Tenha um jardim florido em sua parede

Varanda com parede em madeira de demolição

Claudia Regina/La Calle Florida

Quando chega o verão você se lamenta por que mora em apartamento e não tem um jardim florido para relaxar? Sua casa tem apenas um corredor sem espaço para as flores? Simples: vamos fazer um jardim em sua parede.

Essas dicas podem ser encomendadas a um bom marceneiro ou feitas por vocês mesmos se tiverem habilidades com martelo e prego. Basta comprar ripas já cortadas nas medidas e montar as estruturas sugeridas. Vejam quantas dicas bacanas para quem mora em apartamento e até para quem quer disfarçar uma parede feinha do jardim.

Na imagem do alto temos uma parede feita com dormentes de madeira de demolição. O resultado extremamente rústico cai bem com vasos de cerâmica natural e valoriza as plantas. Além do que é uma escolha sustentável. Eu adoro essa sugestão.

Jardim em treliças horizontais no corredor lateral

Se o único espaço que você tem é um corredor, veja como é possível tirar o máximo proveito usando treliças horizontais como suporte para os vasos. A cobertura de treliça possibilita o uso de vasos pendurados. Aqui, como o corredor ficou mais sombreado, criou uma condição boa para o plantio de orquídeas. E o uso da parede no fundo não interferiu na circulação. Solução nota 10 para um jardim, da paisagista Juliana Freitas.

Evelyn Müller / Casa e Jardim

Mesmo na varanda do apartamento é possível criar um jardim florido. A sugestão ao lado usou o estilo provençal para a treliça pintada de branco. Vasos em tamanhos e formatos variados completam o charme da parede. Um cantinho assim fica perfeito para o relax do final do dia.

Paisagista Irani Proença

Treliça em estilo provençal para a varanda do apartamento
Janela emoldurada por vasos

Imagine um corredor lateral de uma casa cheio de janelas. Que tal emoldurá-las com muitos vasos de parede? Suportes de vasos com estrutura moldada em ferro ficam super legais. Nessa dica a opção foi por manter a unidade da cor nos vasos e molduras das janelas, mas nada impede de transformar a composição numa profusão de cores. Cheias de plantas as paredes são um convite ao papo e ao chá da tarde. Os móveis em ferro completam o estilo romântico do ambiente. Muito, muito acolhedor.Amei.

Claudia Regina/La Calle Florida

Mesmo quem tem um belo jardim pode desejar agregar mais vida e alegria ao lugar. Ou ainda disfarçar alguma parede não tão bacana. Vasos coloridos que sobem pela cerca de madeira são singelos e enchem de graça a área externa. Completam dessa forma a beleza do que está plantado no solo. Flores multi-coloridas finalizam o efeito. É ou não é um ótimo resultado?

Sunset

Flores em vasos sobre a cerca
Como eu disse, as treliças são simples de construir. (Quer um passo-a-passo? Clique aqui.) Mas também são facilmente encontradas em módulos prontos. Procure em casas de jardinagem ou lojas como Leroy Merlin.

De resto escolha as plantas apropriadas para a quantidade de insolação recebida por seu espaço, e use terra e adubo de boa qualidade. É só o que precisa para ter um jardim em qualquer espaço.

Fotos: Casa e jardim, Casa.com, La Calle Florida

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

32 Responses to Tenha um jardim florido em sua parede

  1. Mariland Sanchez 27 de dezembro de 2013 at 22:41 #

    Tudo muito lindo e bem cuidado. Dá vontade de trocar de ap. pois no meu não tem aquele solzinho que a planta gosta.

    Sugiro matérias, muitas matérias sobre como cultivar vasos lindos em ap que não tem sol, mas que tenha uma janela com luz boa.

    Amei o site. Parabéns pelas atualidades

  2. Liége 22 de maio de 2013 at 18:23 #

    Vou me aposentar, e estou olhando o que posso fazer, adoro artesanato, me empolguei, pois tenho um espaço físico externo grande, vou amar em decorar.
    Amei suas idéias, é de muito bom gosto.
    Um abraço.

  3. mayara 25 de abril de 2013 at 14:25 #

    oi cris boa tarde!

    cris as suas dicas são ótimas, estou mantando uma horta vertical com vasos coloridos e estou com dificuldades de achar os suportes para vasos redondo de 16c, sera que vc sabe algum site que possa achar pra comprar?? bjus parabéns pelas dicas…

    • Cris Turek 26 de abril de 2013 at 10:56 #

      Mayara infelizmente não sei indicar. Já tentou pesquisar direto no Google?

  4. Gabriela 29 de janeiro de 2013 at 15:11 #

    Cara Cris:

    Adorei todo seu site.
    É de muito, muito bom gosto e as dicas são aravilhosas.
    Parabéns, e obrigada por nos oferecer tudo isto.
    Abraço,
    Gabriela

  5. ELISANGELA 18 de julho de 2012 at 19:05 #

    ADOREI A IDEIA, MAS GOSTARIA DE SABER QUAIS OS NOMES DAS PLANTAS

    OBRIGADA

    • Cris Turek 19 de julho de 2012 at 17:23 #

      Elisangela são fotos reunidas de vários sites diferentes. Fico devendo os nomes.Beijos.

  6. neusa marinho 12 de abril de 2012 at 11:38 #

    Tudo criativo.
    Amei.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem