Top Menu

Atitude sustentável é fazer sabão caseiro, aprenda como

Pedaços de sabão ecológico feitos em casa 

Não vamos nem falar do tamanho da poluição que restos de óleo de fritura causam quando descartados em pias de cozinha. Isso todo mundo já está velho de saber. Mas vamos falar sim de quem tem a atitude sustentável de usar esse óleo de fritura para fazer sabão caseiro. Vamos conhecer nossa amiga Hosamis Pádua e sua mãe Dona Benedita.

Vamos aprender com a Hosamis e sua mãe a fazer sabão caseiro de um jeito um pouco diferente. Mãe e filha nos dão o exemplo de uma verdadeira atitude sustentável. E se você não tem paciência pra repetir a dica em casa, não esqueça que muitos locais recebem óleo usado pra repassar às associações que transformam esse óleo em ótimos sabões. Armazene em garrafas pet e entregue pra quem fará bom uso deles.

 

Tirando dúvidas

  • Gente, basicamente todo sabão existe porque usa um tipo de óleo animal ou vegetal. O óleo é a base de todos eles, inclusive dos deliciosos sabonetes hidratantes que usamos em nossos banhos. Então qualquer óleo animal ou vegetal pode ser aproveitado. Se você não consegue acumular óleo usado o suficiente, misture com outras qualidades de óleo, como o sebo ou a manteiga.
  • As gorduras animais dão uma melhor qualidade final ao sabão, deixando-o mais firme. Essa dica é especial pra você que quer fazer um sabão melhor para comercializar.
  • Os outros ingredientes básicos do sabão são a água e a soda cáustica. Se você mantiver a proporção correta, o resultado sempre será sabão. Anote aí a proporção básica:  2 litros de água, 4 litros de óleo e 1 Kg de soda cáustica.

 

Aprenda como fazer

 

Acrescente 4 litros de óleo vegetal usado

Na receita da Dona Benedita lá de Goiânia, mãe da Hosamis nossa amiga,são usados 4 litros de óleo usado de cozinha. Confira no final desse artigo como fazer para “limpar” óleo muito sujo.

Ela usa também 2 litros de manteiga de vaca derretida, pois melhora muito a qualidade do sabão. Isso é opcional gente, mas super indicado caso deseje vender seus sabões. Acrescente manteiga de vaca derretida para uma qualidade melhor
Misture os ingredientes para o sabão caseiro Num balde grande dissolva 1 Kg de soda cáustica em escamas em 4 litros de água. Lembre de se proteger dos vapores que são tóxicos.

 

  • Imediatamente em seguida acrescente o óleo usado e a manteiga derretida e mexa muito bem.
  • Acrescente também 4 litros de álcool não diluído. Pode ser o etanol de posto, caso não consiga comprar o álcool sem diluição. Misture muito bem novamente.
Acrescente, se desejar, 1 copo de amoníaco e 1 copo de sabão em pó. Isso dará um aroma ao seu sabão de limpeza. Continue misturando firmemente até que comece a talhar e parecer um pudim. O ideal é mexer até que a misture esfrie um pouco.  Acrescente se desejar amoníaco e sabão em pó

 

  • Se for usar o sabão em casa pode deixar endurecer no próprio balde. Se for vender despeje a mistura em formas que facilitem o corte, como embalagens tetrapack.
  • Aguarde a mistura endurecer de um dia para o outro.
Desenforme a mistura no dia seguinte Nesse ponto o sabão já endureceu um pouco e pode ser desenformado. O sabão da Dona Benedita endureceu no balde e foi desenformado sobre uma folha de jornal.
O sabão ainda não está no ponto de uso, mas está fácil de ser cortado em pedaços. Corte o sabão e deixe descansar em lugar arejado por no mínimo mais 8 dias antes de começar a usar. O ideal é esperar até 15 dias. Lembre que o sabão irá clarear com o tempo por isso aguarde o máximo que puder antes de usar ou vender. Corte o sabão em pedaços

 

A receita compartilhada pela Hosamis renderá até 70 barras de sabão em tamanho padrão.

A grande dica pra você que quer agregar esse sabão aos produtos à venda, é cortar em pedaços bem regulares, e valorizar usando uma bonita embalagem com etiquetas que lembrem que é um produto ecológico. Se possível crie um carimbo para marcar seus sabões e personaliza-los.

 

Como “limpar”  óleo usado

Só pra terminar queria dar a dica de como “lavar”  o óleo usado que está muito sujo. Esse processo ajuda a melhorar a qualidade do óleo e a retirar o sal das frituras que fica em suspenção. 

  • Leve para ferver 1 litro de água com cada litro de óleo que se deseja limpar. Ao levantar fervura, desligue o fogo, misture bem e acrescente 1 litro de água fria para cada litro da mistura quente. A sujeira ficará no fundo e a gordura solidificará, ficando fácil de ser removida e usada na receita do sabão.
  • A Dona Benedita faz diferente: esquenta o óleo em banho maria e cola através de uma peneira forrada com esponja de aço. Fica aí a alternativa.

 

Gente, essa receita de sabão permite muita criação. Vocês podem acrescentar óleos aromáticos ou ainda substituir a água da receita por chás como hortelã e a erva-doce. Tudo isso agrega valor ao seu sabão ecológico que pode até virar um belo presente se você colocar numa embalagem bem caprichada, que tal?

O  convite final fica para vocês visitarem o blog da Hosamis que eu adoro. Ela fala sobre sementes e plantas, ensina muitas dicas bacanas pra quem ama horta e jardim além de nos mostrar inúmeras outras curiosidades do mundo verde.

Confiram, cliquem Uma Semente Por Dia

Hosamis, muito obrigada por compartilhar com a Vila sua atitude sustentável.

 Fotos e passo-a-passo: Hosamis Pádua

Você vai gostar também de:

, , , , ,

114 respostas para Atitude sustentável é fazer sabão caseiro, aprenda como

  1. Gisele 13 de setembro de 2011 em 20:49 #

    ótimo pap…e da bastante sabão né?

  2. PAMELA 13 de setembro de 2011 em 21:07 #

    Minha mãe faz este sabão, mas eu não tenho coragem.

  3. Ana Claudia Gisbert 13 de setembro de 2011 em 21:24 #

    A muitos anos tenho feito me próprio sabão, gosto muito e tambem as pessoas a que tenho presenteado , tenho várias receitas, esse sabão limpa muito bem e é de ótima qualidade, tenho feito usando as cinzas da churrasqueira, ultima variação que eu fiz. Só fico muito triste por ver que as pessoas com quem converso e incentivo a guardarem o óleo preferem joga-lo a guadar e reaproveitar ou até doarem, não sei o que precisa ser feito para que as pessoas se concientizem para reciclagem, gostei muito, obrigada.

  4. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 21:36 #

    70 barras Gisele, dura uma eternidade.

  5. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 21:36 #

    Pamela, saiba que os sabões industriais usam basicamente os mesmos tipos de produtos. Perca o preconceito e adote o uso.

  6. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 21:45 #

    Precisa que a gente insista Ana Claudia, afinal não custa nada e não atrapalha ninguém, certo? Obrigada por escrever.

  7. Hosamis 13 de setembro de 2011 em 23:27 #

    Eu e minha mãe (a dona Benedita) gradecemos a você Cris por esse espaço tão importante para a divulgação de ideias e atitudes. Gostamos muito de fazer esse sabão. É claro que dá trabalho, mas é prazeroso, pois planejamos antecipadamente tudo antes de fazer. É necessário tempo para se juntar o óleo, e os vizinhos já sabem e contribuem juntando por meses o óleo em sua garrafas ou vidros (e aí também se aproveita essas embalagens). Compramos a manteiga de vaca (em um determinado supermercado) e depois vamos ao posto comprar o etanol… e juntas, juntas… é divertido… a gente ri, conversa muito… tudo isso faz parte do “fazer o sabão”.

    Beijos Cris e grata mais uma vez por postar a nossa convivência.

  8. Marcia Kawamoto 13 de setembro de 2011 em 23:33 #

    oiiii! Eu também faço sabão, mas só que líquido. Fica mais fácil, olhem a receita no meu blog!
    Bjs

  9. Andreia Frezarim 14 de setembro de 2011 em 7:12 #

    Bom dia Cris!!!
    Eu tbm guardo meu óleo pra fazer sabão,as panelas ficam brilhando,rsrsrs,e a natureza agradece.Aqui em Goiânia tem posto de coleta de óleo.Acho que todo lugar tinha que ter,toda prefeitura tinha que incentivar a coleta do óleo,e não só isso mais tbm a coleta do lixo reciclável.Igual uma frase que ouvi:”Queremos deixar um mundo melhor pra nossos filhos,mais temos que educar nossos filhos pra fazer um mundo melhor”.Que que reeducar as pessoas,pois senão mudar certos conceitos não adianta.Amei a matéria.Parabéns Cris.Bjins

  10. Kika 14 de setembro de 2011 em 7:34 #

    Oiiii gente, tudo bem?
    Então, nessa receita vai 2 litros de água morna né? tá escrito 4 ali do lado da 3ª foto…
    Tenho 4 litros de óleo aqui em casa certinho e já comprei a soda em flocos, faz tempo que estava querendo fazer esse sabão que eu sei que é muito bom, e também vou trocar esses 2 litros de manteiga por 2 litros de amaciante de roupas, só não entendi o álcool, acho que não vou colocar, vou tentar fazer hoje e depois comento de novo, beijosss

  11. Cris Turek 14 de setembro de 2011 em 9:13 #

    Eu é que agradeço Hosamis a oportunidade de aprender algo mais sobre essa prática tão antiga que não deve se perder. Temos que fazer nossa parte em divulgar velhos e bons hábitos. Beijos.

  12. Cris Turek 14 de setembro de 2011 em 9:14 #

    Obrigada pela colaboração Marcia, beijo grande.

  13. Cris Turek 14 de setembro de 2011 em 9:17 #

    Essa é a tarefa mias difícil Andreia reeducar os adultos, cheios de péssimos hábitos, pois as crianças a gente mostra o caminho desde cedo. Valeu, fico feliz em saber que você é adepta do sabào e da reciclagem. Beijos.

  14. Cris Turek 14 de setembro de 2011 em 9:20 #

    Kika, a quantidade de água estava errada, foi corrigida. Essa é uma receita um pouco diferente da tradicional e o álcool tem a ver, não é frescura não. Não altere os ingredientes pois o sabão não vai endurecer. Não é assim que funciona, isso é química e as proporções devem ser mantidas pra se conseguir o sabão, especialmente se for colocar amaciante. Cuidado pra não perder tudo. Se preferir use apenas as proporções básicas explicadas no início do artigo, mas as mantenha. Isso é regra. Boa sorte.

  15. elisangela 14 de setembro de 2011 em 13:47 #

    Eu ouvi dizer que dá prá fazer o sabão no tanquinho, não precisa misturar no balde. Será?

  16. Joyce 14 de setembro de 2011 em 14:48 #

    Eu adorei essa dica de sabão caseiro!!
    Isso foi realmente uma maravilha!
    Parabéns!!!

