermos valorizando e consumindo, com certeza terá quem se interesse, concorda? Beijos.

  10. Dina 15 de janeiro de 2011 em 10:56 #

    oi Adorei essa iniciativa tem valorizar pessoas como Dna Odete , que continua fazendo essas rendas lindas , eu particularmente adoro, aprendi a valorizar com minha mae de 86 anos que sempre me levou para comprar quando ia em viagens para nordeste, tenho algumas peças e adoro, Parabens pela materia .
    Adoro renascença um grande beijo.

    Então aproveite e participe do nosso sorteio que está acontecendo essa semana no Site. Acesse a coluna de sorteios e confira. Beijos.

  11. Xed Ilux 15 de janeiro de 2011 em 12:08 #

    Achei fantástica a iniciativa!!!!
    D. Odete merece sim, este título!!!
    e merece de nós todo carinho e respeito, por tudo que já viveu e fez em sua vida!!!
    A arte da renda é demorada e exige mais que só vontade de fazer, exige raciocínio rápido e gosto apurado… ainda mais a Renascença!!!!!
    Parabéns D. Odete, seja muito feliz!
    com carinho,
    Xed

    Xed, suas palavras dizem tudo. Agradeço em nome de Dona Odete e de todas as rendeiras que permanecem nessa arte. Beijos.

  12. cecilia 13 de fevereiro de 2011 em 10:31 #

    Que maravilha, Dona Odete, é um trabalho maravilhoso sou apaixonada por esta renda maravilhosa. Sempre quis ter uma roupa assim. Não sei o preço nem as condições de pagamento e como se faz para saber as medidas do vestido. Parabéns

    Cecilia, como eu disse no artigo, para saber detalhes clique no selo Elo7 no final do artigo. Você irá para aloja onde encontrará todas essas informações. Obrigada por escrever. Beijos.

  13. Daise 15 de janeiro de 2012 em 22:43 #

    D.Odete achei lindo seu trabalho e qd vi a senhora sentada me lembrei de minha vozinha .Me deu muitas saudades, quanta coisa eu não tive a oportunidade de aprender com ela . Aqui vai minha torcida sincera pela senhora hj e sempre . De uma amiga desconhecida da internet .(RJ)

  14. maria regina costa 13 de junho de 2012 em 11:29 #

    se o Brasil tivesse mais pessoas iluminadas como D. Odete e Clebia certamente não estaríamos neste pais com esta desigualdade tão grande! parabéns!adorei!

  15. Priscila 19 de agosto de 2013 em 19:46 #

    Faço renda de Bilro e moro em Brasília, fico triste por que essa técnica tão linda e maravilhosa está sumido, as filhas das rendeiras não querem da continuidade a tradição, e isso contribui para que acabe, mas se depender de mim, não vai acabar, pois adoro ensinar, amo todo tipo de artesanato.

  16. Cris Turek 20 de agosto de 2013 em 16:11 #

    Priscila isso mesmo, taí um ótimo projeto: dar aulas de Renda de Bilro. Pense seriamente nisso.Temos certeza de que há muitas pessoas interessadas.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Tweets that mention Como valorizar o trabalho do artesão | Vila do Artesão -- Topsy.com - 25 de novembro de 2010

    [...] This post was mentioned on Twitter by Vila do Artesão, Erika Morhy. Erika Morhy said: Ê povo abençoado nóis RT @Vila_do_Artesao Rendeira de 82 anos busca título de Patrimônio Vivo da #Cultura. http://t.co/xbxaVig via @AddThis [...]

Deixe uma resposta

cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale