Top Menu

Como fazer decupagem com guardanapo, dica de artesanato

Porta-jóias de MDF decorado com decupagem de guardanapo

Vamos falar mais um pouco dessa técnica que é uma das que mais atraem pessoas para os trabalhos de artesanato: a decupagem. Vamos aprender as etapas da decupagem usando guardanapos decorados, um passo a passo básico para iniciantes que estão curiosos para descobrir esse mundo.

Antes de tudo devemos lixar a peça de MDF para retirar as asperezas e limpar bem.

Eu escolhi uma caixa de MDF que poderá ser usada como um porta-jóias ou um porta objetos multi-uso. Escolhi também uma estampa de guardanapo fácil de trabalhar e de realçar, com cores que me agradam muito. As tintas para pintar a caixa fizeram um composé com essas cores. Material para decupagem com guardanapo em MDF
Separe as camadas de papel do guardanapo O guardanapo possui três camadas finas de papel. Separe as camadas de papel do guardanapo e retire as duas brancas deixando apenas a camada decorada.
Pinte o lado de dentro da caixa com a cor clara. Comece pincelando sempre pelas dobras e depois espalhe a tinta. Eu usei tinta acrílica sem diluição. Se estiver muito grossa, pode diluir num pouco de água, mas bem pouco mesmo. Pinte o lado de dentro da caixa com a cor clara
Use a cor mais escura para pintar o lado de fora Use a cor mais escura para pintar o lado de fora. Lembre que eu escolhi tons que combinam com as estampas do guardanapo.

Dê quantas demãos precisarem para cobrir bem a caixa. Eu dei três. Espere secar muito bem.

Se quiser um melhor acabamento, depois da primeira demão espere a tinta secar e lixe novamente.

Dê quantas demãos precisarem para cobrir bem a caixa
Passe cola de decupagem sobre a tampa Passe cola de decupagem sobre a tampa usando um pincel largo e espalhe bem. Você pode usar cola branca, desde que ela seja de boa qualidade. Colas de marcas muito diluídas não resultam em boa decupagem.
Posicione o guardanapo sobre a tampa delicadamente. Com um saco plástico amassadinho, pressione as rugas e bolhas que aparecerem. Isso é normal. Aperte com firmeza e cuidado para não rasgar o guardanapo. Posicione o guardanapo sobre a tampa
Depois de aplicar o guardanapo aguarde a secagem Siga pressionando toda a tampa até tirar as bolhas e rugas e depois aguarde que a cola seque completamente.

 

Aqui nesse ponto vocês já tem uma caixa pronta com a tampa decorada com decupagem de guardanapo. Não precisaria modificar, mas nós queremos dar aquele realce que transforma a peça, certo?

 

Então vamos destacar os detalhes da estampa usando tinta dimensional e tinta relevo glitter. Escolha as cores que mais se destacam na estampa, mas lembrem, sem exageros pois todo exagero leva ao mau gosto. Escolha as cores que mais se destacam na estampa
Realce alguns miolos de flor com tinta relevo glitter Realce alguns miolos de flor com tinta relevo glitter. Como eu disse, somente alguns. Não precisa rebocar sua tampa.
Noutros detalhes aplique somente a tinta dimensional, para dar aquele relevo interessante, apenas para valorizar alguns traços. Aplique tinta dimensional em alguns detalhes

 

Gente, não importa o modelo de estampa que vocês tenham escolhido, a dica de realçar apenas alguns detalhes vale para qualquer imagem escolhida. Além de recobrir linhas, vocês podem também pontilhar espaços cheios, é outra alternativa de realçar sua decupagem.

Assim que as tintas relevo estiverem secas, aplique duas demãos de verniz a base de água para proteger, ou para melhor acabamento use o verniz spray.

Detalhe do porta-jóias de MDF decorado com decupagem de guardanapo

 

Agora sim sua caixa está mais linda que nunca e nem dá pra dizer que você usou um guardanapo para transforma-la.

Ah, esse mesmo processo pode ser usado com tecidos, aproveitem.

Aprenda a fazer decupagem em porcelana, clique aqui.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

 

, , , , ,

40 respostas para Como fazer decupagem com guardanapo, dica de artesanato

  1. Fernanda P. 12 de abril de 2011 em 18:47 #

    Adorei a caixinha! Ano passado e retrasado fiz algumas, mas parei … =( Alergia à base que tinha que passar antes… Aprendi sozinha vendo aulas e dicas na internet!!

  2. Cris Turek 12 de abril de 2011 em 22:13 #

    Fernanda, essa técnica é simples mesmo, espero que você consiga retomar, quem sabe usando outros produtos. Beijos.