  17. Nelly 14 de setembro de 2011 em 18:41 #

    Não conhecia esta receita, tbem faço sabão caseiro, gostei desta “fórmula” de Dona Benetita .
    Muito obrigada por compartilhar
    Bjos fraternos
    Nelly

  18. Marcia 14 de setembro de 2011 em 21:28 #

    Cris linda , queria deixar uma sugestão para ter um sabão uniforme, faço dessa maneira uso as embalagem de leite, reservo mais ou menos para cada receita 9 embalagem de i litro depois quando o sabão esta no ponto de corte retiro as em balagem e temos um sabão de um bom formato para seu uso.Cris vou te falar uma coisa aqui em São Paulo manteiga é coias fina,sabão só oleo usado bjkas …

  19. Cris Turek 15 de setembro de 2011 em 10:04 #

    Elisangela, se fizer no tanquinho como fará para cortar? Outra questão: quando desenformamos, o fundo que está mais molhado seca mais rápido. Se você deixar no tanquinho isso levará o dobro do tempo. Eu descartaria essa sugestão.

  20. Cris Turek 15 de setembro de 2011 em 10:06 #

    Obrigada Joyce, aproveite.

  21. Cris Turek 15 de setembro de 2011 em 10:09 #

    Bacana Nelly. Quisemos mostrar uma opção diferente de sabão, afinal a básica já é bem conhecida.Aproveite.

  22. Cris Turek 15 de setembro de 2011 em 10:14 #

    Marcoa acho que você não leu todo o artigo. O uso da manteiga, que pode ser substituído por outro óleo animal, dá uma qualidade melhor ao sabão. Lembre que algumas pessoas comercializam, e nesse caso faz muita diferença. Também mencionei a dica do uso da embalagem tetrapack. Com certeza é uma ótima saída pra quem não quer investir em formas.

  23. patricia carvalho 15 de setembro de 2011 em 11:49 #

    obrigada amigos! faço sabão ecológico,e vendo e ensino para várias pessoas,faço também sabão liquido,inseticida ecológico,entre outros.posso afirmar que dá certo.

  24. Cris Turek 15 de setembro de 2011 em 12:57 #

    Importante sua contribuição Patricia, ainda tem muita gente que tem preconceito com esse sabão.

  25. Eliza 15 de setembro de 2011 em 14:44 #

    Amei…………….
    Vou tentar fazer,depois conto o resultado.
    Vai demorar um pouco pois tenho que juntar o óleo.
    Obrigada,Deus abençoe a todos que contribuiram com essa possibilidade.

  26. mercia martins olimpio 16 de setembro de 2011 em 18:19 #

    tamben faço sabaõ receia-6 litros de oleo.ou gordura coloque en un balde grande..resrve bata no liquidificador 2copos amaciamte+2copos de sabão de coco
    liquido*2copos de farinha de trigo bem baratinha junte agordura no balde+1litro de soda liquida+meio copo de pinho sol mecha durante20 minutos con um pedaço de madeira
    endureceu voce para se não desanda coloque.en bacia para cortar erlavr roupas

  27. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 18:40 #

    Só o fato de você não jgar mais óleo usado no ralo, já é super bacana, Eliza. Se não fizer doe o oleo.

  28. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 19:08 #

    Obrigada pela contribuição Mercia, mais uma receita pra todos.

  29. neusa dos santos 16 de setembro de 2011 em 22:23 #

    Ola a todos sou Artesã meu marido é professor de EJA aqui em casa fazemos e usamos sabão caseiro e dividimos com amigos e alunos isso é otimo abraços

  30. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 22:26 #

    Parece que o sabão ecológico é mesmo um sucesso maior que o que eu pensava, Neusa.

  31. ANGELA SOUSA 16 de setembro de 2011 em 22:27 #

    OLÁ MENINAS!!!

    BOM DIA!

    PARABENS!!!!…CADA DIA VCS NOS SURPREENDEM COM NOVIDADES QUE NOS LEVAM A VIAJAR EM SONHOS QUE PODEMOS TORNÁ-LOS REAIS.

    UMA GAMA EM ARTESANATOS E AGORA > NATUREZA ..ESTA MTO..MTO..ESPECIAL!

    HORTAS..JARDINS..FRUTOS..QUE DELÍCA!! UMA GRANDE ESCOLA E DE GRAÇA A MÃE NATUREZA!!

    OBRIGADA DE !

    SEJAM SEMPRE ILUMINADAS E BENÇOADAS..

    BJÃO A TDA EQUIPE..

    ANGELA

    PERUIBE

  32. BENEDITA ANDRADE 16 de setembro de 2011 em 22:28 #

    Parabens por esta receita de sabao como e maravilhosa!!!Agradela a Vila por tanta atençao e inteligencia Obrigada

  33. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 22:30 #

    Angela fco feliz em ver que nos acompanha com atenção. Beijos.

  34. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 22:31 #

    Imagina Benedita, nós é que agradecemos sua presença.

  35. rosilene cheloni 16 de setembro de 2011 em 22:32 #

    pessoal tudo bem? tem 17 anos que faço sabao caseiro ele e ótimo, ele tambem e muito bom para retirar até graxa de roupa muito suja, e só passar bem na peças , antes de colocar no tanquinho, qundo for fazer o sabao . pode acrescentar 1 copo de vinagre. beijos

  36. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 22:36 #

    Rosilene, obrigada por enriquecer nosso artigo. Beijos.

  37. Roseli Bueno Torres 18 de setembro de 2011 em 18:40 #

    Outra receita que também experimentei é 5 litros de óleo, 1 litro de soda líquida, 1,5 litro de água, 1,5 litro de limão rosa ideal para que nem eu tenho na chácara cinco pés então dá para aproveitar muito limão e mesmo assim espremer e congelar em copinhos para fazer uma deliciosa limonada ou utilizar para outros fins culinários o sábão é muito bom e coloco em garrafas pet cortando a fase do gargalo então o sabão sai redondinho, muito legal.Obrigada pela dica.Beijus e se quiser pode acrescentar essencias como limão para lavar loucas e roupas.Excelente….

  38. Cris Turek 18 de setembro de 2011 em 18:41 #

    Obrigada pela colaboração Roseli, mais uma receita para quem gosta de variar seus sabões.

  39. Beny 19 de setembro de 2011 em 17:16 #

    Quero agradece=los pelo carinho,pois lendo receitas da vila do artesao,tenho aprendido muita coisa,e assim que terminar o que aprendi, manderei fotos.Com vs sem saber tem ajudado na minha saude.Deus os abençoe e muitissimo obridada bjs Beny

  40. Cris Turek 19 de setembro de 2011 em 21:55 #

    Fico muito feliz em saber Beny. Que Deus a abençoe também.

  41. Kika 23 de setembro de 2011 em 5:16 #

    Ah então Cris, acabei fazendo a receita básica já que não tinha o álcool e deu super certo! Fiquei muito feliz pq era algo que eu queria fazer já fazia tempo, aii tô boba que consegui fazer! Aqui em casa a gente não usa muito óleo, então, depois quando eu conseguir juntar mais 4 litrinhos vou fazer a receita completa, eu acho que mesmo se as pessoas não queiram fazer o sabão em casa, todo mundo deveria guardar o óleo e reciclar, aliás os 3 “R’s”: REDUZIR; RECICLAR e REUTILIZAR. Não acho que falta informação e sim conscientização e que bom que a gente tem isso aqui, muito obrigada Cris, um beijo pra todas ;!

  42. Cris Turek 24 de setembro de 2011 em 18:25 #

    Informação a gente tenta dar Kika, juízo é que está faltando nas pessoas, rsrsrsrsrs

  43. helga sheila goncalves lemos 2 de outubro de 2011 em 9:18 #

    bem, para tirar as impurezas do oleo, sempre guardo pedacos de tnt (sabe aquela toalha de tnt do aniversario das criancas, que nao vai servir pra mais nada, corto em pedacos e reservo numa gaveta na cozinha…) então, espero o oleo esfriar, ponho o tnt sobre uma peneirinha, sobre um funil e vou coando o oleo, que cai limpo, direto na garafa pet. infelizmente, tenho que descatar o tnt com as impurezas no lixo…
    quanto a retirar o sal no oleo, bem, faco o sabão assim mesmo, não deu problema na receita.

  44. Cris Turek 2 de outubro de 2011 em 13:53 #

    Helga, a dica de limpeza é especial para quem faz o sabão para vender, e precisa obter o melhor resultado possível. Obrigada por compartilhar sua experiência.

  45. Natália 9 de outubro de 2011 em 0:33 #

    Participei de um projeto de extensão que ensinava a fazer sabão, a gente montou um passo-a-passo… pensei ser uma ideia compartilhar aqui porque a receita é bem simples e pode ajudar a incentivar a reciclagem dado a facilidade mesmo! :D

    Receita:

    1º – Prepare um tabuleiro grande (60 cm x 50cm x 7 cm), forrando-os com um pedaço de plástico, para facilitar o desenforme. Reserve-o.

    2º – Deixe todos os ingredientes próximos e prontos para o uso:
    - 6 litros de óleo usado e coado;
    - 2 litros de água (de torneira);
    - 1 quilo de soda cáustica em escamas;
    - 2 copos de desinfetante.

    3º – Coloque uma máscara no rosto, para proteger o nariz e a boca, pois haverá liberação de gases.

    4º – Em um balde de plástico (de 30L), adicione os 2 litros de água fria e em seguida a soda (ATENÇÃO: NUNCA COLOCAR A ÁGUA SOBRE A SODA!), e misture até dissolver completamente as escamas, cerca de 3 minutos. Cuidado com os olhos, pois há liberação de gases.

    5º – Adicione os 6 litros de óleo pouco a pouco, mexendo sempre;

    6º – Adicione os 2 copos de desinfetante e misture até a consistência de um mingau grosso (15 minutos);

    7º – Despeje no tabuleiro, espere endurecer (em 4 horas ele estará macio, então corte os pedaços), mas só desenforme no dia seguinte (no mínimo 24 horas).

    Usar após 3 dias (72 horas), para não causar irritação!
    Nunca usar o sabão para higiene pessoal, use-o para limpeza de roupas e vasilhas!
    Rendimento: 9 kg de sabão, equivalente à 9 pacotes de sabão em barra comprados em mercado.

  46. Cris Turek 12 de outubro de 2011 em 11:03 #

    Obrigada Natália por compartilhar a sua receita. Com certeza muita gente vai aproveitar também.

  47. irani peçanha marinho 22 de outubro de 2011 em 13:19 #

    adorei as receitas e gostaria de saber onde compra a soda em escamas.

  48. Cris Turek 22 de outubro de 2011 em 19:21 #

    Irani, você encontra em supermercados e também em casas de material de construção.

  49. Magna - DF 1 de novembro de 2011 em 16:29 #

    Leagl a receiita, mas tenho outra que aprendi com a tia Veli
    Sabão caseiro
    Num balde dissolva 1 quilo de soda (em escamas)em 750 ml de detergente líquido (Limpol ou Ypê), mexendo bem com um cabo de vassoura.
    Junte 4 litros de óleo usado e peneirado, mexendo bem e acrescente 250 ml de Pinho Sol.
    Coloque numa bacia grande para endurecer, para depois cortar.

  50. Cris Turek 1 de novembro de 2011 em 21:15 #

    Obrigada Magna.

  51. maria ondina 7 de novembro de 2011 em 13:28 #

    gostaria muito de participar desses lindos trabalhos vila do artezão ,voces são maravilhosas muito obrigada

    mil parabens

  52. Cris Turek 7 de novembro de 2011 em 18:30 #

    De que forma você gostaria de participar Maria Ondina?

  53. ondina 7 de novembro de 2011 em 23:07 #

    vendo as receitas e respondendo ,comentando e se puder ajudar em alguma coisa

    obrigada

  54. Cris Turek 8 de novembro de 2011 em 11:02 #

    Ondina, considere a Vila sua casa e participe sempre que quiser, inclusive mandando fotos dos seus trabalhos. Será um enorme prazer.

