Como fazer um porta-retrato com filtro de café

Na nossa série de artigos de reciclagem vamos aprender a transformar papelão, jornal e filtro de café usado num lindo porta-retrato. O resultado é tão impressionante que vocês nem imaginariam todos os materiais que eu usei se eu não contasse antes, concordam?
Vamos ver então como fazer o porta-retratos reciclado. Começamos separando o material:
|
|
|
| Eu usei uma caixa de embalagem de papelão. Recortei dois retângulos iguais de 18×22 cm. Num deles eu recortei uma moldura no centro, recuando 4 cm das bordas. Cortei também uma tira avulsa de 22×4 cm que será o suporte do porta-retrato. |
|
|
|
Cortei o jornal em tiras para revestir o papelão. Passei cola branca levemente diluída em água, e fui colando as tiras de jornal. As tiras aumentam a resistência do papelão e facilitam depois a colagem dos filtros de café. |
| As tiras também dão acabamento para as bordas aparentes do papelão. Reparem como eu colei o jornal, envolvendo as dobras. |
|
|
|
Vejam aqui todas as partes do porta-retrato revestidas com jornal. Deixe secar bem antes de contiuar. |
| Preparei o filtro de café para começar a revestir as partes do porta-retrato. Cortei em tiras para facilitar. Se você preferir rasgue em formatos aleatórios. Não sabe preparar o filtro para usar? Clique aqui e veja como se faz. |
|
|
|
Comecei a colar as tiras do filtro de café envolvendo as bordas do mesmo jeito que fiz com o jornal. |
| Eu revesti as bordas internas da moldura primeiro, uma das bordas de baixo, por onde ficará a abertura para inserir a fotografia, e também o centro da base onde irá a fotografia. Não continue a revestir com o filtro, porque agora vamos unir as partes. |
|
|
|
Eu uni as partes da moldura e da base usando cola quente por toda a volta externa, menos na parte de baixo onde deixaremos a fresta para as fotos. |
| Segurei firme as bordas até completar a colagem. Preste atenção como as bordas ficam bem alinhadas. |
|
|
|
Continuei revestindo com o filtro de café usando a cola branca. Como o filtro é muito poroso ele forma rugas. Para remover facilmente eu uso um saco plástico e vou apertando com firmeza até as bolhas e as rugas sumirem. Funciona super bem para todas as técnicas de decoupagem. Continuei até revestir totalmente o porta-retratos. |
| Preste atenção em como eu deixei uma fresta na base que é para inserir facilmente qualquer tamanho de fotografia. Por isso que lá no início começamos a revestir as bordas antes de colar as partes. |
|
|
|
Lembram daquela tira de papelão avulsa? Ela também foi revestida com os filtros. Para transforma-la no suporte do porta-retrato eu dobrei uma borda e firmei usando cola quente na parte interna. |
| Depois fixei o suporte no verso do porta-retrato também usando a cola quente. Você escolhe a direção que preferir. Eu usei o porta-retrato na vertical. |
|
![]() |
Depois de totalmente seca a cola usada nessa decoupagem de filtro de café, eu passei uma mão de verniz a base de água fosco. Se você preferir pode usar verniz brilhante. Depois de seco está aí ao lado o resultado incrível dessa técnica que é totalmente reciclagem e fica elegante demais. |
Amigos, essa forma de colar o filtro de café usando cola branca é a mesma técnica usada na decoupagem e vocês podem aplicar os filtros em paredes, caixas organizadoras, garrafas e uma porção de outros objetos.
Vocês podem usar essa dica do porta-retratos para presentear um amigo ou familiar ou vocês podem fazer para vender e ganhar um dinheiro extra. O custo é baixíssimo, mas leva um dia inteiro para ficar prontinho e bem feito.
Gostaram? Cliquem em curtir e compartilhem com seus amigos.
Fotos: Cris Turek

03. fev, 2011 por 

















Lindo!!!!Já iniciarei o meu hoje mesmo!
É isso aí, animacão total.
Vale mais um parabéns?
Maravilhoso, obrigada Crís por compartilhar mais uma vez.
Beijão e mais e mais sucesso
Fica muito show amiga, faça e depois me escreva. Beijos.
Bom dia!!!
Adorei a materia!
Alem de tratar de um assunto muito importante que é a reciclagem, voce consegue trazer charme e individualidade para nossas casas.
Parabens!!
Beijo
Reciclagem só é legal se o resultado tiver elegância e bom gosto. Essa é a nossa proposta. Faça que fica muito bonito. Beijos.
Ficou realmente muito chique, Cris. Amei demais!!!
Bjs.
