Reciclando pallets em móveis com design

Mesa de jantar feitas com vários pallets e com toque provençal

A reciclagem é muito mais do que não jogar no lixo objetos que ainda podem ser aproveitados. Reciclando com bom gosto transformamos totalmente a função inicial do objeto, conferindo um novo desenho com detalhes que fazem toda a diferença. É o caso das sugestões de hoje: vamos ver como fazer móveis cheios de estilo e funcionalidade usando os pallets.

Pra quem ficou em dúvida, pallets são aquelas bases de madeira com encaixes para as empilhadeiras, usadas para transportar produtos de todo tipo. Separei para vocês várias sugestões geniais que encontrei, que além de usarem e modificarem totalmente os pallets, inseriram muita personalidade, e o resultado é que eles se tornaram objetos de desejo para quem gosta de design.

 

Mesa de centro com rodízios e pintura

Essa mesa é criação de um grupo francês, o Doobi. Ela não é bacana só por conta dos rodízios e do uso dos espaços como porta-revistas, mas especialmente pela pintura feita na cobertura. Simplesmente genial a ideia e no blog deles tem outros modelos para vocês se inspirarem.

Mas a dica do Christopher Cushingham também é super bacana porque é simples. Aqui o pallet foi desmontado e remontado com uma nova estrutura. Manter a madeira na cor original destacou ainda mais a simplicidade e isso é muito bom.

Mesinha de centro feita com pallets
Suporte para vaso feito com pallets

Da mesma maneira foi feito esse suporte para vaso, desmontando o pallet e usando as madeiras em novo formato. O resultado bem rústico é a característica dessa peça criada pela Esprit Cabane.

Esse pequeno aparador com pés de ferro encontrei no Apartment Therapy. O pallet foi cortado ao meio e teve sua rusticidade mantida totalmente, com exceção dos pés em ferro que deram o toque moderno ao conjunto.

Pequeno aparador com pallet pintado

Genial também é o uso dos pallets em poltronas. A criação é da Studio Mama que inclusive vende pela internet os projetos para que a gente memo reproduza em casa. Além dessa poltrona tem uma série de outros móveis, todos feitos usando pallets. O acabamento final é que fica por sua conta e criatividade.

Poltronas de pallet com design da Studiomama
Pallet transformado em poltrona da Studiomama

Pra gente ter uma ideia de como ficam esses móveis em espaços decorados,espiem só essa cozinha e essa saleta. O segredo é saber qual é o seu estilo e conservá-lo no conjunto da decoração. Não tem erro, vai ficar lindo.

Porta-pratos de pallet na cozinha
Sofá na saleta com um fouton alto que é um charme

E pra trabalhar com um clima de reciclagem e sustentabilidade o exemplo é da Bradbase que praticamente construiu a estrutura, escada e conjunto de móveis usando pallets. Super bacana e verdadeiramente arrojado.

Escritório todo construído usando pallets

Eu imagino que vocês já estejam bem animados a pegar num serrote e num martelo, então para começar é só clicar Ready Made, usar o Tradutor do Google e construir aquela mesa lá de cima da abertura. Prestem atenção que ela está com um acabamento tipo provençal, mas que tal arrasar num colorido surpreendente?

Esquema para construir uma mesa de pallet

Estou super curiosa pra descobrir os trabalhos que vocês andaram inventando com pallets. Quem aí se habilita a enviar fotos?

Enviem até 4 fotos por email para [email protected]

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

59 Responses to Reciclando pallets em móveis com design

  1. Marianna 18 de julho de 2015 at 7:15 #

    Olá trabalho vendendo porcelanatos e outros matérias que utilizamos pallets e acabo ficando com eles depois de cada entrega, acho lindo!

    Gostaria muito de um curso para reutilização vocês estão dando ou podem me indicar?

    Moro no RJ!!!!

    Obrigada.

    • Cris Turek 20 de julho de 2015 at 13:56 #

      Marianna nossas dicas são como estas que viu neste post, redirecionando para sites com passo-a-passo. Segue um link de curso online que pode ser interessante para o que deseja, verifique: http://bit.ly/movel_pallet

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem