Como fazer decupagem sobre peças de metal, dica de artesanato

Regador de metal decorado com artesanato em decupagem

A decupagem é das técnicas mais utilizadas em peças de artesanato. É comum trabalharmos sobre o MDF, mas aplicar a decupagem sobre peças de metal também dá resultados bem bacanas. Vamos conferir qual é a maneira correta de se fazer isso, decupando um regador decorativo para sua varanda.

A dica extra é recuperar alguma peça antiga que você já possua. Nesse caso lembre de lixar muito bem antes de começar as etapas seguintes, retirando toda a cobertura que por acaso a peça tenha. Se necessário use removedores de tinta para auxiliar nesse processo.

Se você não tem nenhum peça parecida, com certeza vai encontrar algo interessante em lojas de ferragens ou de jardinagem.

 

Limpe o regador com água com vinagre
Considerando que a peça é nova, vamos limpar muito bem sua superfície usando uma diluição de água e vinagre em proporção 1/1. Essa mistura retira toda a gordura que esteja sobre a peça e que vai interferir na pintura caso não seja retirada totalmente.
PInte a peça com produto anti-ferrugem

Pinte a peça com produto anti-ferrugem que nós conhecemos como zarcão. Isso fará com que ela fique protegida por mais tempo contra pontos de ferrugem. 

Gosto do zarcão porque protege e faz a base da pintura ao mesmo tempo.

Use um pincel chato e largo que depois você joga fora. Escolha um bem barato. Aguarde secar bem.

Enquanto a tinta anti-ferrugem seca, vamos trabalhar as gravuras. Para usar gravuras de papel sobre o metal vamos aplicar goma laca na frente e no verso da figura escolhida. Passe a goma laca de um lado e aguarde secar e depois repita do outro lado.

 

Pinte as gravuras para a decupagem com goma laca e recorte

 

Depois recorte o contorno das figuras com muito cuidado usando uma tesoura pequena e faca estilete para os espaços vazados. Reserve.

Pinte a cor base com tinta látex

Pinte toda a peça com a cor que escolheu. Aqui a opção foi um cinza azulado bem claro, mas você pode optar por cores mais alegres. Use tinta PVA e pincel largo e macio. Dê duas demãos pelo menos e aguarde a secagem completa da tinta.

Para posicionar o conjunto de figuras sem cometer erros e se arrepender depois, fixe-as com pedacinhos de fita crepe e vá ajeitando até ficar satisfeita com a composição.

Demarque levemente com um lápis alguns dos contornos das figuras e em seguida retire as gravuras para passar a cola.

 

Aplique as figuras da decupagem sobre sua peças de metal

Fixe as figuras usando uma esponjinha úmida

Pincele cola de decupagem ou cola branca de boa qualidade no verso de cada figura e reposicione no lugar marcado. Use uma esponjinha úmida para pressionar as gravuras sobre o metal e retirar as bolhas. Faça isso com calma e cuidado.

Aplique verniz a base de água em toda a peça de metal

Para terminar aplique verniz em toda a peça de metal. Aplique pelo menos duas demãos. A escolha entre fosco ou brilhante fica por sua conta.

Pra terminar vale lembrar que no caso do regador, ele deve ter uma função apenas decorativa. Caso deseje utilizá-lo, passe pelo menos cinco demãos do verniz e lembre de duas coisas:

  • qualquer esbarrão pode trincar esse verniz e estragar a sua peça
  • evite ao máximo que as partes decoradas entrem em contato com a água, pois não há garantias de impermeabilidade total

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , ,

49 Responses to Como fazer decupagem sobre peças de metal, dica de artesanato

  1. Lídia 11 de julho de 2014 at 10:34 #

    obrigado!

  2. Lídia 10 de julho de 2014 at 18:52 #

    olá!! Para fazer um vaso de plantas com galão de 18L devo usar o primer ou zarcão ?, ressaltando que ficará exposto no tempo.

    • Cris Turek 11 de julho de 2014 at 10:11 #

      Lídia eu prefiro o zarcão pelo motivo explicado no texto.É o que eu usaria. Beijos.

  3. Maria Helena 1 de julho de 2013 at 13:23 #

    Parabéns! gostei muito da explicacao e do resultado da peça.

  4. olga simões 30 de abril de 2013 at 20:26 #

    Adorei… Gostaria de saber onde posso comprar peças de metal, pois peguei encomenda de latão (tarro) de leite para fazer porta guarda chuva, mas não consigo achar para comprar. Um grande abraço e parabéns….

    • Cris Turek 2 de maio de 2013 at 10:59 #

      Olga, lojas que vendem utensílios domésticos, panelas e itens de lavanderia vendem essas peças.

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem