Como fazer uma máscara de dormir costurada com quilt

Máscaras de dormir em tecido quiltadas

Nada como dormir no escurinho mesmo durante as luzes do dia. Para isso uma máscara de dormir costurada num  artesanato com quilt fica perfeita. Além do conforto para aquele soninho de beleza, você ganha em charme. E é bem mais fácil de fazer do que você imagina.

Banner Mil Lacinhos

Sabiam que a Paraíba é o lugar onde o sol nasce primeiro em toda a América Latina? E nasce entre 4:30 e 5 horas da manhã. Por isso eu sei bem o quanto uma máscara de dormir ajuda o sono a durar mais algumas horas. Essa peça é uma bela dica para kits de presente para quem viaja bastante ou quem gosta desse escurinho extra na hora de dormir.

 

Sobre o quilt

Pra quem não sabe o que é o quilt, preste atenção: quilt é essa costura normalmente feita em peças acolchoadas ou recheadas e que dão aquele relevo interessante, valorizando peças em tecido. Pode ser feita à mão ou na máquina, o importante é dar aquele toque especial ao seu trabalho.

 

Como fazer um quilt simples

 

Molde para máscara de dormir

Clique e imprima o molde ao lado. Já está no tamanho certo.

Corte as camadas de tecido

Corte as camadas de tecido lembrando que o No 1 são duas camadas de manta acrílica e o No 2 é uma tecido de forro bem fino. Corte também um painel em tecido estampado para a frente da máscara e um tecido liso para o verso.

Marque as linhas do quilt no forro

Marque as linhas do quilt no forro. Eu tracei linhas retas que são bem fáceis de costurar pra quem é iniciante. Faça o mesmo.

Prenda com alfinetes todo o contorno do forro, com o tecido do painel da frente e as mantas acrílicas entre os dois. Deixe o tecido estampado com o lado direito para fora. Encaixe e alinhe bem os moldes.

Costure o quilt

Costure o quilt usando linha em cor que combine. Preste atenção: costure primeiro as linhas do centro e depois vá costurando as linhas de fora, para não entortar seu quilt.

Recorte o excesso da manta acrílica

Ao terminar de costurar o desenho do quilt, recorte o excesso da manta acrílica obedecendo o molde da máscara. O seu quilt está pronto, agora vamos montar a máscara.

Prenda o elástico

Pelo lado direito do tecido estampado prenda com alfinetes os elásticos nos pontos demarcados no molde. Deixe uma beiradinha de elástico para fora do molde. Se desejar pode substituir o elástico por fitas de cetim. Lembre de medir o elástico antes de cortar.

Prenda o tecido do verso sobre o lado direito do tecido estampado

Posicione o tecido liso sobre o tecido estampado e o elástico. Prenda toda a volta com alfinetes e ajuste bem os contornos do molde.

Passe uma costura pela volta do molde

Leve esse sanduíche para costurar na máquina, respeitando em toda a volta a distância demarcada no molde. Lembre de deixar uma abertura no alto da máscara para poder desvirar a costura.

Reduza o excesso de tecido no contorno e picote as curvas internas

Corte todo o excesso de tecido que ficou pra fora da costura em toda a volta e na curva interna do nariz faça vários picotes como na imagem. Depois desvire a costura pela abertura que você deixou em cima.

Costure a borda bem na beiradinha

Antes de passar uma nova costura bem rente por toda a borda, lembre de passar sua máscara a ferro para assentar as costuras, especialmente a abertura que deve ser presa com alfinetes.

Sua máscara de dormir quiltada está pronta pra ser usada

Sua máscara de dormir quiltada está pronta pra ser usada. Você tem um mundo de opções em tecidos pra criar, inclusive pode montar um patchwork com retalhos. Use sua criatividade.

Então, viu como é fácil costurar um quilt? E é assim que devemos começar, com desenhos simples que podem ser feitos em qualquer tipo de máquina ou à mão.

A máscara de dormir é uma peça de conforto e depois que a gente experimenta nunca mais quer dormir sem. Faça as suas e descubra a delícia de sono que você terá.

Fotos e passo-a-passo: Cris Turek

Não copie, compartilhe.

Clique e leia nossa licença com as regras para reprodução.

Você vai gostar também de:

, , , , ,

52 Responses to Como fazer uma máscara de dormir costurada com quilt

  1. Magnólia 17 de setembro de 2014 at 0:20 #

    Oi Cris vc tem essas mascara para vender ai na casa do artesão?Gostaria muito de comprar

    • Cris Turek 23 de setembro de 2014 at 12:10 #

      Magnólia eu não produzo para vender, só para ensinar. Procure em sites de venda de artesanato como o Elo7, Classificados de Artesanato, Airu e Di Vitae.Beijos.

  2. Adriana 12 de dezembro de 2013 at 18:26 #

    Olá gostaria de saber quanto você gastou pra fazer essa máscara. obrigada.

    • Cris Turek 12 de dezembro de 2013 at 18:39 #

      Adriana nem tenho ideia pois a metragem de tecido é pouca, assim como a manta. Realmente não fiz essa conta, até porque não produzo para vender. Mas é pouquinho, amiga.

  3. Mariluce Luna 20 de junho de 2013 at 10:03 #

    Oi Cris. achei você por acaso, pois recebi encomenda de mascaras para dormir e travesseiros para uns 15 anos e não sabia quais as medidas corretas da mascara. Amei, pois até o molde já está no tamanho certo.
    Assim que estiverem prontas te envio pra voçê ver se viz a lção de casa certinha. Beijos e que Deus continue te abençoando.

  4. bia 9 de março de 2013 at 15:24 #

    muito bom

  5. karen disley 22 de setembro de 2012 at 10:57 #

    OLÁ MINHA QUERIDA CRIS,
    AMEI ESSA MÁSCARA, ESSE PAP TODO EXPLICADINHO.
    MUITO OBRIGADA POR NOS JUDAR NAS NOSSAS ARTES.
    BJS!
    KÁREN

Deixe uma resposta

Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem