Top Menu

Como fazer um colar com cerâmica plástica

Detalhe do pingente de cerâmica plástica, a massa Fimo Colar com pingente em cerâmica plástica, a massa Fimo

 

Lembram da massa Fimo? Aquela conhecida cerâmica plástica para artesanato que queima em baixa temperatura. Para saber mais releia nosso artigo Massa FIMO. Pois hoje vamos partir pra ação, e aprender com a Juliana do 17 Turtles como fazer um colar muito simples usando essa cerâmica plástica.

Você precisa providenciar:

  • cerâmica plástica
  • ferramentas para cortar e carimbos com os desenhos preferidos
  • tintas de artesanato a base de água
  • verniz acrílico em spray

 

Lembrem que a cerâmica plástica é queimada à baixas temperaturas, ou seja, pode queimar no forno da cozinha. Caso você modele a sua massa e não goste da composição, sempre é possível amassar e começar tudo de novo.

 

Modele a massa numa bolacha e aplique o carimbo Amasse sua cerâmica e faça com ela uma bolacha com 2 mm de espessura. É bem fininho mesmo. Depois com cuidado pressione suavemente o carimbo com a figura escolhida, na posição que vai ficar mais interessante. A Juliana escolheu uma borboleta cheia de detalhes.
Continue montando sua composição sobre o círculo usando os carimbos que você escolheu. Esses carimbos você encontra facilmente em boas lojas de materiais para artesanato. Continue montando sua composição
Com um cortador acerte as bordas do pingente Use um cortador para acertar as bordas do pingente. Esse cortador parece aqueles que usamos para fazer biscoitos.
Pressione o cortador suavemente até cortar a borda e formar o pingente. Pressione as bordas e retire o excesso da cerâmica plástica
Com uma agulha faça um furo no alto do pingente para passar a argola Faça um furo no alto do pingente usando a cabeça de uma agulha grossa. Aí é que depois você vai passar a argola para pendurar no colar.
Aproveite o tempo da queima no forno e faça vários desenhos diferentes para queimar junto. O forno de cozinha deverá ficar a uma temperatura em torno dos 130º e as peças queimadas por mais ou menos 15 minutos. Mas sempre leia as instruções do fabricante que constam na embalagem, e para obter melhores resultados respeite o que é determinado. Depois de retirar do forno, aguarde que esfriem completamente. É possível criar vários modelos diferentes com os carimbos
Pinte o pingente usando tinta bem diluída Uma vez fria, podemos pintar. Use a tinta acrílica levemente diluída em água, para obter um efeito aquarelado. Assim os detalhes de seu carimbo não serão encobertos.
Pinte seus pingentes com cores que valorizem os desenhos. A Juliana esperou as tintas secarem e deu um acabamento com verniz acrílico em spray, para proteger e dar mais brilho. PInte todas os pingentes e aguarde a tinta secar
Aí está o colar prontinho pra enfeitar seu pescoço Só ficou faltando passar a argolinha pelo furo do pingente e pendurar em seu colar. Uma dica linda e fácil para agregar entre suas peças à venda ou para presentear aquela amiga querida. Aproveite.

 

A Juliana nos mostrou uma maneira simples de trabalhar a massa Fimo ou cerâmica plástica. Esse passo a passo não tem dificuldade nenhuma e só depende de sua criatividade para ficar ainda mais bonito.

Fonte: 17 Turtles

Você vai gostar também de:

, , , ,

21 respostas para Como fazer um colar com cerâmica plástica

  1. Elizabeth Trabasso 15 de março de 2011 em 12:12 #

    OI,ADORO QUANDO VOCES ME MANDAM NOVIDADES,ADOREI ESTA COM CERAMICA PLÁSTICA…….PARABÉNS PELOS ARTESANATOS………..BEIJOS BETI……..

    Em breve teremos mais passo a passos. Aguarde. Beijocas.

  2. eni silva 15 de março de 2011 em 17:33 #

    olá cris
    que linda peça,precisa ir ao forno depois?
    perfeita….bjks

    Eni, vai ao forno no momento descrito no pap, somente. Beijos.

  3. angela 16 de março de 2011 em 3:17 #

    Gamei nessa massa,,,,será que é fácil como parece nesse PAP, sei não…..nunca mexi com isso,,,ai, meu sais! saudade e beijão!

    É fácil, mas sempre pode ficar mil vezes mais elaborado, é claro. Mas aqui na Vila a gente gosta das coisas simples, certo? Beijo grande amiga.

  4. Mrismônica Gonçalves 16 de março de 2011 em 14:00 #

    Queridos, já acompanho a Vila do Artesão a um bom tempo e aplico tudo que aprendo com grupo que trabalho: voluntários, familias,crianças e adolescentes do programa na qual faço parte.

    Parabéns,e mandem mais novidades do qual posso trabalhar com esses grupos, bjs.

    Marismônica Gonçalves / Alagoinhas – Bahia

    Querida, use nosso campo de pesquisa para localizar temas que sejam de interesse dos seus grupos. Acho que tem muita coisa bacana pra você publicada na Vila. Beijos.

  5. Elizabeth Carlet Neves 17 de março de 2011 em 11:06 #

    olá pessoal
    adorei a dica do colar .
    parabéns…..

    Bem cuti-cuti, né? Beijos.

  6. Rosangela 18 de março de 2011 em 7:38 #

    que lindo trabalho, e facílimo de fazer, adorei!

    Esse pap é fácil mesmo. Experimente.

  7. Maria Lima 28 de março de 2011 em 16:17 #

    Gostaria de fazer pingente de resina,com carimbo de camaféu.onde posso encontrar carimbo ou forma de camaféu?Grata pela atenção, faço artesanato,(bijus e camisetas customisadas), busco coisas novas na internet. Por acaso encontrei a vila do artesão, adorei tudo.Parabens Maria Lima

    Você já tentou em lojas de artesanato mais especializadas? Eu não me lembro de ter visto carimbos como esses mas acho que não custa nada tentar pesquisar em algumas lojas que vendem pela internet. Sugiro a pesquisa do Google. Boa sorte.

  8. Luiza Carnette 17 de abril de 2011 em 20:35 #

    -descobri voces e estou seguindo.
    Tem tantas coisas lindas!
    Parabens
    um abraço .

  9. Cris Turek 18 de abril de 2011 em 10:23 #

    Luiza, seja bem-vinda. Conheça nossos espaços abertos e participe. Beijos.

  10. Maria helena de Oliveita Freitas 2 de maio de 2011 em 16:07 #

    gostaria de saber se osso comprar colares e pingentes de massa fimo para montar e revender.Mão conhecia e fiequei encantada.

  11. Cris Turek 2 de maio de 2011 em 20:51 #

    Maria Helena, em lojas de material para bijuterias você encontra muitas peças em fimo prontas para fazer seus colares. Procure e divirta-se.

  12. Jennifer 2 de outubro de 2011 em 11:51 #

    eu moro em Fortaleza-CE e não sei onde comprar a massa fimo.ah,eu moro em Messejana.Você sabe onde comprar massa fimo em Messejana?

  13. Cris Turek 2 de outubro de 2011 em 14:17 #

    Não Jennfer, não conheço sua cidade. Mas boas lojas de material de artesanato devem ter o que precisa. Se não achar compra pela internet, é só pesquisar pelo google.

  14. Cleide 23 de novembro de 2011 em 20:47 #

    Que legal, ainda vou aprender a trabalhar com esse material. Valeu, lindo trabalho.

  15. vania mariano 27 de janeiro de 2012 em 14:49 #

    gostei muito do trabalho com ceramica plastica.Pode me ajudar a me aperfeiçoar nessa area.obg.beijos.

  16. Cris Turek 27 de janeiro de 2012 em 15:16 #

    Vania, nossas dicas são para sempre principiantes e curiosos. Para se aperfeiçoar aconselhamos que busque em sua cidade cursos com aulas presenciais. Beijos.

  17. Fabiana 23 de agosto de 2012 em 21:49 #

    Adorei o PAP mas vocês podiam completar a matéria indicando onde podemos encontrar marcadores (carimbos) maravilhosos como estes!! Obrigada!

  18. Isabella 3 de novembro de 2012 em 12:26 #

    Olá. Adorei os passos utilizados.Também acho bom essa iniciativa a arte,e os modelos de colares são extremamente lindos.Mais tenho uma pergunta,como fazemos os colares sem o carimbo? só que com a imagem.

  19. Cris Turek 5 de novembro de 2012 em 18:48 #

    Isabella aí vai da sua habilidade de desenhar na cerâmica. Treinando dá pra fazer à mão livre.

  20. Diana 3 de abril de 2013 em 2:51 #

    onde posso encontrar a massa plástica aqui em Fortaleza?

  21. Cris Turek 3 de abril de 2013 em 16:34 #

    Diana em qualquer loja de material de artesanato.

Deixe uma resposta