  55. Ana Márcia 8 de novembro de 2011 em 15:06 #

    Olá pessoal, também faço outra receita de sabão ecológico, porém a minha receita de barra não tem dado certo. Me tire dúvida dessa receita: São 2 ou 4 litros de água?

  56. Cris Turek 9 de novembro de 2011 em 11:10 #

    Na receita da Hosamis são 4 litros de água. Confira no texto Ana Márcia e confira também as proporções para a receita tradicional.

  57. Daniela 23 de novembro de 2011 em 20:25 #

    Cris aqui em Goiás é tradição guardar o óleo usado pra fazer sabão! Nas pousadas todos os funcionários guardam e dizem> é pra fazer sabão! Legal, né? Isso é o que rola aqui em Abadiânia (GO). Adorei essa receita, obrigada, beijinhos.

  58. Cris Turek 24 de novembro de 2011 em 13:14 #

    Que bacana Daniela, bom se fosse assim em todos os lugares. Beijos.

  59. carmengonçalves moreira 29 de novembro de 2011 em 22:53 #

    ola me diga uma coisa essa manteiga de vaca naô È o cebo derretido?vou tentar fazer esse sabaô

  60. Cris Turek 30 de novembro de 2011 em 19:20 #

    Carmen, é manteiga mesmo porque o sabão precisa dessa gordura para ter qualidade. Mas tem outras receitas aí nos comentarios, se desejar escolha outra opção.

  61. maria luisa 8 de janeiro de 2012 em 9:42 #

    Oi Cris! Adorei vc ter postado essa receita. A minha é um pouco diferente, mas tb dá certo. Acho importante e pratico a sustentabilidade!
    bj

  62. Cris Turek 8 de janeiro de 2012 em 18:09 #

    É verdade Maria Luisa, sustentabilidade é super importante e falta que mais e mais pessoas pratiquem, por isso insistimos divulgando dicas como essa. Super beijo querida.

  63. Jureny Cirqueira 6 de fevereiro de 2012 em 8:50 #

    Gostaria de deixar aqui uma ideia de reciclar caixas de leite.Pegue 5 caixas, lave com detergente abrindo só onde foi cortado pra usar o leite.Depois q secar as caixas, abre todas no encontro das dobras.Corte os moldes do tamanho q quiser.O molde é feito da própria caixa.Material pra cada vaso…5 caixas de leite, fita crepe,tesoura,tinta de tecido e massa corrida…Modo de fazer…recorte os 4 ou 5 lados,une os lados de dentro da caixa deixando sempre as partes da marca do leite pra fora.Una com a fita crepe.coloque sobre uma caixa aberta sempre lado brilhoso pra dentro,risca e recorte o fundo passe a fita.Com uma colher de sopa passe a massa em toda volta do vaso, não passe no fundo, porque só pode fazer depois que secar a peça.Coloque a tinta em um piris e com as pontas dos dedos vai batendo a tinta na massa, deixa secar na sombra pra não rachar.No dia seguinte termine com massa e tinta,por dentro e fundo.Depois de seca a peça você passe uma fita cetim onde seria o pescoço do vaso.Faz um laço sobre a fita e enfeite como quiser, e sem contar que ganha dinheiro com essa ideia, pois eu faço e vendo, assim como dou curso,inclusive já fui em 3 cidades de Minas dar curso.Qualquer dia deixo aqui o modo de fazer um vaso grande e muitas outras coisas que faço com caixas de leite. Um beijo e boa sorte. Obrigada pelo espaço……..

  64. Cris Turek 6 de fevereiro de 2012 em 12:41 #

    Obrigada pela dica Jureny. Beijos.

  65. Mylla 20 de fevereiro de 2012 em 22:50 #

    Olá! Já fiz sabão em barra com óleo usado algumas vezes,mas dessa última vez a massa cortou, separou a parte sólida da líquida. Minha pergunta é: há como consertar a massa de sabão? Obrigada.

  66. Cris Turek 21 de fevereiro de 2012 em 23:07 #

    Mylla, acesse o link do blog da Hosamis indicado nesse artigo e tira essa dúvida com ela, que é mais experiente no fabrico do sabão.

  67. amanda matos 23 de fevereiro de 2012 em 17:04 #

    MINHA MAE TAMBEM FAZ ESSE SABAO E E OTIMO!NAO USO MAIS AGUA SANITARIA NAS ROUPAS BRANCAS!P LAVAR FOGAO .PANELA E TUDO DE ALUMINIO TAMBEM E OTIMO!FICA PARECENDO UM ESPELHO DE TAO RELUZENTE!

  68. Camila Mota 23 de fevereiro de 2012 em 17:10 #

    Oie Cris,
    adorei as dicas. eu já fiz sabão reutilizando óleo e é bem legal eles limpam muuito bem.
    mas o que eu queria dizer mesmo é: por favor não incentive o uso de gorduras animais, ou outro tipo de material de origem animal, pois para obter esses produtos o animal precisa ser abatido e ele sofre muito até a morte. não vale a pena fazer um produto ‘sustentável’ se vc usa um material proveniente de dor e sofrimento, sem falar que todo tipo de criação animal (pecuária) é altamente insustentável, com relação á água, solo, liberação de metano, desmatamento etc.
    já vi outras matérias do seu blog que incentiva e dá dicas de arte com produtos de origem animal, eu não fico feliz com isso, e onde tem sofrimento pra mim não é arte.
    eu adoooro seu blog, tem dicas super d+ e adorei a matéria.
    me desculpa se eu fui insolente eu intrometida ou grossa, mas eu preciso falar e tentar abrir os olhos das pessoas a quem eu prezo.
    muito obrigada
    Camila Mota

  69. Mara Borelli 23 de fevereiro de 2012 em 18:08 #

    Ola, faço desse sabão tb e fica muito bom. Faço o liquido tb, rende 40 litros, aki em casa não usamos mais sabão em pó. Se alguem se interessar pela receita entre em contato comigo passo.

