Restaurando um móvel antigo com decupagem

Restaurando um móvel antigo com decupagem

A dica de hoje cai como uma luva para muitos de vocês, querem apostar? Quem aí não tem um móvel antigo pedindo pra ser restaurado? E que tal restaurar usando a técnica de artesanato da decupagem? Então estamos combinados, passaremos os próximos momentos juntos restaurando um móvel antigo com decupagem, numa dica oferecida pelo site guru Design Sponge.

O móvel usado e antigo pede uma atualização

O móvel usadinho tá assim? Pálido e desbotado? Comece lixando bem a sua peça e retirando todo resquício do que havia em sua superfície. Depois de limpar bem, pinte na cor desejada usando tinta acrílica e aguarde a secagem. Você vai precisar de várias demãos. Capriche nessa etapa. Enquanto seca escolha os papéis e seus desenhos encantadores.

Recorte as figuras escolhidas para a decupagem

Depois que escolheu os desenhos, recorte cuidadosamente e planeje o posicionamento deles sobre o móvel.

Passe cola no verso dos desenhos

A dica dessa decupagem é usar termolina leitosa para colar as figuras, mas cola de decupagem também funciona muito bem. Se for usar cola branca, escolha uma marca de qualidade, pois as marcas mais baratas costumam vir muito diluídas e  descolam com o tempo.

Aplique as figuras sobre o móvel nas posições desejadas

Aplique as figuras sobre o móvel nas posições que escolheu, uma figura de cada vez.

Retire as bolhas usando um paninho

Para retirar as bolhas que se formam naturalmente sob o papel, use um paninho e pressione delicadamente, sem esfregar, mas com firmeza, para que elas saiam. Vá pressionando e movimentando até que as bolhas tenha sumido.

Repita esse procedimento com todas as figuras e aguarde a secagem completa delas. Se por acaso elas ficarem um pouco transparentes com a cola não se preocupem, elas voltam ao normal depois que secam.

Assim que estiverem secas passe duas demãos de verniz para dar aquele acabamento perfeito e observe o que um pequeno toque de design faz com um móvel antigo.

Quer mais inspirações?

 

Mesa de centro decorada com decupagem colorida

Essa inspiração é para quem quer deixar a madeira aparente. Ficou ou não ficou maravilhoso?  E totalmente renovado. Amei.

Cabeceira de cama transformada com decupagem

Aqui o trabalho é bem mais elaborado, mas ficou maravilhoso também. Pra quem tiver disposição para arriscar, esse projeto vale à pena.

Como eu sempre digo: divirtam-se.

Projeto: Design Sponge

Fotos: Better Homes

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , ,

51 Responses to Restaurando um móvel antigo com decupagem

  1. silvia 1 de agosto de 2014 at 15:21 #

    cris,vi sua materia sobre deculpagem,show de bola. to amando seu trabalho.

    • Cris Turek 1 de agosto de 2014 at 18:44 #

      Que ótimo Silvia fico super contente. Beijos.

  2. Maria Carmen 20 de agosto de 2013 at 22:11 #

    Olá Cris, gosto muito das sua dicas…estou sempre acompanhando seu trabalho e gostaria de deixar uma dica,possivelmente você já saiba, mas como não li aqui, pensei poder ajudar alguém com dificuldades…
    Caso fique difícil eliminar as bolhas que surgirem faça um pequeno furo com alfinete com a cola ainda úmida e pressione envolta no local para o ar sair pelo furinho…fica perfeito. Já experimentei e deu certo. Um abraço Maria Carmen

  3. Maria Aldaiza 20 de agosto de 2013 at 20:43 #

    Olá Cris,
    Esse trabalho é lindo mesmo mais está além de mim. Quem sabe podes me dar uma dica. Tenho um armário daqueles laqueados que está bem baquiadinho e eu não tenho ideia do que fazer com ele mas tenho uma certeza não quero descartá-lo.
    Tenho também um baú daqueles antigos, talhado em madeira escura que da mesma maneira não quero me desfazer dele, será que podes me dar uma dica. ficaria muito agradecida.

    • Cris Turek 21 de agosto de 2013 at 19:08 #

      Maria Aldaiza se você achou a decupagem complicada, nem sei o que indicar, pois qualquer técnica para recuperar móveis dá muuuuito trabalho. Você pode pintar, clarear, mas tudo isso requer horas lixando e removendo os produtos que estão na superfície da madeira. Somente depois é que dá pra fazer qualquer tipo de pintura e tratamento que dure e fique bonito. Que tal?

  4. Clara 4 de fevereiro de 2013 at 22:33 #

    Olá Cris!Hoje tomei conhecimento do seu trabalho através de minha sobrinha Adriana. Gostei bastante da aplicação no móvel usado. Vou tentar fazer numa mesa de cabeceira. Sucesso para vcs e uma abraço.
    Em tempo: a Vila do Artesão, é de Campina Grande?

    • Cris Turek 5 de fevereiro de 2013 at 17:09 #

      Não Clara, aquela Vila não tem nada a ver conosco. Usaram o nosso nome indevidamente.

  5. Magda 11 de maio de 2012 at 16:59 #

    Ótimas as suas dicas, muito legal você dividir isso com a gente. Só uma dúvida, qual é o verniz que você usa para não alterar a cor da pintura dos móveis? Já tentei vários mas nenhum ficou transparente, desde já mito grata

    • Cris Turek 12 de maio de 2012 at 21:55 #

      Magda use sempre verniz a base de água para não alterar a cor.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem