Top Menu

Brinquedos reciclados, com fazer uma cobra com rolhas de garrafa

 Cobra feita com artesanato de reciclagem de rolhas de garrafas

Pra alegrar a criançada que está em férias e adora brincar de assustar os adultos, vamos ensinar uma dica de brinquedo reciclado. Espiem só o que dá pra fazer com rolhas de garrafas: uma cobra.

 

Retire a rolha da água e corte com uma faca bem afiada Pra começar vamos recordar o nosso segredo, clique e leia: Como cortar as rolhas sem esfarelar.
Usando as dicas acima corte suas rolhas em fatias de um dedo. Quanto maior você desejar sua cobra, mas fatias vai precisar, é claro. Corte as rolhas em fatias de um dedo
Aqueça um prego no fogo até ficar vermelho Aqueça um prego no fogo até ficar com a ponta bem vermelha. Use um alicate para não se queimar.
Fure as fatias de rolha bem no centro usando o prego aquecido no fogo. Fure as fatias de rolha bem no centro
Use um prego largo para um furo onde passe um barbante Use um prego largo para fazer um furo onde passe um barbante.
Numa rolha inteira faça um pequeno filete para dar um formato de boca. Corte uma rolha inteira para fazer um formato de boca
Modele o alto da cabeça arredondando as bordas Modele o alto da cabeça arredondando as bordas. Fure a rolha da cabeça no sentido do comprimento, também no centro. Lembre sempre de usar as rolhas úmidas para isso. Depois de todas as peças cortadas e furadas, deixe secar bem.

 

Como fazer a cobra 

 

Para montar a cobra vamos usar barbante e uma agulha de crochê. Para montar a cobra vamos usar barbante e uma agulha de crochê
Atravesse a agulha no furo da cabeça e puxe o barbante Atravesse a agulha no furo da cabeça e puxe o barbante através dele. Faça um nó na ponta para não escapar e deixe uma pequena ponta para servir de língua. Deixe do outro lado uma medida bem grande de barbante para montar o corpo da cobra.
Faça um nó logo após a cabeça e outro antes da primeira fatia do corpo. Não precisa apertar, é apenas para as partes não se moverem durante as brincadeiras. Faça um nó logo após a cabeça e outro antes da primeira fatia
Continue a encaixar as outras fatias para montar o corpo Continue a encaixar as outras fatias para montar o corpo, sempre as prendendo entre nós do barbante. Prenda uma após a outra até completar o tamanho desejado. No final deixe uma ponta para ser o rabo da cobra.
Na cabeça pinte a língua da cobra de vermelho naquela pequena tira de barbante que você deixou no início. Pinte a língua da cobra de vermelho
Pinte também os olhos da sua cobra Pinte também os olhos da sua cobra. Deixe secar a tinta.
E aí está sua víbora, serpente ou cobra.  Detalhe da cobra de rolhas de garrafas, artesanato com reciclagem
Cobra de rolhas passeia no jardim, artesanato com reciclagem Você ainda pode pintar todas as fatias das rolhas e customizar sua cobra numa cascavel, numa coral ou a cobra de sua preferência, não é engraçado?

 

O importante é divertir a garotada em dias de férias, de chuva ou de frio.

Quer aprender a fazer outros brinquedos com reciclagem? Clique aqui.

Fotos: Cris Turek

Proibida a reprodução sem autorização prévia. Clique e leia nossa licença.

 

Você vai gostar também de:

, , ,

22 respostas para Brinquedos reciclados, com fazer uma cobra com rolhas de garrafa

  1. Claudia Oliveira 13 de julho de 2011 em 23:27 #

    Essa cobrinha me fez lembrar de minha infancia. Ganhei uma de um tio. Não lembro direito como era feita, mas ficava mais firme, então segurava no rabo e ela se mexia como uma cobra de verdade. Nossa foi o inferno das professoras na escola.
    Que saudades, hoje em dia as crianças não se interessam mais por este tipo de brinquedo.

  2. Andreia Frezarim 14 de julho de 2011 em 7:43 #

    Bom dia Cris!!!
    Que matéria linda sobre as rolhas.Achei lindo o tapete, interessante e bem diferente.Ah!sem deixar de lado a dica maravilhosa de cortar rolhas,muito legal.Agora é só criar como esta cobrinha ,pratica e fácil de fazer,as crianças vão amar.Nessas férias dá pra colocar elas pra fazer algo diferente com rolhas.Bjins e bom dia

  3. Cris Turek 14 de julho de 2011 em 9:59 #

    Muito você se engana Claudia, o erro é pensar dessa forma. Tenho visto muitas crianças envolvidas com esses brinquedos artesanais e que lhes despertam a imaginacão. O verdadeiro problema são os pais que preferem dar apenas os brinquedos automáticos. Meu sobrinho de 12 anos se divertiu muito com essa cobra ainda ontem e ele é uma criança bem normal.

