Top Menu

Como fazer gravuras com a técnica da monotipia

Obtendo a gravura na impressão com monotipia

O que é monotipia?  Mono=uma e Tipia=impressão. A técnica de fazer gravuras coloridas com uma única impressão é chamada de monotipia. Fazer gravuras com essa técnica é uma atividade bastante divertida, um exercício artísitco que também pode ser aplicado tranquilamente com crianças.

A monotipia pode ser aplicada em papel ou tecido dando bastante abertura para a expressão da sua criatividade. Apesar de não permitir detalhes e ter um efeito um tanto rústico, com essa técnica você pode criar objetos decorativos para sua casa como quadros e almofadas.

O processo é bastante simples. Você precisa de uma base lisa onde vai aplicar a tinta. Pode ser uma lâmina de vidro, um acrílico, ou um suporte plástico que possa receber a tinta.

A escolha das tintas depende da superfície que receberá a gravura. Se for o papel use tintas próprias como guache ou acrílica e se for tecido use tintas de pintura para tecido. No caso eu usei tintas de serigrafia, que são mais resistentes ao desbotamento do tecido.

 

Pinte a superfície de trabalho, no caso uma lâmina de vidro Aqui estou usando como base para a gravura uma lâmina de vidro. Sobre ela vou aplicar a tinta escolhida usando um pincel chato e largo. Se quiser um resultado bem fechado, use muita tinta. Se preferir algo mais rústico, use uma espessura menor na pincelada.
Monte o seu padrão, do seu gosto, combinando as cores que desejar e até criando linhas retirando a tinta com uma espátula. Lembre que a gravura será um espelho do que está pintando. O que fica por cima é o que será estampado no tecido ou no papel. Essa etapa deve ser feita rapidamente para que a tinta não seque. Se secar a gravura não será corretamente transferida. Monte o seu padrão de desenho
Posicione e pressione sobre a gravura o tecido ou o papel Posicione sobre a gravura o tecido ou o papel e pressione para fazer a impressão. Você pode usar as mãos, um rolinho de espuma, um pano, pressionando de forma que toda a superfície entre em contato com a tinta.
Retire o tecido ou o papel de sobre a gravura, com calma. Retire o tecido ou o papel devagar
Resultado da gravura com a técnica de monotipia E ao retirar o tecido temos a gravura transferida do vidro para ele numa única impressão. O uso de pouca tinta deixa o tecido mais aparente.


Se for usar a monotipia com as crianças, escolha tintas adequadas e deixe elas desenharem usando seus próprios dedos. Vais ser a maior farra, e suas obras de arte poderão se tornar belos quadrinhos para seus quartos ou presentes para o vovô e a vovó.

As possibilidades são muitas e vale à pena explorá-las. Faça sua experiência e crie suas próprias estampas transformando seus projetos em trabalhos exclusivos.

Saiba mais assistindo à nossa vídeo aula de pintura de tecido com monotipia.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

 

, , , ,

16 respostas para Como fazer gravuras com a técnica da monotipia

  1. Regina 28 de fevereiro de 2011 em 18:44 #

    Não conhecia esta técnica, mas achei excelente – simples, porém muito criativa!
    Abraços,
    Regina

    Dá pra criar tanta coisa diferente. Em tecidos mais moles a cobertura é mais compacta. Eu usei algodão da Bahia que é rústico. Uma alternativa legal para resultados mais despojados. Experimente.

  2. rosemary 1 de março de 2011 em 11:47 #

    Amei…..achei linda e muito criativa.
    Quero aproveitar e aplicar numa capa de sofa e suas almofadas na casa de praia que tenho. O pano tbm é algudão branco. Como fazer?
    Parabens……..sucesso.
    Essa técnica é tudo de bom e fácil tbm.
    Bjssssssssssssss
    Rosemary

    Amiga, assista a vídeo aula de Monotipia que lá está super bem explicado. É só cortar o algodão no tamanho desejado e criar a gravura no tamanho certo. Beijos.

  3. lizafaust@gmail.com 1 de março de 2011 em 14:35 #

    adorei o efeito,vou testar em camisetas.vai ficar fino demais. abraços,liza

    Roupas ficam super bacanas com essa técnica. Aproveite bastante.

  4. Maria Benedita 7 de abril de 2011 em 6:08 #

    Olá bom dia,aqui de Lisboa-POrtugal:Esta ideia da pintura feita no vidro e passada para o tecido.Com a Santa Pascoa a chegar,é uma ideia para por os meus netos,mais pequenos, a fazer os presentinhos das tias e avó(que sou eu )
    Obrigada pelas dicas que são sempre super boas
    Um abraço
    Maria Benedita

  5. Cris Turek 7 de abril de 2011 em 13:53 #

    Maria Benedita, essa técnica é perfeita para se brincar com as crianças, elas adoram. Beijo grande para Portugal.

  6. Rita de Kássia 19 de maio de 2011 em 10:03 #

    Adorei esse trabalho estou cursando superior de artes e estou pesquisando sobre a Gravura Monotipia essa matéria me ajudou muito …..

  7. Cris Turek 19 de maio de 2011 em 10:06 #

    Que bom Rita, fico super feliz que você tenha encontrado algo que te ajude.Beijos.

  8. salete 25 de junho de 2011 em 14:44 #

    e so deichar secar e esta pronto

  9. Cris Turek 25 de junho de 2011 em 19:02 #

    Isso Salete, depois você faz almofadas, bolsas, roupas e o que mais desejar.

  10. jose carlos 18 de agosto de 2011 em 14:50 #

    adorei o seus trabalhos,sobre as gravuras monotipia.mim deu ideias sobre meu trabalho escolar.obrigado!!…

  11. Cris Turek 18 de agosto de 2011 em 19:24 #

    Jose Carlos essa técnica é ótima para trabalhar com crianças.

  12. Regina Contente 1 de dezembro de 2011 em 9:16 #

    muito bom esta tecnica, gostaria de saber se e tinta de tecido.
    por favor me mande mais idéias sobre esta tecnica,a via e-mail.

    Parabéns!

    Regina/ Olinda – PE

  13. Cris Turek 1 de dezembro de 2011 em 10:58 #

    Regina, se você for aplicar sobre tecido use tinta de tecido. Se for aplicar em papel, use tinta de artesanato, e assim por diante. Mais dicas de pintura em tecido use o nosso campo de pesquisa no alto da página e desvende os espaços da Vila. Divirta-se.

  14. Luiza 26 de janeiro de 2012 em 21:59 #

    Oi Cris,
    Amei essa técnica, obrigada pela dica. Gostaria de saber se essa técnica serve para tecido de seda e qual a tinta a ser usada. Um grande abraço.
    Luiza

  15. Cris Turek 26 de janeiro de 2012 em 23:01 #

    Luiza, use tinta adequada para o suporte escolhido: papel tinta de artesanato, tecido tinta de tecido, mesmo para a seda, pois no caso da monotipia outros tipos de tinta de tingimento não funcionam.

  16. maria luisa 9 de fevereiro de 2012 em 14:07 #

    Oi Cris!
    Adoro esta técnica e uso para algumas almofadas e capas de agendas. Fica muito bacana e é super fácil. Vou dar uma dica: quem não tiver um vidro no tamanho do tecido, pode usar um plástico fixado sobre a mesa com fita adesiva ou percevejos.
    Aproveito a visitinha convido pra irem até meu blog e conferir o sorteio de carnaval que tá rolando lá de algumas fofurices que faço. Vou adorar recebê-las lá!

    bj
    Malu

Deixe uma resposta