Top Menu

Como decorar uma moldura com conchas do mar

Moldura de espelho oval decorada com conchas do mar

Trabalhar com conchas do mar é uma delícia. O resultado final fica tão marcante que vale a paciência necessária para colar cada uma das peças no suporte. Vamos ver de que maneira podemos decorar uma moldura de quadro ou de espelho de forma que as conchas não descolem e fiquem firmes por muitos anos.

Antes quero dar uma dica pra quem tem dificuldade de encontrar conchas para seus projetos de artesanato. As conchas pequeninas são fáceis de encontrar em algumas praias, e nesses lugares as lojas de artesanato normalmente vendem pacotes fechados. Mas as conchas grandes são mais difíceis de achar, e se você mora longe do mar vai encontrar muitas opções em lojas virtuais.

Aqui no Brasil algumas pessoas vendem pelo Mercado Livre, mas as conchas mais bonitas eu encontrei no site da Etsy, nossa conhecida.  Pesquisem por lá que com certeza vão achar muita variedade.

 

Como decorar uma moldura

 

Proteja o espelho para poder pintar

Comprem uma moldura em madeira ou MDF no formato e tamanho que desejarem. Cubram com papel kraft ou jornal e recortem o centro que corresponde ao espelho.

Com o espelho protegido, pinte a moldura

Com o espelho protegido, pinte a moldura na cor desejada. Se a sua moldura estiver bem bonita, pode pular essa etapa, mas proteja o espelho para o próximo passo.

Comece a colar as conchas pequenas

Comece a colar as conchas pequenas. Lembre de deixar preparadas muitas delas pois com certeza você precisará de uma boa quantidade. Aplique a cola na moldura com um pincel ou uma espátula, e posicione as conchas segurando firme por alguns segundos. Comece pela parte interna da moldura, posicionando as conchas regularmente.

 

Dica importante

A cola usada para fixar as conchas é uma cola epoxi vendida em dois tubos separados: a resina epoxi e o catalisador. Você terá de misturar essas duas partes conforme as instruções do fabricante para aplicar na moldura. Essa cola é encontrada em lojas especializadas em hobbies e em boas lojas de artesanato. Existem várias marcas disponíveis, escolha a que lhe agradar mais.

 

Aplique a cola diretamente sobre a superfície das conchas grandes

Usando a mesma cola epoxi e uma espátula, aplique sobre a parte da concha que será colada. Posicione sobre a moldura e pressione por alguns segundos.

Cubra toda a volta da moldura

Cubra toda a volta da moldura com as conchas grandes. Lembre de fazer uma composição bem equilibrada. Deixe os espaços vazios por enquanto e aguarde a secagem totalmente antes de continuar.

Quando as conchas grande tiverem colado, cubra os espaços vazios

Quando as conchas grandes tiverem colado, cubra os espaços vazios com as conchas médias e pequenas que sobraram. Não deixe nenhuma parte da moldura aparecendo. Aguarde secar totalmente antes de pendurar.

E aí está sua moldura pronta pra enfeitar sua parede.

O grande segredo é o uso da cola certa e de conchas bem variadas, especialmente as grandes. Não economize na quantidade de conchas se realmente quiser um efeito surpreendente.

Esse trabalho poderá ser aplicado em várias outras superfícies, como caixas e vasos. É só usar a criatividade.

Quer aprender uma técnica mais simples de decorar com conchas? Clique e leia Como fazer uma topiaria do mar

 

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Fonte: The Nate Show

Você vai gostar também de:

, , , ,

55 respostas para Como decorar uma moldura com conchas do mar

  1. Debora Santos 13 de setembro de 2011 em 9:11 #

    Olá Cris, que lindo esse artesanato! Fiquei encantadíssima!! E louquinha para fazer a minha, é claro. Breve irei fazer com certeza. Muito obrigada por compartilhar coisas tão lindas e delicadas!
    Parabéns!!

  2. cacázinha 13 de setembro de 2011 em 9:55 #

    eu também – há uns 06 anos atrás fiz isso com todos os meus espelhos da casa …. ficaram lindos!
    juntei baldes de conchinhas na praia ao amanhecer e decorei!