Amiga, fica show de bola. Beijos.
Este site é demais!Estou amando a Vila do Artesão, sinto-me como se estivesse aí com vocês, produzindo meu artesanato. Em breve enviarei também minhas dicas para vocês.
Um abraço muito grande para todos os “villareños”.
Maura Maciel
BAEPENDI – Minas Gerais
PS: Para quem não sabe: Baependi é uma cidade pequena, que se aloja entre morros aqui no Sul de Minas, na região a que chamam “Circuito das Águas”, que inclui Caxambu, São Lourenço, Lambari, Cambuquira e várias outras cidades muito lindas e aconchegantes.
Oi querida, seja bem-vinda. É um prazer ter você por aqui. Eu adoraria conhecer seu paraíso. Beijos.
Bom dia adorei essa ideia,quero parabenizar e agradecer a gentileza,
Quero ver você fazendo o seu amiga. Beijos.
Adorei o porta retrato ,bem no momento que eu estava pensando em comprar uns.
Mas dá pra inventar tanta coisa amiga. Vai bolando as suas dicas aí, vai. Beijos.
achei maravilhoso,vou fazer dois, um para cada filho.gostaria de saber o que posso fazer com tira bordada.Se puder me responder eu agradeço.um bj.
Não entendi como é a sua tira bordada. Me explica melhor?
Adorei e vou começar a guardar os filtros de café para o meu porta retrato.Obrigada
pelo PAP.
Guarde sempre amiga, muitos outros paps ainda virão. Beijos.
A-DO-REI, SHOW!!!
Adriana ღ
Ebaaaaa…… valeu amiga.
Uau, que idéia genial, tem tudo que eu gosto!! Cola, cola-quente, papelão e muita criatividade!!!
Essa é uma idéia que com certeza eu vou fazer e ainda vou mandar uma fotinha, vai só levar um tempinho pra eu juntar os filtros de papel e me organizar na minha casa nova.
Ainda mais que dá pra expor minhas fotos que eu adooooro!!!
Cris gosto muito do seu trabalho aqui na vila, sou uma seguidora.
Bjus
Você vai ficar fã dessa técnica e ainda por cima criar muitas outras coisas. Beijos.
Muito obrigada pela dica! Vou ver se faço uma caixa com a mesma técnica!
Parabéns, como sempre.
Beijinhos,
Jô
Faz sim amiga, é exatamente igual. Beijos.
Amei o resultado , gostaria de receber dicas para usar essa técinica em abajour grande , e ter a idéis de quantos cuadores vou precisar .
Beijos e parabens o site é um sucesso e nos inspira muito.
Valeria, imagine que o seu abajour é o meu papelão com jornal. A técnica é exatamente a mesma. Mete ficha amiga. Nesse pequeno porta-retratos eu usei mais de 20 filtros. Calcule como base para o tamanho do seu abajur. Beijos.
Lindo, lindo o seu porta retrato.
Gosto mto.de fazer trabalhos c/filtro de café.
Já fiz copa de abat-jour, cx.para jóias…mas a sua idéia de porta retrato, essa foi 10. Parabéns.
Gostei mto.da mesa recoberta com filtros de café, tb.mostrada. Ficou lindíssima.
bjinhos iluminados pra voce.
Orávia.
Você que já sabe tudo de filtro de café, vai fazer esse projeto com as mãos nas costas. Divirta-se. Beijos.
Gostei muito do porta-retratos e vou fazer muitos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Ótima dica pra vender e para presentear. Beijocas.
ela é branca,tem 5cm de largura e uma barra de flores furadinhas,parecidas com as que colocamos nas blusas,nas mangas.desculpe se não expliquei melhor.um abraço e muito obrigada.
Amiga, você pode fazer barrados, pois deve ser essa a função mesmo dela. Use em toalhas de lavabo, costurando na barra de toalhas lisas que você compra super baratinho. É uma forma de valorizar essas peças tanto para vender quanto para presentear. Se quiser ainda dá pra incrementar bordando por cima de algumas flores.. Outra ideia é usar em projetos de scrap, mas no momento não tenho nenhuma dica no site pra te mostrar. Talvez dê pra fazer flores de tecido. No site tem vários paps ensinando, pesquise um deles e teste. Espero estar te ajudando.Beijos.
Como estou começando fazer artesanato achei otima essa ideia do filtro de papel.
Obrigada
Ficam c/ Deus
Não deixe de espiar nossas outras dicas. Use o campo de pesquisa para encontrar o que desejar. Beijos.