  70. Kelle 23 de fevereiro de 2012 em 18:55 #

    Cris, Parabéns pela iniciativa do site em ajudar as pessoas a conhecerem mais as técnicas em artesanato e assim tambem poderem gerar renda para sua família.
    Suas dicas são práticas e excepcionais.
    Parabéns!!!

    PS: Me envia depois um e-mail que eu possa enviar receitas para você.

  71. Cris Turek 23 de fevereiro de 2012 em 20:32 #

    Kelle nosso email para receber fotos é blog@viladoartesao.com.br Envie as suas e participe do mural de leitores.

  72. Cris Turek 23 de fevereiro de 2012 em 20:38 #

    Camila, você acredita que tem chance que todas as pessoas deixem de comer carne? Acho impossível. Por mais que você sinta pena dos animais, o ser humano é carnívoro e vai continuar sendo. Assim acho mais útil que possamos aproveitar a gordura que sobra de nossos assados e de nosso consumo em vez de descarta-las e contaminar a natureza. Desculpe-me você por não ser adepta da sua filosofia vegetariana.Beijos.

  73. solange 4 de março de 2012 em 14:34 #

    olá! meu nome é solange, faço o sabão sempre que possível, não fico sem, mas fiz hoje e não deu certo, ficou uma camada sólida por cima da bacia e líquida em baixo. o que posso fazer pra arrumar esta receita?

  74. Cris Turek 5 de março de 2012 em 12:31 #

    Solange, entre em contato com a Hosamis cujo email está no final desse artigo. Ela tem mais prática para te ajudar com suas dúvidas.

  75. Cleusa 6 de março de 2012 em 15:56 #

    SABÃO DE BARRA COM LEITE DE VACA

    7lt. de óleo;sendo 5lt. de manteiga de animal e 2lt. de oleo
    2lt. de leite de saquinho;
    1kg.de soda sol
    2 colheres de glicerina;
    Modo de Fazer:
    Colocar o leite e a soda misturar até dissolver as escamas, depois em outra vasilha ( balde ), adicionar a soda misturada com o leite no oleo aquecido e continuar a mexer bastante até criar uma espuma e mudar de cor e engrossar. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar quando começar a ficar firme e só usar depois de uma semana de curtido. Fica parecendo com sabão de coco . Ah! fazer na lua nova . OBS:. Colocar a soda devagar para não subir quando for mexer, e se subir colocar um pouco de oleo quente que abaixa. E não esqueça de usar máscara, luvas e óculos. Rendimento 50 pedaços .

  76. Mara Rubia 6 de março de 2012 em 16:06 #

    Oi pessoal,
    tenho uma receita ótima de sabão dá super certo já fiz várias vezes,
    aprendi num curso de reciclagem aqui na minha cidade.
    1 litro de soda caustica liquida
    5 litros de oleo usado peneirado
    meio vidro pequeno de pinho sol
    um copo americano de sabao em pó

    mexer tudo bem, eu usei a parte de cima da batedeira até ficar bem firme
    despeje a massa em uma forma, no dia seguinte corte em pedaços, deixe descansar uns três dias e é só usar, quanto mais tempo ele ficar guardado mais sequinho fica é ótimo, experimente….

  77. Shirley 20 de abril de 2012 em 14:53 #

    Excelente já divulguei esse artigo e o site no meu blog quanto mais fizermos pela natureza, mais fazemos por nós mesmos.

  78. Hosamis 24 de abril de 2012 em 23:10 #

    Solange, para que o sabão fique homogêneo é necessário “bater” depois de misturados todos os ingredientes, e continuar batendo até o final do processo. Aqui em casa, como somos várias pessoas, costumamos revezar nesta etapa, pois é cansativo para uma pessoa apenas. O gostoso é que a gente da casa fica curiosa para saber como ficará o sabão (rsrs) e aí, ah, quem disse que paramos – é um tal de passar a colher para outro, e bater, bater, bater.

    Um abraço, Hosamis.

  79. Hosamis 24 de abril de 2012 em 23:14 #

    Mylla, quanto à sua dúvida, vou perguntar para a minha mãe e depois te conto aqui.

    Abraço, Hosamis.

  80. delcia de c machado 2 de junho de 2012 em 12:57 #

    NOSSA QUE BOM RECEBER UMA RECEITA TAO MARAVILHOSA ; AMEI VOU TENTAR FAZER . OBRIGADA. FIQUEI ENCANTADA COM AS FOTOS . NOTA DEZ.

  81. Abadia castanhares 11 de junho de 2012 em 16:47 #

    Como tirar o odor de peixe do óleo

    Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

    rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
    gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
    limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
    Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

  82. Cris Turek 11 de junho de 2012 em 21:53 #

    Obrigada pelas dicas Abadia. Beijos.

  83. maria aparecida da silva gonçalves 14 de julho de 2012 em 19:29 #

    Olá.
    Sou professora de ciências e faço sabão ecológico com meus alunos. Nós usamos palha de aço (tipo bom bril ou assolan) para coar o óleo usado e que que esteja mais sujo. É uma maravilha.
    Parabéns pela receita.
    CAMPO GRANDE – MS.

  84. João Colalillo 19 de agosto de 2012 em 21:38 #

    Otima receita do sabão eu tenho aqui varios litros de oleo velho e nao sabia o que fazer com eles e agora ja descobri, farei eles virarem sabão!
    OBS; Minha avó juntava restos de sabao e quando tinha ja uma quantidade boa ela colocava numa vasilha de aluminio,colocava agua e punha para ferver quando ja estava fervendo e derretido misturava 5 colheres das de sopa de açucar mechia bem e enchia em potes de margarina e deixava esfriar virava um otimo sabao para lavar louças em pasta!

