Top Menu

Como fazer carimbos de EVA em casa

Usando o carimbo em projetos de artesanato

Os carimbos costumam ser brinquedos divertidos para as crianças, mas também são ferramentas interessantes para técnicas de artesanato, como pintar tecidos, papéis de presente e até paredes. Vamos aprender como fazer carimbos de EVA em casa, para aquelas situações em que você não encontrou a figura que queria ou para distrair a criançada. É super fácil.

  • Primeiro precisamos providenciar uma folha de EVA para as figuras. Pode ser qualquer cor, inclusive retalhos que você tenha em casa.
  • Precisamos também de uma base onde fixar as figuras depois de prontas. Nessa hora vale tudo, inclusive reciclar. Você pode usar bandejinhas de isopor, rolhas e lâminas de madeira que você consegue em sobras de marcenarias. Você pode usar o próprio EVA como base, que também fica muito bom.

 

Recorte um pedaço de EVA e faça o seu desenho Primeiro recorte um pedaço de EVA um pouco maior do que o tamanho que você deseja para a sua figura. Depois faça o seu desenho. Pode ser a mão livre ou transferido de alguma figura que você escolheu na internet ou em revistas. Eu estou desenhando a mão livre.
Apoie o EVA com o desenho numa base de vidro e recorte o contorno com todo o cuidado. Use um estilete ou uma faca estilete bem afiada. Apoie o EVA numa base de  vidro e recorte o desenho
Aplique cola de contato no verso da figura Aplique cola de contato no verso da figura. Aguarde ela dar o ponto de aderência antes de fixar na base. Se você for colar sobre isopor, use cola branca não diluída.
Fixe na base escolhida pressionando para colar por igual. Eu escolhi uma bandejinha de isopor. Fixe na base pressionando para colar por igual

 

Bom, se vocês estiverem usando de base um pedaço de madeira ou uma rolha, por exemplo, nessa altura o seu carimbo já está pronto para usar, pois são bases que possuem uma boa altura, o que facilita o manuseio. Mas, se como eu, você optou por reciclar uma bandeja de isopor, vai precisar reforçar a base. Vamos ver como fazemos isso.

 

Recorte uma boa base em volta do carimbo Depois de colada a figura sobre a base de isopor, recortei deixando uma boa área em volta da figura.
Cole a base recortada sobre mais uma lâmina da bandeja de isopor. Assim ela fica um pouco mais alta e melhor de usar. Reforce a base de isopor colando sobre mais uma lâmina do material
Ajuste o tamanho da base recortando os excessos Ajuste o tamanho da base recortando o excesso.

 

Aí está. O seu carimbo de EVA está prontinho pra usar. Lembre de colar sempre muito bem, pois assim você terá o seu carimbo por um longo tempo e aproveitará em muitos projetos diferentes.

Fotos: Cris Turek

Você vai gostar também de:

, , , , ,

25 respostas para Como fazer carimbos de EVA em casa

  1. DALVA 19 de maio de 2011 em 0:12 #

    ola, meninos queridos da vila do artesão, como vai essa paraiba maravilhosa? não esqueci de ir visita-los na minha proxima ida ai, qdo sair de ferias…
    adorei a dica dos carimbos de eva, só preciso tirar umas duvidas: o eva deve ser do grosso? as tinta devem ser de tecido? vc pode mandar dicas de outros desenhos maritimos? abrigada, um abração!!!

  2. Cris Turek 19 de maio de 2011 em 9:46 #

    O EVA deve ser do grosso sim Dalva, porque você precisa de altura para carimbar sem borrar. E como eu explico no artigo a tinta é de tecido quando for pintar tecidos. Se for carimbar papel pode ser tinta de artesanato comum. Beijos.

  3. jane rosa fontoura 19 de maio de 2011 em 10:15 #

    Parabens meus amigos por este e-mail de usar EVA para pintar
    e confeccionar os carimbos.
    Voces são geniais com a escolha dos assuntos.
    Um abraço a todos e muito obrigada mais uma vez.

  4. Cris Turek 19 de maio de 2011 em 10:27 #

    Obrigadíssima Jane. Divirta-se com os carimbos.

  5. Jô Bibas 21 de maio de 2011 em 16:11 #

    Oi, Cris,
    Sou aquela curitibana do ArteAmiga, conversamos por aqui há um tempinho. Andei tendo uma procura por carimbos, procurei aqui e acolá, e resolvi que iria fazer os baixo-relevos nas folhas de borracha que vemos na internet e…nada. Simplesmente desconhecidas no Brasil. Você tem alguma ideia onde encontro?