Meu DEUS como fica lindo, e como é fácil.Já fiz o meu porta retratos, ele está fazendo o maior sucesso. Muito obrigada voces são demais. Que Deus continue abençoando a todos.Beijos Maria iSABEL cAVALIERE gOMES
Isso é que é uma mulher a jato, já fez o pap, que legal. Manda fotos para o nosso mural e compartilhe com todos amiga. Beijos.
Oi Crís, postei hoje o meu porta retrato reciclado, depois vai lá ver.
Não ficou tão bom quanto o teu, é o primeiro de muitos que farei.
Obrigada querida por dividir conosco teu talento.
Beijos
Querida, manda uma foto para o nosso email. Participe do nosso mural. Estou esperando. Beijos.
adore me allude como comprar sus apotilas defiltro de cafe estoy sin trabajo y quierio comensar afaser artesanato yo hize otras tecnicas de pintura en gesso bordados y otros artesanatos besos
Julio, acesse o link abaixo e confira as indicações para apostilas. As suas outras sugestões serão anotadas e publicadas quando for possível. Abraços.
Adorei o PAP do porta retrato…tbém trabalho com filtro de café…tenho fotos no meu orkut…parabéns…bjs…Dilma!!!
Dilma, isso é ótimo. Precisamos aprender a transformar lixo em luxo. Beijos.
sou apaixonada por trabalhos feitos com filtros de café.gostaria se voce pudesse,mandar para o meu email,molde de rosas,feitas com esse material.agradeço,abraços………
Maria Aparecida, ainda não temos esse passo a passo pronto. Fique atenta para quando for publicado você já poder aproveitar. Beijos.
Obrigada Crís, estou adorando Vila do Artesão,e indicando á todas minhas amigas,amei o porta-retrato com filtro de café,e parabéns á criatividade brasileira!!! bjs
Obrigada Teresa, espero que todas as suas amigas gostem de nosso cantinho também. Beijos.
Amei vou fazer um pra ver se eu consigo…..
Claro que consegue Valdineia. Beijos.
GOSTEI MUITO MUITO LEGAL
Fica muito elegante mesmo Valdete.
vc me del ma boa ideia para fazer um porta-retrato
Que bom Gabriel, divirta-se.
tenho que fazer um trabalho na escola que tem que fazer recilagem adorei a ideia e consetesa vou usa obrigado cris!!!!!!!!
Boa sorte em seu trabalho Maria.
Olá! Vou usar filtros de papel para fazer uma textura na parede do meu escritório. Para uma parede dá trabalho, pois são mais de 100 unidades, mas o resultado é muito bacana. Depois mando uma foto para vocês. Abraços!!!
Posso cobrir direto na madeira, em vez de usar papelão? tem uns de madeirinha que são baratinhos….
Cacau, use o campo de pesquisa aqui do blog pra conferir as fotos que nossas amigas já mandaram com suas paredes revestidas com filtro. Aproveite pra antecipar a visualização do resultado da sua parede. Beijos.
Claro que pode Elaine. Essa técnica é a mesma da decupagem com guardanapo. A nossa dica foi apenas para reciclar materiais totalmente.
Lindo seu trabalho. parabéns
Olá, bom dia!
Acabo de terminar uma parede de filtros de papel (ficou linda hehehe), mas estou com uma dúvida, que tipo de verniz uso para finalizar? Pode ser verniz de madeira ou tem algum específico? Desde já agradeço a atenção, beijos!
Cacau, use verniz de uso geral mesmo desde que seja a base de água. Beijos.
Olá pessoal!
Lindo esse porta-retrato! Não é uma gostosura fazer arte com filtro de café?
Eu estou fazendo uma reforma nesse final de ano e vou usar as dicas da Vila para renovar os móveis do meu ateliê. Logo que puder eu mostro as fotos. Um abração Cris!
Vou ficar esperando Luiza, beijos.
Adorei esta idéia!
obrigada pelo pap.
beijos!
Linda sua idéia!!! estou fazendo lembrancinhas com ela. Gostaria de saber se vc sabe de alguma caneta ou técnica que possa usar p/ escrever nomes e data no porta retrato. Obrigada, Carina
Carina, use caneta permanente de retroprojetor ou decalques, se desejar que fique bem perfeito.
olá, amei sua idéia era isso mesmo que estava procurando muito obrigada, valew, bjs.
Tudo o que se faz com o filtro de café fica lindo, esse porta retratos então ficou um shou. Parabéns pela criatividade.
Muito legal essa ideia!! Já estou fazendo o meu e está ficando lindo
Uma dica para quem mora em apartamento e talvez não tenha um lugar bom para colocar os filtros para secar ao sol (que é o meu caso): dá para colocar os filtros no microondas, é o mesmo efeito. Eu deixei por volta de 4 min.
Parabéns pelo site, muitas ideias inspiradoras.