  85. Pamela 3 de setembro de 2012 em 23:29 #

    Eu fiz esse sabão e deu super certinho, a pesquisa me ajudou muito, eu usei em uma feira de ciências…me sai super bem…Obrigada!!!,

  86. anita 4 de setembro de 2012 em 19:57 #

    Boa noite, o melhor lugar para guardar o sabão, e colocar em podes de manteiga, e tampar.fácil para guardar e já fica em tamanho bom para uso.

  87. zilda 7 de setembro de 2012 em 12:37 #

    vi em algum lugar que devemos por 1 colher de açúcar para proteger as mãos e 1 xícara de chá de fubá para engrossar.

  88. Simeia 10 de setembro de 2012 em 22:52 #

    adoro estas receitas uso pra tudo em casa divido com minhas amigas adorei as dicas

  89. lidia regolin de oliveira 19 de setembro de 2012 em 23:45 #

    eu adorei de saber que tem varios modos de fazer sabão,eu tenho uma receita e gostaria de saber se estou fazendo serto?
    eu uzo 5 litro de olio,1 litro de soda caustica ,1 copo de sabão em po,1 copo de amasiante e 1 copo de álcool e mecho ate endurecer por mais omenos uns 15 a 20 minutos e coloco na forma por uns 2 ou 3 dias e recorto do tamanho dejejado.a eu paso o ólio numa peneira para tirar a sugeira gostaria de saber se esta serto

  90. Cris Turek 26 de setembro de 2012 em 22:12 #

    Lidia se o sabão está ficando no ponto certo e se está fazendo bem a limpeza, então tudo bem, está ótimo. Beijos.

  91. LIA 20 de outubro de 2012 em 20:09 #

    PA-RA-BÉNS…ADOREI AS DICAS, SOU SUUUUPER AMBIENTALISTA.APROVEITO TUDO O QUE SE É POSSÍVEL ATÉ A ÁGUA DA MINHA MÁQUINA DE LAVAR.

  92. anita 23 de outubro de 2012 em 21:45 #

    Boa noite, eu coloco em podes de margarina que tbm, ia ser jogodo fora, e fica mais facil para guardar…

  93. SILVIO SUASSUNA 22 de novembro de 2012 em 8:26 #

    Olá pessoal
    Estou com um problema com meu sabao, já a 4 anos que faço sabão de oleo de frituras mistura do com sebo de ovelha, assim 2,5 de sebo +2,5 oleo+ 1kg soda + 2,5 d agua+2,5 alcool. Sempre deu certo desta vez o liquido separou ficou solido boiando.
    experimentei e não fez espuma, descobri que a soda que usei era 75%, posso agora acrescentar + ou – 230 gr de soda 99% na receita (sabão que não espuma)e devo fazer.
    obrigado Silvio

  94. ELIZABETH 22 de novembro de 2012 em 11:05 #

    BOM DIA! FAÇO SABAO A ALGUM TEMPO TRADICIONAL E FACIL.
    400GR DE SODA CAUSTICA
    1-LITRO AGUA FRIA MISTURE AI A SODA ATE DISSOLVER,
    ACRESCENTE 2 LITROS DE OLEO COADO,
    1/2 COPO DE ALCOOL
    MISTURE ATE FICAR PONTO DE MEL,

    COLOCO (FORMA É CAIXA D SABÃO EM PO) VASIA TIRO SO A PARTE DE CIMA PARA ABERTURA.
    DEIXO 4 HORAS MAIS OU MENOS ABRO A CAIXA E CORTO.

    QUANTO MAIS TEMPO VC ESPERAR SECAR PARA USAR MELHOR FICA.

  95. Cris Turek 22 de novembro de 2012 em 11:53 #

    Silvio sua pergunta ficará publicada. Caso alguém possa auxiliar, por favor escreva.

  96. Patrícia 27 de novembro de 2012 em 7:10 #

    OLA,EU TAMBEM FAÇO SABÃO CASEIRO NÃO CONSIGO FICAR SEM, A MINHA RECEITA É A SEGUINTE :

    4 litros de óleo usado
    1 kg de soda em escamas
    1 litro de água quente
    250 ml de detergente
    6 tampinhas de álcool liquido

    em um balde coloco o detergente a soda e a água, tomar muito cuidado com o vapor da soda, mexer ate disolver bem a soda, colocar um pedaço de bom bril na peneirinha que irá coar o óleo, dessa forma ele fica bem limpinho,coe o óleo em cima da mistura no balde, e com um pedaço de madeira, pode ser um cabo de vassoura vá mexendo por aproximadamente 20 min. acrescente o álcool e mexa mais um pouco vc vai ver que ele vai encorpar mais e despeje…. boa sorte

  97. Ana Claudia Gisbert 27 de novembro de 2012 em 11:51 #

    Estou com uma nova receita de sabão caseiro quero passar a voce para que possa ser passada à outros pois é muito fácil e muito boa e para vender, tem uma ótima aparência.
    Vai a receita, 5 litros de óleo usado, 1 litro de soda e 1 litro de sabão dinamo, coloque tudo em um balde e misture com um cabo de madeira, quando estiver bem misturado e só derramar em uma bandeja plástica retângular, para facilitar em cortar o sabão em formato melhor. Ele fica com uma aparência líquida mas aos poucos ele vai encorpando e no dia seguinte ele já esta firme. Fica com um cheiro bom, uma testura maravilhosa, todos que o usam gostam muito, vale a pena fazer, e é muito rápido e fácil.

