Enfeite de natal com flores de tecido recheadas, passo a passo

Muitos dos passo-a-passo de artesanato ensinados aqui na Vila pode ser aproveitados em diversos momentos do ano. Um deles, a flor de tecido recheada, pode ser transformada num belo enfeite de natal para ser pendurado em portas, janelas ou corrimãos de escadas. O passo-a-passo eu preparei com as dicas enviadas por minha querida amiga Leila Reis do blog Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas.
Nunca me canso de falar do trabalho da Leila. As mais lindas bonecas de pano nascem naquele lugar mágico em Ipiabas, Barra do Piraí no Rio de Janeiro. Com o carinho de uma mestra bonequeira, a Leila cria cada uma dessas filhas como se fossem reais. Todas tem um detalhe único que as torna especiais entre todas as outras bonecas. Por esse e outros motivos convido vocês a conhecerem essas belas peças visitando a Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas bastando só dar um clique aí no nome.
E a Leila ainda prepara outras coisas fofas para enfeitar nossas casas em épocas como o Natal e a Páscoa. Entre esses trabalhos está a linda flor de tecido recheada que aprendemos juntas a fazer e agora vamos ver como transformar essas flores num varal de flores para enfeitar nossas casas nos festejos de final de ano.
Passo a passo de enfeite de natal
![]() |
Primeiro preparamos as flores recheadas na quantidade necessária para o local onde iremos usar o enfeite. Para o varal de flores faremos 5 flores iguais a essa. Revejam o passo a passo: Como fazer uma flor de tecido recheada. |
| Comece unindo as flores costurando as pétalas de uma nas pétalas da outra em dois pontos diferentes. Use linha 10 bem resistente para segurar a estrutura. | ![]() |
![]() |
Costure duas argolas plásticas nas flores das bordas. Por ela iremos pendurar o enfeite depois de pronto. Lembre de usar linha bem resistente. Linha de crochê também serve. |
| Para dar um toque a mais, amarre nas duas argolas ramos de “palha da costa” que é esse fio de palha que compramos pra enfeitar embalagens, fácil de encontrar em lojas de produtos de artesanato. | ![]() |
![]() |
Depois de pronto o seu varal de flores é só pendurar no local que deseja enfeitar. Para a porta de entrada é uma linda opção em substituição às guirlandas. |
Fica maravilhoso também em janelas e nos corrimãos das escadas.
Vejam como a Leila enfeitou a janela de sua Casa de Bonecas. Uma decoração aconchegante e perfeita para o natal.

Essa é apenas uma das alternativas de uso dessa flor recheada. Ainda para o natal é possível usa-las de forma avulsa ou como guirlanda, bastando apenas produzi-las em tamanhos menores.
Use também o mesmo molde para criar enfeites de festas de aniversário ou fazer lembrancinhas como chaveiros. Dicas é que não faltam, troquem as estampas dos tecidos e vejam essa ideia se transformar totalmente.
Agradeço imensamente mais uma vez à Leila Reis pela amizade e participação aqui na Vila. Reforço o convite para que visitem esse lugar maravilhoso que é o blog Casa das Bonecas de Pano de Ipiabas e lembrem sempre da Leila quando quiserem encomendar bonecas maravilhosas para suas meninas.
Fotos: Cris Turek