  3. Suelem Carolina 13 de abril de 2011 em 2:34 #

    Cris, que passo-a-passo mastigadinho, adorei, assim que terminar os meus projetinhos em andamento vou arriscar!! Bjokas

  4. Cris Turek 13 de abril de 2011 em 10:32 #

    Suelem, é muito fácil, sem dificuldades, você vai curtir.Beijo.

  5. Orávia 13 de abril de 2011 em 18:40 #

    Olá
    Mas que coisa bonita e pratica de fazer.
    Me diga uma coisa: funcionaria bem se em vez de usar verniz, usasse a mesma cola branca (ficaria impermeabilizado, certo?)
    Me diga.
    bjinhos iluminados pra voce.
    Orávia.

  6. sonia apare cida marchi 13 de abril de 2011 em 22:13 #

    gostei muito do trabalho, já iniciei um curso, mas precisei sair, gostaria de retomar, com sua exposição, o entusiasmo voltou, muito obrigada mesmo. aguardo contato abraço.

  7. Cris Turek 13 de abril de 2011 em 22:14 #

    Oravia, poder pode, mas é uma economia que não vale à pena, porque a cola depois de seca dá aquele efeito em que a peça fica colando em tudo que encosta. Tenha verniz em casa porque você vai usar em mil projetos diferentes.Beijos.

  8. kezia 13 de abril de 2011 em 23:06 #

    gostaria muito quealguem me mandasse uma dicapara cone de linha na minha fabrica sobra muito cone e tão tenho nem uma ideia fico com dó de jogar cone fora todo dia o aque faço me ajudem abrigado

  9. Cris Turek 13 de abril de 2011 em 23:13 #

    Sonia, agora você pode tentar sozinha. Pesquise e assista também ao nosso íideo com uma aula que mostra essa técnica. Use o campo de pesquisa. Beijos.

  10. Cris Turek 13 de abril de 2011 em 23:47 #

    Kezia, leia o post abaixo:
    http://www.viladoartesao.com.br/blog/2010/06/recicle-e-faca-lindos-anjos-decorativos/

    Beijos.

  11. anely menezes 14 de abril de 2011 em 14:07 #

    oi cris! adoro seu trabalho,gostaria de saber se você tem alguma dica de como aproveitar baines, pois eu tenho várias em casa e não sei o que faço com eles. Desde já agadeço. anely

  12. Cris Turek 14 de abril de 2011 em 20:13 #

    Desculpe-me a ignorância Anely, mas o que são baines?

  13. anely menezes 15 de abril de 2011 em 10:59 #

    Oi creis, banner é a palavra certa, desculpas. banner é um tipo de cartaz acima de 80x30cm.quadrado que pode ser emborrachado ou plastificado, desses cartazes que a gente vê em lojas e supermercados com anuncio e que podem ser recolhidos e guardados.Uma forma de fazer propaganda,pois eu tenho vária em casa sem utilidades.

  14. Cris Turek 15 de abril de 2011 em 12:59 #

    Anely, até imaginei que você queria dizer banner mesmo. Então, que tal fazer bolsas eco-bags usando esse material? Sabia que tem uma associacão que já ficou famosa costurando bolsas de todos os tamanhos usando esses banners? Use o campo de pesquisa da Vila para encontrar nossos paps de bolsas, e comece já. Dá pra ganhar um bom din-din. Beijos.

  15. melanie 15 de abril de 2011 em 18:14 #

    tenho uma outra dica para conseguir a decupagem sem nenhuma ruga, passa a cola na tampa de caixa que vc quer colocar o guardanapo, deixa secar, só depoi voce coloca o guardanapo e com um ferro de passar roupa (nao muito quente) passa por cima do guardanapo, fica pefeito!

  16. Cris Turek 15 de abril de 2011 em 20:12 #

    Dica compartilhada Melanie. Beijos.

  17. maria de lourdes barros 7 de outubro de 2011 em 15:09 #

    Oi, Cris. Amei a caixa c/ decoupage.Mais fiquei encantada c/ as fotos no prato. Tenho vários de vidro claro e vou colocar as fotos das netas fofas, a Mariana e a Bia. Obrigada e bjssssssssss

  18. Cris Turek 7 de outubro de 2011 em 15:13 #

    Que bom que gostou Maria de Lourdes, divirta-se bastante.

  19. Jurema Freda 9 de outubro de 2011 em 21:34 #

    Cris,adorei a técnica da decoupage,gostaria de ter a do craquelê!Podes enviar?
    Obrigada
    Ju

  20. Gertrudes lopes 10 de outubro de 2011 em 0:40 #

    Oi Cris, no casamento de minha filha Karina e do meu filho Daniel, e no aniversario da minha neta Giovanna e do meu neto Davi, fiz esses pratinhos como lembrança e ficaram lindos, todos gostaram muito, mas vou aproveitar suas dicas para facilitar e aperfeiçoar ainda mais a minha tecnica. Obrigada, amiga.