  98. Josiane 4 de janeiro de 2013 em 23:06 #

    olá CRis estive procurando a pedido da minha mãe (Cristina) receitas de sabão caseiros e ela adorou suas dicas eu tbm me enteressei muito parabéns pela page…vc está ajudando muita gente com suas dicas…

  99. barbara ap da silva marcelino 5 de março de 2013 em 20:42 #

    eu fiz o sabao e amei,so uso dele agora e sempre repasso a receita,obrigado

  100. maria regina 5 de março de 2013 em 21:00 #

    parabéns por partilhar esta receita, é mto importante aos poucos o pessoal ir tomando consciência, o planeta agradece !!!!! sou fã de sabão caseiro, há mais de 10 anos q/ não compro sabão em barra, a minha receita é basicamente essa, só q/ no lugar de manteiga animal eu uso sebo derretido, alguns açougues vendem aqui, o resultado é maravilhoso….,

  101. izilda 5 de março de 2013 em 22:02 #

    coloque 1 colher sopa de açúcar para proteger as mãos.

  102. Cristina Anzolin 10 de março de 2013 em 0:32 #

    vou compartilhar uma receita que duvidei que daria certo. Sempre eu e minha mãe faziamos essa de ficar mexendo no balde, hoje não perdemos mais tempo. vamos lá na receita?

    2 baldes
    1 litro de soda liquida (aqui R$8,00)
    1 litro de sabão dinamo (aqui R$5,00)
    5 litros de óleo reciclado
    caixa ou embalagem pra despejar o sabão
    pode ser uma gaveta velha forrada com plástico (detalhe endurece muito rápido então não dá pra ser em forma de leite)

    os 2 baldes lado a lado, 1º o óleo, 2º o dinamo e 3º a soda dá uma mexida rápida com um cabo de vassoura e muda de um balde pra outro rapidamente por 8 x.. vai passar 4 x em cada balde. despeja rapidamente na forma pq o sabão já vai estar endurecendo. em 3 horas + ou – pode cortar pq senão endurece muito e fica ruim, não rende igual os outros, dá em torno de 40 pedaços razoaveis, mais vale pela rapidez e por não desandar, outro detalhe que não li e muitas talvez não saibam o vinagre corta o efeito da soda nas mãos.

  103. alex 7 de abril de 2013 em 15:03 #

    eu tbm faço só nao bato a mao montei uma maquina feita com motor de meio cavalo.É 10 minutos ta pronto. 5 lts de oleo i l de soda liquida 1 lt de agua prontp.

  104. SUELI 20 de abril de 2013 em 18:26 #

    COMO POSSO FAZER SABÃO DE ALCOOL LIQUIDO
    USANDO OLEO USADO.

  105. Cris Turek 24 de abril de 2013 em 18:17 #

    Sueli tem muitas receitas indicadas nos comentários desse post. Confira se não há o que procura.

  106. Solange 30 de abril de 2013 em 22:00 #

    Adorei todas as receitas.Anotei algumas prá fazer qualquer hora dessa.

  107. geovanne paiva 12 de maio de 2013 em 7:51 #

    olha eu tenho uma pequena pastelaria em Messias Targino RN, e desde que comecei a um ano atrás, eu faço sabão caseiro com óleo que descarto e faz o maior sucesso. A minha receita também é bem simples.

  108. Jeovane Freschi 23 de agosto de 2013 em 18:09 #

    Gente adorei a receita e as outras que foram postadas aki, então vou compartilhar a minha com voces também. Ele é feito dentro de uma garrafa pet de 2 litros. Coloca 1 1/2 de oleo usado, meio litro de leite e 400g de soda caustica, dissolve a soda no leite e mistura no oleo que ja deve estar dentro da garrafa. Tampe e bata a garrafa, como se fosse um chocalho, tira a tampa e espere um dia ate endurecer, depois corta a garrafa e retire o sabão, corte em barras não muito pequenas e espere secar melhor, (eu uso uns 2 dias depois que faço) tem gente que tem dificuldade de juntar muito oleo, então essa receita e bem pratica pois leva menos oleo. Espero que gostem , ele fica branquinho como se fosse de coco.

  109. Cesilia de Oliveira Biffi 23 de agosto de 2013 em 19:34 #

    Eu ,se possivel gostaria deeeee recita de sabão liquido

  110. Rosangela 21 de outubro de 2013 em 13:13 #

    muito bom estes sabão só uso sabão caseiro

  111. cecilia moreira 20 de março de 2014 em 11:46 #

    Olá,aprendi a fazer sabão caseiro com minha sogra,fica muito bom,ela colocava sabão em pó,e pinho so pra ficar cheiroso,um pouco de fubá ou farinha de mandioca,pra ficar amarelinho ou bem clarinho,no caso da farinha de mandioca,e ajuda a da ponto, a sodá liquida também pode ser usada,a medida é 3 litros de óleo para 1/2 litro de soda caustica liquida. um copo de sabão em pó de boa qualidade e meio copo de pinho sol, e meche tudo no balde como na receita. dá certinho
    só cuidado para não entrar em contato com a pele, porque causa queimadura. Crianças sempre longe. b eijo a todas.

  112. Cris Turek 20 de março de 2014 em 16:23 #

    Valeu Cecília, obrigada.

  113. Renata 25 de março de 2014 em 20:15 #

    Boa Noite,

    Fiz a seguinte receita:
    500 g de soda
    5 litros de óleo de cozinha usado
    1 litro de água sanitária
    500 g de sabão em pó
    1/2 copo americano de álcool

    Não deu certo! O que pode ter ocorrido? O resultado da receita foi: uma camada grossa por cima, não muito consistente, e abaixo disso uma camada de líquido/óleo.
    Obrigada desde já pela ajuda.
    Abraço

  114. Cris Turek 26 de março de 2014 em 13:22 #

    Renata você precisa diluir a soda na água, que é um ingrediente importante no processo químico. Parece que você não usou e pode ter sido isso. Tente pela nossa receita da próxima vez, que é a que mais dominamos.

Deixe uma resposta