  3. Edna Nobrega da Costa Silveira 13 de setembro de 2011 em 10:06 #

    Olá, passei para retribuir a visitinha em meu cantinho, adoro o seu!!!!
    Meus pais moram aí na Paraíba, todos os anos sempre vou, às vezes vou 02,03 ou até mais vezes, depende do tempo e da grana, às vezes passo uma semaninha só, mais o importante é matar a saudade….adoro esse lugar….apesar de ter nascido e me criado no RJ, meus pais são dái e sempre levaram eu e meus irmão para passar as férias aí, então hj., eles moram definitivamente aí e faço o mesmo com meus filhos…..assim que for passar um tempinho maior, vou conhecer vcs. pessoalmente. Parabéns p/ seus trabalhos!Bjus.!!!!!

  4. Helena 13 de setembro de 2011 em 10:12 #

    Oi, Cris querida
    AMEIIIIIIIIIIII este pos !! Vc já viu um post lá no blog onde coloquei as transformações que andei fazendo no nosso apartamentinho da praia? Vou tentar fazer uma moldura dessa lá depois te mostro!
    Beijão
    Helena

  5. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 10:17 #

    Oi Debora, é bem bacana mesmo, né? Eu fiz a bola de topiaria e já juntei um monte de conchinhas pra fazer alguma outra coisa, quem sabe não sai algo parecido, né?

  6. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 10:20 #

    Que bacana Cacá, veja também nosso pap de topiaria para fazer seu próximo projeto, que tal?

  7. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 10:20 #

    Obrigada pela visita Edna. Beijo grande.

  8. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 10:23 #

    Já vi sim Helena e já deixei meu comentário também, você não viu? Tá ficando maravilhoso, ou melhor, já está. Beijos.

  9. Mainara 13 de setembro de 2011 em 10:57 #

    Oi Cris,

    Que ótimo!!! Eu guardo uma caixa com conchas a anos para fazer a moldura de um espelho, mas eu nunca soube direito como fazer e agora vc publicou. Eu adorei!!!! Assim que eu fizer a minha lhe enviarei as fotos! OBRIGADA!!!!!!!!!!!!

  10. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 11:10 #

    Acertei então Mainara, que bom.

  11. Ana Ortiz 13 de setembro de 2011 em 11:22 #

    chegou na hora certa pois ganhei um saco de conchas e não sabia o que fazer, queria saber se na moldura em jornal eu uso a mesma cola ou se muda quando não é madeira . Obrigado por todas as dicas eu estou amando tudo que vocês passam pa nos obrigado

  12. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 13:48 #

    Ana, sobre superfícies mais maleáveis como isopor e papel a cola quente costuma funcionar muito bem. Mas dá uma pena você usar suas conchas, tão difícies de conseguir, num suporte menos durável como o papel. Eu consideraria comprar uma moldura de madeira, vale pelo resultado final.

  13. SILVANA 13 de setembro de 2011 em 21:41 #

    Coisa linda…adorei!!! bjssssss

  14. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 21:48 #

    Inspire-se e anime-se a fazer Silvana.

  15. Abigail Tiburtino de Souza 13 de setembro de 2011 em 21:49 #

    obrigado pelas dicas de hoje ficaram muito lindas as molduras o difícil é conseguir bastante conchas..tenha uma boa tarde

  16. Cris Turek 13 de setembro de 2011 em 22:37 #

    Faca como indiquei no artigo caso queria comprar conchinhas Abigail.

  17. karol 16 de setembro de 2011 em 11:17 #

    Oi Cris que lindo esse trabalho!
    mas tambem não sei como acha conchas para comprar?
    Coloquei a imagem do espelho e seu caminho do seu site, para as pessoas que acessarem acharem e aprederem esse trabalho lindo..ok
    bjoss

  18. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 19:00 #

    Karol, a dica de onde comprar eu publiquei no post. Dá uma conferida.

  19. Silvia Lapenna 16 de setembro de 2011 em 19:30 #

    Achei lindíssimo. Amei…

  20. Cris Turek 16 de setembro de 2011 em 22:12 #

    É realmente lindo Silvia.

  21. Anderson Gonçalves 3 de novembro de 2011 em 14:53 #

    Há muito tempo eu pegava as conchas no mar! Só que aprendi que isso prejudica a natureza, pq os moluscos que vivem dentro das conchas quando morrem deixam a concha como “herança” para os próximos. Se catamos as conchas … então … é isso mesmo, estamos deixando algum herdeiro “desconchado” rssss “sem-teto” por assim dizer e sem teto eles morrem.

    Vale a dica aê!

  22. Cris Turek 4 de novembro de 2011 em 10:24 #

    Desculpa Anderson, mas especialmente essas conchas que catamos na areia não funcionam desse jeito. Os mariscos que vivem nela, se reproduzem e nascem dentro de suas próprias conchas. Se tiver oportunidade de estar numa praia de marisqueiras, perceberá isso claramente. Portanto não se sinta tão culpado com isso. Devemos sim nos preocupar mais com os esgotos que chegam aos mares e matam tudo, de conchas a baleias. Concorda?

  23. Anderson Gonçalves 4 de novembro de 2011 em 15:32 #

    Cris, sem dúvida nenhuma vc tem razão. Essa orientação inclusive nem tenho tanta informação. Com relação a pegar as conchas na praia, isso foi explicado numa exposição permanente que fica dentro do Eco Parque em Arraial D’ajuda. Foi explicado que quando a maré está alta, as ondas levam devolta as conchas pro mar. Achei interessante as informações que recebi lá e quando vi esse artesanato no seu blog relembrei e achei interessante comentar. Aliás, seu blog é sensacional, até coloquei na minha lista de favoritos.

    Abraço

  24. Cris Turek 4 de novembro de 2011 em 18:38 #

    Pois é Anderson, às vezes eu acho que os ambientalistas olham demais para um lado só da moeda. Mas…….. Obrigada pela consideração e seja sempre bem–vindo. Abraços.

  25. Rosa Maria Campoi Ditlef 21 de novembro de 2011 em 7:20 #

    Bom dia! Preciso de uma informação….essa cola que usou na moldura serve também para disco vinil pintado com uma base branca?
    Aguardo resposta por e-mail se possível.
    Muito obrigada !
    Abraços

  26. Cris Turek 21 de novembro de 2011 em 10:19 #

    Rosa, a cola epóxi é para superfícies difícies de colar pois ela tem um poder de aderência bem maior que outras colas. Vai funcionar com o disco também.

  27. Rosa Maria 21 de novembro de 2011 em 15:14 #

    Cris, muito obrigada pela informação.
    Deus a abençoe! Sucesso sempre!
    abraços
    Rosa.

  28. eni de jesus silva 24 de novembro de 2011 em 18:11 #

    olá cris
    que ótima idéia…amei ficou lindissima…bjk

  29. Anabete Amorim 24 de novembro de 2011 em 22:10 #

    Tenho uma moldura de 80×50 fica legal fazer com ela o mesmo procedimento ou tem outra ideia?

  30. Cris Turek 25 de novembro de 2011 em 11:42 #

    Claro que fica bem Anabete, assim como usar outras técnicas como pátina e decupagem. Olhe para o espaço que ela vai ocupar e pense no que ficaria melhor. Beijos.

  31. DÉA 9 de janeiro de 2012 em 23:48 #

    OLÁ QUE LINDO TRABALHO + PRECISO FAZER UMA PERGUNTINHA É SOBRE A COLA EU TENTEI COLAR COM COLA QUENTE E NÃO FUNCIONOU DESCOLOU ESSA COLA EPOXI QUAL A MARCA MELHOR POIS JA TENTEI E NÃO COLOU POR FAVOR ME DE UMA LUZ POIS MORO NA PRAIA E TENHO CONCHINHAS OTIMAS PARA FAZER TRABALHINHOS+ NÃO TA GRUDANDO DIREITO QUERO APROVEITAR MEUS VELHOS ESPELHOS OBRIGADA E PARABÉNS.

  32. Cris Turek 10 de janeiro de 2012 em 9:56 #

    Déa, use Loctite. Esa cola vem em dois tubinhos que devem ser misturados para ativar a colagem.Cola quente não funciona pra essa superficie.

  33. déa 10 de janeiro de 2012 em 11:18 #

    obrigado cris pela dica,e aproveitando gostaria de saber sobre como fazer massa de fimo em casa existe alguma tecnica para essa massa sabe de alguma receita para fazela em casa e tingila ja tentei com biscui + não fica igual não fica resistente como o fimo sem querer ser chata se por acaso se solber me de noticias bjs.

  34. déa 10 de janeiro de 2012 em 11:21 #

    RRRSSS É SOUBER ME DESCULPE!

  35. Cris Turek 10 de janeiro de 2012 em 11:52 #

    Déa, a massa fimo é uma massa que faz a cura no forno e massa de biscuit é uma massa fria que faz a cura secando normalmente, por esse motivo a durabilidade é diferente. Eu nunca fiz massa fimo caseira, fico devendo a informação. Tente pesquisar pelo google.

  36. nyle 20 de janeiro de 2012 em 7:39 #

    ameiiiii….hummm coisas do mar …rs valeu cris pela postagem bjuuussss.

  37. vanessa 3 de março de 2012 em 17:24 #

    será que só essa cola epoxi funciona com as conchas, será que não existe outras?
    bem a cola quente não funcionou,soltou com o tempo, mas ainda assim tenho esperança de encontrar outras opções.

  38. Cris Turek 5 de março de 2012 em 12:43 #

    Vanessa, entenda que colar a concha sobre a madeira exige uma cola que seja bem aceita pelas duas superfícies. Cola quente e colas de silicone são para outras funções. Se deseja fazer um trabalho bem feito, e uma única vez, vale à pena investir no material ou gastará dinheiro duas vezes. Acredite.

  39. vanessa 5 de março de 2012 em 12:53 #

    então tem que ser epoxi,nunca trabalhei com ela não faço ideia de como trabalhar

  40. Cris Turek 5 de março de 2012 em 14:15 #

    Vanessa, sem segredos: misture os dois componentes da cola e aplique em cada concha no momento de colar. Mais informações o fabricante fornece na embalagem do produto.

  41. mirtes 10 de maio de 2012 em 22:14 #

    Cris, tudo bem?
    Essa semana tinah muiiita conchinha na praia,bem pequenas e ainda com as duas partes juntas,parecendo uma borboleta..
    Trouxe pra casa, lavei bem e pus no sol pra secar..ficaram todas esbranquiçadas, sem brilho…Voce tem alguma dica pra devolver o brilho a elas,antes de colar na moldura de espelho que já reservei?
    Obrigada, beijos e mais uma vez parabéns!

  42. Cris Turek 12 de maio de 2012 em 23:44 #

    Mirtes, se elas perderam o brilho depois de limpas, faça seu projeto normalmente e finalize com verniz brilhante. Você usou algum produto para lavar as conchas? Eu uso apenas água e sabão. Talvez seja isso.

  43. Mirtes Pegorer 13 de maio de 2012 em 10:57 #

    Oi,Cris
    Pus num balde com agua e sabao em pó..só isso,depois passei em varias aguas limpas.
    Obrigada, vou fazer um teste,colar um pedaço e passar verniz pra ver se vão ficar ok!bjs

  44. Cris Turek 14 de maio de 2012 em 11:35 #

    Dá certo sim Mirtes, pode testar tranquila.Beijos.

  45. ednia 18 de maio de 2012 em 20:20 #

    meus parabens vc tem um dom de Deus demais

  46. claudia gonçalves da silva 28 de setembro de 2012 em 1:05 #

    Olá, amei os trabalhos com as conchas, desde de pequena eu adoro pegar as conchinhas na praia, sou de São Paulo, mas como meu pai nasceu em Santos, desde bebê frequentava a praia. Temos casa no litoral, porém conheço quase todo litoral brasileiro, então tenho muitas conchas de tudo qto é praia. Fiz um abajur com as conchas, modesta a parte, ficou lindo. Não sei como eu envio a foto pra vc, é uma ideia bem legal. Tava pensando em fazer a moldura do espelho mas tinha dúvida da cola, pois vou levar pra praia.Essa cola que vc fala é o tal do araldite???? bjus

  47. Cris Turek 1 de outubro de 2012 em 16:16 #

    Claudia a cola epóxi é uma cola que vem em dois tubos e que devem ser misturados para reagir. Não sei se a marca Araldite tem, é uma questão de perguntar nas lojas. Para enviar sua foto, mande para o email blog@viladoartesao.com.br Beijos.

  48. Camila Cunha 27 de outubro de 2012 em 19:13 #

    Parabéns pelo lindo trabalho. Tenho uma dúvida. Após o término do trabalho, pode-se aplicar um verniz incolor para dar um brilho nas conchas? Se sim, qual marca recomendaria?
    Muitoo obrigada!

  49. Cris Turek 29 de outubro de 2012 em 10:51 #

    Camila as conchas quando estão bem limpas, possuem um brilho natural. Mas se fizer questão aplique qualquer verniz a base de água.

  50. silvia regina 12 de outubro de 2013 em 14:38 #

    0i!cris por favor gostaria de saber como furar as conchinhas já fis de um tudo quebra tudo quero aproveitar para agradecer pois nos da terseira idade precisavamos muito dessas ideias muito obrigado vou por em pratica depois ti conto tá

  51. Cris Turek 15 de outubro de 2013 em 17:49 #

    Silvia eu uso Dremel, a mini furadeira rotativa. Mas artesãos usam prego sobre uma base de madeira. Tente também.