13. out, 2011 por 







querida Cris,amei essas dicas q vc nos dá, dessas ideias q encontram para ajudar q trabalha cm artesanato.nossa amei msm.cm certeza vou fazer algumas coisas cm essas flores q aprendi cm vc. bjus no ♥ atée breve!
Amei essas flores…
Vou fazer com certeza e ganhar muito dinheiro….
Obrigada pela idéia.. além de simples , linda !
Esse site é tudo de bom ! ♥
adorei essas flores de tecido!…muitas coisas podem der decoradas com elas…são de muito bom gosto e muito fácil de fazer.
Parabéns, amo cada vez mais seu site, é maravilhoso e sempre nos dá idéia do que podemos fazer para melhorar cada vez mais, seja para o lar, seja pra vender, seja até mesmo para estar de bem com nós mesmas. Parabéns e parabéns.
parabéns maravilosas fernanda
Adorei esta guirlanda, parabéns pela excelente idéia, vou fazer para enfeitar minha casa. Abraços.
Cris, postei minhas flores e o link para os dois paps. Adoreiiiiiiiiiiii!!! Já falei pra Leila que postei lá também e já compartilhei no facebook tb.
Linda e fáceis, temos de espalhar pra td mundo aprender.
Bjsssssssssssss
parabéns são lindos artesanatos
Simplismente bela. Com certeza, farei para minha casa. OObrigada Cris, por ideias tão geniais! É por isso que todos os dias eu abro minha caixa de e-mail e sempre tenho grandes supresas, e, é claro, vindas da Vila. Um beijo enorme, Vanessa.
Bom dia Cris! Muito bonito o seu trabalho! Seu blog é maravilhoso. Parabéns e muito sucesso para você. Beijos, Eliana Gregorio
Lindo este enfeite de natal!Adoro flores!Leila tem mãos de fada!Bjs da Lada
Simplesmente incrível,obrigada por mais uma ideia genial.
beijokas.
Ana Regina, a dica é boa para nossas casa, para presentear e para vender também. Beijos.
Sucesso pra você Marta Cristina.
Você visualizou bem Ana Rosa, aproveite.
Ytailandia, gostei da maneira como você vê as dicas. Beijos.
Obrigada Fernanda, beijos.
Soeli vai ficar muito bonito.
Oi Veronica querida, já passei por lá e deixei o meu oi pra você. Beijo enorme.
Obrigada Ivani, por participar.
Ebaaaa Vanessa, isso é motivo de festa.
Obrigada Maria Eliana, seja sempre bem-vinda.
Maria Imaculada, a Leila é a própria fada. Beijos.
Um obrigada especial para a Leila, Claudia.Beijos.
É muito lindo esse varal de flores!!! Vc é mesmo uma artista!! Gosto bastante de artesanato. Faço algumas coisas.
Bjus
Ana Luiza
Ana Luiza, espero que continue se inspirando na Vila.
Lindo!Parabéns amiga Leila!Bjs
A Leila merece os aplausos Iada
Muito liiiiiiiiiiinnddaaaaa
Valdiria, é liiiiinda demais.
QUERIDA CRIS, ADOREI ESSA ENFEITE DE FLORES…ACHO QUE VOU FAZER UMA PRA MIM..ACHEI NUMA LOJA UNS TECIDOS DE NATAL MUITO LINDOS…ESPERAVA UMA OPORTUNIDADE PRA FAZER ALGO BEM BONITO PRA ENFEITAR MINHA CASA….ACHO QUE JA ENCONTREI…OBRIGADA…PARABÉNS A NOSSA AMIGA PELO LINDO TRABALHO…VOU VISITAR O BLOG DELA…UM BEIJÃO,,,ETÉLIA,
Alegre como devem ser os enfeites de Natal, expressa de forma exuberante o espírito de Natal! Parabens
Nely
Visite a Leila sim Etélia, você vai adorar as coisas lindas dela.
Nely, muito bem expressas suas palavras. Beijos.
Oi Cris, já havia aplaudido somente a flor mas esse arranjo é de tirar o fôlego! Encantador
bjs bom final de semana
Dolly
Nossa! Nesse site é tudo tão lindo! Parabéns,Cris! Obrigada por tantas dicas e explicações!
Querida cris.
obrigadoooooo,ameiii,lindissimaaa,fiz nos tom vermelho para o natal, vou decorar minhas janelas,tds minhas amigas aqui na alemanha,ficaram encantadas.
Aproveitei tb para presentia-los.
Obrigado por vcs existirem,vcs sao nota 10.000
Desejos uma semana de muitas bencas.
Beijocas
Fatima Slagter
Adoro seu trabalho. Você é muito talentosa .
Muito obrigada pelas dicas maravilhosas. bjs
Filó
Olá!!!! Muito bom o passo a passo, dá pra aproveitar bem essa aula e usar a criatividade…a querida Leila é um anjo, suas artes são lindas, eu que o diga: ganhei um anjo natalino e um gatinho muito fofo numa troquinha com ela, e são tão lindos, o trabalho dela é mágico!!!!!Parabéns pra Vila e pra Leila! bjsss
Concordo totalmente Dolly, uma linda proposta natalina.
Obrigada Maria das Graças, apareça sempre.
Que bacana Fatima, você nem imagina como fico feliz em saber.
Adorei, elas estão lindas e originais!
Obrigada pela linda idéia!
Obrigada Maria Filomena, beijo grande.
Penso exatamente assim Fátima, o trabalho da Leila é mágico de tão perfeito que é.
Use e abuse da dica Domingas.
oi muito legal bem sugestivo abraçosssssssssssssssssss
Dirce, muito obrigada.
LINDO VARAL !!! AMEI A IDEIA VOU FAZER O MEU VARAL, BJOS.
É maravilhoso Libia, vale à pena.
Minha querida Cris, é com grande alegria que acabei de ler os recados e adorei a alegria de uma artesã, são os elogios alimenta a alma de quem cria e dá vontade de fazer cada vez melhor, querida obrigada pela oportunidade de mostrar um pouco do meu trabalho na Vila do Artesão, vou ver outro passo a passo fácil de fazer para vc se desejar, deixo beijos com carinho para todas as pessoas que gostaram e para você com muito carinho. Leila Reis
Leila, a alegria é minha em ter você participando da Vila e enchendo de brilho nosso cantinho. Todos adoram seu trabalho e muitos já o conhecem, não é bacana? Você sempre será bem-vinda por aqui querida. Beijo imenso e muito sucesso para você.
Amei todas as idéias Cris,obrigado bjus.
Que ótimo Tania, escolha uma e comece logo seus enfeites.
amei o jardim vertical é na verdade amei tudo é muito bonito e interresante e legal usa poucos materiais e é bonito
Cris, boa tarde.
O varal de flores, acabou inspirando o que eu queria fazer para colocar na porta.
Enviei a foto do trabalho pronto…
E mais uma vez obrigada pela delicadeza com que nos acarinha.
Bjs em seu coração
SUCESSO SEMPRE PARA VOCÊ A PARA A VILA.
Celia, ainda não recebi suas fotos, manda novamente por favor.
Cris, boa tarde.
Adorei a sua ideia, muito boa.
Gostaria de continuar a visitar as suas ideias.
Um grande bem haja.
Seja bem-vinda Elisabete, beijos.
Querida Cris, eu fiz estas flores no Natal para enfeitar a minha chacara, ficou maravilhoso… todos amaram nas laterais acrescentei umas bolas de natal nas laterais… Muito obrigada. bjs