  21. Cris Turek 10 de outubro de 2011 em 23:35 #

    Jurema todo o material da Vila está publicado aqui no blog. Se ao usar o campo de pesquisa não localizar, é porque ainda não temos, nesse caso aguarde para o futuro. Beijos.

  22. Cris Turek 10 de outubro de 2011 em 23:38 #

    Gertrudes, conta aí pro pessoal: fazem o maior sucesso como lembrancinhas, não fazem?

  23. maria helena lucena 17 de outubro de 2011 em 15:35 #

    Amei está cx ficou mt linda e mt facio de fazer, pq está mt expricadinho bjos obgdaaaa

  24. josy 17 de outubro de 2011 em 20:48 #

    olá Cris,sempre quis aprender esta técnica,até comprei uma caixinha mais não tive coragem de iniciar, este seu passo a passo é maravilhoso caiu como uma luva, sinceramente era tudo que eu precisava. Muito obrigado, bjs….

  25. Cris Turek 18 de outubro de 2011 em 14:44 #

    Fácil e fica show de bola Maria Helena. Beijos.

  26. Cris Turek 18 de outubro de 2011 em 14:52 #

    Josy, perca o medo, é muito fácil.

  27. lilia lima 18 de outubro de 2011 em 18:28 #

    Cris,

    Noossaaa!!!! Fiquei muito encantada com o trabalho nos pratos e tb das caixas. Uma ótima lembrança p.presentear alguém!!!!
    Vou tentar p. ver se consigo.

    Vcs são barbaros nas idéias!!!!
    Aaaaadoooorroooo!!!!!
    Bjsjsjsjs

  28. Cris Turek 18 de outubro de 2011 em 21:22 #

    Vai conseguir com certeza Lilia.

  29. Bernadete de Lourdes 8 de fevereiro de 2012 em 22:07 #

    Go2estaria de aprender a fazer este trabalhoem peças de gesso

  30. Cris Turek 8 de fevereiro de 2012 em 22:23 #

    Bernadete, é a mesma coisa, apenas antes aplique uma base de goma laca na peça para impermeabilizar.

  31. Lília Queiroz 13 de fevereiro de 2012 em 9:43 #

    Para o artesanato? Estou trabalhando devagar, mas com muita persistência. Pois, valorizo muito esse trabalho.
    Aprendi decoupage e tenho sido paciente comigo mesma para atingir melhoras.
    Amei a caixa e obrigada por ser uma multiplicadora da arte.
    Deus te guie sempre.

  32. ROSA SILVA 19 de junho de 2012 em 12:39 #

    amei a dica, da caixinha, só gostaria de saber onde comprar as caixinhas, se tem preços especiais em atacado, pra mim fazer, as minhas decupagens.

    beijos obrigada.
    rosa silva.

  33. Cris Turek 19 de junho de 2012 em 17:12 #

    Rosa qualquer loja de material de artesanato tem variedade delas e preços você trata com o lojista.tenho certeza de que consegue bons descontos.Beijos.

  34. ELAINE CRISTINA 27 de julho de 2012 em 16:36 #

    GOSTEI DA CAIXINHA,MUITO ORIGINAL.

  35. Fernanda 13 de fevereiro de 2013 em 7:29 #

    Nossa amei, acho que é um método fácil, rápido e gostoso pra ganhar um dim dim (;

    Parabéns Cris, seu trabalho é lindo!

  36. Lenita Shibuya 7 de maio de 2013 em 19:56 #

    Fiz a caixinha,conforme sua explicaçào. Ficou linda,mas… algumas ficaram com guardanapo enrugado, tem como consertar?
    Obrigada
    Lenita

  37. Cris Turek 7 de maio de 2013 em 21:42 #

    Lenita, você pode remover o guardanapo com raspagem, depois lixar bem a tampa da caixa e refazer a decupagem. As rugas devem ser removidas antes do guardanapo secar, porque depois ficam com o defeito aparente. Vale à pena substituir.

  38. Lenita 8 de maio de 2013 em 14:05 #

    Valeu!!! Muito obrigada.
    Lenita

  39. Júlia Guedes 23 de junho de 2014 em 15:04 #

    Oi, é que eu gostaria de saber qual tipo de tinta você usou porque eu fui fazer e usei a tinta errada, não deu certo. Ficou muito lindo, parabéns :))

  40. Cris Turek 23 de junho de 2014 em 19:57 #

    Júlia as tintas são exatamente as que menciono no post. É só comprar com esses nomes: tinta dimensional ou tinta relevo, que não tem como errar.

Deixe uma resposta