  4. Cris Turek 14 de julho de 2011 em 10:01 #

    Isso mesmo Andreia, a garotada se diverte horrores imaginando que está apavorando os outros. Isso é super saudável, brincar e imaginar.

  5. José Faria 14 de julho de 2011 em 10:17 #

    Olá! Gostei muito da ideia de reciclar as rolhas de cortiça. Eu mesmo também as utilizei para fazer pipas para carregar os carros de bois, como podem ver no meu blog “Flormamede”.
    O vinho do Porto, descendo até à Foz do Rio Douro, trasia no passado as Pipas desse Nectar das encontas em pipas que depois eram transportadas para as adegas e tabernas nos carros de bois. Consultem e se o entenderem, divulguem retirando imagens desse Blog. À vontade, sirvam-se e abraço cheio de invenção e criatividade.
    José Faria – Portugal – Distrito do Porto e Concelho da Maia.

  6. Maria Estela Rodrigues Nunes 14 de julho de 2011 em 14:15 #

    Muito legal esse brinquedinho embora eu tenha horror por cobras,mas esta é de brinquedinho,amei.Vou guardar a ideia com carinho.Abraço forte.

  7. Cris Turek 14 de julho de 2011 em 14:19 #

    Obrigada José por contribuir nos dando essas interessantes sugestões. Um grande abraço.

  8. Cris Turek 14 de julho de 2011 em 14:25 #

    Maria Estela, é bem por isso que a criançada adora nos assustar com esses brinquedos.

  9. marlene santos 17 de julho de 2011 em 13:22 #

    Linda essa cobra…. e o aproveitamento das rolhas de vinho q iria para o lixo. parabens pela criatividade

  10. Cris Turek 17 de julho de 2011 em 13:30 #

    Que bom que gostou Marlene, divulgue pra todos que tem crianças em casa.

  11. glaucia 18 de julho de 2011 em 14:31 #

    achei bem bolada a criatividade do criador.eu lembro dos meus tempos de criança.que meu primo-irmao criado comigo.Fazia trenzinho com lata de oleo salada.uma lata amarrada na outra com direito a porta e janela com o trilho de palito de picolé.as pedrinhas que agente jogava dentro da lata era comparado como passageiros.tinha tambem as panelas,fogoes,geladeira,cadeiras mesa e etc.Feitos de barros.Eu realmente tive uma infancia.Brinquei ate os meus 17 anos.sem maldade debaixo da mesa. Este e-mail é do meu esposo.OBRIGADA.

  12. Cris Turek 18 de julho de 2011 em 15:10 #

    Glaucia, é nosso dever como educadores, resgatar esses valores das antigas brincadeiras. Boas lembranças as suas.

  13. Carol Carneiro 21 de julho de 2011 em 9:28 #

    Ei, Cris! Adorei esta idéia e vou fazer com meus sobrinhos nestas férias! Eles vão amar!Já tinha visto em tampinhas de pet, mas não em rolhas, legal! vou ver se posto no meu blog com um link p/ as pessoas virem aqui conferir como se faz, ok! E postarei com seua créditos, obvio, até porque só vou anunciar a postagem e será através do seu link é q/ verão o PAP. Algum problema p/ vc? Ode falar, viu? bjins: Carol Carneiro
    * Adoro vir aqui! Tem sempre boas idéias pra gente!!!

  14. Cris Turek 21 de julho de 2011 em 10:32 #

    Sem problemas Carol, dessa forma nem teria. Um beijo grande pras suas crianças.

  15. Bela Reis 13 de agosto de 2011 em 19:02 #

    sou de Belém, aqui fazemos com miriti essa cobra mais adorei com rolhas de vinho, lembrei-me da minha infância eu era proprietária de uma frota
    de ônibus feitos com lata de óleo salada que eu mesma fazia.Mais resgatar esse interesse em nossas crianças é resgatar valores q nao podem ficar perdidos

  16. Cris Turek 14 de agosto de 2011 em 12:18 #

    Você disse tudo Bela, foi direto ao ponto, isso é resgatar valores que nunca deveriam ter sido deixados de lado. Beijos.

  17. liviagallo 29 de agosto de 2011 em 21:01 #

    adorei!!!este binquedo vai para o meu projeto.kkkkkkkkkkkk

  18. Cris Turek 29 de agosto de 2011 em 21:07 #

    Pode saber que vai fazer sucesso Livia.

  19. leonardo 24 de outubro de 2011 em 9:52 #

    legal

  20. Cris Turek 24 de outubro de 2011 em 20:23 #

    Obrigada Leonardo.

  21. graça 14 de fevereiro de 2012 em 10:10 #

    amei as dicas principalmente porque podemos envolver as crianças nas criaçoes,vai ser divertido alem de estar desenvolvendo sua criatividade,parabens. obrigada por compartilhar com agente.bjs

  22. Celson 16 de março de 2012 em 14:51 #

    Vou colocar um link para essa página em meu blog. Parabéns pela criatividade e iniciativa!

Deixe uma resposta