  52. Carol 9 de dezembro de 2013 em 13:06 #

    Olá,

    Gostaria de saber se você tem interesse em vender esse quadro ou parecido com este.
    Abs

  53. Cris Turek 10 de dezembro de 2013 em 16:31 #

    Carol não produzimos para vender, apenas para ensinar. Clique lá no alto em Classificados da Vila e verifique se não encontra por lá um artesão que possa atende-la. Abraços.

  54. Angela Canarin 12 de janeiro de 2014 em 23:04 #

    Olá Cris
    Querida, seu post me ajudou muito. Paralelo ao meu trabalho cuido do blog angelinne
    Uma amiga me encomedou um espelho com conchas e precisava saber que cola usar, em seu post descobri!!
    Inclusive em meu post sito o seu blog. Se puderes mencionar alguma coisa do meu lhe agradeço pois desejo divulgz-lo.
    Bjs, sucesso

  55. Cris Turek 14 de janeiro de 2014 em 15:06 #

    Angela ficou super bacana, parabéns. Já recebemos sua foto para o Mural e quando publicarmos eu aviso. Sucesso e obrigada pelo carinho.

Deixe uma resposta

cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses china cheap oakley sunglasses uk cheap oakley sunglasses outlet cheap oakley sunglasses free shipping cheap oakley batwolf sunglasses polarized discount oakley sunglasses brisbane cheap oakley sunglasses canada discount oakley sunglasses dispatch discount oakley dart sunglasses cheap oakley sunglasses for sale cheap oakley sunglasses fake cheap oakley sunglasses from china cheap oakley sunglasses flak jacket cheap oakley sunglasses frogskins cheap oakley sunglasses from usa cheap oakley sunglasses for baseball cheap oakley golf sunglasses discount oakley gascan sunglasses cheap replica oakley gascan sunglasses cheap white oakley gascan sunglasses cheap green oakley sunglasses get cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses holbrook cheap oakley sunglasses hut cheap oakley sunglasses half jacket cheap oakley holbrook sunglasses australia cheap real oakley holbrook sunglasses cheap oakley juliet sunglasses cheap oakley jupiter sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses uk cheap oakley jury sunglasses cheap oakley jawbone sunglasses sale discount oakley jawbone sunglasses discount oakley juliet sunglasses cheap oakley sunglasses knockoff cheap new oakley sunglasses cheap oakley sunglasses online cheap oakley sunglasses on sale cheap oakley plaintiff sunglasses cheap oakley probation sunglasses cheap oakley pitbull sunglasses cheap oakley polarised sunglasses cheap oakley prescription sunglasses uk cheap oakley sunglasses radar cheap oakley sunglasses replica cheap oakley sunglasses radar path cheap oakley radarlock sunglasses cheap oakley radar sunglasses free shipping cheap oakley sunglasses store cheap oakley sunglasses shop cheap oakley sport sunglasses cheap oakley glasses uk cheap oakley glasses usa very cheap oakley sunglasses cheap oakley sunglasses with free shipping cheap oakley sunglasses wholesale china cheap oakley sunglasses wholesale cheap oakley sunglasses white cheap oakley half x sunglasses cheap oakley flak jacket xlj sunglasses cheap oakley half jacket xlj sunglasses cheap oakley mlb flak jacket xlj sunglasses oakley xlj sunglasses cheap cheap youth oakley sunglasses cheap yellow oakley sunglasses where can i buy cheap oakley sunglasses oakley sunglasses discount replica oakley sunglasses oakley sunglasses outlet fake oakley sunglasses oakley sunglasses cheap oakley sunglasses military discount oakley sunglasses sale cheap oakley sunglasses offers oakley sunglasses cheap sale fake oakley sunglasses cheap discounted oakley sunglasses fake oakley sunglasses sale Sale Oakley Sunglasses wholesale replica oakley sunglasses replica oakley sunglasses free shipping buy fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses wholesale replica oakley sunglasses usa fake oakley sunglasses for sale fake oakley sunglasses free shipping cheap fake oakley sunglasses fake oakley sunglasses for sale free shipping fake oakley sunglasses cheap shipping really cheap oakley sunglasses oakley sunglasses wholesale