  6. Lidia Vicente dos Anjos 22 de maio de 2011 em 17:09 #

    Genial, gostei demais será que dá pra fazer em camisetas de malha? Vou tentar, muito legal Cris, obrigada por vc existir e distribuir conosco suas ideias bjssss

  7. Cris Turek 22 de maio de 2011 em 20:43 #

    Jô, não tenho um pap pra isso e nem sei indicar um, mas você precisa transferir o desenho escolhido para a borracha e esculpir a parte que fica vazada com um instrumento apropriado, que pode ser uma faca de xilogravura mesmo. Depois é colar essa borracha num suporte e pronto. Tudo depende de escolher desenhos mais ou menos complicados. Acho que você pode fazer uma experiência, que tal?

  8. Cris Turek 22 de maio de 2011 em 21:06 #

    Dá sim Lidia, mas lembre de esticar bem o tecido sobre uma superfície e fixe de alguma forma para que não se movimente durante o processo.

  9. nete 23 de maio de 2011 em 11:41 #

    odorei a ideia pois trabalho com artesanato e esta maneira de fazer o carimbo vai muito me ajudar obrigado

  10. Cris Turek 24 de maio de 2011 em 10:31 #

    Nete, essa é uma forma simples de fazer o carimbo. Masi à frente vamos aprender maneiras mais elaboradas. Aguarde.

  11. ivonete 4 de junho de 2011 em 17:33 #

    vcs nao tem ideia de como tem sido importante as divulgaçoes dos trabalhos que vcs me mandam.beijos a todos e parabens.

  12. Cris Turek 5 de junho de 2011 em 11:46 #

    Adoro saber que a gente auxilia de alguma forma Ivonete. Beijos.

  13. Fatima Ascenso 4 de janeiro de 2012 em 4:49 #

    ola
    gostei da ideia dos carimbos feitos por nos
    Em Portugal eles sao caros
    um bom ano
    Bjs
    Fatima

  14. soniabisposutton 4 de janeiro de 2012 em 10:46 #

    Obrigada pela dica dos carimbos.Muito prático e fácil de fazer!

  15. dalvabarbosa 5 de março de 2012 em 10:12 #

    descobri agora este site,estou a procura de alguem q saiba me ensinar a fazer rosas em madeira vi na feira da festa da uva elas saõ feitas com casca folhada de madeira,q os marcineiros usam pra arrematar topos de mesas e outros moveis,espero q tenha passado bem o q preciso,sou nova no ramo e amo aprender artesanatos,diferentes,beijo

  16. Cris Turek 5 de março de 2012 em 12:25 #

    Dalva, por hora fico devendo essa dica. Novidades publicaremos no blog.

  17. dalva 5 de março de 2012 em 14:28 #

    trabalho com fotos,mas tenho muita sobra,preciso de ideias pra aproveita-las sem ser com xerox,pois as mesmas acabam indo fora,aguardo,ajuda,

  18. Cris Turek 6 de março de 2012 em 10:28 #

    Dalva, sei que o papel fotográfico não aceita bem a cola, e mancha. Acho que talvez você possa usar como ingrediente de papel maché, mas não tenho certeza pois nunca utilizei fotografias para esse fim. Realmente teria que fazer uma experiência.

  19. Eduarda 10 de maio de 2012 em 17:35 #

    oi meninaa,eu queria saber como é que eu carimbo?
    BJS TCHAU !!!!

  20. Cris Turek 12 de maio de 2012 em 23:41 #

    Eduarda, passa tinta e pressiona na superfície.

  21. Graca 22 de maio de 2012 em 16:14 #

    Sou Arte & Vida by Graca e ahei td otimo aqui, parabens.

  22. aurora 22 de agosto de 2012 em 21:17 #

    oi amigas, gostaria de alguma lembrança fácilde de fazer sobre as princesas, pois minhas netas fazem 5 anos (são gemeas) e este será o tema. Desde já agradeço um grande abraço

  23. Cris Turek 23 de agosto de 2012 em 14:05 #

    Aurora confira a dica abaixo e use o campo de pesquisa para conferir outras sugestões.
    http://www.viladoartesao.com.br/blog/2011/08/como-fazer-uma-coroa-de-principe-para-festas-infantis/

  24. regina 19 de março de 2013 em 0:11 #

    boa noite cris,vc poderia me dar umas dicas de almofada pra carimbo,..preciso de uns bem grande e ñ acho pra comprar,então tenho q fazer,fiz umas pesquizas na net ,mas nada achei

  25. Cris Turek 19 de março de 2013 em 14:08 #

    Regina nunca testei fazer as almofadas, mas experimentaria usando espuma de boa qualidade. Fico devendo por hora.

Deixe uma resposta